Orlyak - uma bela samambaia medicinal e comestível

Pin
Send
Share
Send

Orlyak é uma bela planta perene da classe Fern, a família de Dennshtedtievy. Esta bela planta é conhecida por não apenas decorar o jardim e a casa, mas também é usada para alimentação e para o tratamento de várias doenças. A samambaia recebeu o nome de triplo waii, que lembra a asa de uma águia. Algumas pessoas distinguem as iniciais de Jesus Cristo em uma seção do tronco, de modo que a samambaia também pode ser encontrada sob o nome "Jesus Grass". A samambaia era amplamente distribuída nas florestas e estepes da Europa, Sibéria e Extremo Oriente. Aqui é coletado e colhido regularmente para uso futuro. Para não procurar samambaias na floresta, você pode cultivar arbustos bonitos e úteis em seu próprio local. Cuidar deles é bastante fácil, e a coroa se espalha muito rapidamente.

Descrição botânica

Orlyak é uma planta herbácea perene, com 30 a 100 cm de altura, e um poderoso sistema radicular se desenvolve em diferentes direções. O rizoma está localizado horizontalmente, a partir do qual brotos jovens aparecem anualmente. Os processos verticais penetram profundamente na terra e nutrem a planta. Eles podem persistir após incêndios ou outros desastres. Graças a essas raízes, a samambaia pode crescer com segurança em um só lugar por centenas de anos.

No início da primavera, brotos jovens emergem da terra. Eles estão localizados individualmente a uma distância de 10 cm um do outro. A superfície do rebento é exposta e a parte superior é curvada primeiro na forma de um caracol. Mais tarde, placas de folha florescem a partir dele. A folhagem duas vezes e thisty exala um cheiro específico. Lóbulos verde-escuros densos são arredondados nos topos. Na base das folhas inferiores são nectários. Destes, destaca-se um suco adocicado que atrai formigas.

Os soruses fundidos estão localizados por uma borda contínua ao longo da borda da folha e ficam ocultos pela dobra da tela. Os esporos amadurecem entre julho e agosto, mas não aparecem nas folhas todos os anos. Os esporângios maduros se abrem de maneira independente e pequenas sementes arredondadas se espalham. Eles são carregados pelo vento por longas distâncias.







A maioria dos botânicos considera o gênero de uma samambaia monotípico e inclui apenas uma espécie - samambaia comum. Segundo outros cientistas, ainda existem cerca de uma dúzia de variedades. Todos eles são bem parecidos entre si. A maioria das variedades de samambaias desse gênero são comuns no ambiente natural e não são cultivadas.

Métodos de criação

Criação de animais produzem esporos ou divisão do mato. Para coletar os esporos, em setembro é necessário cortar a folha com desculpas, secá-la e raspar os esporos em um pedaço de papel com uma colher. Após a secagem, o material da semente é colocado em um saco de papel e armazenado até o inverno. Em janeiro, são preparadas caixas com solo de turfa. O solo é umedecido e, em seguida, pequenas sementes são derramadas na superfície. A panela é coberta com vidro e colocada em uma sala quente e iluminada. Ventilar e pulverizar as colheitas diariamente. Após 8 semanas, a superfície do solo é coberta com musgo verde. Agora o abrigo pode ser removido para que o oxigênio seja melhor fornecido às mudas. As mudas cultivadas são transplantadas em pequenos vasos separados. Em abril-maio, a samambaia está pronta para o transplante em campo aberto.

Dividir o mato é considerado uma maneira mais simples e eficaz de reprodução. A samambaia adulta tem um rizoma desenvolvido, que se recupera rapidamente após a poda e o transplante. No meio da primavera, quando há geadas regulares, desenterre o rizoma de samambaia. É dividido em seções com 1-2 rins. Processo de Delenki em locais de corte de carvão moído e plantado imediatamente em solo úmido. No ambiente natural, qualquer parte do rizoma, ao cavar, é capaz de brotar, portanto a samambaia na agricultura é considerada difícil de erradicar. É impossível propagar esse gênero de samambaia com a ajuda de estacas.

Regras de cuidados

Bracken é uma planta despretensiosa. É adequado para cultivo em casa ou em campo aberto. Ao comprar uma samambaia adulta, você deve prestar atenção à aparência. A folhagem deve estar intacta, sem lóbulos secos e amarelados. A flor comprada por um dia é deixada sozinha em um local sombreado e depois transplantada.

Transplante O transplante de Orlyak é extremamente raro. As plantas de jardim não precisam desse procedimento e as plantas de interior são transplantadas a cada 3-5 anos. Isso é feito quando o pote antigo fica muito cheio. Uma nova capacidade é escolhida mais profunda e mais estável. Várias pedras grandes são necessariamente colocadas no fundo, depois pedras, e somente então o solo é derramado.

O solo. Orlyak prefere solos leves e moderadamente férteis. Em barramentos, ele vai piorar. Uma mistura de turfa, areia e terra decídua é adequada. Antes de plantar no jardim, recomenda-se desenterrar o solo e fazer uma quantidade significativa de areia, lascas de tijolos e cascalho. A presença de cal no solo tem um efeito positivo no crescimento das plantas.

Iluminação É melhor plantar samambaia na parte sombreada do jardim. Para plantas de interior, escolha salas do norte ou proteja cuidadosamente a coroa da luz solar direta. Nesse caso, o tom de verde ficará mais saturado. Mas ao sol, as folhas brilham e se tornam translúcidas.

Temperatura A temperatura ideal para o crescimento da samambaia é de + 10 ... + 25 ° C. Não é necessário criar especificamente flutuações diárias ou sazonais. No verão, você pode colocar uma planta de casa no jardim, em um local protegido de correntes de ar e fortes rajadas de vento. No inverno, você precisa colocar a panela mais longe dos radiadores. Em campo aberto, os colchetes invernam normalmente sem abrigo. Os Vayi caem, e o rizoma fica profundo o suficiente para se esconder de fortes geadas.

Umidade. Todas as samambaias preferem alta umidade. Eles precisam de pulverização regular da coroa. Para fazer isso, use água purificada, que não deixará manchas de limão nas folhas. Se necessário, você pode colocar paletes com pedras molhadas perto dos vasos ou plantar uma planta na rua, perto de riachos e lagoas.

Rega. O solo sob os colchetes deve sempre estar levemente úmido. Na menor secagem da superfície do solo, ele deve ser umedecido. É importante evitar a estagnação regular da água nas raízes. No inverno, a rega é reduzida.

Adubo. Os suportes de fertilização devem ser moderados. O primeiro curativo é realizado na primavera, com o advento de brotos jovens. Use complexos minerais para samambaias. Além disso, basta adicionar a dose de fertilizante indicada na embalagem todos os meses.

Doenças e pragas. A samambaia é resistente a doenças, mas sofre ataques de parasitas. Na maioria das vezes, tripes, insetos, escamas brancas se instalam em brotos suculentos. Os inseticidas ajudam a se livrar dos insetos. No entanto, é importante não exceder a dose para não prejudicar a planta.

A composição química da samambaia

Orlyak contém um grande número de substâncias biologicamente ativas, entre elas:

  • proteínas;
  • vitaminas (C, E, grupo B);
  • oligoelementos (magnésio, cálcio, potássio, manganês, iodo, enxofre, fósforo, ferro);
  • glicósidos;
  • saponinas;
  • flavonóides;
  • amido;
  • tanino.

Elementos úteis na quantidade máxima contida em brotos jovens. Quando as folhas começam a crescer e amadurecer, a samambaia é saturada com cianetos e ácido cianídrico.

Regras de colheita de matérias-primas

A samambaia é coletada no meio da primavera. Nas pessoas, os sinais para sua coleta são o florescimento dos lírios do vale ou o derramamento de pétalas de cerejeira. Se brotos jovens quebram facilmente, eles podem ser colhidos. Assim que se tornam mais fortes e começam a dobrar facilmente, a coleta de matérias-primas é interrompida. O comprimento ideal das hastes com uma ponta torcida é de 20 a 25 cm e a espessura é de 5-15 mm. Eles são cortados na base e empacotados. Não é necessário aparar completamente o arbusto inteiro para que a samambaia possa continuar seu desenvolvimento.

Mesmo as hastes cortadas são lignificadas, por isso é importante processar nas primeiras 3-12 horas. Na maioria das vezes, as matérias-primas coletadas são salgadas e usadas para alimentação. Você também pode secar os brotos ao ar livre por 1-2 dias. Uma planta preparada dessa maneira pode ser usada durante todo o ano. Na medicina popular, além de brotos, eles usam raiz de samambaia seca, pode ser armazenada por vários anos.

A samambaia é salgada em banheiras, onde os caules são dobrados em camadas. Cada camada é polvilhada com sal. Sua quantidade total é igual a um quarto da massa de matérias-primas. A opressão é colocada no topo e a samambaia é deixada por 2-3 semanas. Após o período especificado, a opressão é removida e a salmoura formada é drenada. No segundo estágio, as camadas superiores são colocadas, a samambaia é derramada com salmoura. Os sais são usados ​​5 vezes menos que a massa de matérias-primas. Acima é colocado opressão e deixado por uma semana.

Antes de usar, os brotos devem ser embebidos em água fresca por 7 horas e depois fervidos por 5 minutos. Agora, a samambaia pode ser usada para fazer saladas ou adicionar a outros pratos.

Brack em medicina

Na medicina popular, a samambaia é usada desde os tempos antigos. Os caldos são preparados a partir de brotos e raízes secos, que ajudam a combater doenças como:

  • vômito
  • diarréia
  • a presença de vermes;
  • desordens nervosas;
  • imunidade enfraquecida;
  • dores de cabeça
  • doenças respiratórias;
  • hipertensão

Séculos atrás, a samambaia era usada na Europa para combater reumatismo, artrite e cãibras. É um bom expectorante, colerético e estimulante. O uso de brotos de samambaia remove os radionuclídeos do corpo, aumenta a resistência ao estresse, normaliza o metabolismo e melhora as habilidades regenerativas do corpo humano.

É importante conhecer a medida e observar as regras de precaução. Mesmo brotos jovens contêm uma pequena dose de venenos que podem se acumular no corpo. Além disso, o tratamento com samambaia é contra-indicado em mulheres grávidas e lactantes, crianças e pessoas que sofrem de pressão arterial baixa.

Uso de cozinha

Em muitas regiões do nosso país e do mundo inteiro, a samambaia de samambaia é um produto alimentar completo. É adquirido em massa para o futuro. Nos anos magros, a planta ajudava a evitar a fome, substituíam o pão. Após a salga, os brotos têm sabor de cogumelos, embora alguns os comparem com aspargos.

É importante lembrar que os talos crus são proibidos de comer. Eles devem ser salgados, ensopados e fervidos. Somente após o tratamento térmico a samambaia se torna comestível.

A samambaia nem sempre é usada na forma de sal. No Japão, doces, tortas e outras iguarias incomuns são preparadas a partir dele. Em vários países, brotos picados e raízes de samambaia são adicionados à farinha, frutos do mar, saladas e molhos. As folhas evitam que apodreçam e mudam os vegetais durante o armazenamento no inverno.

Pin
Send
Share
Send