Rogersia - folhagem bonita para uma mancha sombria

Pin
Send
Share
Send

Rogersia é uma bela planta perene com grandes folhas esculpidas. Pertence à família Saxifrage. Sua terra natal é a região do Japão, China, Coréia. A Rogersia cresce principalmente ao longo da costa de rios e massas de água doce, bem como nos gramados de uma floresta úmida, onde os raios do sol caem apenas pela manhã ou ao pôr do sol. É usado para decorar um jardim sombrio, porque a planta está se desenvolvendo ativamente, mesmo na sombra profunda. Quando a estação de floração começa, inflorescências altas florescem acima da folhagem, elas complementam bem a coroa requintada.

Descrição da planta

Rogersia é uma erva perene com um sistema radicular enraizado. Ao longo dos anos, ramos horizontais com novos brotos de crescimento também aparecem no rizoma. A flor forma um arbusto extenso devido a brotos eretos e ramificados. A altura do tiro, juntamente com as inflorescências, atinge 1,2-1,5 m.

A decoração principal de Rogersia é sua folhagem. O diâmetro do cirro ou da placa palmada pode atingir 50 cm e as folhas estão localizadas em pecíolos longos. Lâminas de folhas lisas de um tom verde brilhante ou avermelhado às vezes mudam de cor ao longo do ano. Em forma, a folha de Rogersia se assemelha a uma castanha.

A floração começa em julho e dura pouco menos de um mês. Durante esse período, inflorescências paniculadas complexas, que consistem em muitas flores pequenas, florescem sobre uma densa vegetação. As pétalas podem ser coloridas em rosa, branco, bege ou esverdeado. As flores exalam um aroma delicado e agradável. Depois de murchar a folhagem das flores com atividade ainda maior começa a crescer.







Como resultado da polinização, sementes em miniatura em forma de estrelas são amarradas. No início, eles são cobertos com pele verde clara, mas gradualmente ficam vermelhos.

Tipos de Rogersia

Rod Rogersia tem um total de 8 espécies. Além deles, existem várias variedades decorativas.

Rogers são castanheiros ou folhas de castanheiros. A planta é especialmente popular em nosso país. Os brotos crescem a uma altura de 0,8 a 1,8 m e são cobertos com grandes folhas verdes brilhantes, em forma semelhante à folhagem de castanheiro. Folhas de sete dedos em caules longos cobrem os caules ao longo de todo o comprimento. A folhagem jovem contém manchas de bronze, que desaparecem no verão e retornam no outono. Os pedúnculos de 1,2 a 1,4 m de altura transportam panículas densas de flores brancas ou rosa claro.

Roger castanha da Índia

Uma variedade popular de rogers de castanha da Índia - Henrici ou Henry tem um tamanho mais modesto. As folhas têm pecíolos escuros e folhagem cor de café. No verão, a folhagem atinge uma vegetação brilhante e, no outono, se torna bronze. Nas inflorescências são creme ou flores rosa claro, cuja cor é afetada pela composição do solo.

Rogers cirro. Essa variedade subdimensionada, juntamente com as inflorescências, não excede 60 cm de altura. As frações de suas folhas estão localizadas mais afastadas umas das outras e se assemelham à forma de uma folha de rowan. Na primavera e no outono, as folhas têm manchas avermelhadas nas bordas. Pequenas inflorescências consistem em botões cremosos ou rosados. O despertar e o florescimento da primavera nas espécies começam depois do resto. Variedades populares:

  • Borodin - panículas brancas de neve mais magníficas de inflorescências;
  • Asas de chocolate - as inflorescências cor de rosa-avermelhada e vermelho-vinho estão localizadas acima da exuberante coroa, que na primavera e no outono adquire ricos tons de chocolate;
  • Superba - inflorescências rosa grandes e exuberantes crescem sobre folhas com uma borda de terracota na primavera.
Cirrus rogers

100% Rogersia (japonês). A planta é capaz de suportar uma leve seca. Sua coroa de até 1,5 m de altura consiste em folhas brilhantes com um tom de bronze. Durante a floração, as flores creme esverdeadas florescem.

Roger é um proprietário

Reprodução

Rogers pode ser propagado por sementes ou vegetativamente.

Propagação de sementes considerado o mais demorado, pois requer uma preparação prolongada. Plante as sementes no outono, imediatamente após a colheita, a uma profundidade de 1-2 cm. Caixas com solo fértil e leve após a semeadura são deixadas na rua sob um dossel da chuva. A estratificação a frio ocorre dentro de 2-3 semanas. Depois disso, as colheitas são transferidas para um local mais quente (+ 11 ... + 15 ° C). Dentro de algumas semanas, aparecerão brotos. Quando as mudas atingirem 10 cm, devem ser repicadas em vasos separados ou em copos descartáveis. Em maio, as mudas são transferidas para a rua, mas o transplante em campo aberto é realizado apenas em setembro. A floração é esperada apenas 3-4 anos após o transplante.

Divisão do mato. À medida que o mato Rogersia cresce, ele precisa ser dividido. Esta também é uma maneira de rejuvenescimento e reprodução. O procedimento é realizado na primavera e imediatamente divide o delenki no terreno aberto. Você pode se dividir no outono, mas as raízes do inverno são deixadas em recipientes com o solo. O arbusto deve ser completamente desenterrado e libertado de um coma de terra. A raiz é cortada para que em cada local haja pelo menos um ponto de crescimento. Para que o rizoma não seque, é imediatamente plantado no solo preparado.

Estacas. Uma folha com pecíolo e calcanhar é capaz de criar raízes. Este método de reprodução é usado no verão. Após o corte, as estacas são tratadas com raiz e plantadas em recipientes com solo úmido e leve. Apenas plantas bem enraizadas são plantadas em campo aberto. Ao transplantar, você deve salvar um pedaço de terra.

Seleção e aterrissagem de assentos

Para que o mato de Rogersia se revele com toda a sua glória, é necessário escolher o lugar certo. A planta se sente melhor à sombra ou em locais onde o sol só aparece de manhã e à noite. Também é necessária uma boa proteção contra correntes de ar.

O solo deve estar solto, bem drenado e fértil. É bom se houver um pequeno lago de água doce por perto, mas as raízes não devem entrar constantemente em contato com a água. A ocorrência próxima de águas subterrâneas também é indesejável. Antes de plantar, você precisa cavar e nivelar o solo. Turfa, composto e húmus são adicionados a ele. Areia e cascalho são adicionados a solos argilosos pesados.

As plantas jovens são plantadas a uma profundidade de 6 a 8 cm. Como o Rogersia é grande, é necessário manter uma distância entre as mudas de 50 a 80 cm. Imediatamente após o plantio, o Rogersia é regado e coberto com terra no solo próximo a ele.

Segredos de cuidados

A Rogersia é bastante despretensiosa, portanto, cuidar disso é fácil, mesmo para um jardineiro iniciante.

Rega. A planta precisa de rega regular para que o solo nunca seque completamente. Em dias secos, a irrigação pode ser complementada por pulverização.

Capina. A cobertura do solo ajudará a evitar a evaporação excessiva. Protegerá contra o crescimento de ervas daninhas. Se a cobertura morta não for realizada, recomenda-se, uma vez por mês, remover o solo das ervas daninhas.

Fertilizantes Em solos nutrientes, Rogers não precisa de alimentação regular. Basta introduzir adubo e um complexo universal de fertilizantes minerais no solo no início da primavera. Além disso, você pode fazer 1-2 refeições durante o crescimento ativo e a floração. Formulações com alto teor de cobre, potássio, zinco, magnésio, nitrogênio e fósforo são adequadas.

Invernada. A Rogersia pode tolerar geadas severas, mas precisa estar preparada para a estação fria. Folhas, parte dos brotos e inflorescências são cortadas e a coroa restante é coberta com turfa e folhas caídas. No inverno, você pode encher o arbusto de neve. Se for esperado que o inverno seja sem neve e gelado, você também deve cobrir a planta com material não tecido.

Doenças e pragas. A Rogersia é um anti-séptico natural, por isso raramente sofre de doenças. Apenas arvoredos densos com solo alagado levam ao desenvolvimento de podridão. As folhas e caules afetados devem ser cortados e destruídos, e o restante da coroa tratado com fungicida. Em solo úmido, lesmas que se alimentam dos brotos suculentos de Rogers podem assentar. A partir deles, cinzas ou cascas de ovos podem ser espalhadas na superfície da terra.

Rogersia no jardim

Grandes folhas de Rogers não passarão despercebidas. Pode ser plantada sob árvores, perto da margem de um reservatório ou ao longo da cerca. A vegetação exuberante servirá como um excelente cenário para um canteiro de flores ou esconderá o espaço sob as árvores. A Rogersia combina bem com samambaias, campainhas, incenso, pervinca, medunica e também arbustos de coníferas e caducifólias.

Pin
Send
Share
Send