Stefanotis é uma bela planta trepadeira da família Lastovnie. Ainda não recebeu ampla distribuição. Os floristas estão apenas de olho neste exótico. Pode ser usado como uma flor de interior e para fazer buquês. Stephanotis vive no leste da Ásia (Japão, China), no arquipélago malaio e em Madagascar. Para flores delicadas, costuma ser chamado de "jasmim de Madagascar". Cuidar dele não é tão simples. Para obter um florescimento abundante, várias regras devem ser observadas.
Como é uma flor
Stefanotis é um arbusto sempre-verde com hastes longas e escaladas. O comprimento de um broto fracamente ramificado pode chegar a 5 a 6 m. Até as plantas jovens precisam de apoio. Os brotos cobrem as folhas verdes escuras de couro em pecíolos curtos. Eles têm uma forma oval com uma ponta pontiaguda. A placa de folha brilhante é levemente dobrada ao longo da veia central. O comprimento da folha é 7-9 cm e a largura é 4-5 cm.
Em toda a altura da parte aérea, inflorescências soltas de 5 a 7 botões são formadas nas axilas das folhas. As flores perfumadas brancas como a neve têm um formato de funil e consistem em cinco pétalas fundidas. O diâmetro da corola aberta pode chegar a 5 cm, o comprimento do tubo é de 4 cm e a floração ocorre de maio a julho. Após a polinização em stefanotis, os frutos amadurecem - pequenas sementes com sementes pubescentes.
Na natureza, existem 12 espécies de stefanotis, mas até agora a única variedade é usada na cultura - Stefanotis está em flor abundante (Floribunda).
Superstições e sinais sobre a planta
Vários sinais estão associados ao stefanotis. Ele é considerado uma "planta rouca", ou seja, enfraquecendo a energia masculina. Mas é perfeito para as mulheres, fortalece sua beleza e prolonga a juventude. Muitas pessoas geralmente duvidam se é possível obter stephanotis em casa. Por que desistir de uma planta tão bonita? Basta colocá-lo em uma sala onde as mulheres estão mais frequentemente.
Apesar de vários preconceitos, o stefanotis é considerado uma flor que apadrinha o casamento. Se o jasmim de Madagascar florescer na casa de uma garota solteira, ela logo se casará. Também é bom se as flores delicadas estiverem em um buquê de casamento. Então o casamento durará muito tempo e os sentimentos dos cônjuges nunca se acalmarão.
Reprodução stefanotis
Stefanotis se propaga por métodos vegetativos e de sementes. A semeadura em casa não é feita, pois não amadurece, e o transporte prolongado é completamente desastroso. Embora também não seja fácil propagar stefanotis com estacas, esse método é mais confiável.
Em abril-junho, partes das sessões semi-lignificadas do ano passado devem ser cortadas. As estacas devem ter 1-2 entrenós e folhas saudáveis e desenvolvidas. O local de corte é tratado com uma solução especial para estimular a formação de raízes. Mudas enraizadas na areia sob um boné. A haste é colocada em ângulo e instilada de 1 a 1,5 cm É necessário escolher um local claro e quente. O enraizamento geralmente leva de 15 a 20 dias. O desenvolvimento bem-sucedido do sistema radicular é indicado por folhas jovens que aparecem na parte aérea.
Regras para transplantes
Stefanotis são transplantados a cada 2-3 anos. As plantas jovens transbordam a cada ano. É necessário escolher uma panela de barro estável, pois a planta possui uma coroa volumosa e precisa de apoio. Um transplante é realizado na primavera antes dos botões aparecerem. O sistema radicular da planta é muito desenvolvido e envolve firmemente o caroço de terra, por isso é recomendável que o transplante seja realizado por transbordo.
O solo para stephanotis deve ser suficientemente denso e pesado. Você pode usar os seguintes componentes:
- terra decídua;
- terra de relva;
- húmus decíduo;
- areia do rio.
Para tornar o procedimento de transplante menos doloroso, é recomendável adicionar alguns estimulantes radiculares à água durante a primeira rega.
Recursos de conteúdo
Cuidar de stefanotis em casa requer algum esforço. Esta planta não pode ser chamada de simples. De grande importância é a seleção do lugar certo. Stefanotis prefere quartos luminosos. Ele pode ser mantido no parapeito da janela sul, mas com calor forte é melhor proteger do sol do meio-dia para que não haja queimaduras. Na primavera, quando os botões de flores se formam, você não deve transformar a planta em relação à fonte de luz ou transferi-la para outro local. Isso pode causar a queda dos botões. Liana precisa de uma longa luz do dia, portanto, no inverno, é recomendável iluminá-la com uma lâmpada fluorescente.
Stefanotis precisa de um verão quente e um inverno frio. Nesse caso, o calor excessivo é indesejável. No verão, é melhor manter a temperatura interna + 18 ... + 24 ° C. Você pode levar a planta para o jardim, mas precisa protegê-la bem dos rascunhos. No inverno, a temperatura deve ser reduzida para + 14 ... + 16 ° C. Essa diferença contribui para a colocação de um grande número de botões de flores.
Naturalmente, uma planta tropical precisa de alta umidade. Recomenda-se pulverizar a coroa da pistola com mais frequência e lavá-la periodicamente do pó. A água para esses procedimentos deve estar quente. No inverno, vale a pena afastar os vasos stefanotis dos radiadores de aquecimento.
Cuidado diário da flor
Se o lugar certo é escolhido para stefanotis, cuidar dele em casa é bastante simples. A planta prefere rega frequente e abundante. Somente o solo superficial deve secar. Para irrigação, use água morna e morna. Com o resfriamento, a frequência da irrigação deve ser reduzida, com foco no estado do solo.
Desde o início da primavera até o final da floração, o stefanotis precisa de alimentação regular. Duas vezes por mês, fertilizantes com baixo teor de nitrogênio devem ser aplicados. Misturas prontas para plantas de interior com flores, que podem ser compradas em uma loja de flores, são adequadas. Recomenda-se alternar compostos minerais e orgânicos.
Imediatamente após a compra do stephanotis, você deve cuidar de um suporte confiável para a liana. É melhor preparar uma base volumosa que as hastes possam trançar completamente em poucos anos. No jardim de inverno, os stefanotis ficam lindos como molduras de janelas. A planta é propensa a poda, portanto brotos muito longos podem ser encurtados. Além disso, as flores murchas devem ser removidas. A poda estimula o desenvolvimento de processos laterais.
Possíveis dificuldades
Stefanotis pode sofrer de podridão das raízes e oídio. O problema ocorre quando a água fica estagnada e úmida na sala. O tratamento com fungicidas e as condições variáveis ajudarão a lidar com o fungo.
Mesmo na estufa, sarna, pulgões e ácaros podem viver de folhas suculentas. É difícil notar imediatamente esses parasitas, e os danos à planta podem ser significativos. Stephanotis deve ser inspecionado periodicamente quanto a pragas. Ao primeiro sinal de inseto, você precisa tratar a planta com um inseticida. Após alguns dias, o tratamento é repetido para se livrar das larvas.