Brugmansia é um arbusto incomum da família do nightshade. No verão, é coberto com muitas flores tubulares penduradas. Esses botões bonitos também são chamados de trombetas angelicais. Até agora, para o nosso país, a Brugmansia é uma planta rara e exótica, mas conquista com confiança os corações dos cultivadores de flores. É claro que cuidar dela exige alguma habilidade, mas dominar os pequenos truques é muito fácil.
Aparência de Brugmansia
Brugmansia é nativa da América Latina, onde é uma árvore de até 5 m de altura. Em nossas latitudes, mais frequentemente assume a forma de um arbusto largo com uma coroa horizontal. As hastes são rapidamente lignificadas e cobertas com uma casca verde-marrom suave. Nos ramos jovens são folhas ovóides bastante grandes. Eles têm pecíolos longos e estão presos em pares. A chapa de couro é verde escuro. Ao longo das veias central e lateral, você pode ver pequenas faixas brilhantes. Folhetos são cobertos com curta pubescência azulada.
O principal ativo da Brugmansia são as flores. A floração ocorre no verão, é muito abundante. Em uma planta pode florescer até centenas de flores. Botões enormes estão localizados isoladamente em pedúnculos finos, e ficam pendurados em galhos verdes. O gramofone aberto mede de 15 a 30 cm de comprimento, o diâmetro da parte larga é de cerca de 17 cm e a cor das pétalas pode ser muito diversa: branco, creme, escarlate, amarelo, azul. A flor pode ter uma forma simples ou dupla (com pétalas adicionais dentro). A floração é acompanhada pela liberação de um aroma agradável e intenso. Vale ressaltar que em dias quentes e ensolarados, as flores fecham e abrem apenas no crepúsculo da noite.
É importante lembrar que todas as partes da Brugmansia são muito tóxicas. Deve ser protegido de crianças e animais de estimação. O suco da planta é muito irritante para a pele, portanto todo o trabalho é realizado em luvas de proteção. Se a planta estiver em uma sala fechada durante a floração, ela espalhará um cheiro muito forte e intrusivo. Muitas pessoas relatam uma deterioração no bem-estar. Se você não pode trazer uma flor da Brugmansia para o ar fresco, é necessário ventilar a sala com mais frequência.
Variedades populares
O gênero Brugmansia é bastante diverso, mas apenas algumas variedades são usadas na cultura. Variedades decorativas generalizadas com flores de terry.
Brugmansia é sul-americana. Na cultura, a planta forma um arbusto de até 3 m de altura e, durante a floração, é coberta por flores simples brancas como a neve, com até 30 cm de comprimento.
Brugmansia é dourado. O local de nascimento da planta é a Colômbia. É uma árvore baixa, com 2 a 4 m de altura, e os galhos se dobram e gradualmente se alinham em uma posição inclinada. As flores são pintadas de amarelo, mas às vezes ficam em tons creme ou rosa. A floração ocorre à noite e é acompanhada por um aroma forte.
Brugmansia é perceptível. Um arbusto lignificado com 2-4 m de altura é comum no Equador. Nos galhos horizontais durante a floração, você pode ver muitos botões pendurados de cor amarela ou rosada. Seu comprimento pode atingir 45 cm, e folhas finas de um verde brilhante com bordas onduladas são fixadas aos galhos com pecíolos curtos.
Crescendo
É bem possível cultivar Brugmansia a partir de sementes, mas será preciso muito esforço. As sementes precisam ser compradas frescas, pois perdem rapidamente a germinação. Os desembarques são feitos em caixas rasas com uma mistura de areia e turfa. O melhor momento para isso é o final de fevereiro ou março. Para amaciar a pele densa, as sementes são mantidas por 24 horas em uma solução de manganês. As culturas são realizadas em pequenos orifícios com uma profundidade de 5 a 10 mm. A panela é coberta com um filme e colocada em um local claro, com uma temperatura de + 22 ... + 25 ° C.
As sementes eclodem de maneira não uniforme após 10-50 dias. Após a germinação das sementes, o abrigo é removido. É necessário fornecer luz brilhante e pulverização regular de mudas. Com o advento da quinta folha verdadeira, a Brugmansia pode ser transplantada em vasos separados.
Em casa, a propagação por estacas é mais comum, pois permite salvar as propriedades varietais da planta-mãe e obter uma árvore com flores. O procedimento é realizado em abril-junho. Um ramo semi-lignificado é cortado em brotos com pelo menos um internódio. O comprimento das estacas é de cerca de 15 a 20 cm e o enraizamento é feito em água morna com a adição de carvão ativado. As estacas devem ser expostas em um local claro, com uma temperatura do ar de cerca de + 20 ° C. É aconselhável cobri-los com uma tampa de plástico.
Após 2-3 semanas, as raízes aparecerão na água e a Brugmansia pode ser plantada no solo. Para o primeiro plantio, são utilizados pequenos vasos com uma mistura de areia e turfa.
Transplante de plantas
Brugmansia precisa de transplantes frequentes. Isto é devido ao rápido crescimento do sistema radicular. As plantas jovens terão que ser replantadas várias vezes ao ano. Espécimes adultos são plantados em grandes cubas de 9 a 15 litros. Mesmo árvores grandes precisam de atualização frequente do solo ou substituição da camada superior.
Ao transplantar, eles tentam separar parte do antigo coma de terra das raízes. Mesmo em uma banheira grande, é necessário cobrir o fundo com material de drenagem grande. O solo é selecionado fértil e respirável com uma reação neutra ou levemente ácida. Você pode adicionar os seguintes componentes a ele:
- turfa;
- húmus de folhas;
- areia de rio;
- terra do relvado.
Você pode adicionar uma pequena quantidade de perlita à própria mistura. Após cada transplante durante uma semana, o rootin é adicionado à água para regar a Brugmansia.
Regras de cuidados
Um pré-requisito para o desenvolvimento normal da Brugmansia é a iluminação brilhante. Para conseguir uma floração abundante, você precisa levar a planta no final da primavera para uma área aberta no jardim. O ar fresco será beneficiado pelo Brugmansia. Se você o deixar em um local sombreado, aumentará significativamente a massa verde, mas formará poucas flores.
A temperatura ideal do ar para a instalação é de + 22 ... + 26 ° C. Em regiões onde, mesmo no inverno, não congela abaixo de + 5 ° C, a Brugmansia pode ser cultivada em campo aberto. Em áreas mais ao norte, você terá que levar a árvore para a sala durante o inverno. Alguns jardineiros plantam uma planta em campo aberto para o verão. Isso pode ser feito junto com a panela, depois de fazer furos maiores na parte inferior. No inverno, é melhor manter Brugmansia dentro de casa com uma temperatura do ar de + 10 ... + 15 ° C.
A planta vive em florestas tropicais e, portanto, o atendimento domiciliar à Brugmansia é garantir uma umidade do ar de pelo menos 60%. Muitas vezes, a coroa pode ser pulverizada ou banhada por um banho quente e também colocar uma banheira perto de lagoas, aquários ou fontes.
Desde o início da primavera, a Brugmansia tem crescido ativamente e precisa de água em abundância. O solo deve secar apenas no topo. A água é usada macia e quente. No meio do verão, durante o período de floração, o crescimento diminui significativamente e a rega pode ser reduzida. No inverno, a planta é borrifada com moderação, mas secar a terra é inaceitável.
Brugmansia gosta muito de fertilizantes. De março a outubro, os fertilizantes são aplicados semanalmente nas plantas com flores. Recomenda-se alternar compostos minerais e orgânicos.
Brugmansia está aumentando ativamente a coroa e pode ter uma aparência pouco atraente, por isso é recomendável apará-la anualmente. A planta normalmente tolera esse procedimento. Também é recomendável remover enteados na primavera. Eles tiram a força da brugmansia e reduzem a floração.
Com os devidos cuidados, a probabilidade de desenvolver doenças e ataques de parasitas é mínima. Com rega e umidade excessivas, é possível o aparecimento de podridão cinza. Em salas muito secas, os ácaros e as moscas brancas se depositam nos folhetos. Os produtos químicos ajudarão a lidar com os parasitas.