Calistegia é uma planta trepadeira suave da família Convolvulus. Também é conhecido pelos nomes de arado, trepadeira, bétula e rosa francesa. O local de nascimento da planta é o leste da Ásia (Japão, norte da China). Às vezes, os proprietários das parcelas tratam Calistegia como uma erva daninha, difícil de se livrar, mas pode ser transformada em um bom aliado, protegendo o rizoma. Uma liana de rápido crescimento trança facilmente mandris, varandas, paredes ou cercas e flores delicadas florescem sobre uma vegetação brilhante.
Calistegia é uma assistente fiel no projeto paisagístico e na decoração de edifícios desagradáveis. Esta planta será amada pelos jardineiros para facilitar o cuidado e a decoração.
Descrição botânica
Calistegia é uma planta herbácea perene com um sistema radicular desenvolvido. Raízes esbranquiçadas densas são capazes de ocupar um grande território. Na primavera, novos brotos aparecem a uma distância de 1,5 m da cortina principal. Videiras suaves e flexíveis podem crescer 2-4 m de comprimento. Eles são cobertos com uma pele marrom avermelhada.
Folhetos triangulares ou em forma de coração com pecíolos longos estão localizados ao lado de toda a filmagem. Eles têm lados ondulados, uma borda pontiaguda e um padrão de relevo de veias na superfície. A cor da placa da folha é dominada por uma cor verde brilhante.
Durante o verão, as flores florescem ao longo de todo o comprimento da videira. Botões axilares únicos são pintados de branco ou rosa. Existem variedades com flores simples (em forma de sino) ou com brotos de terry. O diâmetro da flor é de 2 a 9 cm e pétalas finas e delicadas cercam o núcleo em forma de coluna. Após a polinização na calistegia, os frutos amadurecem - pequenas caixas com sementes.
No outono, os brotos secam completamente. Somente o rizoma permanece vivo, o que na primavera iniciará novos processos.
Visualizações populares
No total, 25 variedades de calistegia são registradas no gênero, mas apenas algumas são cultivadas e cultivadas propositadamente. As demais espécies são consideradas ervas daninhas.
Calistegia é fofo. A planta é comum na China e tem os maiores rebentos (até 4 m). As hastes são cobertas com folhas alongadas verdes brilhantes com uma superfície de couro. Existem variedades com flores simples e duplas, com diâmetro de 4 a 9 cm, pétalas de cor rosa com base escura. A variedade mais popular é o cativeiro da flora calistegia. Suas grandes flores felpudas são freqüentemente chamadas de rosa francesa por sua semelhança com uma beleza espinhosa. Botões delicados com um aroma sutil cobrem densamente toda a superfície da videira.
Calistegia cerca. Essa variedade é muito comum em muitas regiões e é considerada uma planta daninha. Brotos longos e muito finos raramente são cobertos com folhas pecioladas regulares e flores simples em forma de sino. Pétalas brancas ou rosa claro crescem juntas em um único funil com um diâmetro de 1-4 cm.
Calistegia multiplex. As formas de plantas resistentes ao gelo atiram de 3 a 3,5 m de comprimento, folhas triangulares verde-escuras e flores rosa-terry estão localizadas próximas umas das outras. Cada flor pode atingir 10 cm de diâmetro.
Calistegia é flatulento ou japonês. A flor forma cílios fortes e elásticos de 1,5 a 2,5 m de comprimento, com pequenas folhas regulares e flores duplas rosa claro com diâmetro de até 9 cm. A floração ocorre entre julho e setembro.
Calistegia é cabeluda. Liana é comum no sul do Extremo Oriente. Possui um rizoma longo em forma de cordão e brotos grossos e eretos com até 80 cm de comprimento e a planta torce fracamente. Folhas de pecíolo oblongas têm uma cor verde clara ou amarelada. As flores sinuosas em pedicelos curtos de diâmetro medem de 4 a 6 cm e a corola consiste em cinco pétalas cor de rosa fundidas na base com bordas pontiagudas. Floresce na segunda metade do verão.
Reprodução e plantio
A propagação da calistegia é realizada vegetativamente, pelo método de divisão do rizoma. As raízes têm alta capacidade regenerativa. Ou seja, mesmo um segmento pequeno é capaz de liberar novos brotos. No final do outono, os jardineiros desenterram parte da Calistegia com a terra e as armazenam em caixas em um local fresco durante todo o inverno. Durante a estação fria, o solo deve permanecer um pouco úmido.
Na primavera, o rizoma é completamente liberado do solo e cortado em pequenos pedaços. 5-7 cm é suficiente para formar uma nova planta. Os locais de corte são mergulhados em cinzas ou carvão triturado e plantados no solo a uma profundidade de 3 a 5 cm. O plantio é realizado em março em pequenos vasos de turfa ou caixas largas. O solo após o plantio deve ser moderadamente umedecido. Quando os rebentos atingem um comprimento de 5 cm, são beliscados para retardar o crescimento e aumentar a espessura do arbusto.
Em meados de maio, as plantas estão prontas para transplantar em campo aberto. Para que a calistegia cresça moderadamente e não capture o território em excesso, as raízes devem ser limitadas durante o plantio. É conveniente usar uma fita de malha de 50 cm de largura, folhas de ardósia ou plástico, que deve proteger a área de pouso. Plantar uma trepadeira em um balde não vale a pena. Se o rizoma estiver lotado, a planta poderá morrer.
Regras de cuidados
Cuidar da calistegia não requer muito esforço. Se o lugar para ela for escolhido corretamente, a beleza flexível crescerá rapidamente e florescerá ativamente.
Iluminação Trepadeira prefere áreas bem iluminadas. Nas áreas sombreadas, o crescimento dos cílios diminui e a floração não é tão abundante. Além disso, em um local com sombra, as flores aparecem 1-3 semanas depois.
O solo. Liana prefere solos moderadamente férteis. Pode crescer em solos argilosos, turfosos e decíduos. Em um lugar, a planta geralmente vive 1-2 décadas. Com o tempo, pode ser necessária a substituição parcial do solo.
Rega. Calistegia normalmente tolera secas periódicas. Água estagnada é prejudicial para ela, a proximidade das águas subterrâneas também é indesejável. Um rizoma poderoso armazena uma certa quantidade de água; portanto, você precisa regar a planta apenas com prolongada ausência de chuva. O resto do tempo está contente com chuvas naturais.
Adubo. Como a videira cresce rapidamente, ela precisa de nutrientes. Na primavera, antes que o crescimento seja ativado, cave o solo e faça uma quantidade suficiente de húmus de vaca e folha. Em maio-setembro, duas vezes por mês, a calistegia é alimentada com complexos minerais universais. Para 1 m² de solo, você precisa de meia colher de sopa de fertilizante. No outono, o solo é adicionalmente coberto com cinzas.
Invernada. Além da kalistegia fofa, todos os tipos de plantas invernam facilmente sem abrigo. Se o inverno for rigoroso e sem neve, você precisará cobrir o solo com musgo de esfagno, turfa ou folhas caídas.
Poda. Durante todo o período de floração, será necessário realizar podas periódicas. Cada flor vive cerca de uma semana, após o que é aconselhável remover os botões secos. No outono, você precisará cortar todos os brotos secos para que na primavera eles não estraguem a aparência do local.
Doenças e pragas. Com rega excessiva e ar úmido, Calistegia sofre de podridão das raízes e oídio. Corrigir a situação ajudará a alterar as condições de detenção e tratamento com fungicida ("Fitosporin"). Nos matagais densos, lesmas e caracóis que se alimentam de folhas suculentas e até flores podem assentar. O tratamento com um inseticida (Karbofos, Thunderstorm) salvará os parasitas.
Uso de calistegia
Calistegia é ótimo para jardinagem vertical. Se houver mandris, arcos, dependências no jardim, a planta rapidamente esconderá seus contornos sob um sólido tapete verde. Um elo de corrente simples será uma boa base para um hedge futuro.
O plexo de vários brotos lembra uma guirlanda coberta com um chapéu de flores delicadas. É adequado não apenas para a decoração do dia-a-dia, mas também para um evento solene. Basta plantar um rizoma no lugar certo em alguns meses e os matagais densos terão a forma necessária.
É indesejável plantar calistegia no jardim da frente ou no canteiro de flores, onde outras plantas crescem. No bairro, ela se comporta de forma agressiva. É melhor destacar um canto da liana perto de uma árvore com uma coroa ou território raro em uma área aberta.
Você pode soltar calistegia em caixas e colocar em uma varanda ou alpendre. Ela vai decorar os pilares e o peitoril da janela. À noite ou com mau tempo, as flores se fecham e, quando o sol brilha, elas se abrem novamente. Devido a esse recurso, a calistegia não é adequada para a formação de buquês.