Achimenes é uma planta herbácea perene que vive nas brilhantes florestas tropicais da América do Sul e Central. Pertence à família Gesneriaceae. Um arbusto baixo e exuberante é coberto com folhas em relevo e, durante a floração, entre a vegetação luxuriante, muitos grandes, semelhantes ao gramofone, brotam de botões de cores saturadas. Para uma vegetação exuberante satisfeita com uma beleza extraordinária, as regras para o cuidado de Achimenes devem ser seguidas com muito cuidado.
Descrição da planta
Ahimenez é uma planta herbácea perene com brotos carnudos. A altura de uma planta adulta geralmente não excede 30 cm.Um rizoma incomum com nódulos oblongos (rizomas), cobertos com pequenas escamas, se desenvolve no subsolo. Hastes macias e ramificadas crescem acima da superfície do solo. A princípio eles se desenvolvem verticalmente, mas depois murcham. A superfície dos brotos é coberta com pele verde escura ou avermelhada.
As hastes são cobertas com folhas de pecíolo raras. No topo, uma folha lisa e brilhante pode ser pintada em verde escuro, rosado ou roxo. Na parte de trás existem vilosidades curtas. Os folhetos têm uma forma oblonga com lados serrilhados e uma borda pontiaguda. O alívio das veias é claramente visível.
No final de maio, muitas flores aparecem no mato. Cada corola tem um tubo longo e estreito e 5 fortemente dobrados, divididos ao longo das bordas das pétalas. Os botões estão localizados individualmente nas axilas das folhas. O diâmetro da flor é de 3 a 6 cm e a cor das pétalas é branca, amarela, rosa, roxa, escarlate. A floração continua até o final de setembro. Em casa, os achimenes podem florescer duas vezes.
Ciclo de vida
No início da primavera, quando a temperatura média diária aumenta e a hora do dia aumenta, brotos jovens emergem do rizoma. Eles estão aumentando rapidamente de tamanho. Em maio, os botões das flores já estão visíveis e os botões começam a se formar. As flores florescem no início do verão. Durante esse período, a planta precisa de rega abundante, luz brilhante e fertilizantes regulares.
No início do outono, as flores desaparecem gradualmente e o crescimento das mudas diminui. Em meados de outubro, as folhas gradualmente ficam marrons e se desfazem. Os brotos também secam com eles. Para o inverno, apenas os rizomas permanecem. Durante a dormência, a planta pode ser armazenada em uma despensa escura e fresca. O solo é ocasionalmente umedecido com pequenas porções de água ao longo da borda da panela.
Tipos e variedades de Achimenes
O gênero Achimenes possui cerca de 50 espécies e muitas variedades decorativas. Apenas uma pequena parte deles está disponível em lojas de flores. Uma variedade muito maior é apresentada nas lojas on-line; portanto, os cultivadores de flores preferem comprar ahimenez on-line, estudando as fotos no catálogo. Entre toda a diversidade, as seguintes espécies são consideradas as mais interessantes.
Ahimenes floresceu muito. A planta forma um arbusto de cerca de 30 cm de altura, e os caules pubescentes estão fracamente ramificados. Eles são cobertos com espirais de folhas oblongas ou lanceoladas. O comprimento das folhas é de cerca de 9 cm. Durante a floração, grandes flores azul violeta (até 6,5 cm de comprimento) florescem nos Achimenes. Variedades populares:
- Chiapas - pétalas são pintadas em roxo claro;Chiapas
- Juaregia - uma mancha roxa está presente na base da pétala branca.Ahimenez Juaregia
Ahimenez está em franjas. A planta tem uma forma de flor. As bordas onduladas das pétalas lembram franjas exuberantes. A cor é dominada por tons de rosa ou branco.
Achimenes híbrido. Variedade com flores abundantes e botões de tamanho médio. Representantes obtidos por cruzamento interespecífico. Variedades populares:
- Ambroise Verschaffelt - nas pétalas brancas são finas veias radiais;Ahimenez Ambroise Verschaffelt
- Rosa Rosa - flores de cores rosa saturadas;Ahimenez Rose Pink
- Azul - pequenas flores azuis claras;Ahimenez Blue
- Beleza amarela - as flores tubulares com faringe profunda são pintadas na cor amarela ou em terracota.Ahimenez Yellow Beleza
Ahimenez é de flores grandes. Esta espécie é a maior. A altura do arbusto atinge 60 cm. As grandes folhas verde-azuladas são intercaladas com gramofones brilhantes de flores com diâmetro de até 6 cm e comprimento de tubo de até 10 cm. As flores são formadas nas axilas das folhas ao longo de todo o comprimento do caule, de cor vermelha.
Métodos de criação
A propagação de achimenes por um método vegetativo é o mais conveniente. Também permite salvar espécies e características varietais da planta. Cada tubérculo em um ano dá de 3 a 5 crianças que podem se tornar plantas independentes. No início da primavera, antes da formação das brotações, os rizomas de Achimenes são escavados no chão e plantados em pequenos vasos separados. Se você precisar de muitas plantas, pode cortar cada rizoma em 2-3 partes. Coloque o corte polvilhado com carvão picado.
Entre maio e junho, os Achimenes podem ser propagados por estacas. Para fazer isso, corte brotos jovens de 8 a 12 cm de comprimento com 1-2 internódios. Eles estão enraizados em um recipiente de água. Recomenda-se trocar o fluido a cada 1-2 dias. Quando pequenas raízes aparecem, a planta é plantada em solo fértil. Você pode enraizar imediatamente as mudas no chão, mas, por 7 a 10 dias, as mudas são mantidas sob uma tampa.
A propagação de sementes é a que consome mais tempo. Em março, as sementes são semeadas sem preparação preliminar em um recipiente com uma mistura de areia e turfa. O solo é pulverizado com água e coberto com um filme. Mantenha a estufa a uma temperatura de + 22 ... +24 ° C. As sessões aparecem dentro de 12 a 16 dias. Com a formação de duas folhas reais, as mudas mergulham em vasos separados.
Transplante de plantas
O transplante de Achimenes é recomendado anualmente. Durante a dormência, os rizomas não são desenterrados, mas mantidos em solo antigo. Em fevereiro, antes do início do crescimento ativo, eles são removidos e colocados em terras frescas. Em uma panela nova, seixos, argila expandida ou fragmentos de tijolos são depositados no fundo. O solo é constituído por:
- solo de folha (3 partes);
- solo encharcado (2 partes);
- areia do rio (1 parte).
Primeiro, o solo é derramado na panela a 2/3 da altura e, em seguida, os rizomas são colocados horizontalmente. 5-10 mm de terra são aspergidos sobre eles e suavemente molhados. Antes da formação de brotos jovens, é útil cobrir os vasos com filme ou vidro.
Regras de cuidados
Achimenes em casa requer manuseio cuidadoso. A planta prefere luz difusa brilhante. Os vasos podem ser colocados nos peitoris das janelas leste ou oeste, bem como nas profundezas da sala sul. Com a falta de luz solar, as hastes são muito alongadas e expostas, no entanto, o sol não é desejável.
A temperatura ideal do ar é de + 22 ... +25 ° C. Durante o período de vegetação ativa, não deve cair abaixo de +20 ° C; caso contrário, a planta começará a doer. É útil levar os Achimenes ao jardim ou à varanda durante o verão. Eles estão tentando fornecer condições estáveis. Os arbustos não toleram resfriamento noturno acentuado e correntes de ar. Durante a dormência, os rizomas podem ser mantidos a + 10 ... +15 ° C.
Para plantas tropicais, a alta umidade do ar é importante; no entanto, a pulverização de folhas pubescentes não vale a pena. Você pode colocar flores perto de aquários, fontes ou reservatórios naturais. Na sua ausência, use bandejas com pedras molhadas e argila expandida.
Achimenes devem ser regados com freqüência. Não tolera secagem excessiva do solo. No inverno, o solo é levemente umedecido perto das paredes da panela. Basta derramar 2-3 colheres de sopa de líquido quente uma vez por semana. Desde a primavera, a rega está aumentando gradualmente. O excesso de água deve deixar a panela livremente. Durante todo o verão, a terra é abundantemente regada com água morna e macia. No outono, a rega é gradualmente reduzida.
Do final de março a meados de setembro, os Achimenes devem ser fertilizados duas vezes por mês. Use complexos minerais para florescer plantas de interior.
Doenças e Pragas
Com a rega excessiva, especialmente em uma sala fria, as doenças fúngicas se desenvolvem nas raízes e nos brotos. Há uma chance de salvar a flor. É necessário remover os fragmentos danificados, tratar o resto da coroa e o solo com um fungicida e revisar as condições de detenção.
Muitas vezes, pulgões, cochonilhas e ácaros se instalam em uma vegetação luxuriante. Como é indesejável banhar uma flor, ela é tratada com inseticidas de parasitas.