Psidium é uma planta exótica ornamental da família Myrtle. É comum na vastidão do México e do Brasil, mas em nosso país é cultivada como planta de casa. Além de sua aparência atraente, possui frutos muito perfumados e saudáveis. É com eles que o psidium é mais frequentemente retratado na foto. Frutas podem amadurecer mesmo em plantas de interior.
Descrição botânica
Psidium é um arbusto perene ou semi-decíduo. Às vezes, a planta assume a aparência de uma pequena árvore com uma coroa exuberante. Sua altura varia de 1 a 3,5 metros. Os rebentos jovens têm um corte retangular e são cobertos com uma pele marrom-esverdeada.
Nos galhos jovens, existem folhas verdes escuras e coriáceas. Folhetos estão localizados em pecíolos curtos e têm um padrão de alívio das veias. A placa oval da folha é levemente dobrada para trás ao longo da veia central. O comprimento da folha é de 7 a 15 cm e a parte de trás dos folhetos é coberta com uma pubescência curta e espessa.
Na primavera, pequenas flores isoladas aparecem em brotos jovens. Suas pétalas são pintadas de branco. As flores consistem em um tubo curto, quatro pétalas abertas e muitos estames amarelos no centro. A floração é bastante longa, novos brotos podem estar nos galhos ao mesmo tempo que os frutos maduros.
Frutos de Psidium
Psidium dá frutos muito saborosos e saudáveis. Muitas vezes, eles são chamados simplesmente goiabas, por analogia com uma das espécies. Em forma, eles se assemelham a uma pêra ou limão e são cobertos com uma pele densa verde ou framboesa. No interior, há uma polpa suculenta e aromática de flores brancas, creme ou rosa. No centro da fruta existem muitas pequenas sementes esbranquiçadas.
A polpa de psidium contém uma grande quantidade de ácido ascórbico, taninos e óleos essenciais. Essas frutas são simplesmente insubstituíveis com um sistema imunológico enfraquecido ou um colapso. A polpa delicada nutre, energiza, fortalece o sistema linfático e ajuda a combater resfriados. A única contra-indicação é uma reação alérgica.
Visualizações populares
No gênero psidium, existem cerca de cem espécies. Muitos deles são cultivados em casa. Em nossas latitudes, o psidium é cultivado em casa como planta de casa. Os mais adequados nessa capacidade são os seguintes tipos.
Psidium goiaba ou goiaba. A planta forma um arbusto ou árvore de até 10 m de altura.Em brotos tetraédricos jovens emparelhados, localizam-se folhas pecioladas. A folhagem oval com uma borda pontiaguda atinge um comprimento de 7 a 15 cm e uma largura de 3 a 7 cm.A parte superior da chapa tem uma superfície de couro e, no fundo, é sentido densamente pubescente. Flores brancas como a neve com um diâmetro de 2-2,5 cm estão localizadas nos seios de 1-3 brotos. Quatro meses após a floração, os frutos em forma de pêra amadurecem até 12 cm de comprimento e, sob a pele verde, há uma polpa rosa perfumada com pequenas sementes.
Psidium costeiro. A planta forma um arbusto que se ramifica da base até 6 m de altura e uma casca cinza suave cobre os galhos. Os folhetos ovais ou ovais, com 5 a 8 cm de comprimento, estão localizados sobre eles.A chapa de couro apresenta uma cor mais escura na parte superior e uma superfície inferior brilhante. Na primavera, flores brancas são formadas com um diâmetro de até 3 cm e, posteriormente, frutos arredondados com casca amarelada amadurecem na árvore. Seu diâmetro é de 2,5 a 3 cm e a polpa da fruta é suculenta, doce e branca.
Psidium ou morango de Cattley. A planta tem formas mais compactas. O arbusto não excede uma altura de 3 m, mas aumenta anualmente até 30 cm de crescimento.As folhas verde-escuras e brilhantes cobrem densamente os rebentos. O comprimento é de 4 a 12 cm e a largura é de 2 a 6 cm, e os frutos pequenos e redondos, com um diâmetro de até 4 cm, são cobertos com casca vermelha ou bordô. Abaixo dela, há uma polpa branca ou rosada. Tem um excelente sabor e aroma de morango.
Reprodução do psidium
Psidium se reproduz bem de maneira vegetativa e de sementes. As sementes auto-colhidas devem ser bem lavadas com polpa e secas em local fresco. As culturas são produzidas no início da primavera. Para o plantio, use caixas planas com um substrato úmido de areia e turfa. As sementes são semeadas em buracos rasos e polvilhadas com terra. O recipiente é coberto com um filme para evitar uma secagem rápida. A caixa é colocada em uma sala iluminada com temperatura do ar não inferior a + 21 ° C.
As sementes germinam dentro de 1-2 semanas. Ao atingir uma altura de 10 a 15 cm, as mudas se comprimem. Uma semana após esse procedimento, as plantas são transplantadas em pequenos vasos separados com terra para psídios adultos.
Para enraizar as estacas, são cortados brotos lignificados com 10 a 15 cm de comprimento e devem conter pelo menos quatro folhas intactas. A seção inferior por um dia é imersa em um estimulador de crescimento. Após o processamento, as estacas são enraizadas na posição vertical em uma mistura de turfa com perlita e cobertas com uma tampa. A temperatura do ar não deve cair abaixo de + 20 ° C. Após 2 semanas, o início de novas raízes aparecerá. Agora você precisa ventilar as mudas diariamente. Após um mês, eles podem ser plantados e cultivados de forma independente.
Transplante
O psídio é transplantado à medida que o rizoma cresce. Os vasos devem ser selecionados na proporção do rizoma. Plantas jovens são transplantadas a cada 1-2 anos, e plantas mais velhas a cada 3-5 anos. A terra é parcialmente limpa das raízes para evitar a acidificação excessiva do solo. No fundo de uma panela funda havia uma camada de materiais de drenagem. O solo para plantar psidium deve incluir os seguintes componentes:
- areia de rio;
- terra de jardim;
- terra de folha;
- turfa;
- húmus decíduo.
Após o transplante, a planta é colocada em um local sombreado por 1-2 semanas.
Regras de cuidados
Em casa, cuidar do psidium é bastante simples. É cultivada em salas quentes ou em estufas tropicais. A sala deve estar iluminada. É necessário proteger os brotos do sol direto do meio-dia e proporcionar longas horas de luz do dia. O pote pode ser colocado no parapeito da janela oriental ou ocidental. No inverno, pode ser necessária iluminação adicional. Um sinal de falta de luz são folhas desbotadas e amareladas.
Ao longo do ano, o psidium precisa de calor, a temperatura ideal do ar deve ser de + 22 ... + 24 ° C. No verão, recomenda-se levar potes de goiaba ao jardim e colocá-los em uma pequena sombra. É importante escolher um local tranquilo, sem correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.
Psidium é regado com água morna e parada. Permite uma leve seca, mas não responde bem à água estagnada. No verão, a planta é abundantemente regada semanalmente e no inverno - 2-3 vezes por mês. Os habitantes dos trópicos precisam manter a alta umidade. Recomenda-se pulverização regular e um banho quente. No inverno, coloque o psidium mais longe das baterias e use um umidificador.
De abril a outubro, os fertilizantes são aplicados ao solo. Complexos orgânicos são preferidos. Graças a eles, as folhas se tornarão maiores e floridas - mais abundantes. O fertilizante é aplicado duas vezes por mês.
Para obter uma coroa bonita, o psidium deve ser aparado e beliscado regularmente. As flores podem ser polinizadas por conta própria, mas é recomendável ajudar um pouco esse processo. Com uma escova macia, o pólen é transferido de apenas flores desabrochando para aquelas que já perderam algumas pétalas.
O psidium é resistente a doenças e quase nunca é afetado por parasitas. Em casos raros, pode ser encontrado nas folhas de escarpas ou ácaros. Trate a planta com inseticidas imediatamente.