Yubeya - a beleza monumental da palmeira de elefante

Pin
Send
Share
Send

Yubeya é uma palma surpreendentemente bonita e despretensiosa. Sua terra natal é os planaltos chilenos 1200 metros acima do nível do mar. Também é cultivada em campo aberto no Cáucaso e na península da Criméia. No ambiente natural, é uma árvore muito alta, com um visual clássico de palmeira. Os espécimes internos são de tamanho modesto e têm uma linda coroa. Muitos cultivadores de flores consideram uma grande conquista comprar uma palmeira Yubey. Essa planta será uma decoração maravilhosa para uma casa, um jardim de inverno e, às vezes, um quintal.

Descrição da planta

O gênero Yubeya pertence à família Palm e é representado por uma única espécie - a Chubian Yubeya. Às vezes, também é chamada de "palmeira de elefante" por um tronco muito grosso que se parece com o pé de um elefante. Esta árvore perene possui um sistema raiz desenvolvido. Um tronco ereto largo na parte superior é coberto com folhas grandes. Na natureza, a altura da palmeira pode atingir 18 m. Seu diâmetro atinge 1 m. O crescimento anual é muito pequeno e atinge sua altura máxima para o yubey em apenas 40 anos. O tronco é coberto com uma casca marrom escura e lisa. Há listras horizontais nele - traços de folhas caídas.

O suco de Yubeya tem um alto teor de açúcar. É colhido para fazer vinho. Por esse motivo, yubeya às vezes é chamado de palmeira de vinho.







A folhagem verde-clara e pinada está localizada em pecíolos longos. Placas de folhas lisas são pintadas de verde brilhante. À medida que crescem, as folhas inferiores caem, deixando marcas em relevo no tronco. Ao mesmo tempo, 60-100 folhas estão na coroa. O diâmetro da copa de uma planta adulta é de cerca de 9 m. Cada folha pode crescer entre 3,7 e 4,5 m. Os Vaiyas são formados com bastante frequência em comparação com outras palmeiras. Quase todo mês uma nova planilha aparece.

Entre a coroa exuberante, as flores dióicas se formam durante o período de floração. Os botões são coletados em inflorescências em panículas em pedúnculos diretos. Seu comprimento é de 1,2 a 1,4 m Na base da inflorescência estão flores masculinas e flores femininas localizadas mais perto da borda do pincel.

Após a polinização, drupas oblongas ou arredondadas amadurecem na saia. Uma carne densa e marrom clara cobre uma grande semente cor de chocolate. Os habitantes locais usam sementes para produzir óleo. Em uma noz, sua participação é de até 35% da massa total. O diâmetro da semente é de 2,5 cm e a polpa e as sementes podem ser consumidas, mas têm um sabor bastante específico, semelhante ao sabão em pó.

Métodos de criação

A palmeira Yubeya se propaga semeando. Este procedimento é demorado e requer muita paciência. Recomenda-se a estratificação a frio antes do pouso. Durante um mês, as sementes são mantidas em ambientes fechados a uma temperatura do ar de + 3 ... +6 ° C. Depois disso, as sementes são plantadas em uma panela com uma mistura de turfa e areia a uma profundidade de 3-5 cm, e o solo é umedecido e coberto com uma película. O pote é mantido a uma temperatura de + 15 ... +18 ° C. É importante ventilar regularmente a estufa e pulverizar o solo do frasco de spray.

Os tiros aparecem dentro de 3-4 meses. Você jovem cresce lentamente. As mudas não devem ser mergulhadas e replantadas até que o rizoma ocupe todo o espaço livre na panela.

Regras para transplantes

Yubeya é transplantado com muito cuidado, tomando cuidado para não danificar raízes sensíveis. O procedimento está planejado para o início da primavera. O vaso para transplante é selecionado bastante profundo, um tamanho maior em largura em comparação com o anterior. Quando a palma da mão cresce na banheira e será difícil transplantá-la, basta substituir cuidadosamente a camada superior do solo.

No fundo da panela deve drenar a camada de drenagem. Pode ser composto por fragmentos de argila, tijolos quebrados, argila expandida ou pequenas pedras. O solo para o youbi deve ter uma reação neutra ou levemente ácida. Você pode usar uma mistura de:

  • terra de relva;
  • areia de rio;
  • terra de folhagem.

O transplante é realizado por transbordo de um coma de terra, tentando economizar a quantidade máxima de solo velho.

Recursos de Cuidados

Cuidar de você em casa é simples. Esta é uma das palmeiras mais despretensiosas do mundo. Yubeya precisa de iluminação brilhante. Pode ser colocado nos quartos do sul. No verão, recomenda-se levar a panela para a varanda ou para o jardim. No parapeito da janela, no verão, você precisa proteger a coroa da luz solar direta. Na rua, essa necessidade desaparece.

No verão, até o calor intenso faz isso. A temperatura ideal do ar durante o período de crescimento ativo é de + 28 ... +35 ° C. No inverno, a planta é fornecida com um período inativo e diminui gradualmente a temperatura para + 6 ... +14 ° C. Se yubeya cresce em campo aberto, então pode tolerar geadas a -15 ... -20 ° C. Para que os brotos não sofram muito com o frio, a coroa e a base do tronco são cobertas de neve. O verde suave da palmeira sob o peso dos montes de neve parece muito exótico. Nos invernos sem neve, é usada uma cobertura de tecido não tecido.

Você precisa regar abundantemente o yuba usando água macia. Entre a rega, o solo superficial deve secar. As raízes estão localizadas em profundidade, de modo que a seca não as ameaça. Com o resfriamento, a rega é menos comum. No inverno, o intervalo entre a irrigação deve ser de 1 a 3 semanas. Deve-se dar preferência à irrigação ascendente ou por mecha. A estagnação da umidade no ponto de crescimento levará à sua deterioração e morte de toda a planta. Sinais de inundação e podridão radicular são dicas de folhas marrons.

Yubeya precisa de alta umidade. Em um ambiente seco, as pontas de suas folhas começam a ficar amarelas e secas. Pulverize com mais freqüência a coroa da pistola. Para fazer isso, use água mole para que não haja traços de gotas na folhagem. Se a casa tiver um aquário, é recomendável colocar uma palmeira perto dele.

De março a julho, o youbeeye é alimentado duas vezes por mês com fertilizantes minerais complexos. A composição é diluída em grandes quantidades de água e introduzida no solo. Uma alta concentração de fertilizantes pode prejudicar o rizoma, portanto, você deve seguir rigorosamente a dosagem recomendada ou reduzi-lo levemente.

O jovem yubeya forma uma grande coroa que se espalha. Não precisa ser aparado nem modelado. Para que a palma da mão não vire sob o peso das folhas, é importante escolher um vaso estável. Para que a coroa se desenvolva uniformemente, você precisa girar o pote regularmente em relação à fonte de luz.

Possíveis dificuldades

Yubeya tem boa imunidade. Os problemas podem ser devidos a cuidados inadequados. No ar muito seco, as folhas ficam amarelas e secas. Se o solo for derramado regularmente, pode apodrecer a raiz.

Parasitas raramente atacam a palma da mão. Às vezes, vestígios de um ácaro aparecem na folhagem. Este inseto minúsculo se alimenta da seiva celular e pode causar sérios danos à planta. Tendo encontrado uma pequena teia de aranha ao longo das bordas das folhas, você precisa banhar os brotos sob um banho quente e depois tratá-los com um inseticida.

Pin
Send
Share
Send