Ceratostigma tem 8 espécies de plantas e arbustos perenes. São plantas encaracoladas, sempre-verdes ou caducifólias. Eles crescem em várias regiões do sudeste da Ásia, China e Tibete. Para decorar o jardim, os três tipos descritos abaixo são mais adequados.
Plataginóide de Ceratostigma (C. Plumbaginoides)
Arbusto rastejante, tipo grama, com 25 a 30 cm de altura.Folhas de tamanho médio, de forma oval, com pubescência quase imperceptível. Na primavera e no verão, verde de cima, na parte de trás cinza-verde. Floresce muito bem (agosto-setembro). No contexto de folhas brilhantes de laranja e cobre, pequenas flores azuis florescem. Eles são coletados em pequenas inflorescências e estão localizados no topo dos brotos.
Adequado para decorar jardins. É usado na forma de luxuosos tapetes de grama, bem como na decoração de composições de pedra, territórios próximos a caminhos.
Ceratostigma Wilmott (C. Willmottianum)
Arbusto rastejante cresce até 1 m de altura. Folhas de até 5 cm de comprimento, alongadas, verdes. Suas bordas são decoradas com uma borda carmesim. Folhas de outono ficam vermelhas. Período de floração: agosto-setembro. As flores são pequenas, azul pálido, com um meio vermelho. As inflorescências de espigões estão localizadas nas extremidades dos rebentos.
No Tibete misterioso e distante, a planta ainda é considerada um símbolo da sabedoria. Muito popular na Europa. Plantado em jardins privados, ao lado de casas, em praças e parques da cidade.
Ceratostigma da orelha (C. Auriculata)
Planta de cobertura do solo, com até 35 cm de altura.As flores são azuis, pequenas, coletadas em inflorescências racemose. Os folhetos são pequenos, delicados, de cor verde claro.
Esta espécie é ideal para canteiros de flores e para cultivo em vasos. Em fevereiro-março, a planta precisa ser semeada para mudas. Após cerca de 3 semanas, as mudas aparecerão, que serão transplantadas.
Cuidados e manutenção
Ceratostigma não cresce bem em locais escuros e úmidos. A melhor opção - abra áreas ensolaradas do jardim. Ama quando seca e quente.
O solo argiloso é contra-indicado. Um solo levemente úmido, com boa drenagem, leve é adequado para a planta. A fertilidade da terra é moderada, a cobertura é em pequenas quantidades.
Se houver pouca chuva na estação quente, a planta precisa de rega moderada.
A reprodução é realizada na primavera ou no outono, usando processos em camadas ou laterais. Se você plantar sementes, a planta florescerá apenas no próximo ano. As plantas jovens devem ser limpas durante o inverno em uma sala fresca (+ 10 ° C). Antes de plantar, solte o solo muito bem. Plante a planta com cuidado: possui um sistema radicular muito delicado.
Para o plantio, pequenas áreas localizadas nas encostas, no lado sul das árvores, ao longo das paredes solares devem ser alocadas. Mais importante ainda, edifícios e árvores não cobrem o sol. Além de áreas abertas, é recomendável plantar uma planta em bordas, fronteiras de mistura.
O melhor "vizinho" do ceratostigma é a euforbia, assim como as árvores e arbustos de coníferas (zimbro, thuja etc.). As plantas de poda precisam na primavera, imediatamente após a neve derreter.
As doenças mais comuns são oídio. Ceratostigma é resistente a pragas.
A planta não gosta muito de geadas, pode suportar quedas de temperatura de -15 ° C. Na Sibéria e nas latitudes do norte, recomenda-se plantar em vasos. Na primeira geada, limpe-os em uma sala com uma temperatura de + 10 ° C.
Em climas mais amenos, cubra com uma tampa de arame e polietileno para o inverno. Enrole por cima com vários materiais naturais.