Os afídeos são uma grande família de pragas sugadoras que fazem parte de um esquadrão de meia-asa. Existe um grande número de variedades de pulgões, alguns deles resolvem e danificam apenas certas culturas, outros são onívoros e podem viver na maioria das plantas.
Conheça vários representantes de pulgões podem ser encontrados em quase todas as regiões do globo. Claro, longe Nem todas as espécies de pulgões vivem na Europa. Vamos nos familiarizar com as variedades mais frequentes.
Informações gerais
Os pulgões se acomodam nas plantas e começam a sugar os sucos, formando áreas necróticas.
Um - o único indivíduo não causará danos sérios, mas o problema é que pequenas pragas se multiplicam rapidamente e formar numerosas colônias. A este respeito, é necessário ter vários métodos e métodos de luta.
Quanto maior a população de pulgões, mais plantas morrerão por causa de sua atividade. Algumas espécies até são classificados como pragas de quarentena, por exemplo, filoxera da uva. Como diferentes espécies de pulgões parecem, você pode olhar as fotos postadas em nosso artigo.
Pêssego
Duas subespécies são conhecidas: pulgões grandes de pêssego e pulgões de estufa (também tabaco e verde).
Grande
O fundador possui um tronco arredondado de cor cinza acastanhado, com até 5 mm de comprimento. Cabeça preta com antenas curtas. No abdômen e no peito, há dois tubérculos. O macho é da mesma cor, mas menor em tamanho. Asas ausentes.
A virgem alada tem um comprimento de corpo menor - até 4,5 mm, a cor da cabeça e do peito é preta, as costas e o abdome são cinza e marrom. A virgem sem asas tem um tronco cinza na forma de uma pêra, coberta, como a cabeça com manchas pretas. As pernas são brilhantes - amarelo e laranja.
Os ovos têm uma cor laranja primeiro, que gradualmente fica escuro e fica marrom. Depois de alguns dias escurece, os ovos ficam pretos.
- Distribuição geográfica. Áreas de estepe e a Crimeia.
- Em que plantas é encontrada? Prefere árvores de frutos e nozes - ameixa de cereja, pêssego, amêndoas, damasco, ameixa.
- Características do desenvolvimento e ciclo de vida. Eles têm um ciclo de desenvolvimento de um ano. Grandes grupos de ovos são enviados para o inverno, localizados no lado interno de grandes galhos e sob a casca do tronco.Em abril, as larvas aparecem e começam a se alimentar ativamente, passando o ciclo de desenvolvimento para um adulto dentro de um mês.Do fundador aparece 50-80 larvas, de virgens sem asas, em média - 30. A terceira e as gerações subseqüentes se multiplicam muito intensamente. As virgens aladas aparecem no meio do verão e começam a voar ativamente para outras árvores, formando novas colônias.
Se você não tomar medidas, até agosto a população de pulgões cobrirá completamente todas as árvores do jardim, localizadas no interior das folhas e galhos. Durante a temporada, 8-10 pragas são geradas. Os machos nascem no outono e fertilizam as fêmeas para formar ovos invernantes.
- Que mal isso faz? Ao sugar os sucos das árvores, os pulgões não podem destruir completamente a planta. No entanto, sua atividade enfraquece as forças protetoras da árvore, o que leva ao desenvolvimento de várias doenças virais.
Além disso, dá lugar a fungos negros, que se fixam nas doces secreções dos pulgões. Externamente, a invasão fúngica é manifestada por manchas negras úmidas.
Pêssego verde ou pêssego
O fundador tem um tronco oval, esverdeado - amarelo, às vezes com uma tonalidade rosa.O comprimento não alcança mais de 2,5 mm.
Uma virgem sem asas de tamanho menor, o corpo é pintado em rosa, verde-amarelo ou verde-claro. Olhos vermelhos, antenas leves e curtas. O comprimento médio é de 1,5 a 2 mm.
Os ovos são alongados, em forma de elipse. Cor preta com brilho metálico.
- Distribuição geográfica. América do Norte, Ásia (especialmente Japão, China e Índia), Europa Oriental e Ocidental, Sul dos Urais.
- Em que plantas é encontrada? Espécie muito promíscuas que habitam o pêssego, ameixa, ameixa, tabaco, repolho, pepinos, beringelas, batatas, pimentos, rabanetes, dill e salsa, salada e muitas outras plantas, incluindo culturas em estufa e ervas medicinais.
- Recursos de desenvolvimento. O desenvolvimento é totalmente cíclico ou incompletamente cíclico (durante a vida em estufas). Larvas dos fundadores aparecem de ovos invernantes em março-abril. A temperatura do ar deve ser de pelo menos 20 °. Alimente-se com os rins. Desenvolvimento para um indivíduo maduro de 18 a 28 dias.O fundador dá cerca de 30 a 60 ovos da prole. O aumento máximo na população é observado no meio do verão. Por uma temporada pode desenvolver até 12 gerações. Os ovos de inverno são gastos com base nos rins.
- Que mal isso faz? A nocividade mais significativa é observada em rebentos jovens e em várias culturas hortícolas, bem como no tabaco. Há uma torção de folhas, rugas, aparência de áreas ressecadas. Muito prejudica as flores, que como resultado murcham e caem.
Batata grande
A virgem sem asas tem um tronco oval, apontou nas costas. É colorido de vermelho ou verde. O comprimento não é mais do que 4 mm. As antenas e a cauda são longas, na cor do corpo.
A virgem alada é pequena, com até 3,5 mm de comprimento. Touro é verde claro, pernas e antenas são castanhas.
- Distribuição geográfica. Quase em todo lugar. Originalmente apareceu na América do Norte.
- Em que plantas é encontrada? Como polífago é onívoro, mas prefere batatas, tomates, repolho, beterraba, bem como estufa e plantas de casa.
- Recursos de desenvolvimento. Ciclo de desenvolvimento incompleto. A reprodução é apenas partenogenética.Na primavera, indivíduos sem asas aparecem e se instalam no lado interno das folhas de forragem. Wintering ocorre em ervas daninhas e no solo ou em salas quentes.
Durante a temporada, há uma constante mudança de gerações sem asas e aladas. Todas as outras formas estão faltando.
- Que mal isso faz? Esta espécie de afídeos pode transportar cerca de 50 variedades de doenças virais.
Macieira verde
Ovo - claro esverdeado, escurece gradualmente até ficar preto. O tronco oval do fundador com uma ponta posterior afiada. Tingido de verde, cabeça avermelhada ou castanha.
A virgem sem asas é muito semelhante ao fundador. Virgem alada de tamanhos menorestem uma barriga verde. Patas, cauda, peito e cabeça são pretos.
A fêmea anfígena não tem asas, o corpo é colorido de amarelo com um tom marrom ou verde. O rabo de cavalo e as extremidades das antenas são pretas. O macho da fêmea anfíbia difere apenas em tamanhos menores.
- Distribuição geográfica. Europa Oriental, o Cáucaso e a Ásia Central.
- Em que plantas é encontrada? Prefere árvores frutíferas pome - cotoneaster, apple, nêspera, pêra, marmelo, irgu, mountain ash, hawthorn.
- Recursos de desenvolvimento. Ao longo da temporada, várias gerações se alternam morfologicamente. Do ovo, as larvas dos fundadores aparecem no período em que os brotos das folhas florescem.Um indivíduo dá até 120 virgens sem asas. O período do seu desenvolvimento é 9-13 dias. Em junho, indivíduos alados aparecem, eles começam a espalhar a população para diferentes árvores.
O número de gerações depende do habitat e varia de 6 gerações em regiões frias para 17 em regiões quentes. Acasalamento e depósito de ovos hibernantes ocorre em outubro.
- Que mal isso faz? Mudas jovens sofrem mais. Mas até as árvores adultas estão recebendo muitos danos. As folhas são torcidas, manchas são formadas nos frutos, galhos e brotos são deformados.
Parece um pulgăo de maça verde, olhe para a foto.
Sobre a luta contra os pulgões por remédios populares, leia aqui.
Rosanna Green
Todas as formas e estágios de desenvolvimento não são muito diferentes uns dos outros. Qualquer indivíduo tem um tronco verde elíptico, longas antenas marrons, uma cauda alongada em forma de espada.
- Distribuição geográfica. Ocorre em quase toda parte.
- Em que plantas é encontrada? Além de rosas e cachorro rosa, pulgões podem se estabelecer em morangos, pêras e macieiras.
- Recursos de desenvolvimento. Leva um ciclo completo.Hiberna nos galhos do ovo. Os fundadores, em média, dão cerca de 80 ovos cada. Em estufas e estufas se multiplica ao longo do ano.
- Que mal isso faz? Oprimem o crescimento dos arbustos, as folhas se curvam, os brotos não se dissolvem, as plantas enfraquecidas toleram mal os resfriados do inverno e o ataque dos vírus.
Folha gaulesa
As fêmeas sem asas têm um corpo ovalpintado em amarelo ou verde pálido. Antenas longas e escuras. As fêmeas aladas são muito menores, têm um par de asas transparentes. Corpo marrom acastanhado.
- Distribuição geográfica. Em todo lugar.
- Em que plantas é encontrada? Groselhas brancas, vermelhas e pretas.
- Recursos de desenvolvimento. Ciclo completo.
- Que mal isso faz? Sugando os sucos das folhas, formas nas galhas - borgonha ou amarelo inchado. A maioria dos arbustos jovens prejudiciais, a população é capaz de matar a planta.
Para proteger as plantas, os meios químicos podem ser usados para controlar os pulgões.
Beterraba ou feijão
Ovo - preto, elipse. O fundador e a virgem sem asas têm um corpo oval, alargado nas laterais.
- Distribuição geográfica. Europa, América do Norte, Ásia Central e Transcaucásia.
- Em que plantas é encontrada? Prefere beterraba, jasmim, fuso, feijão, papoula, kalina, ervilhaca, girassol e batata.
- Recursos de desenvolvimento. Alternância de gerações ao longo da estação de crescimento de plantas forrageiras, a última geração acasala e estabelece ovos invernantes.
- Que mal isso faz? As folhas enrugar e torcer, a planta é deprimida no crescimento e pode morrer. Carrega uma variedade de doenças virais.
Pepino (melão)
O tronco alongado com uma ponta posterior afiada é colorido em diferentes tons de verde. Antenas e pernas negras.
Foto de suspensão de melão.
- Distribuição geográfica. Em todo lugar.
- Em que plantas é encontrada? Plantas de melão, pepino, beterraba, algodão, tabaco, amendoim, gergelim, cítricos, eucalipto.
- Recursos de desenvolvimento. Parthenogenetic reprodução, o desenvolvimento é incompletamente cíclico. Durante a temporada, várias gerações de virgens sem sexo mudam. Fecundidade - 40-50 indivíduos da fêmea.
- Causou dano. Esta espécie é uma das mais maliciosas.Causa danos muito grandes às plantas devido à sua alta fertilidade.
Repolho
Tem um corpo verde-claro largo oval, antenas escuras curtas.
Foto de pulgões de repolho.
- Distribuição geográfica. Praticamente em todos os países, a Rússia está ausente em regiões subtropicais.
- Em que plantas é encontrada? Habita principalmente em crucíferas, especialmente rabanete e repolho.
- Desenvolvimento. Em um clima quente, o desenvolvimento é incompleto, em outras áreas - um ciclo completo. Para a temporada há de 6 a 30 gerações.
- Que mal isso faz? Multiplicando maciçamente, adere à planta inteira, que leva à morte.
Filoxera de uva
Torso oval, cor amarela ou marrom. Antenas e probóscides muito curtas.
- Distribuição geográfica. Áreas de viticultura na Europa, América do Norte, África e Ásia.
- Em que plantas é encontrada? Vive apenas em todos os tipos de uvas. A forma da folha não se fixa nas espécies pubescentes.
- Desenvolvimento. Formas de raízes e folhas, passam por um ciclo completo. Uma fêmea de folha é capaz de produzir até 500 ovos. Para a temporada é substituído por até 9 gerações.
- Que mal isso faz? A filoxera refere-se a pragas quarentenárias.Nas raízes existem galhas, deformações nas folhas. A população é capaz de destruir completamente a vinha.
Cenoura
O corpo oval alongado é de cor verde pálido, as antenas curtas e leves, bem como as pernas.
- Distribuição geográfica. Em todo lugar.
- Em que plantas é encontrada? Em cenouras e outras plantas umbelíferas.
- Desenvolvimento. Ciclo de vida completo.
- Que mal isso faz? As folhas são torcidas, a nutrição das raízes se deteriora, então a qualidade e a quantidade da safra sofrem.
Choupo (álamo) branco
Os indivíduos têm um tronco oval de cor branca ou amarela. As fêmeas aladas são apenas brancas.
- Distribuição geográfica. Ásia Central, Europa Ocidental, Irã, Sibéria Ocidental.
- Em que plantas é encontrada? Em preto, piramidal e outros tipos de álamo.
- Desenvolvimento. Ciclo completo.
- Nocivo. A secagem dos rins, a torção das folhas, o enfraquecimento das árvores, especialmente os jovens.
Hermes
O fundador tem um torso preto e brilhante. Gerações subseqüentes são cobertas com pêlos brancos e fofos.
- Distribuição geográfica. Em toda parte, onde há árvores coníferas.
- Em que plantas é encontrada? Quaisquer coníferas, especialmente abeto, pinho, larício e cedro.
- Desenvolvimento. Incompleto Para a temporada há 4-5 gerações.
- Nocivo. Violar o desenvolvimento e frutificação das árvores, enfraquecendo as defesas e reduzindo a decoração.
Powdery (desgrenhado)
A fêmea sem asas tem um corpo creme rosado, a forma é oval. Nos lados existem numerosas cerdas. Todo o corpo é coberto com uma camada branca como a farinha de neve.
A fêmea alada difere de sem asas apenas pela presença de asas.
- Localização geográfica. Em todo lugar.
- Em que plantas é encontrada? Prefere frutas cítricas, uvas, a maioria das plantas de interior e de estufa.
- Desenvolvimento. A fêmea pode adiar até 2.000 ovos, dos quais logo aparecem larvas. Eles são móveis e se movem em torno de todas as plantas vizinhas, sugando o suco deles. Em casa e em estufas, o desenvolvimento e a reprodução são contínuos.
- Nocivo. Deformação de ramos e caules, secagem e queda de gemas e folhas, inibição do desenvolvimento, enfraquecimento das qualidades de proteção das plantas.
Raiz
O corpo pode ser colorido amarelo, branco ou verde, a forma é ovóide. Cabeça, antenas e peito marrom. Todo o corpo é coberto com um revestimento amarelo esbranquiçado, semelhante a cera.
- Localização geográfica. Em todo lugar.
- Em que plantas é encontrada? Praticamente em tudo.
- Desenvolvimento. Fêmeas de hibernação hibernam, que se escondem no solo. Na primavera, as larvas nascem delas. Eles subsequentemente criam descendentes. Durante a temporada, várias gerações e estágios de desenvolvimento são substituídos.
- Nocivo. Ao sugar os sucos das raízes laterais acessórias, a praga perturba o suprimento normal de nutrientes para a planta.
Casa ou quarto
Inclui várias subespécies, que diferem em cor. Existem afídeos brancos, pulgões vermelhos, pulgões verdes e pretos.
- Localização geográfica. Em todo lugar.
- Em que plantas é encontrada? Quase todas as flores internas.
- Desenvolvimento. Ciclo completo. A reprodução é partenogenética e periodicamente acasalando com anfígenas. Eles não vão no inverno, eles desenvolvem todo o ano.
- Nocivo. Folhas, brotos e botões murcham e murcham, desaparecem. Plantas param em desenvolvimento, gradualmente perecem.
Conclusão
Você pode ser classificado sobre as preferências das plantas forrageiras e do habitat. Assim, existem pulgões de jardim, flores, vegetais e vegetais.
Pulgões de jardim vivem em árvores frutíferas e arbustos de bagas, causando sérios danos a plantas de jardim. Este grupo inclui muitos tipos de insetos, que possuem uma variedade de cores. O ciclo de vida é muitas vezes completo, com a mudança de diferentes gerações. A diferença está no número de gerações e no número de descendentes.
Flor pulgões preferem flores e plantas ornamentais que vivem em jardins de flores, jardins da frente, em um canteiro de flores.
Os afídios hortícolas estabelecem plantas vegetais diferentes - vegetais e ervas. A única exceção é qualquer tipo de cebola e alho. Na natureza, não há pulgão de cebola, uma vez que os fitonídeos contidos nas plantas repelem os insetos. Esta propriedade é freqüentemente usada no controle de afídeos, pulverização com infusões de cebola e alho é aplicada. Sobre como lidar com pulgões, leia o artigo "Os melhores remédios populares para combater os afídeos Parte 1 e Parte 2".
Claro que É impossível descrever em um artigo todas as variedades de pulgõesporque há muitos deles. No entanto, tentamos coletar todas as espécies mais comuns.
Vídeo útil!