O vinho é uma bebida alcoólica feita a partir de suco de uva fermentado, como resultado de seu processo de fermentação.
Se a bebida é feita a partir de outras bagas ou frutos, não é considerado vinho.
Os vinhos são diferentes em cor, sabor, força e características. A base do vinho é uvas. É ele quem define o tom da bebida.
Fazer uma bebida de vinho é uma arte completa que começa com uvas. Os produtores de videira notam que uma boa uva de vinho tem uma certa estrutura - as bagas são geralmente pequenas, os cachos não devem ser grandes e o conteúdo de suco na fruta deve ser superior a 80%.
As uvas devem ter um sabor pronunciado, muitas vezes ácido, e o cheiro de frutas deve estar saturado.
Estágios de fabricação de vinho
A produção de vinho é dividida em duas etapas:
- Recolha, processamento, fermentação e clarificação de uvas;
- Envelhecimento, enchimento excessivo e engarrafamento.
Naturalmente, esta é uma breve descrição das etapas, porque a tecnologia de produção é complexa e o processo leva muito tempo.
As uvas são colhidas no máximo amadurecimento das bagas. Às vezes, a coleta de frutos maduros é permitida, uma vez que o teor de açúcar deve ser o mais alto possível.
As uvas brancas amadurecem um pouco depois do vermelho.
Variedades de uvas c de que produzem vinho
Aligote
A variedade mais popular. Variedade francesa, instável ao envelhecimento. As bagas são verde-amarelo, manchado, com veias vermelhas, as folhas são verde-escuras.
Os vinhos de uvas aligot são leves, com um sabor delicado e agradável. A variedade é adequada para fazer vinhos espumantes.
Albillo
Vinho espanhol. As bagas amadurecem e dão frutos fracamente. As bagas são amarelas e verdes, pequenas. Usado para a preparação de vinhos de alta qualidade, por exemplo, porto ou Madera, adequado para a produção de xerez.
Aranel
Variedade francesa. As bagas amadurecem cedo, aglomerados densos, verdes com um tom dourado.
Adequado para fazer vinhos brancos com um aroma rico.
Armavir
Variedade híbrida. Bagas pretas com pele grossa. Madura até tarde. Apropriado para a preparação de vinhos de sobremesa vermelhos, menos frequentemente cantinas.
Barbera
Tipo italiano de maturação tardia. As bagas são vermelhas, com sabor e cheiro azedo. Adequado para vinhos tintos com um longo tempo de envelhecimento.
Os vinhos são aromáticos, azedos e com sabor de groselha. A cor do vinho é escura, saturada.
Bastardo Magarachi
Nota técnica com pequenas bagas azuis escuras sem sabor. Usado para fazer principalmente vinho seco com um bouquet rico e notas de chocolate, cerejas, frutas e até mesmo rosa mosqueta.
O vinho acaba por ser uma cor rubi densa, de alta qualidade.
Verdelho
A variedade portuguesa, a pátria - a ilha da Madeira. As bagas são pequenas, esverdeadas com um tom dourado. Doce a gosto, com um aroma delicado.
Adequado para o fabrico de variedades de vinho de primeira classe, bem como para vinhos fortes e xerez.
Vionje
Os cachos são pequenos, com pequenas bagas redondas de cor quase branca. Bagas têm o aroma de almíscar, não estão localizados para a resistência. Os vinhos brancos são obtidos com aroma a almíscar ou damasco, suficientemente saturados e doces.
Grenache
Uma variedade popular. Existem dois tipos - branco e noir (preto). O branco é cultivado, o noir é uma variedade muito antiga com bagas de açúcar. Usado para vinhos tintos de alta qualidade.
É frequentemente utilizado para diluir vinhos de outras castas devido à sua forte doçura e sabor pronunciado.
Gama
Variedade francesa, apropriada para fazer vinhos tintos, principalmente secos. O vinho é leve, com um aroma delicado de frutos silvestres ou frutas.
Gewurztraminer
Uma variedade de uvas brancas vem da França. Variedade muito perfumada, adequada para a produção de vinhos doces. Os vinhos têm um aroma rico de mel, rosas ou citrinos.
Dolcete
Variedade italiana de uvas vermelhas. As bagas não estão localizadas para a exposição, são adequadas para vinhos tintos que têm um agradável aroma frutado.
Zinfandel
A variedade americana, os vinhos obtidos a partir desta casta são fortemente alcoólicos com um sabor azedo ácido.
O aroma pode ser com notas de especiarias e pimenta, assim como rosas e bagas.
Idivington
Variedade turca. As bagas são pequenas e pretas. É utilizado na preparação de vinhos tintos leves com aroma fresco insaturado.
Cabernet Sauvignon
Talvez a variedade de uva mais famosa. Variedade francesa com pequenas bagas azuis escuras. A partir dele, é feito vinho tinto saturado com um aroma azedo de groselha preta, chocolate ou notas de zimbro.
Kokur
Variedade de uva branca.Variedade da Criméia, resistente ao envelhecimento. As bagas são verdes, de tamanho médio, ovais. Adequado para fazer vinhos de sobremesa brancos com um leve aroma.
Carmenier
Uma variedade de uvas vermelhas, que cresce principalmente no Chile. O vinho é doce, com notas de ameixa, café ou bagas pretas.
Cortese
Variedade de uva branca italiana. É utilizado na fabricação de vinhos do Piemonte, além de espumantes e champanhes. Uma variedade leve e perfumada, vinhos dos quais tem um leve aroma de limão ou bagas.
Leon Mijo
Uma variedade de uvas para a produção de vinho tinto. As bagas são grandes, vermelho-azuladas. O vinho fica aveludado, com um agradável aroma a cerejas ou chocolate.
Negro libanês
Uma variedade com pequenas bagas e cacho denso. É utilizado na elaboração de vinhos leves com sabor aveludado e delicado.
Merlot
Variedade de uva vermelha, tão popular quanto Cabernet.
Os vinhos Merlot são suaves, com um aroma rico a frutos silvestres, cedro e chocolate. Estes são os vinhos mais frutíferos.
Malbec
Variedade de uva francesa. As bagas são redondas, azuis, o cacho não é denso. Os vinhos são tons de rubi com um forte sabor suculento e tons de ameixas e tabaco.
Muscat branco e preto
Uma variedade popular, nativa do Egito. Os vinhos de Muscat distinguem-se pela alta qualidade e aroma rico de muscat. As bagas são densas, amarelo-esverdeadas ou pretas com um tom azulado.
Nebbiolo
Variedade italiana de uvas vermelhas. O fruto é azul-preto, o cacho é pequeno e denso. Os vinhos desta variedade são obtidos com acidez e notas de ervas, alcaçuz e pele.
Pinot Blanc
Variedade de uva branca. Adequado para fazer vinhos brancos com aromas de peras ou maçãs.
Pinot Noir
Uma variedade de uvas vermelhas com o sabor mais incomum e complexo. Os vinhos desta casta incluem um bouquet complexo de sabores a partir de tons de bagas, musk e ervas
Riesling
Uma variedade de uvas brancas a partir das quais são feitos vinhos secos e doces.
Uma variedade nobre, adequada ao envelhecimento, confere ao vinho o aroma de ameixas, pêssegos e frutos.
Sangiovese
A variedade italiana mais popular. O vinho tinto será caracterizado por especiarias e sabor rico.
Syrah (Shiraz)
Uma variedade de uvas vermelhas. Os vinhos têm um forte sabor rico de frutos silvestres e uma cor escura.
Tempraniyo
Uma popular variedade espanhola de uvas vermelhas, vinhos de que têm o aroma de frutas e tabaco.
Tourist Nacional
A variedade portuguesa, a partir da qual o porto é feito.Os vinhos podem ser secos e fortes, têm um aroma de passas, mel e frutas secas.
Shengen Blanc
Variedade francesa, cujo vinho é o mais resistente. Os vinhos têm uma variedade de tons que vão desde frutas, mel e padaria a frutas.
Chardonnay
A variedade de uva branca mais famosa do mundo. Os vinhos dele podem ser leves, ligeiramente aromáticos e azedos com notas brilhantes de frutas vermelhas, doces e mel.
Nós examinamos apenas as variedades de uvas mais populares para a produção de vinho. De fato, milhares de variedades diferentes - originais e cultivadas. Isso prova mais uma vez que a vinificação não é apenas uma atividade interessante, mas também uma arte de verdade!