A poda da cereja é necessária para o pleno desenvolvimento da planta lenhosa e boa frutificação.
Distinga a primeira poda de cereja e o seguinte. Qual é a diferença entre as duas espécies nomeadas e como fazer o procedimento de corte, vamos considerar mais.
Ameixa cereja pela primeira vez, ou o começo da formação
A primeira vez que uma cereja de 1-2 anos é colhida na primeira década de junho. Isso é feito para aumentar o número de filiais da fileira inferior, para reduzir os processos de crescimento no topo da copa e, é claro, para atingir a meta principal - frutificação precoce.
Após o processo de formação, existem 4-6 ramos básicos da camada inferior da árvore, no segundo - cerca de 2-3, no terceiro - 2, não mais. E a distância entre camadas deve ser de aproximadamente 70-85 cm.
A poda pela primeira vez é a seguinte:
Para mudas maduras
- Se a plântula for razoavelmente bem desenvolvida e tiver 4-6 ramos orientados em direções diferentes, e o ângulo que eles formam com o condutor for maior que 45 graus, os ramos inferiores serão reduzidos a 50-60 cm;
- então vá para os tiros acima. Eles precisam ser cortados de modo que fiquem aproximadamente na altura do nível inferior,a parte central deste nível é 15 centímetros mais alta, pois os galhos não ultrapassam 60 cm, seu comprimento é reduzido à metade ou eles ocupam um terço do comprimento nesse nível em particular.
Para plântulas com um pequeno número de ramos laterais
O que se entende por um pequeno número de ramificações? Não mais do que 2-3. A poda de tais mudas assume que os galhos serão encurtados em média em 25 cm.
Isso é feito para aumentar o crescimento de novos brotos, que posteriormente se tornarão os ramos esqueléticos (base) do nível inferior. Nos mesmos princípios, a poda de árvores com uma coroa unilateral é construída.
O que você deve saber em ambos os casos
O corte, quando os ramos são encurtados, é realizado no rim externo, dirigido para a periferia, no condutor central, ao contrário, no interno.
Poda subseqüente, ou continuação da formação da coroa
Desde que a muda esteja se desenvolvendo razoavelmente bem, é necessário remover todas as folhas da zona do caule.
Eles só vão forçar a planta a gastar nutrientes na formação de novos brotos. Há, no entanto, uma exceção: em mudas subdesenvolvidas, você pode deixar os rins na zona do caule.
Regras gerais de corte:
- Para o próximo ano, os ramos esqueléticos de 1-2 ordem de ramificação se formarão em plantas lenhosas de rápido desenvolvimento.Na maioria dos casos, a cerejeira se ramifica apenas nas pontas dos ramos ou no local de redução, ao mesmo tempo em que forma 4-5 bons rebentos. Em tal situação, o corte é realizado no ramo mais horizontal, orientado para a periferia da coroa, enquanto os outros ramos são encurtados por 10-12 cm.
- ramos que crescem diretamente dentro da coroa e correm paralelos à maioria dos ramos, e também têm um ângulo de divergência inferior a 60 graus, devem ser cortados no anel.
- a diminuição do comprimento da parte aérea em cada nível é realizada ao longo do comprimento da parte aérea, que é a continuação do ramo esquelético inferior mais baixo (base). O escape "padrão" não é encurtado de forma alguma!Os ramos que se localizam em cima, cortam-se a 40-55 cm, horizontais, bem como aqueles abaixo - até 70-85 cm.
- o condutor central, no caso de ser altamente desenvolvido, é recomendado para ser transferido para outro escape mais fraco. Para isso, é encurtado 15 centímetros acima das seções dos ramos esqueléticos.
A poda é realizada da seguinte forma:
- os principais ramos do nível inferior são necessários para a colocação de ramos de segunda ordem. Este marcador é feito a uma distância de 30 a 70 cm do tronco e tem como objetivo direcionar os ramos para a periferia da coroa, no caso em que os ramos laterais são mais longos do que a continuação do ramo esqueleto (base), eles devem ser encurtados.E se o seu comprimento for menor que 40-50 cm, então os ramos não encurtarão, e eles serão envolvidos em ramos de buquê.
- O segundo nível é colocado a uma distância de cerca de 75 cm do nível inicial. Para este propósito, 2-4 brotos são selecionados, tendo um ângulo de recuo do tronco da cerejeira a 50-60 graus, e estes brotos devem ser igualmente direcionados em todas as direções. Para o encurtamento deles / delas, é escolhido um nível como a altura dos tiros das continuações dos ramos esqueléticos do estágio inicial. Para um tiro central a este nível, acrescente 15-20 cm e encurte;
- Os ramos do terceiro nível são formados da mesma maneira que os ramos do segundo nível. Com a única diferença: eles são colocados, respectivamente, a um nível de 55 cm do segundo nível.
Poda final ou conclusão da formação
Por via de regra, a formação da coroa conclui-se pelo quinto ou sexto ano. Neste momento, assim como nos 4 anos seguintes, só é necessário remover os rebentos voltados para dentro e sendo demasiado altos, e também minimizar a coroamento por um mínimo.
Poda bem sucedida!