Gladíolos - flores que nunca saem de moda

Pin
Send
Share
Send

Gladiolus (espada) - uma planta tuberosa perene, lindamente florida, da família da íris. Folhas com um tom azulado têm uma forma de espada.

A inflorescência é uma orelha, cujo comprimento pode chegar a 100 cm, e a cor das inflorescências em forma de funil pode ser a mais diversa.

Na natureza, não há apenas gladíolos azuis e pretos. A fruta é uma cápsula tricúspide. Os jardineiros são apreciados por sua alta variedade de cores decorativas e longas.

Como plantar gladíolos

O tempo para o plantio de gladíolos depende das condições climáticas. Para plantar flor floresceu e deu um bom material de plantio, é necessário plantá-lo no solo, que aqueceu até 8 So. Na zona intermediária da Rússia, o horário de aterrissagem é no final de abril. Você pode acelerar o processo de aquecer a terra ou derretimento da neve, cobrindo o local do suposto plantio com filme preto.

Para cormos de floração anteriores são cultivadas antes de plantar em terreno aberto. Para fazer isso, eles são colocados no início de abril em um recipiente com um substrato de nutrientes. Após o início do calor estável, eles são transplantados para o local selecionado no jardim.

O local de pouso é escolhido pelo sol, protegido dos ventos do norte.Os Corms não toleram mal a localização próxima das águas subterrâneas - eles podem pegar doenças fúngicas ou morrer. Gladiolus pode ser plantado em um lugar por 3-4 anos. Depois disso, a composição do solo de sideratos, como mostarda, ervilha ou aveia, restaura bem o equilíbrio da composição do solo.

Para o plantio de tubérculos bem adaptados de tamanho médio. Se você é oferecido para comprar tubérculos grandes em uma loja de horticultura ou em uma feira, você precisa saber que eles são antigos. Tal material de plantio não dará às crianças saudáveis ​​e substituindo os cormos; vai florescer mal.

Antes do plantio, os rebentos são limpos de flocos esbranquiçados e tratados em solução de manganês, deixando o material de plantio por pelo menos uma hora. O solo deve ser respirável, solto e fértil. Adicione ao buraco um fertilizante mineral complexo, cinzas, húmus e o estrume.

Para evitar a estagnação da umidade, recomenda-se derramar um punhado de areia grossa ou argila fina sob o fundo. Adultos plantas plantadas a uma profundidade de 8-10 cm, bebês - 2-3 cm.As duas primeiras semanas após o plantio, é necessário manter uma umidade moderada do solo, evitando o ressecamento.

Cuidado com o gladíolo

Em clima quente, as plantas são regadas todos os dias pela manhã ou à noite. Continue soltando e cobrindo o solo.

Além disso, para um bom florescimento e a formação de bebês saudáveis, é necessária a alimentação freqüente.

Quando brotando emerge, é necessário começar a introduzir fertilizantes, cuja base é o nitrogênio. Fertilizantes de fósforo e potássio são usados ​​durante a brotação e floração.

O gladíolo é alimentado mais de uma vez a cada duas semanas. Muitas vezes durante as plantas com flores precisam de uma liga para os suportes. Altamente gladioluses pode quebrar o vento, a chuva pode cair.

Limpeza e armazenamento de estoque de plantio

Os primeiros e médios tipos de gladíolo começam a escavar já em setembro. Para uma boa formação de tais bulbos, 35-40 dias do momento da parada de florescência é necessário. Para variedades tardias - 45-50 dias. Por fim, as lâmpadas, cultivadas de crianças e variedades tardias, são removidas.

Os bulbos cavados são lavados em solução de manganês e deixados a secar. Seque-os por 1,5 a 2 meses em uma sala seca e ventilada à temperatura ambiente. Periodicamente, eles precisam ser entregues, examinados para pragas e doenças.

Após a secagem, as crianças são separadas dos cordeiros principais, embaladas em sacos de papel e colocadas em local fresco e seco. A temperatura não deve estar acima de 7 ° C. Em uma casa privada, as lâmpadas guardam-se em uma adega e em um apartamento - em um refrigerador.

Se houver muito material de plantio e não houver possibilidade de armazená-lo na geladeira, ele poderá ser deixado à temperatura ambiente.

Quando armazenadas em um ambiente quente, as lâmpadas costumam ser danificadas por pragas, como os tripes.

Sinais de sua aparência - um revestimento branco na lâmpada e seu encolhimento. Quando a praga aparece, o material de plantio é derramado com cal ou giz. Execute o tratamento com produtos químicos. Assim que as lâmpadas começam a acordar, elas devem ser limpas de escamas e colocadas na vernalização em um local claro.

Os gladíolos precisam de cuidados constantes, mas se você seguir as recomendações para o cultivo, eles agradecerão a flor colorida e exuberante.

Assista ao vídeo: Rosa do deserto

Pin
Send
Share
Send