Leucemia em uma vaca: sintomas, causas, consequências

Pin
Send
Share
Send

Hoje, quase todas as aldeias da família têm uma vaca e, às vezes, não uma.

As pessoas criam este animal devido à sua alta produtividade, isto é, o conteúdo da vaca é compensado pelo leite e pela carne.

Mas muitas vezes você pode enfrentar uma situação em que o animal se tornou "desbotado".

Na maioria das vezes, é um sinal de uma doença, por exemplo, leucemia.

Nesta doença tem suas próprias características, então se você quiser para detectar a doença no tempo, curar seu animal de estimação ou proteger todos os animais domésticos, esta informação será muito útil para você.

A leucemia é uma doença infecciosa crônica, que afeta os órgãos hematopoiéticos.

No decurso das doenças das células que executam a função hematopoética, crescem e amadurecem mal, resultando em mais de linfócitos libertados para o sangue. Às vezes leucemia termina com a formação de tumores em órgãos de vacas, bem como um holísticas tecidos lesão de todo o organismo.

Leucemia sofrem não só de gado, mas também porcos, cavalos e até pessoas. Esta doença foi descoberta pela primeira vez no final do século XIX. Desde então, os termos mundialmente conhecidas como a leucemia, leucemia, cancro de sangue. Por todas estas doenças entende-se uma infecção - leucemia.

O agente causador da leucemia é o vírus contendo RNA, que pertence ao grupo C (oncovírus). O vírus leucêmico bovino é similar em propriedades morfológicas aos agentes causadores da mesma doença em outros animais, mas as diferenças são observadas no nível da estrutura antigênica.

Apesar das consequências que este vírus pode causar, sua resistência a fatores ambientais abaixo da média.

Sob as condições da célula, mesmo a uma temperatura de 60 ° C, este oncovírus não durará mais do que um minuto, e sob condições de 100 ° C, a morte ocorre instantaneamente.

A desinfecção pode ser realizada com uma solução de soda cáustica com uma concentração de 2-3%. Também neutralize o vírus com uma solução a 3% de formaldeído ou uma solução de cloro em 2%.

No leite, essa "peste" vai morrer por ebulição ou no processo de azedar.

A leucemia pode se desenvolver por um tempo muito longo no corpo do animal, embora não tenha um efeito especial sobre o estado geral da vaca. Isso ocorre porque na célula o patógeno pode estar em um estado ligado por muito tempo com seu genoma.

A derrota ocorre no momento em que a taxa metabólica diminui ou a barreira imunológica do animal se deteriora.

A relação entre a idade das vacas e a percentagem de cabeças infectadas não é rastreada e, em média, Animais de 4 a 8 anos adoecem com mais frequência.

Os cientistas também observam que, por algum motivo, os animais de cor vermelha ou preto-e-branco são mais propensos a serem infectados. Este vírus pode infectar não apenas representantes do gado, mas também cabras, ovelhas.

Apanhar animais sãos só pode de um grande representante do gado. Quando a vaca está no primeiro estágio da doença, então, mesmo no leite e no colostro, esse oncovírus pode ser encontrado.

Além disso, a saliva pode conter uma pequena porcentagem de células infectadas.

Se considerarmos o mecanismo de transmissão do vírus, então, dentro do rebanho, distinguem-se dois tipos de mecanismo: transmissão vertical através do leite, placenta e colostro e transmissão horizontal.

Isto é, bezerros podem nascer já infectados (esta é uma infecção pré-natal), e bovinos adultos podem ser infectados pelo portador quando mantidos juntos (isto é infecção pós-natal).

Também é interessante ler sobre a ordenha de uma vaca

Este último caso requer pesquisa, uma vez que ainda não é totalmentese animais saudáveis ​​podem ser infectados com leucemia através de utensílios comuns (comedouros, recipientes para beber) ou através de insetos sugadores de sangue que podem morder uma vaca doente.

Os animais podem ter predisposição à infecção por leucemia e são geneticamente e fenotipicamente predispostos.

Fatores ambientais não podem afetar a infecção, em particular, mudando as estações do ano, as condições climáticas ou características geográficas não afetam a transmissão do vírus de alguma forma. O principal fator que influencia a propagação do vírus é o esterco dos jovens daquelas fazendas, onde eles não monitoram cuidadosamente o procedimento para checagem de vacas para leucemia.

A leucemia prossegue, basicamente, latentemente, isto é o ativador ativa-se abaixo da influência de alguns fatores e leva a violações nos órgãos da hematopoiesis.

Animal externamente doente não é diferente de saudável. Identificar a doença pode ser através de um exame de sangue, que mostrará violações na diferenciação das células e sua divisão.

A leucemia atua de forma que as células leucoblásticas começam a ser intensivamente divididas nos órgãos formadores de sangue, baço, nódulos linfáticos e medula óssea.Essas células descontroladas se espalham por todo o corpo do animal e com o fluxo sanguíneo atingem todos os órgãos e tecidos.

Assim, formam-se tumores que alteram a estrutura e interrompem o funcionamento de órgãos que se enquadram na infecção, afetando células específicas (atrofiam).

Todos os processos moleculares, celulares e orgânicos são violados, o que é a causa de distúrbios no processo hematopoiético e um aumento no número de linfócitos.

Embora não haja alterações no sangue periférico, o estágio do desenvolvimento da doença será considerado como um estágio de incubação. Quando infectada como um experimento, a duração desse período é de 60 a 750 dias e, com infecção não controlada, de 2 a 6 anos.

Todo o processo de desenvolvimento da leucemia é dividido em estágios: preleukoznaya, inicial, expandido e terminal. Com o curso da doença, os estágios são substituídos um após o outro em sucessão.

O diagnóstico no estágio preleukoznoy pode fazer-se só depois de levar a cabo estudos virológicos.

Quando a leucemia passa para o estágio inicial, as mudanças (quantitativas e qualitativas) nas células do sangue já serão perceptíveis.Há um aumento no número de leucócitos, um aumento na porcentagem de linfócitos. Também no sangue aparecem células imaturas, ligeiramente diferenciadas, que têm uma forma irregular e todos os tamanhos diferentes.

Durante a leucemia, os sinais clínicos da doença aparecem no estágio expandido. O animal começa a sentir-se pior, rapidamente se cansa, a digestão da comida piora, a quantidade de leite diminui.

Em geral, há um esgotamento geral do corpo contra o pano de fundo do agravamento do sistema digestivo. Em tamanho, linfonodos, fígado e baço aumentam, e na pele aparecem tubérculos, que indicam a presença de um tumor.

Quando a leucemia atinge o estágio terminal, o processo patológico é acelerado. Sinais inespecíficos tornam-se muito visíveis. Este estágio termina com um bloqueio completo do sistema imunológico do animal, que leva à morte.

Animais jovens devido a um sistema de proteção parcialmente fortalecido são suscetíveis a uma infecção mais rápida com leucemia, que é a causa de uma morte mais rápida. Basicamente, os jovens estão dividindo o baço, então o animal pode morrer drasticamente.

Diagnosticar é só possível depois de executar de pesquisas especiais. É impossível curar leucemia, você só pode proteger outros animais contra infecções.

A primeira coisa a fazer é examinar vacas com mais de 2 anos de idade a cada ano para a presença de um vírus em seu corpo. A análise deve ser feita uma vez por ano.

No caso de touros, que são utilizados para fertilização, a pesquisa deve ser realizada 2 vezes ao ano. Até que os testes estejam prontos, você não pode introduzir vacas estrangeiras no rebanho.

Se houver mais de dois animais grandes no rebanho, eles devem ser removidos do rebanho e substituídos por cabeças saudáveis.

Em períodos subseqüentes, para a reprodução dos descendentes, é necessário tirar as vacas das fazendas mais ricas e cruzá-las com os touros mais bem sucedidos em leucemia. Depois que os animais doentes foram retirados do rebanho, toda a sala deve ser desinfetada com soda cáustica em uma solução de 2-3% de concentração.

Se você fizer toda a pesquisa sobre leucemia a tempo, não será tão difícil identificar e curar suas vacas como possa parecer. Apenas cuide de suas vacas, não apenas em termos de alimentação regular, mas também em termos de verificação do estado geral. Deixe seus insetos serem saudáveis!

Assista ao vídeo: Anemia: sintomas, tratamentos e causas

Pin
Send
Share
Send