O majestoso hissopo é uma planta que é sempre útil na economia. Hissopo, ou erva azul de São João, da família dos olhos claros, cresce na Ásia, no Mediterrâneo, no Cáucaso e na Criméia. Ele ama terreno estepe e encostas pedregosas. O cultivo de hissopo desde a antiguidade era considerado um ritual importante e sagrado. Cada padre e xamã tratava essa planta com ternura e cuidado. Acreditava-se que o hissopo é o fôlego dos deuses.
- Cuidado da planta
- Termos de plantio
- Seleção de um site para plantio
- Rega, cobertura e capina
- Reprodução de Hissopo
- Sementes
- Corte
- Dividindo o mato
- Aplicação de hissopo em diferentes esferas
- Medicina
- Aromaterapia e Perfumaria
- Cozinhar
- Dano e contra-indicações ao hissopo
Hissopo é uma erva agridoce ou meio arbusto. Flores - com um tom azul, branco ou rosa. A planta floresce de julho a setembro, até que frutas parecidas com nozes apareçam em seus galhos.
Na natureza, existem até 50 espécies de hissopo, mas as principais são: hissopo officinalis (comum), hissopo giz, hissopo anis.
O hissopo é usado na culinária como tempero, em perfumaria, medicina, hissopo até mesmo licor.
Cuidado da planta
Plantar e cuidar do hissopo são simples. A planta pode suportar baixas temperaturas e vento. Para o hissopo, cuidados cuidadosos são necessários, se todas as regras forem seguidas, pode crescer em um lugar até 5 anos.
Termos de plantio
O tempo para plantar o hissopo depende da maneira que o jardineiro quer plantar:
- Se você tiver sementes de hissopo, é melhor semeá-las em campo aberto em maio ou em mudas - em março.
- O arbusto de hissopo deve ser dividido na primavera, por volta do final de março - início de abril.
- A propagação de estacas ocorre geralmente em abril, após o corte dos rebentos jovens de hissopo.
Seleção de um site para plantio
Vamos entender onde é melhor plantar hissopo. A principal condição para o plantio de hissopo é que o solo seja leve e fértil. É melhor plantá-lo em uma área ensolarada com um teor moderado de calcário no solo. No outono, é melhor introduzir o estrume no solo, uma pequena dose de sal de potássio e superfosfato, enquanto cavar o solo profundamente.
Certifique-se de que no lugar onde você plantará hissopo, a acidez do solo não exceda a norma.
Rega, cobertura e capina
Para garantir que seu hissopo floresça lindamente e tenha sido útil, você deve conhecer várias regras para cuidar dele. Você precisa umedecer o solo quando necessário, também regularmente ervas daninhas e, de vez em quando, alimentar.
Para a primeira alimentação, a mola é adequada, então é necessário aplicar fertilizantes após cada poda. A última estação de fertilização deve ser um fertilizante fosfato-potássio um mês antes da primeira geada.
A cada três anos a planta precisa ser dividida e aprofundada, neste caso, as plantas jovens irão acelerar o crescimento e a floração.
O hissopo floresce durante todo o verão e, no final de agosto, a fruta amadurece. Se você planta uma planta para secar, pode removê-la durante a floração. Durante o período de floração, a planta tem a maior concentração de óleos essenciais. Se você tem plantas antigas no local, elas devem ser cortadas antes do inverno a um nível de 5 cm do solo.
Reprodução de Hissopo
O hissopo se propaga por sementes, estacas e divisão do mato. Agora vamos examinar com mais detalhes esses tipos de reprodução da erva azul de São João.
Sementes
O hissopo se reproduz muito bem. Para montá-las, corte a inflorescência quase antes do exato momento da maturação. Em seguida, espalhe-os em papel grosso para deixá-los secos e maduros. As sementes amadurecidas são facilmente esvaziadas das caixas de sementes. Para facilitar a separação das sementes das cápsulas, a inflorescência deve ser virada de cabeça para baixo e sacudida sobre o papel. O cultivo de hissopo com sementes é possível de duas maneiras: mudas e bezrossadnym.
Para as mudas são preparadas caixas especiais com o solo necessário e, em março, as sementes de hissopo são semeadas em solo quente. Desembarque no campo aberto deve ser feito em maio. As sementes de hissopo não requerem estratificação e crescem em cerca de 2 semanas.
Corte
A maneira mais bem-sucedida e eficaz de preservar uma variedade é o corte. Para isso, escolha o arbusto mais exuberante e bonito. Até meados de junho (antes da floração), as estacas devem ser cortadas até 15 cm e cortadas as folhas inferiores. Em seguida, cada haste é mergulhada em um meio para o crescimento e, plantando estacas em um recipiente com areia, cubra cada frasco. Estacas devem ser cuidadosamente derramadas, e é melhor pulverizar.Cerca de um mês depois, eles devem se enraizar. Estacas de raiz são plantadas em um viveiro preparado para invernada.
Dividindo o mato
A divisão de um arbusto é a maneira mais fácil de criar um hissopo. O melhor momento para essa reprodução é a primavera. No outono, é necessário despejar solo fértil perto da zona radicular, de modo que toda a parte inferior da parte aérea esteja coberta com uma espessa camada de solo. Se não houver chuva, então a terra sob este hissopo deve ser regada regularmente quando secar. Brotos mais tarde derramados vão dar rootlets. Na primavera, esse arbusto deve ser dividido em brotos e plantado no local de residência permanente, deixando um intervalo entre cada broto de cerca de 30 cm.Quando as plantas crescem, cortam os brotos, então eles vão crescer melhor.
Aplicação de hissopo em diferentes esferas
O hissopo é uma planta maravilhosa e útil. Pode ser chamado de armazém de propriedades úteis.
Medicina
As propriedades curativas do hissopo são conhecidas desde os tempos antigos. Ele sempre foi muito estimado não apenas na medicina clássica, mas também popular entre xamãs e curandeiros tradicionais.
O óleo essencial de hissopo, extraído pelo método de destilação, é usado para melhorar os indicadores de saúde humana. Propriedades muito úteis do óleo essencial de hissopo se manifestam em angina, asma. Um remédio perfeito para o tratamento do reumatismo, que possui propriedades antissépticas e antiespasmódicas.
O óleo de hissopo tem um efeito benéfico no sistema nervoso, é recomendado para depressão, estresse, esgotamento nervoso. Perfeitamente ajuda com várias reações alérgicas. As propriedades curativas do hissopo ajudam a sofrer a hipotensão, aumentando a pressão para o normal.
Se você tiver bronquite ou resfriado severo, recomende 10 gotas de óleo de hissopo para adicionar 20 gotas de qualquer óleo vegetal e esfregue para melhorar a respiração e reduzir os sintomas.
Se você tem problemas nervosos: esgotamento nervoso, estresse - você precisa tomar um banho com hissopo (5-10 gotas de óleo em um banho) e permanecer nele por até 7 minutos.
Óleo perfeitamente lida com acne, feridas, eczema, contusões, verrugas e até hematomas.
Aromaterapia e Perfumaria
Propriedades do óleo essencial de hissopo são apreciadas desde os tempos antigos.Mesmo os primeiros crentes cristãos consideraram este óleo sagrado.
O óleo de hissopo é usado em cosmetologia para cuidar de diferentes tipos de pele. Reduz e elimina acne, irritação, inflamação. As principais propriedades do óleo essencial de hissopo são que ele perfeitamente hidrata e remove o ressecamento da pele, deixando-a flexível e macia.
O óleo essencial é amarelo-esverdeado, leve, com um aroma agradável. Usando-o na aromaterapia, você pode melhorar sua saúde, melhorar seu tom e humor e aumentar sua resistência. Na perfumaria, o óleo de hissopo é usado como 4 notas de composições de perfume, fortalecendo os óleos mais fracos na composição.
Cozinhar
Como tempero, o hissopo usa folhas e galhos que não têm tempo para endurecer. Seu aroma delicado e rico, com seu sabor amargo, é perfeito para fazer muitos pratos. Além disso, além de melhorar o sabor, também enriquece sua comida com substâncias úteis.
Além disso, folhas frescas e ramos de flores são usados na culinária. Eles podem ser adicionados à carne picada, sopas e pastas diversas. Este tempero é muito harmonioso em salsicha caseira e ovos. Hissopo é indispensável na preparação de carne de porco e carne bovina. É bom com pratos de queijo, mas é melhor adicioná-lo a legumes com muito cuidado. Por exemplo, uma pequena pitada de flores em uma salada fresca de pepinos e tomates irá melhorar o sabor da salada, mas exagerando, você não sentirá nada a não ser o hissopo.
Hissopo é perfeitamente combinado com salsa, endro, manjerona, aipo, erva-doce e hortelã.
Dano e contra-indicações ao hissopo
O hissopo não é uma daquelas plantas que podem se automedicar com segurança. O uso de hissopo em grandes doses (bem como no interior e no exterior) é repleto de contração frequente da mucosa (espasmos). Portanto, Hissopo é estritamente proibido para uso no tratamento de pacientes com epilepsia e mulheres grávidas. Também pessoas com pressão hipertensiva estão em risco.
Mas como o tempero pode aplicá-lo com segurança, porque por causa de seu sabor forte é usado em pequenas quantidades, por isso não pode causar danos à saúde. O hissopo irá estimular o sistema digestivo e promover a fácil digestibilidade dos alimentos.
Hissopo é uma planta universal, os métodos de sua aplicação são diferentes e interessantes. A coisa principal é lembrar-se de que é necessário aplicar o hissopo moderadamente, sabendo-se de todas suas características e contra-indicações. Então os danos e benefícios do hissopo são perfeitamente equilibrados.