Às vezes, a nossa atenção é atraída por um arbusto com folhas brilhantes de dentes verdes escuros e frutas brilhantes. Eles parecem tão atraentes que eu quero experimentá-los. Isso é um fuso. Os frutos são comidos no fuso e comidos pelas plantas venenosas ou medicinais? O fuso tem mais de 200 espécies e é amplamente utilizado no projeto de jardins. Algumas espécies desta planta têm folhas amarelas, creme, vermelhas ou manchas branco-prateadas no centro ou ao longo das bordas da folha, por isso são amplamente utilizadas para formar sebes.
- Plantio correto de mudas de fuso
- Condições de crescimento do fuso no jardim
- Poda a coroa do fuso
- Transplante de plantas de folhas de fuso
- Invernada das folhas do fuso
- Reprodução do fuso em casa
- Sementes
- Dividindo o mato
- Corte
- Raiz da prole
- Possíveis doenças e pragas do fuso, formas de combatê-las
- Aplicação e propriedades úteis de fusos
Plantio correto de mudas de fuso
Antes de plantar os fusos do fuso deve estar familiarizado com as características das espécies de interesse. As variedades mais comuns de fuso são:
- O fuso é verruga, é um arbusto de até 2 metros ou uma árvore de até 6 metros de altura com folhagem verde brilhante, coberta com verrugas pretas. A planta tem flores de uma tonalidade acastanhada, fruta rosa com prisemyannikami vermelho-marrom.
- Fuso europeu é uma pequena árvore, na maioria das vezes crescendo espessa. A cor da folhagem verde escura no outono torna-se vermelha. As frutas são rosa com prisemyannikom laranja. Existem mais de 20 formas decorativas desta espécie.
- O fuso alado é um arbusto ou árvore fortemente ramificado com galhos tetraédricos, flores esverdeadas coletadas na inflorescência. As frutas são vermelhas brilhantes. A espécie tem mais de 20 variedades.
- Fortychule sprige - arbusto rastejante refere-se a plantas perenes. Numerosas formas desta espécie diferem na cor das folhas.
- Beresklet Japanese - aplica-se simultaneamente a plantas de interior e jardim. As folhas são grandes, densas, verde-escuras com uma borda clara. A planta é incapaz de tolerar temperaturas abaixo de 5 graus, então no inverno deve ser mantida em uma sala fria.
Condições de crescimento do fuso no jardim
A roda dentada do fuso se sente melhor com a luz dispersa. Ao sol, as folhas verdes ficam amarelas e manchas marrons se formam nas multicoloridas. Na sombra, a planta cresce muito lentamente e as folhas decorativas perdem o brilho. A temperatura ideal para o crescimento do fuso é de 18 a 22 graus. A planta não gosta da estagnação da água e do solo ácido.
Poda a coroa do fuso
A árvore do fuso pertence aos arbustos, por isso requer poda regular. Corte a planta na primavera e no verão. Na primavera, um corte de cabelo sanitário é realizado: ramos secos e danificados são cortados e a coroa da planta é formada. O corte de cabelo de verão é decorativo. Isso dá ao arbusto a forma geométrica correta. O arbusto tolera facilmente o tempo seco, por isso não requer rega frequente.
Transplante de plantas de folhas de fuso
As plantas jovens são transplantadas desde o início de fevereiro. Você não deve combinar o transplante de plantas com a poda rejuvenescedora. Arbustos adultos, com mais de 7 anos, é melhor não transplantar. Se houvesse a necessidade de transplantar um arbusto para um novo local, então, na primavera, eles cuidadosamente o desenterrariam e o carregariam com um pedaço de terra para um novo lugar.Regar a planta deve ser regular antes da dissolução da folhagem.
Invernada das folhas do fuso
A resistência do inverno de plantas adultas é alta. Plantas jovens de até três anos podem ser protegidas por folhagem seca para o inverno, e os adultos não têm medo de baixas temperaturas, por isso não precisam de abrigo. Para evitar que as raízes congelem no inverno sem neve, o coto da planta é coberto com serragem ou folhas caídas.
Reprodução do fuso em casa
Considere os métodos de reprodução, cultivo e cuidado do fuso.
Sementes
Se você pretende multiplicar o fuso por sementes, deve saber que precisa coletá-las depois de abrir as caixas. Plante as sementes imediatamente após a colheita. Se você atrasar esse processo até a primavera, então será mais difícil, porque eles precisam ficar encharcados por três dias e criar as condições para a germinação que existem na natureza no outono e no inverno. Esse processo é chamado de estratificação. Para os profissionais, isso não é difícil, mas para os amantes não é tão difícil quanto problemático.
Dividindo o mato
Este método de reprodução é mais frequentemente usado para variedades anãs de fuso. Não é difícil fazer isso porque o sistema radicular da planta é superficial. É necessário separar cuidadosamente uma parte da planta com brotos jovens e rizoma. Antes do plantio, os brotos são cortados, deixando 1/3 de parte.
Corte
Este método é usado em junho e julho. Para isso, a planta pode ser abordada não menos que cinco anos de idade. É necessário cortar estacas com um comprimento não inferior a 7 cm com um interstício dos ramos da planta mãe. Para estimular o enraizamento, corte as estacas com um porta-enxerto. As estacas são colocadas em uma mini-estufa ou sob um filme, a terra em que é bem fertilizado. Despeje 3-4 cm de areia sobre o solo, ele irá reter a umidade bem. O resultado é obtido em um mês e meio.
Raiz da prole
Reprodução por descendentes de raiz é realizada no início da primavera. Para fazer isso, separe uma parte das raízes com um pedaço de terra e a altura da árvore não deve exceder 50 cm.A espessura das raízes da prole deve ser de cerca de um centímetro e meio, e o comprimento - 30 cm, é plantada em um local permanente.
Possíveis doenças e pragas do fuso, formas de combatê-las
As folhas do fuso gostam muito de pragas. Ele está exposto aos efeitos de traças de maçã, espinheiro, pulgões, ácaros e escudos. Muitas vezes essa habilidade é usada como isca para pragas em pomares de maçã. Todas as pragas são coletadas no feno, e são destruídas por meios químicos, mas as árvores frutíferas permanecem sem tratamento químico. Considere como reconhecer as doenças dos arbustos e o que significa combater cada praga.
- O escudo infecta as folhas com as hastes da planta. Aparecem protuberâncias castanhas escuras ou brancas em diâmetros de até 2 mm. Escudos sugam o suco das folhas da planta, e no local de sua fixação há uma partícula amarela que aumenta com o tempo e leva primeiro à morte da folha, e depois à própria planta. O controle de pragas pode ser realizado com inseticidas (por exemplo, Aktara, Actellik, Bankol, Karbofos, etc.) Mas a pulverização não trará um resultado positivo, já que o escudo protege a praga de pesticidas. É necessário tratar mecanicamente as folhas da planta com um tampão ou um pincel.
- A mariposa da maçã assenta em hastes em forma de ninhos, envoltos em teias de aranha. No centro do ninho são colocadas lagartas, que destroem as folhas da planta e podem causar danos irreparáveis. A luta é realizada com a ajuda de inseticidas. Ninhos com lagartas são cortados e queimados, e a planta é tratada com produtos químicos.
- Hawthorn - é uma grande borboleta branca com linhas pretas nas asas. Ela, como a traça da maçã, não traz danos. Mas dos ovos, que adiarão, aparecem lagartas marrom-acinzentadas com 4-5 cm de comprimento, sendo as principais pragas. É necessário combatê-los com a ajuda de inseticidas, destruindo os ninhos de forma térmica. Lagartas de hawthorn comem apenas mirtilos.
- Afídeos se refere a pragas maliciosas no jardim. Este inseto de colônia preta ou verde assenta nos rebentos jovens da planta ou na parte de baixo das folhas. Os pulgões sugam o suco da planta e emitem uma substância doce - uma gota. Esta substância é alimentada por formigas. Não se deve pensar que as formigas comem pulgões. Pelo contrário, eles estão em simbiose. Você pode lidar com pulgões de diferentes maneiras: e com uma solução de sabão (2 xícaras de água, 2 colheres de chá de sabão líquido),e com a ajuda de joaninhas, mas o método mais comum de exposição é químico - usando pesticidas e inseticidas orgânicos.
- A presença de um carrapato plano vermelho pode ser determinada na planta por tais sinais: primeiro, pontos de luz aparecem nas folhas, então observamos a curvatura da superfície na forma de tubérculos. Para combater o carrapato, todas as folhas afetadas devem ser removidas e queimadas, e o fuso deve ser tratado com qualquer inseticida. Após o processamento, a planta precisa de irrigação adicional, pois precisa criar condições para o rápido retorno da folhagem.
Aplicação e propriedades úteis de fusos
O fuso é uma planta medicinal. Com finalidade medicinal, são utilizados galhos de casca e planta. Contém ácidos orgânicos e gordurosos, alcalóides, carboidratos, flavonóides, que participam do metabolismo.
Mas esta planta também tem contra-indicações. Você não pode tomá-lo para pessoas que sofrem de hemorróidas e inflamação do intestino delgado. Como o fuso pertence a plantas venenosas, especialmente seus frutos, é necessário utilizá-lo para o tratamento e prevenção de doenças em doses estritas de acordo com determinadas prescrições. Tenha cuidado, porque o uso desta planta pode causar vômitos, perda de força, convulsões.