Madressilva - esta planta, que é um representante da família Hypostasis. Na maioria das vezes ocorre em Ásia Oriental e O Himalaia Muitas vezes esta planta pode ser vista em nossos jardins, porque é bastante durável e frutífera. Nos jardins do nosso território existem dois tipos de plantas: madressilva comestível e madressilva azul. Vamos considerar com mais detalhes o que é madressilva. Esta é uma planta arbustiva com ramos rígidos. Em altura, diferentes variedades de plantas podem atingir de 1 a 5 m As folhas do arbusto são de cor verde brilhante, de forma elíptica, em algumas variedades de madressilva, as folhas são violetas. A cor da planta é branca, a forma do sino e os frutos são pretos e ovais com uma flor azul.
- Condições para crescimento confortável, escolha de um lugar para plantar madressilva
- Iluminação e temperatura
- Requisitos para o solo
- Regras para o cuidado da madressilva
- Como a água
- O primeiro, segundo e terceiro topo curativos de madressilva
- Poda de madressilva
- Poda rejuvenescedora de madressilva
- Remoção de brotos de pardal
- Remoção da haste da haste
- Poda de brotos espessos dentro da coroa
- Como propagar uma planta
- Reprodução por estacas
- Como propagar madressilva por camadas
- Multiplicação de Reprodução
- Transplante de plantas
Condições para crescimento confortável, escolha de um lugar para plantar madressilva
A madressilva é um dos arbustos mais favoritos entre os jardineiros, já que planta muito despretensiosa. Mas também requer conhecimento de alguns segredos sobre características de enfermagem e reprodução.
Iluminação e temperatura
talvez, Um dos momentos mais importantes no cuidado da madressilva é a escolha de um local para o plantio. É melhor sentir a planta em lugares bem iluminados, longe de ventos frios e correntes de ar. Algumas variedades de plantas gostam de lugares mais sombrios. A madressilva é muito resistente à geada, resiste a temperaturas baixas de até 50 ° C. Flores de madressilva sem dano por si mesmas são suportadas pelas geadas da primavera. Mas o degelo do inverno pode causar um despertar precoce da planta e a morte dos rins após o retorno das geadas.
Requisitos para o solo
O solo ama o solo úmido e fértil, por isso, se a madressilva cresce em solo arenoso, é necessário "verter" o arbusto com chernozem, turfa ou terra de folha. A melhor madressilva cresce nos jardins que estão inundados.
Regras para o cuidado da madressilva
Apesar da despretensão, a madressilva ainda requer cuidados, o que é rega, adubação, afrouxamento, poda. Considere os processos de fertilização e rega com mais detalhe.
Como a água
Honeysuckle ama qualidade e rega regular. Como o arbusto cresce principalmente em áreas abertas e encharcadas, ele recebe umidade suficiente, mas ainda é necessário rega adicional, especialmente no período de formação e frutificação dos frutos. Regar a madressilva deve ser feito diariamente, com o cálculo de 1,5 baldes de água por 1 bush. Também é necessário regar a planta durante o período de seca.
O primeiro, segundo e terceiro topo curativos de madressilva
Os dois primeiros anos de vida de madressilva não se alimentam. O terceiro ano da madressilva crescente na dacha é realizado pela alimentação.
- O primeiro estágio é alimentar plantas adubadas com uma pequena adição de cinzas e superfosfato, tais fertilizantes são introduzidos no final do outono.
- Segundo passo é alimentar nitrato de amônio (15 g por balde de água) com a adição de uma colher de ureia. Regada sob um arbusto. O curativo superior é realizado na primavera, antes do florescimento do broto.
- Para o terceiro estágio top-dressing (após a colheita, em julho) usar nitrophosphate ou nitroammophosco em uma proporção de 25-30 g por 10 litros de água.
Poda de madressilva
Em muitos sites, onde eles dizem como crescer madressilva, muitas vezes há notas que A planta pode ser cortada apenas 7-10 anos após o seu desenvolvimento.
Poda rejuvenescedora de madressilva
Poda rejuvenescedora madressilva é recomendada para segurar, quando a planta já é suficientemente "adulta", a partir dos 8-10 anos de crescimento. Mas a poda "geral" da planta deve ser feita a cada 3-4 anos, examinando separadamente cada arbusto. Ramos velhos e quebrados são cortados ao ponto de formação de um rebento jovem. Este procedimento deve ser realizado em novembro - antes das primeiras geadas em dezembro, quando o mato já "jogou fora" o excesso de folhas, ou no início de março.
Remoção de brotos de pardal
Tiros do fuso é melhor removê-lo no início da primavera. O procedimento é muito simples: com uma tesoura de jardim, na base, "morda" a parte aérea e preencha o local com um molho de jardim.
Remoção da haste da haste
Remoção do caule da haste - o processo é relevante para a idade da madressilva a partir dos 5 anos. Os brotos cozinhados são galhos "vazios", não há brotos. Esses rebentos requerem a mesma quantidade de minerais que as árvores de fruto, pelo que devem ser removidos imediatamente. Para remover, você precisa cortar o ramo na base, sem danificar a casca do arbusto, e despeje a "ferida" no jardim com água.
Poda de brotos espessos dentro da coroa
Com um crescimento particularmente denso de madressilva, é necessário diluir a coroa para o melhor crescimento dos rebentos de frutificação jovens. Também para fins de formação de coroas cortar pequenos galhos que não crescem.
Como propagar uma planta
Reprodução de madressilva pode ser feito de várias maneiras. Sobre como propagar madressilva estacas como está certo compartilhar um arbusto e selecionar camadas vamos contar mais.
Reprodução por estacas
As estacas são uma das melhores maneiras de propagar qualquer planta, incluindo a madressilva. Muitos não sabem como cultivar madressilvas a partir de estacas e cometer muitos erros. Considere o processo com mais detalhes. As estacas do mato são colhidas no início da primavera, antes que os botões brotem. O caule deve ser grande o suficiente, com 7-8 mm de diâmetro e cerca de 15 cm de comprimento. As estacas são plantadas no solo a uma profundidade de 10 cm, mas os 2 botões superiores devem permanecer acima da superfície do solo. O solo é umedecido e coberto com estacas para enraizamento. Em 3-4 semanas você verá o resultado.
Como propagar madressilva por camadas
A reprodução por camadas é um método muito simples, mas tudo precisa ser feito com cuidado. No início de julho, você precisa soltar o solo ao redor do arbusto, selecionar alguns brotos novos (de preferência não mais de 1 ano), dobrá-los no chão e conectá-los.Top com solo polvilhado (turfa, terra da folha). Durante toda a temporada, as camadas devem ser regadas e libertas de ervas daninhas. Na primavera, essas camadas devem ser cuidadosamente separadas da planta-mãe. e transplante as camadas de madressilva para "residência permanente".
Multiplicação de Reprodução
A propagação dividindo o mato só pode ser uma planta que já atingiu a idade de seis anos. Para executar este procedimento, você precisa cavar um arbusto e usar um podador ou serra para dividi-lo em várias partes, lubrificando todas as seções com uma lixadeira de jardim. Os arbustos são plantados em novos locais e fertilizados após 3-4 semanas.
Transplante de plantas
O transplante de um arbusto de madressilva adulto para um novo local é um processo trabalhoso. Afinal de contas é necessário não apenas determinar onde o sistema radicular termina para não danificar o rizoma, mas também tem força suficiente, porque o mato adulto é bem grande. Com arbustos jovens, a situação é mais fácil, porque eles são menores e o sistema de raízes, respectivamente, também. Você pode mover a madressilva no verão, mas a maioria dos jardineiros recomenda um transplante no outono.
Este processo é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- o mato é escavado e examinado para identificar raízes doentes, que são imediatamente removidas;
- em uma profundidade de fossa previamente preparada de 20-30 cm (dependendo do tamanho) arbusto plantado e polvilhado com terra;
- Depois do transplante, a madressilva precisa de uma rega particularmente abundante.