Coleus pertence ao género Gubotsvetny, ou Nesotkova (Lamiaceae). Esta planta decorativa tem mais de 150 espécies. Distingue-se pela sua cor variegada e facilidade de atendimento.
- Condições de crescimento para a roda da casa
- Localização e iluminação
- Condições de temperatura
- Cuidado adequado para a roda em casa
- Rega e Humidade
- Adubo e cobertura da roda
- Características de cuidado para a roda durante o período de descanso
- Transplante de calibre
- Como cortar uma roda
- Reprodução da roda em casa
- Sementes
- Estacas
- Possíveis dificuldades em cultivar uma roda
Os caules e folhas da coca-cola parecem urtigas, e é por isso que é chamada de "urtiga" entre as pessoas. A cor das folhas é verde, vermelho, amarelo e bordeaux. As flores não são dignas de nota e não são de especial interesse para os jardineiros. Cresça a planta apenas por causa de folhas coloridas, que podem decorar qualquer interior, peitoril da janela ou varanda.Muitos jardineiros cultivam um simples koleus no jardim, o atendimento domiciliar não requer muito mais esforço.
Condições de crescimento para a roda da casa
Para abrigar planta agradou você com suas folhas incríveis, você deve saber, Como cuidar da roda em casa. Em princípio, este negócio não é difícil e não requer muito tempo. Mas existem algumas sutilezas e nuances que devem ser levadas em conta.
Localização e iluminação
Coleus é uma flor interior amante da luz. Normalmente tolera a luz solar direta. Mas em dias muito claros e áridos é melhor colocar uma flor durante 2-3 horas à sombra, para evitar queimaduras nas folhas. É melhor colocar as rodas nas panelas no lado sul ou leste.
Condições de temperatura
A temperatura da roda não desempenha um papel especial. O principal é mantê-lo dentro de +14 ... +30 ° С. Mas deve ser lembrado que Uma mudança súbita de temperatura pode fazer com que a planta descarte as folhas.
Cuidado adequado para a roda em casa
Coleus cresce muito bem em vasos em janelas ensolaradas. Se a planta tem bastante sol, rega e alimentação, a altura da roda pode chegar a 80 cm.
Rega e Humidade
Regue a roda com água morna e morna. Em dias quentes de verão, você precisa ter certeza de que o solo não seca, deve estar constantemente molhado. No inverno, a rega pode ser reduzida. A planta ama um banho quente e aspersão. A flor ama o ar úmido e muito mal tolera seca. Portanto, 1-2 sprays por dia devem ser feitos.
Adubo e cobertura da roda
Coleus em casa requer fertilização e adubação. No verão, a planta deve ser alimentada uma vez por semana com fertilizantes líquidos com potássio. No inverno, você pode realizar a fertilização uma vez por mês. No inverno, a concentração de adubação deve ser reduzida para que as plantas não se estiquem.
Características de cuidado para a roda durante o período de descanso
No período de descanso (período outono-inverno), a planta exigirá menos atenção. A freqüência de irrigação deve ser reduzida, já que o dia de luz ficou menor. É melhor colocar vasos de flores em uma bandeja com pedras molhadas. Top vestir é realizado uma vez por mês. Alguns produtores em geral param de alimentar a roda no inverno.
Transplante de calibre
Como o sistema radicular da flor não é forte, não requer um transplante frequente. A planta tolera facilmente o transplante, que deve ser realizado na primavera após a poda. Transplante a planta em uma panela maior, se a antiga já é muito pequena. O transplante e a renovação do solo são realizados uma vez por ano. O coleus deve ser removido da panela com cuidado, para não danificar o sistema radicular.
Ao transplantá-lo, sacuda suavemente o chão das raízes e mova-o para um vaso maior com um novo primer. Solo escolher universal com um pH médio, deve incluir: relva e húmus. Após o transplante, despeje e alimente a planta.
Como cortar uma roda
O aparamento da roda é realizado na primavera e no verão. A causa da poda pode ser o estiramento dos galhos e a forma irregular da planta. O corte é usado para parar o crescimento quando atinge o tamanho desejado. A poda também é realizada após a colheita para um melhor perfilhamento ou para propagação. A poda deve ser feita ordenadamente, com ferramentas estéreis, de modo a não danificar a planta e não infectá-la com doenças. Após o corte, a cola deve ser bem regada e alimentada.
Reprodução da roda em casa
A reprodução da roda é realizada de duas maneiras: sementes e estacas. Para melhor crescimento e enraizamento, o solo para a roda deve ser nutritivo e úmido.
Sementes
No solo preparado, as sementes são semeadas, que devem ser polvilhadas com areia de cima. Após 14-20 dias, os primeiros tiros aparecem. Neste caso, as mudas devem ser mergulhadas para continuar o crescimento da roda. São mostrados picaretas transplantando mudas em xícaras com um novo primer. Ao transplantar, a muda deve ser aprofundada no solo antes das primeiras folhas. Depois disso, você precisa gastar mais 2-3 colheitas. Não se esqueça de regar as plantas jovens a cada dois dias.
Estacas
A reprodução do coleus por estacas executa-se em fevereiro. Escolha um talo sem flores e botões com dois pares de folhas. Delicadamente, corte-o e coloque-o na água. Após 1-2 meses, com o aparecimento das primeiras raízes, o pedúnculo pode ser plantado em um pequeno vaso de solo. Plante o corte no fundo das folhas inferiores.Eles cuidam da planta plantada, bem como os veículos adultos usuais.
Possíveis dificuldades em cultivar uma roda
Cultivo do koleus não causa nenhuma dificuldade especial, desde que não é uma planta particularmente caprichosa. Mas ainda assim os floristas se deparam com tais problemas:
- ejeção de pedúnculos - com nitrogênio insuficiente no solo;
- folhas penduradas - se houver falta de umidade ou alta temperatura do ar;
- caindo de folhas - a baixa temperatura ou má rega;
- folhas amarelas e amarrotadas - com uma doença da roda ou a presença de pragas (pulgões, ácaros, moscas brancas);
- alongamento - em caso de iluminação insuficiente ou corte prematuro.
Assim, se as folhas da planta são de forma regular e coloridas, tem uma aparência bonita e saudável - Cuidado com a roda está correta.