O anis é uma planta universal com aroma picante, doce e quente. A planta, que é amplamente utilizada em culinária, farmacologia, cosmetologia e medicina popular, ganhou respeito por suas propriedades ricas entre milhões de pessoas.
Hoje o anis é cultivado em quase todos os países do mundo, é selvagem apenas na Grécia. Sabendo apenas algumas regras simples, cada um de nós será capaz de cultivar essa cultura única.
- Anis comum: descrição
- Como plantar anis, escolher um lugar e preparar o solo
- Onde semear anis
- Preparando o solo para o plantio
- Plantio de anis
- Termos de plantação de "ervas milagrosas"
- Como preparar sementes para plantio
- Regras para semear anis
- O que você precisa saber sobre como cuidar de anis
- Anis: quando e como colher
Anis comum: descrição
Anis comum (anis aromático, anis vegetal, anis coxa) - este perfumado planta anual. Tem o seu nome do anis grego, também os gregos chamam de ganizh, dzhire, cominho doce, sementes de pão.
A pátria do anis ainda não é precisamente conhecida: alguns acreditam que vem da Ásia Menor, outros do Egito ou dos países do Mediterrâneo. A planta tem uma haste reta com uma altura de 60-70 cm e pequenas flores brancas umbelladas.
Anis é rico em substâncias úteis e microelementos, a descrição de sua composição química pode invejar cominho e erva-doce não menos valioso. Ele contém um grande número de proteínas - 19%, até 23% de gordura vegetal, até 3% de carboidratos, açúcar, ácidos graxos úteis, incluindo café.
Anise tem um amplo espectro de acção terapêutica e ajuda a enxaquecas, bronquite, asma, tosse, pneumonia, laringite, doença do rim, da bexiga, flatulência, doenças gastrointestinais, sistema cardiovascular, e tem um efeito de rejuvenescimento e regeneração.
Anis é difundido na indústria de alimentos, o que é, hoje eles são conhecidos em quase todas as casas. Mesmo os antigos romanos notaram que o anis ajuda no inchaço e na flatulência, por isso foi adicionado a quase todos os pratos pesados.
Anis é usado em produtos de panificação, sobremesas, saladas, pratos de peixe e carne. Além disso, se as sementes de anis são usadas para fins medicinais, durante o cozimento, frutas (em sobremesas) e partes verdes (em saladas e acompanhamentos) e sementes são usadas. Graças ao anis, os pratos não estragam por muito tempo e não envelhecem, preservando o belo sabor e o aroma fragrante.
Como plantar anis, escolher um lugar e preparar o solo
Agora vamos considerar mais detalhadamente como semear e cultivar um anis em casa.
Onde semear anis
Anis também é uma planta resistente ao frio e ao calor, por mais estranho que possa parecer. Portanto, para um bom crescimento do anis, é melhor semear em locais com iluminação ideal nos lados sudeste e sul.
Anis reproduz com a ajuda de sementes, que germinam a uma temperatura de +5 ... +8 ° С, mas a temperatura ideal é + 20 ... +25 ° С. No entanto, plantas jovens são capazes de transportar uma temperatura negativa até -5 ... -7 ° С.
Para a sementeira, os locais onde as culturas vegetais ou leguminosas foram cultivadas antes são idealmente adequados.
Preparando o solo para o plantio
O terreno escolhido para o pouso deve ser preparado no outono, antes da primeira geada: cavar por 25-30 cm e remova as ervas daninhas.
Anis é uma colheita exigente, por isso, a sua reprodução é melhor realizada em solos argilosos arenosos, chernozem rico com bastante cal e humo.
Anis também gosta de solos soltos enriquecidos com fósforo, o que aumenta o rendimento e teor de óleo essencial.
Plantio de anis
Apesar da resistência da cultura ao clima frio, não é necessário se apressar com o plantio de anis, pois o solo frio leva a um crescimento lento das sementes e ao desenvolvimento de doenças.
Termos de plantação de "ervas milagrosas"
Semente de anis é semeada na primavera, isso pode ser o final de março-abril. Neste momento, o solo é aquecido de forma otimizada após um inverno gelado.
Embora ainda haja geadas em abril, isso não é terrível, o anis tolera com calma.Para semear, é necessário que o solo se aqueça, mas ao mesmo tempo permaneça suficientemente úmido.
Como preparar sementes para plantio
As sementes crescem muito devagar por causa de sua densa casca, que mal passa pela água e pelo ar, e também pelo alto teor de óleo essencial no fruto do anis.
A germinação das sementes é fortemente influenciada pela temperatura do solo. Se for bastante baixo (+ 3-4 ° C), então as sementes germinarão no dia 25-30, se superior (+ 10-12 ° C), então os primeiros rebentos aparecerão em duas semanas.
Antes de semear as sementes, elas devem ser previamente embebidas em água a uma temperatura de +16 ... + 18 ° C por 3-4 horas, trocando a água todos os dias. Em seguida, as sementes devem ser embrulhadas em um pano úmido e manter por 2-3 dias a uma temperatura de +18 ... +22 ° С.
Quando 4-5% das sementes começam a germinar, elas precisam ser espalhadas em uma camada fina sobre o tecido e ligeiramente secas, misturando de tempos em tempos. Além disso, as sementes devem passar por vernalização parcial na geladeira por aproximadamente 20 dias.
Isto é necessário para garantir a adaptação das culturas com uma queda ou uma queda na temperatura do ar, que é frequentemente observada na primavera. Após esta preparação, as sementes são plantadas 10-11 dias após o plantio.
Regras para semear anis
No mesmo dia, quando você planeja plantar anis, você precisa soltar cuidadosamente o solo e adicionar superfosfato. Para obter uma boa colheita, semeie a cultura em fileiras, a uma distância de 35 a 45 cm entre elas.
A profundidade da sementeira não é superior a 1,5-2,5 cm e o solo é moído. O período de vegetação chega a 150 dias. Duas semanas após o aparecimento dos brotos, eles precisam ser pesados a uma distância de 10 a 15 cm.
O que você precisa saber sobre como cuidar de anis
A planta requer cuidados padrão: rega, soltura do solo, alimentação e remoção de ervas daninhas. É necessário monitorar de perto como o anis cresce, porque a umidade excessiva do solo, as freqüentes chuvas e o entupimento levam à infecção da inflorescência e à diminuição do rendimento.
As inflorescências dos pacientes devem ser removidas em tempo hábil. Para a intensidade da massa verde, novos brotos de flores são arrancados ou cortados. No período de germinação, duas adubações são realizadas com fertilizantes orgânicos e uma solução fraca de fertilizantes minerais.
Anis: quando e como colher
O tempo para coletar anis é geralmente em meados de agosto atrasado. No entanto, antes de coletar um anis, determine com quais objetivos você o usará.Para fins culinários, é possível colher a parte verde da planta antes do início da floração.
As verduras coletadas precisam secar um pouco: corte suavemente as hastes com folhas e seque em uma sala bem ventilada. Para o melhor efeito, misture a peça de trabalho ou amarre-a em pacotes e pendure-a na sombra.
As sementes são colhidas quando o caule da planta fica amarelo, e os frutos do anis se tornam marrom-amarronzados. Então a planta é cortada, amarrada em feixes e pendurada para amadurecer na sombra. Antes de secar, as sementes são limpas de impurezas e debulhadas.
Armazene as sementes em uma embalagem lacrada ou em bolsas de lona em local seco e frio, inacessível à luz do sol. Assim, o aroma das especiarias será mantido por mais tempo.
Debaixo de condições externas favoráveis e observância de todas as regras de cuidado de uma fábrica, de 10 metros quadrados. m colheitas, você pode obter um quilograma e, por vezes, mais sementes.
As sementes de anis para fins medicinais são limpas em setembro, após os primeiros guarda-chuvas adquirirem uma tonalidade marrom. Sementes secas ao ar livre ou em secadores a uma temperatura não superior a 50 ° C. As sementes de anis são mantidas em um recipiente fechado por cerca de três anos.