Meios e métodos de combate a cenouras pragas

Pin
Send
Share
Send

Cenouras - uma planta bienal (raramente uma e perene) da família Umbilical, que forma a roseta de folhas e raízes no primeiro ano de vida, e a segunda - a semente e as sementes. Distribuído em todo o mundo, incluindo nos países da região do Mediterrâneo, África, Austrália. Na agricultura, na maioria das vezes, as cenouras são semeadas.

  • Nematóide de galha
  • Lesmas nuas
  • Medvedka
  • Bloco de cenoura
  • Traça de cenoura
  • Mosca de cenoura
  • Wireworm
  • Colher de inverno
  • Pulgões
    • Pulgão de cenoura
    • Pulgão do espinheiro
    • Piolho de salgueiro-cenoura
  • Roedores
  • Medidas preventivas contra pragas

Nematóide de galha

Este gênero de vermes da família Meloydogin é capaz de se multiplicar e se desenvolver fora das estufas em temperaturas moderadas. Essas pragas de cenoura afetam negativamente as plantações agrícolas em solo aberto.

Propaga bipolar e partenogeneticamente, ou por amixis. Várias gerações podem se desenvolver durante o ano, mas se esse desenvolvimento ocorrer em um solo fechado, ocorre durante todo o ano.

Para combater a praga, os seguintes agrotécnicos devem ser seguidos: (para terrenos fechados) observar medidas para impedir que os nematóides entrem no solo juntamente com o material para plantio, solo ou estoque, é essencial substituir o solo contaminado; O solo aberto exige o cumprimento do sistema de rotação de culturas com culturas resistentes ao nemátodo (cereais, repolho, alho), bem como saber o que colocar em camas contra as pragas.

Os métodos mecânicos de controle incluem a desinfecção a vapor do solo a uma temperatura de 100 ° C a uma profundidade de 30 cm e congelamento do solo no inverno. Você também pode usar métodos químicos, tratando o solo com nematicidas Avermectinas, gravura do solo, ferramentas e materiais.

Lesmas nuas

Eles mostram atividade especial à noite e em tempo nublado. O inverno é experimentado no estágio do ovo. Pragas muito perigosas de cenouras, por causa do que a luta com eles deve começar o mais cedo possível.A limpeza permanente do solo a partir de ervas daninhas é um dos melhores métodos de luta. As plantas cortadas devem ser removidas das parcelas.

Além disso, não haverá mais drenagem de valas na estrada. O local afetado por lesmas expostas deve ser tratado com 30% de argamassa de cal, adicionando cinzas ou superfosfato com um cálculo de 250 a 300 kg por hectare.As cenouras devem ser polvilhadas com solução salina a 10%, realizando o procedimento à noite, com atividade de lesmas agudas.

Importante! Mulching do solo com serragem conífera ou agulhas ou grama recém-cortada, protege as cenouras de pragas, retém a umidade, fornece a planta com nutrição.

Medvedka

Um grande inseto muito prejudicial que está incorporado em seu modo de vida. Passando por um grande número de cursos na camada superior do solo, larvas e imago comem sementes que começaram a germinar, parte das raízes e zonas subterrâneas de caules, brotos, comem cenouras de raiz. Após tais execuções, as plantas retardam o crescimento e o desenvolvimento ou perecem imediatamente, reduzindo substancialmente o volume total da cultura.

A cenoura entrecruzada deve ser profundamente solta, o que ajudará a remover os ninhos e os movimentos do solo dos carnívoros. No outono, é necessário escavar as armadilhas especiais para o esterco com uma profundidade de 30-40 cm.No inverno, a concentração de larvas ocorre neles, que devem ser espalhados por todo o território durante as primeiras geadas (no frio eles vão morrer rapidamente).

Bloco de cenoura

Rolando de folhas, a textura da qual se torna terry é um sinal claro de infecção de cenouras com um bloco de folha. Deixa o crescimento lento, endurecimento e secagem de culturas de raízes ocorre.O inseto tem um tom verde suave, asas transparentes, antenas longas e fofas e patas traseiras, com as quais salta.

Por um ano há uma geração. As fêmeas passam o inverno nos ramos dos pinheiros ou as cenouras mais selvagens colocam ovos brancos, que acabam ficando amarelos. As larvas que emergiram dos ovos usam o suco de cenoura como alimento.

Meios de combate ao bloco de folhas de cenoura é a eliminação das plantações da planta, bem como o descolamento do jardim das árvores coníferas. Além disso, é necessário tratar as culturas com infusão de tabaco (1 kg de resíduos de tabaco é criado em um balde de água quente). Antes do procedimento de pulverização, a infusão deve ser filtrada e adicionar 30 g de sabão. Selecionando um método químico da luta, deve usar as drogas Actelik, Tsimbush, Sumicidin, etc. A pulverização para-se um mês antes da alegada aceitação de cenouras da comida.

Traça de cenoura

As asas da frente da mariposa são marrom-escuras, as asas traseiras são cinza-rosa, a cabeça e o peito são de cor amarela clara. A toupeira da cenoura atinge um tamanho de 18 mm e deposita ovos nas inflorescências da cultura da raiz. Aparecendo a partir de ovos, as lagartas podem atingir 13 mm, têm uma cabeça preta e um corpo rosa-acastanhado, ao longo do qual se podem encontrar colinas brancas.

Lagartas de insetos produzem aranhas, com as quais emaranham guarda-chuvas e inflorescências de cenoura e danificam sua estrutura. Em agosto, uma segunda geração de mariposas aparece. O uso de lepididicida, entobacterina, fitoterápicos para o tratamento da inflorescência, que é neutralizado, é o primeiro passo para a vitória sobre a traça da cenoura. Efeito benéfico é a remoção de ervas daninhas umbellate e desenraizamento de restos de plantas. A colheita antecipada da planta, seguida da moenda da fruta, é também uma das medidas preventivas eficazes.

Mosca de cenoura

Este inseto é muito prejudicial para o rendimento das cenouras. É uma mosca com um diâmetro de 5 mm, com um corpo brilhante e reflexos metálicos, uma cabeça de um tom vermelho-marrom e asas transparentes. Voa no final de maio. A mosca da cenoura é especialmente ativa à noite e à noite. Assim que a cenoura aparece um pouco jovem sai, a praga fêmea coloca cerca de 100 ovos na base da planta.

As larvas atingem 7 mm, o seu corpúsculo é de cor amarela. São eles que roem a carne das cenouras e as passagens curvas da plantação de raízes. As cenouras, atingidas por uma mosca, tornam-se rígidas, assumem uma forma feia e um sabor desagradável.Nos buracos formados pelo parasita, é fácil apodrecer, de modo que os vegetais não podem ser armazenados ou consumidos. Manchando as estacas das folhas, as larvas contribuem para o murchamento das folhas. As folhas de cenoura, em vez de verdes, tornam-se violeta-avermelhadas. Portanto, os residentes de verão devem saber como lidar com os remédios populares da mosca da cenoura.

A prevenção é a melhor maneira de se proteger contra uma mosca de cenoura. Uma parte do solo que já foi danificada por uma praga em anos anteriores deve ser protegida. A abertura do site ocorre apenas para irrigação e nutrição. Além disso, vale a pena aquecer as sementes antes da semeadura - isso aumenta a resistência à mosca. O afrouxamento do solo é recomendado em meados de maio, zumbindo as cabeças e espessando o espaço ao redor das hastes.

É necessário remover plantas doentes e imediatamente tirar as folhas do jardim para evitar atrair insetos com seu aroma aguçado. A mosca da cenoura não tolera inseticidas. Mas eles precisam ser usados ​​quando absolutamente necessário, já que há uma repelência mais econômica da mosca da cenoura. Por exemplo, você pode plantar endro, cebola nas proximidades do bosque de cenouras e polvilhar as linhas entre as camas com cinzas e pó de makhorka, ou enterrar um tomate saudável no jardim.Após a colheita, você deve cavar completamente o solo. Droga eficaz de mosca de cenoura - pesticida "Decis"

Wireworm

O verme é chamado de verme de cor amarela com uma textura corporal rígida de até 3 cm de comprimento.

Voce sabe O besouro tem esse nome porque quando você tenta colocá-lo de costas, ele retrocede rapidamente e faz um clique alto.

O tempo de vida de uma geração é de cerca de 5 anos. A praga cria movimentos nas culturas de raízes, expondo a planta à deterioração. Na terra move-se bastante facilmente, e a umidade do solo de 50% em uma temperatura de ar de 20 - condições ideais para o desenvolvimento de larvas de wireworms. A alta umidade induz a movimentação para a superfície, enquanto a secagem do solo, pelo contrário, reduz as larvas a uma profundidade de cerca de 1 m.

A postura dos ovos dura de maio a julho. O comprimento das larvas jovens no primeiro ano de vida é de cerca de 7 mm. A pupação ocorre no final de julho. Na próxima primavera, besouros aparecem das larvas de invernagem. Os fertilizantes, que têm amônia, dão um bom resultado na luta contra o wireworm. A calagem é uma boa influência no estado do solo.

Além disso, antes de aterrissar no chão,obrigatória inseticida tratamento de sementes e afrouxamento do solo meticuloso e capina (especialmente rastejando sofá grama), juntamente com as aves isca para incubação das larvas, vai ajudar a proteger as plantas de pragas. Muitas vezes, os turistas estão interessados ​​no que processar as cenouras de wireworms. As substâncias químicas de Bazudin e Aktar serão apropriadas. Com uma escavação profunda da área, vale a pena adicionar sulfato de amônio ou nitrato de amônio na proporção de 30 g por 1 m².

Colher de inverno

Rói pecíolos de folhas de cenoura e acelera a morte das plantas e a traça nabo, que desfigura a cultura de raiz, como um resultado do que você começa cenouras mimado com mau gosto. Nabo asas da traça intervalo de 4,5 cm, comprimento de vitela é de 5 cm, a cor das asas - cinzento-castanho e branco da frente traseira, estende-se ao longo da banda escura volta. Pupants em abril, em junho há borboletas adultas. Uma colher feminina de inverno para uma estação dá à luz cerca de 2 mil lagartas.

Esta praga tem medo do cheiro de camomila e de bardana, é útil para pulverizar os topos de cenoura, decoctions destas plantas. A semeadura precoce e a densidade ideal das cenouras reduzem o risco de danos na colher de inverno.Durante a depuração de ovos não é supérfluo três vezes em intervalos de vários dias para liberar Trichogramma na proporção de 35.000 cópias por 1 jardim hectare. Uma excelente ferramenta é a irrigação abundante. Biofeeds que são adequados: Decis Politrin, etc. O processamento ocorre à noite.

Pulgões

Pulgão de cenoura

Pragas estão a optar por viver uma parte inferior da folha, simultaneamente danificá-lo e beber o suco. As folhas se torcem, o crescimento delas diminui, o rendimento das cenouras é visivelmente reduzido. O comprimento do pulgão de 1,7 mm e é duas gerações representado alado e indivíduos sem asas que nascem a partir dos ovos wintered em cenouras (que geralmente tem um corpo verde e cabeça castanho, embora depois de 2 gerações nascem e aves de asas com cabeça preto e turquesa barriga). representantes alados - voo para camas plantadas culturais de cenouras e colocado na base do pecíolo em grandes grupos.

Neste caso folhas molhadas devem ser polvilhadas com cinzas (Uma mistura de pó de tabaco e cinzas em partes iguais), afrouxando o solo 20 minutos após o procedimento de derramamento. Outro caminho - Polvilhe cenouras com um caldo fermentado de qualquer erva. Além disso, devemos monitorar de perto a destruição de ervas daninhas e sua colheita das hortas, alternando a semeadura de vários vegetais e realizando escavações intensivas no outono.

Voce sabe As cenouras papagaio são desencorajadas de malmequeres plantados em ambos os lados da cama.

Pulgão do espinheiro

Um pequeno inseto é verde, marrom ou preto. Ele hiberna na primeira planta - espinheiro, no meio da primavera puxando seu suco decíduo e formando saliências vermelhas na parte de baixo das folhas. Em maio, muda seu deslocamento - instala-se em pecíolos de cenoura de folhas e raízes, onde vive, multiplicando-se silenciosamente até o período de outono.

As plantas infectadas diminuem o crescimento e, no início do outono, os indivíduos voltam a se encontrar no espinheiro, onde as fêmeas põem ovos para invernada. Para prevenção é desejável plantar cenouras longe de plantações de espinheiro e observar a tecnologia agrícola no processo de cultivo. Também será útil pulverizar com cuidado plantas com piretróides e compostos organofosforados ou biopesticidas.

Piolho de salgueiro-cenoura

As folhas e os topos infectados pela praga são torcidos em glomérulos, e o acúmulo de pulgões ocorre no pescoço da raiz e pecíolos das folhas. O resultado é a deformação das raízes de cenoura, sua diminuição no tamanho. O aparecimento de pulgões é promovido por salgueiros próximos, já que é neles que a praga da praga feminina se instala e põe ovos. O melhor meio de luta é pulverizar com neonicotinóides.

Roedores

Além do problema com insetos, os donos de cenouras também podem enfrentar o problema dos roedores, que também estragam as raízes (ratos, pintas e musaranhos). Combata-os com a ajuda de armadilhas e scarers. Para camundongos e ratos, é o aroma de sabugueiro, hortelã e anis, para toupeiras e musaranhos - cebolas e cânfora, ou vibrações sonoras. No entanto, se você notar que pequenos animais roeram cenouras, então provavelmente você não pode ficar sem produtos químicos especiais para o seu extermínio.

Medidas preventivas contra pragas

Você precisa planejar a localização das cenouras perto dos canteiros, ou combinar o plantio, alternando uma linha de cenouras com uma fileira de cebolas.

Importante! A mosca da cenoura odeia o odor de cebola, e assim a probabilidade de sua aparição no leito da cenoura diminuirá.

Além disso, é importante observar as normas de rotação de culturas, movimentar constantemente os canteiros de cenoura, acompanhar a cultura que precedeu as cenouras na área selecionada.

O uso de fertilizantes orgânicos é a principal medida preventiva, que aumenta a resistência das cenouras a doenças e pragas. É importante lembrar que as coberturas minerais superiores alteram a composição química das folhas e das raízes, aumentando o conteúdo de glicose e aminoácidos nelas. Isso atrai insetos e roedores e, portanto, é melhor recusá-los

Colheita oportuna também é muito importante, porque deixando raízes amadurecidas no chão, você aumenta o risco de danos causados ​​por pragas.

Assista ao vídeo: Métodos alternativos de controle de pragas em hortaliças : parte 1 - Dia de Campo na TV

Pin
Send
Share
Send