Bomba de barril para irrigação - o dispositivo hidráulico mais necessário na área suburbana do país, onde não há abastecimento de água do canal central de abastecimento de água. Se também estiver interessado na rega automática de camas e canteiros de flores, abaixo aprenderá tudo sobre como escolher bombas para molhar um jardim de um barril.
- Descrição da bomba para irrigação e sua variedade
- Submersível
- Drenagem
- Superfície
- Vantagens de usar uma bomba para molhar de um barril
- Características das bombas de irrigação: como escolher a melhor opção
- Como organizar um barril de rega
- Características da organização da irrigação por bomba submersa
- Como arranjar a rega com uma bomba de drenagem
- Regar o jardim e a horta com uma bomba de superfície
- Peculiaridades da operação da bomba no país: como prolongar a vida útil do dispositivo
Descrição da bomba para irrigação e sua variedade
A principal característica das bombas de tambor para regar o jardim a partir do barril é que elas são capazes de criar pressão de forma independente e bombear a água do barril, alimentando-a através da mangueira para o lugar certo. Talvez isso se deva ao fato de que, durante o start-up de tal agregado, um vácuo é criado dentro dele, no qual a água é extraída.À medida que o vácuo é criado continuamente, todas as novas porções de água são bombeadas para a panela, e as que caem nela são inicialmente ejetadas para fora sob pressão.
Existem bombas especiais projetadas especificamente para trabalhar com barris. Eles são muito compactos em tamanho e têm uma mangueira para o fornecimento de água (em alguns casos, mesmo com um pulverizador conveniente e regulador de alimentação) e um regulador de pressão de água. Muitas bombas deste tipo estão equipadas com filtros, pelo que precisam de escolher água limpa para elas. Durante a operação, tal bomba simplesmente se agarra à borda do cano e começa a partir do soquete ou da bateria. Além da compactação e simplicidade na instalação, esses dispositivos permitem a adição de água e fertilizantes no curso da irrigação. As bombas de tambor mais comuns são as unidades fabricadas pela empresa alemã Kärcher.
No entanto, para organizar a rega do jardim a partir do barril, pode utilizar não apenas dispositivos especiais de barril, mas também outros tipos de bombas com maior probabilidade de estarem na sua despensa.
Submersível
A bomba submersível para o barril para molhar as camas difere na medida em que cai diretamente no tanque de água, que será subseqüentemente bombeado. Essas bombas são projetadas para fornecer água de poços e poços, por isso, muitas vezes, têm capacidade muito alta. Ao escolher uma bomba submersível em um barril para irrigação, é melhor parar na opção mais simples e mais fraca, já que é improvável que você tenha um barril no local com uma capacidade de mais de 500 litros.
Ao comprar uma bomba desse tipo, vale lembrar sobre suas características:
- Ao contrário do barril, a bomba submersível pode ser usada não apenas em um barril.
- Uma bomba submersível pode elevar a água de qualquer profundidade na qual ela será baixada.
- No inverno, a operação de bombas submersíveis em um barril não é possível, embora em um poço sem gelo elas possam ser operadas mesmo em geadas severas.
- É o dispositivo mais silencioso para regar, pois funciona debaixo de água.
Drenagem
A bomba de drenagem para irrigação a partir do barril e em geral a rega dos leitos não é praticamente utilizada, uma vez que o seu principal objectivo é bombear fluidos de locais inundados ou fezes da sanita. No entanto, se essa bomba já estiver em sua casa, ela pode ser facilmente adaptada às necessidades do jardim. Para irrigação, a menor bomba de drenagem pode ser usada. Neste caso, ele pode fornecer água não apenas do barril, mas até mesmo da lagoa, se tal estiver disponível em seu site.
Superfície
A bomba de jardim de superfície para irrigação a partir do barril tem o seguinte princípio de funcionamento: o dispositivo em si é instalado em uma superfície dura, e a mangueira de entrada de água é lançada no barril. Por outro lado, um tubo principal é conectado à bomba, na qual a água do barril será alimentada, e a partir da qual você poderá irrigar.
Vantagens de usar uma bomba para molhar de um barril
Para regar uma horta em um local onde, além de um poço velho ou uma lagoa, não há mais fontes de água, os moradores de verão têm que se apressar toda a noite ou toda a manhã com baldes pesados e regadores. Mas se o jardim for realmente grande - vale a pena considerar a simplificação da tarefa de irrigação, que ajudará a lidar com uma bomba de água convencional para um barril.
As vantagens de usá-lo são:
- uma redução significativa no tempo de rega;
- a possibilidade de alimentar a água da chuva coletada em tambores de canos de esgoto para o jardim;
- possibilidade de irrigar com queda de pressão no canal central da água;
- possibilidade de transferir e reconectar o dispositivo para irrigação, cada vez levando água dos tambores instalados em diferentes partes da parcela;
- a capacidade de adicionar fertilizantes minerais à água para irrigação e, simultaneamente com a rega, alimentar as plantas no jardim.
Características das bombas de irrigação: como escolher a melhor opção
Encontrar a melhor opção de bomba para a sua casa de verão não é tão fácil, porque em cada caso, haverá uma necessidade de diferentes dispositivos de potência e desempenho.
É igualmente importante decidir inicialmente sobre essas questões:
- A bomba será usada apenas para fornecer água do barril, ou será necessário usá-la para bombear água para fora da adega ou fornecer água do poço?
- A que distância do barril ficam os canteiros de flores e jardins (levando em conta essa distância, não só a capacidade da bomba será selecionada, mas também o comprimento das mangueiras de abastecimento de água)?
- Existe alguma diferença na altitude, qual é a sua direção e magnitude?
- Quão freqüente e longa será a bomba usada?
- Quão grande é a área do jardim (quanta umidade você tem que bombear diariamente)?
- Que tipo de rega é necessário para as plantas - gotejamento, chuva ou sob a raiz?
Com base em todos esses indicadores, calculamos a capacidade necessária da bomba, que é quantos litros de água a bomba pode bombear por 1 minuto.É claro que se for uma questão de regar plantas de jardim, o fornecimento excessivo de água pode danificá-las. Portanto, a capacidade dos tambores de 200 litros para irrigação deve ser de cerca de 5-10 litros por minuto. Dado que a demanda média de plantas de jardim na água é de 5 litros por 1 quadrado. m, por 1 minuto você pode derramar cerca de 2 metros quadrados. m de seu jardim, trazendo a umidade tão bem.
Mas a taxa de avanço também depende do cabeçote que a bomba pode fornecer e da altura com que a unidade deve elevar a água e a altura na qual a água deve ser bombeada. Também deve ser entendido que se a diferença entre a altura da entrada de água e a altura da pia for grande, a cabeça será baixa. Para selecionar a bomba com o conjunto desejado, é importante fazer alguns cálculos. Suponha que um barril de água seja escavado a uma profundidade de 1,5 metro, e um jardim que precise de irrigação tenha um comprimento de 35 m (35 × 0,1 = 3,5). Calcule imediatamente a perda de 20% de pressão devido a articulações e voltas.Em seguida, resumimos a altura da água subir, o comprimento das camas e o número de perda de carga: 1,5+3,5+7=12. Para o valor resultante do valor de pressão é recomendável adicionar o estoque, no valor de 10-15 unidades, que, como resultado exigiria a compra da cabeça da bomba com o valor da força de 25-30 unidades (este parâmetro serão especificados na folha de dados para a bomba pela letra "H").
Quanto à potência da bomba, em seguida, ele vai depender do tipo de irrigação, que é especificamente necessária para o seu jardim. A potência da bomba para irrigação por gotejamento do tambor pode ser mínima. Se você tem uma necessidade de abundante irrigação de árvores do jardim, é necessário levar uma bomba que pode suportar a alta pressão.
Como organizar um barril de rega
Cada bomba de rega tem as características de funcionamento do que é importante saber quando você se conectar cada um deles para um barril de água. Abaixo, vamos considerar esse problema em mais detalhes.
Características da organização da irrigação por bomba submersa
A bomba submersível está ligado é difícil para entregar a água do tanque, por isso é muitas vezes para a sua instalação requer ajuda profissional. É necessário entender que o dispositivo funcionará na água,Assim, mesmo uma porca torcida incorretamente pode causar uma quebra na bomba ou uma lenta camada de corrosão de suas partes individuais.
Ao organizar a irrigação com uma bomba submersível, também não poderá transportar a unidade com frequência, pelo que apenas um barril pode ser utilizado para irrigação. Outra característica - a bomba não será capaz de bombear absolutamente toda a água do cano, de modo que sempre haverá restos no fundo que podem se moldar com o tempo. A este respeito, o barril deve ser lavado com muito cuidado de vez em quando. Outra desvantagem do uso de bombas submersíveis é a impossibilidade de dissolver fertilizantes na água para irrigação, pois eles podem danificar a própria unidade.
Como arranjar a rega com uma bomba de drenagem
A bomba de drenagem do barril é melhor conectada a um tanque escavado no solo, o que reduzirá a queda de pressão ao bombear água para o jardim. O melhor de tudo, este tipo de bomba é adequado para regar o jardim, uma vez que eles são capazes de bombear uma grande quantidade de água de um barril a uma baixa pressão. Com esta rega, a mangueira pode ser simplesmente atirada para o corredor das árvores ou no meio de duas camas e monitorar o bombeamento de água sem pressa.
Regar o jardim e a horta com uma bomba de superfície
A bomba de jardim para regar o tipo de superfície é muitas vezes caracterizada por alta potência e a presença de fortes vibrações durante o seu funcionamento. Portanto, a bomba em si é importante para instalar em uma superfície dura, colocando embaixo dela uma esteira emborrachada (ela neutraliza a vibração e faz a bomba funcionar mais silenciosamente). Conecte a bomba é o mais fácil, enquanto ele pode ser movido dentro do jardim e instalado em qualquer ponto conveniente. No entanto, após cada rega, é importante cobrir uma bomba desse tipo ou escondê-la na divisão.
Peculiaridades da operação da bomba no país: como prolongar a vida útil do dispositivo
A bomba de tambor elétrica para água é usada apenas na primavera e no verão. Neste momento, ele pode ficar na rua o tempo todo, o principal - para construir um abrigo para ele da chuva.
Mas assim que a temperatura começar a cair, recomenda-se que as bombas de barril para irrigação sejam desconectadas das mangueiras e do barril de onde elas forneceram água, completamente secas, limpas de sujeira aderente e transferidas para uma sala quente e seca. Se a bomba tiver um dispositivo de proteção, instale-o. É muito importante não deixar a bomba funcionar sem água, pois isso pode desativar seus sensores.Este método de armazenamento permitirá que a mesma bomba seja operada por um número infinito de estações. Bombas de jardim para regar a partir do barril têm um princípio de design e operação diferente, mas se forem devidamente conectadas, todas elas são capazes de fornecer ao seu jardim o suprimento da quantidade necessária de água diretamente do barril ou de qualquer outro recipiente com água. O principal é escolher a quantidade certa de energia e produtividade para o seu local, para que a irrigação de 10 cem acres do jardim não dure 5 horas.