A jardineiros problema muito comum é um terreno muito firme, que é quase não respirável e umidade, dando às plantas uma chance de se desenvolver. A salvação real para um caso como será Agroperlit, as propriedades e o uso de que discutiremos a seguir.
- O que é perlita e suas características
- Tipos de perlita
- Perlita expandida
- Perlita perlita
- O que é útil para perlite para plantas
- Como usar perlita para plantas
- Vantagens e desvantagens do uso de perlita
O que é perlita e suas características
Perlite é amplamente distribuída em horticultura e horticultura, então todos devem saber o que é. De fato, a perlita é uma das rochas vulcânicas, que em sua estrutura e aparência se assemelha ao vidro.
Em cada pedaço de perlita contém de 2 a 6% de água ligada, devido a que durante o aquecimento, a perlita pode aumentar de tamanho em 4 ou até 20 vezes. Perlite, ou agroperlite, como também é chamado, também pode explodir. No entanto, isso só é possível quando aquecido a 870 ° C.
A composição química da perlita é multicomponente:
- 65-75% de dióxido de silício;
- 10-16% - óxido de alumínio;
- até 5% - óxido de potássio:
- até 4% - óxido de sódio;
- até 3% - óxido de ferro;
- até 1% - óxido de cálcio;
- 2-6% de água.
Tipos de perlita
Existem várias variedades de perlita que são usadas em diferentes esferas, mas a mais popular delas é expandido e lamelar.
A perlita expandida é usada apenas na agricultura, enquanto na construção civil, indústria de petróleo, metalurgia, medicina e na indústria alimentícia, a perlita lamelar é a mais comum. Considere-os separadamente, o que nos permitirá entender o que cada um dos tipos de perlita para plantas e construção é para.
Perlita expandida
Perlita expandida é uma perlita natural, que é queimada a altas temperaturas em fornos especiais. Devido ao impacto na temperatura da rocha de 850 a 1250 ° C, ela incha e se abre como uma pipoca. Dependendo do tamanho da perlita expandida, ela pode ser granulada ou semelhante a brita.
Outro nome de perlite expandida - agroperlito, porque é usado por agricultores.
A perlita expandida possui as seguintes características:
- Durabilidade.
- Resistência ao fogo (até 900 ° C).
- Isolamento térmico.
- Insonorização.
- Boa absorvência (absorve até 400% do seu peso).
- Estabilidade biológica (em perlita inchada não há propensão a apodrecer, não habita microrganismos, insetos, roedores).
- Limpeza ecológica e esterilidade.
Muitas vezes, a perlita expandida é usada para a muda, que requer muita umidade e, ao mesmo tempo, é sensível às flutuações de temperatura. Ainda assim, a esfera de uso mais popular é o cultivo de flores, uma vez que a perlita para flores é um sistema de drenagem e um sistema para evitar a secagem da camada superior do solo em uma panela.Talvez isso se deva ao fato de que a perlita tem a capacidade de acumular umidade e, em seguida, dá-la ao solo.
Perlita perlita
Perlita perlita tem um escopo mais amplo de uso, e a questão de por que isso é necessário, em primeiro lugar, nos leva à indústria da construção. Graças à adição de perlita nos materiais de construção, é possível aumentar significativamente a resistência aos incêndios.
Além disso, graças ao perlite, as estruturas dos edifícios são mais duráveis, leves e menos volumosas. A perlita de placa é usada em tais ramos industriais:
- Extração de petróleo e gás. Como a perlita é um bom adsorvente, ela é usada para absorver o óleo combustível e a gasolina, que são simplesmente queimados.
- Habitação e serviços comunitários. Perlite é usado para purificação de água no abastecimento de água da cidade.
- Esfera do alimento. Perlite é usado como um filtro para a purificação de xaropes de açúcar e óleos vegetais.
- Ecologia. Devido à perlita, é realizada a limpeza ativa de reservatórios e terras, que sofreram com a poluição industrial. Para este propósito, a perlita expandida também pode ser usada.
- Metalurgia.Devido à adição de perlita às ligas, é possível obter uma estrutura perlítica de aço.
- Medicina Perlite é usado como um filtro para medicamentos.
O que é útil para perlite para plantas
As características descritas dão uma pista sobre por que a perlita é usada na agricultura. Devido à sua estrutura e capacidade de manter sua forma, não é endurecido ou compactado, é amplamente utilizado para soltar o solo e melhorar suas propriedades, como a permeabilidade ao ar e à água.
Perlite é adequado para plantas de interior, e como aplicá-lo, neste caso, não é difícil adivinhar - é perlite que é derramado no fundo das panelas para executar a função de drenagem. Quando a perlita é usada na floricultura, há uma melhora acentuada na taxa de crescimento das plantas, e sua floração também é aumentada.
A agroperlite é adicionada ao solo mesmo antes de semear gramados nos campos de futebol e também na preparação de campos de golfe. Como usar o agroperlite corretamente, vamos discutir mais.
Como usar perlita para plantas
Mesmo que você entenda o que é perlite, você pode usá-lo de maneira diferente na jardinagem e na floricultura interna:
- Como drenagem. Neste caso, no fundo da panela, uma camada de 3-5 cm é simplesmente vertida da agroperlite limpa.
- Para o enraizamento Muitos jardineiros estão interessados na questão de como usar perlita para plantas de enraizamento que mostram um crescimento pobre em solo normal. Neste caso, você precisa usar uma perlita limpa, regando abundantemente com água. Devido à ausência de microorganismos na perlita, a possibilidade de decomposição das raízes de brotos novos será descartada.
- Como um aditivo para a mistura do solo. Tal mistura de solo com perlita é recomendada para uso em flores e plantas que se distinguem por um sistema radicular fraco. Perlite, chernozem e turfa são misturados em partes iguais para a sua preparação (pode ser substituído por húmus).
- Para aumentar a umidade do ar, que precisa de plantas tropicais. Neste caso, ao lado dos vasos com flores, você precisa colocar paletes adicionais com perlita molhada.
- Para semear sementes muito pequenas.Graças à mistura de sementes com agroperlito da fração fina, é possível obter uma distribuição uniforme sobre o local ou a caixa.
- Como uma cobertura. Se você fechar a superfície da panela com perlita, isso evitará que a camada superior do solo seque e permita que o ar flua regularmente para o sistema radicular da flor.
- Como base para fertilizantes. Para fazer isso, basta regar a perlita com fertilizante mineral diluído em água e polvilhar o solo ao redor das plantas. Com o tempo, a perlita começará a dar umidade ao fertilizante no solo.
Vantagens e desvantagens do uso de perlita
Tendo lidado com o que é perlita para as plantas, vale a pena detalhar as vantagens desta raça e as deficiências que ela também tem. Vamos começar com as vantagens:
- A perlita é uma substância biologicamente pura, devido à qual é possível combater eficazmente as doenças e pragas das plantas que passam o inverno no solo.
- A perlita é indispensável nos casos em que o solo do jardim é muito denso e as plantas com um sistema radicular fraco não podem crescer nele.
- Perlite é capaz de acumular umidade e por um longo tempo para alimentar as plantas.
- A perlita não se endurece, o que significa que, mesmo após um longo período de tempo, não pode reduzir a permeabilidade ao solo e à água.
- Perlita proporciona bom isolamento térmico.
- Perlite é mal distribuído à venda, e o custo desta raça é bastante alto. É por essa razão que ele ganhou amor apenas dos floristas, enquanto jardineiros e jardineiros tentam recorrer a análogos mais baratos de perlita.
- Perlite é caracterizada por pH neutro.Portanto, com seu uso intensivo, o nível de acidez do solo pode crescer, o que é indesejável para a maioria das hortas e plantas de casa.
Esperamos que a pergunta por que a perlita é adicionada ao solo esteja completamente clara para você? e agora você pode consertar todas as deficiências do solo em seu jardim. No entanto, considere que o uso de perlita na horticultura nem sempre é racional e, em alguns casos, pode ter consequências negativas.