Como aplicar perlita para plantas

Pin
Send
Share
Send

A jardineiros problema muito comum é um terreno muito firme, que é quase não respirável e umidade, dando às plantas uma chance de se desenvolver. A salvação real para um caso como será Agroperlit, as propriedades e o uso de que discutiremos a seguir.

  • O que é perlita e suas características
  • Tipos de perlita
    • Perlita expandida
    • Perlita perlita
  • O que é útil para perlite para plantas
  • Como usar perlita para plantas
  • Vantagens e desvantagens do uso de perlita

O que é perlita e suas características

Perlite é amplamente distribuída em horticultura e horticultura, então todos devem saber o que é. De fato, a perlita é uma das rochas vulcânicas, que em sua estrutura e aparência se assemelha ao vidro.

Em cada pedaço de perlita contém de 2 a 6% de água ligada, devido a que durante o aquecimento, a perlita pode aumentar de tamanho em 4 ou até 20 vezes. Perlite, ou agroperlite, como também é chamado, também pode explodir. No entanto, isso só é possível quando aquecido a 870 ° C.

A composição química da perlita é multicomponente:

  • 65-75% de dióxido de silício;
  • 10-16% - óxido de alumínio;
  • até 5% - óxido de potássio:
  • até 4% - óxido de sódio;
  • até 3% - óxido de ferro;
  • até 1% - óxido de cálcio;
  • 2-6% de água.
Perlite pode diferir e sua cor. Freqüentemente, a perlita branca ou transparente é usada na agricultura, mas são encontrados preto, vermelho-marrom, verde e marrom. A cor da perlita não altera suas propriedades e aplicação.

Importante! Tenha em mente que ao adicionar perlita branca ou transparente à mistura do solo para as plantas, você complica o processo de diagnosticar o solo para a presença de várias pragas. Em particular, partículas de perlita podem ser facilmente confundidas com raiz e vermes, bem como larvas de um mosquito fúngico. É possível marcar a presença de pragas apenas na condição da planta.

Tipos de perlita

Existem várias variedades de perlita que são usadas em diferentes esferas, mas a mais popular delas é expandido e lamelar.

A perlita expandida é usada apenas na agricultura, enquanto na construção civil, indústria de petróleo, metalurgia, medicina e na indústria alimentícia, a perlita lamelar é a mais comum. Considere-os separadamente, o que nos permitirá entender o que cada um dos tipos de perlita para plantas e construção é para.

Perlita expandida

Perlita expandida é uma perlita natural, que é queimada a altas temperaturas em fornos especiais. Devido ao impacto na temperatura da rocha de 850 a 1250 ° C, ela incha e se abre como uma pipoca. Dependendo do tamanho da perlita expandida, ela pode ser granulada ou semelhante a brita.

Outro nome de perlite expandida - agroperlito, porque é usado por agricultores.

A perlita expandida possui as seguintes características:

  1. Durabilidade.
  2. Resistência ao fogo (até 900 ° C).
  3. Isolamento térmico.
  4. Insonorização.
  5. Boa absorvência (absorve até 400% do seu peso).
  6. Estabilidade biológica (em perlita inchada não há propensão a apodrecer, não habita microrganismos, insetos, roedores).
  7. Limpeza ecológica e esterilidade.

Muitas vezes, a perlita expandida é usada para a muda, que requer muita umidade e, ao mesmo tempo, é sensível às flutuações de temperatura. Ainda assim, a esfera de uso mais popular é o cultivo de flores, uma vez que a perlita para flores é um sistema de drenagem e um sistema para evitar a secagem da camada superior do solo em uma panela.Talvez isso se deva ao fato de que a perlita tem a capacidade de acumular umidade e, em seguida, dá-la ao solo.

Perlita perlita

Perlita perlita tem um escopo mais amplo de uso, e a questão de por que isso é necessário, em primeiro lugar, nos leva à indústria da construção. Graças à adição de perlita nos materiais de construção, é possível aumentar significativamente a resistência aos incêndios.

Além disso, graças ao perlite, as estruturas dos edifícios são mais duráveis, leves e menos volumosas. A perlita de placa é usada em tais ramos industriais:

  1. Extração de petróleo e gás. Como a perlita é um bom adsorvente, ela é usada para absorver o óleo combustível e a gasolina, que são simplesmente queimados.
  2. Habitação e serviços comunitários. Perlite é usado para purificação de água no abastecimento de água da cidade.
  3. Esfera do alimento. Perlite é usado como um filtro para a purificação de xaropes de açúcar e óleos vegetais.
  4. Ecologia. Devido à perlita, é realizada a limpeza ativa de reservatórios e terras, que sofreram com a poluição industrial. Para este propósito, a perlita expandida também pode ser usada.
  5. Metalurgia.Devido à adição de perlita às ligas, é possível obter uma estrutura perlítica de aço.
  6. Medicina Perlite é usado como um filtro para medicamentos.

Voce sabe Perlite é usado até mesmo em narguilés. Para este propósito, é impregnado com propileno glicol e vários sabores, depois peneirado em um narguilé em vez de tabaco.

O que é útil para perlite para plantas

As características descritas dão uma pista sobre por que a perlita é usada na agricultura. Devido à sua estrutura e capacidade de manter sua forma, não é endurecido ou compactado, é amplamente utilizado para soltar o solo e melhorar suas propriedades, como a permeabilidade ao ar e à água.

Perlite é adequado para plantas de interior, e como aplicá-lo, neste caso, não é difícil adivinhar - é perlite que é derramado no fundo das panelas para executar a função de drenagem. Quando a perlita é usada na floricultura, há uma melhora acentuada na taxa de crescimento das plantas, e sua floração também é aumentada.

A agroperlite é adicionada ao solo mesmo antes de semear gramados nos campos de futebol e também na preparação de campos de golfe. Como usar o agroperlite corretamente, vamos discutir mais.

Como usar perlita para plantas

Mesmo que você entenda o que é perlite, você pode usá-lo de maneira diferente na jardinagem e na floricultura interna:

  1. Como drenagem. Neste caso, no fundo da panela, uma camada de 3-5 cm é simplesmente vertida da agroperlite limpa.
  2. Para o enraizamento Muitos jardineiros estão interessados ​​na questão de como usar perlita para plantas de enraizamento que mostram um crescimento pobre em solo normal. Neste caso, você precisa usar uma perlita limpa, regando abundantemente com água. Devido à ausência de microorganismos na perlita, a possibilidade de decomposição das raízes de brotos novos será descartada.
  3. Como um aditivo para a mistura do solo. Tal mistura de solo com perlita é recomendada para uso em flores e plantas que se distinguem por um sistema radicular fraco. Perlite, chernozem e turfa são misturados em partes iguais para a sua preparação (pode ser substituído por húmus).
  4. Para aumentar a umidade do ar, que precisa de plantas tropicais. Neste caso, ao lado dos vasos com flores, você precisa colocar paletes adicionais com perlita molhada.
  5. Para semear sementes muito pequenas.Graças à mistura de sementes com agroperlito da fração fina, é possível obter uma distribuição uniforme sobre o local ou a caixa.
  6. Como uma cobertura. Se você fechar a superfície da panela com perlita, isso evitará que a camada superior do solo seque e permita que o ar flua regularmente para o sistema radicular da flor.
  7. Como base para fertilizantes. Para fazer isso, basta regar a perlita com fertilizante mineral diluído em água e polvilhar o solo ao redor das plantas. Com o tempo, a perlita começará a dar umidade ao fertilizante no solo.

Importante! Geralmente a perlita consiste em partículas de tamanhos diferentes, entre as quais a areia também está presente. Ao trabalhar com ela, a areia pode se instalar no trato respiratório e no globo ocular humano, causando um desconforto grave. Para prevenir isto, com perlite vale a pena só trabalhar em óculos e um respirador.

Vantagens e desvantagens do uso de perlita

Tendo lidado com o que é perlita para as plantas, vale a pena detalhar as vantagens desta raça e as deficiências que ela também tem. Vamos começar com as vantagens:

  1. A perlita é uma substância biologicamente pura, devido à qual é possível combater eficazmente as doenças e pragas das plantas que passam o inverno no solo.
  2. A perlita é indispensável nos casos em que o solo do jardim é muito denso e as plantas com um sistema radicular fraco não podem crescer nele.
  3. Perlite é capaz de acumular umidade e por um longo tempo para alimentar as plantas.
  4. A perlita não se endurece, o que significa que, mesmo após um longo período de tempo, não pode reduzir a permeabilidade ao solo e à água.
  5. Perlita proporciona bom isolamento térmico.

Voce sabe A perlita pode ser usada não apenas para o cultivo de plantas, mas também para preservar o rendimento. Se também for tratado com fungicidas, será possível evitar não só o congelamento de frutas e legumes, mas também para protegê-los da decomposição. No entanto, para alcançar este resultado, recomenda-se colocar uma camada de perlita entre as camadas de fruta, pelo menos, 5 cm.
No entanto, ao usar o perlite, você também terá que lidar com essas desvantagens:

  1. Perlite é mal distribuído à venda, e o custo desta raça é bastante alto. É por essa razão que ele ganhou amor apenas dos floristas, enquanto jardineiros e jardineiros tentam recorrer a análogos mais baratos de perlita.
  2. Perlite é caracterizada por pH neutro.Portanto, com seu uso intensivo, o nível de acidez do solo pode crescer, o que é indesejável para a maioria das hortas e plantas de casa.
Dadas todas as desvantagens do perlite, você pode usar seus análogos, que às vezes podem até ser gratuitos. É sobre claydite, miolo de tijolos, areia e vermiculita. No entanto, considere que cada um dos análogos listados também tem suas desvantagens.

Esperamos que a pergunta por que a perlita é adicionada ao solo esteja completamente clara para você? e agora você pode consertar todas as deficiências do solo em seu jardim. No entanto, considere que o uso de perlita na horticultura nem sempre é racional e, em alguns casos, pode ter consequências negativas.

Assista ao vídeo: CULTIVO EN PERLITA

Pin
Send
Share
Send