Ácaro-aranha é um dos inimigos mais terríveis e odiosos de todos os jardineiros. Carrapatos geralmente sobrevivem em condições quentes e secas, desfavoráveis a muitos outros parasitas. Mais cedo ou mais tarde, todo jardineiro encontrou essa praga. Vamos considerar por que os ataques de ácaros são tão perigosos e desagradáveis que afetam nossas plantas, que tipos de parasitas acontecem e como lidar com eles.
- Ácaro-aranha: características gerais da praga
- Tipos de ácaros e sua descrição
- Aranha aranha
- Ácaro de aranha falso
- Ácaro da aranha atlântica
- Ácaro da aranha vermelha
- Ácaro de aranha de Cyclamen
- Ácaro Aranha do Turquestão
- Aranha aranha
- O melhor conselho sobre como combater um ácaro
Ácaro-aranha: características gerais da praga
Os ácaros-aranha são pragas malignas que colonizam as folhas das plantas de interior e das culturas de jardim. Esses parasitas são encontrados em todos os lugares. O ácaro é extremamente pequeno, o que torna difícil combatê-lo. É impossível notar um parasita até o momento em que ocorrem sérios danos às folhas da planta. O comprimento da fêmea é de apenas 0,4-0,6 mm, o macho é ainda menor.A cor dos ácaros é verde pálido ou amarelo-âmbar.
Um ácaro é geralmente colocado na parte de trás da lâmina da folha, onde suga os sucos da planta e faz muitos pequenos buracos. As folhas danificadas são desidratadas. Eles parecem secos, frágeis e descoloridos.Mesmo uma pequena infecção pode ter um efeito significativo no desenvolvimento da planta. E com um ataque prolongado, a planta reduz a capacidade de fotossintetizar e auto-reparar. Folhas afetadas por pragas podem de repente ficar cobertas com uma fina teia, amareladas e caídas. As plantas em geral tornam-se mais fracas.
Tipos de ácaros e sua descrição
Há um grande número de espécies de ácaros, e algumas delas podem ser mais comuns em sua região do que outras. A maioria das espécies atacam partes internas e externas das plantas.
Aranha aranha
O ácaro comum afeta plantas no verão árido. O dano da praga é evidente no ponto da folha. Pode ser de cor branca, amarelada ou castanho-avermelhada.Na lâmina foliar da planta, é possível identificar os ovos do ácaro. Às vezes, há danos nas folhas: elas são divididas entre as veias, murcham e caem. Por sua vez, esses danos podem ter um impacto negativo no rendimento e na qualidade da fruta.
Além disso, como é um ácaro. O comprimento de um ácaro adulto é de 0,44-0,57 mm, o corpo é oval, de cor amarelada ou esverdeada. O bezerro do macho adulto é ligeiramente menor que o da fêmea, mais estreito e tem uma cor amarelo-esverdeada. A uma temperatura de 22 ° C e uma quantidade suficiente de alimento, as fêmeas vivem de 21 a 35 dias. Uma fêmea pode colocar várias centenas de ovos. Na primavera, as fêmeas migram para a vegetação terrestre e começam a botar ovos. Eles são translúcidos, esféricos.
A praga ataca as plantas durante a estação de crescimento. Em caso de redução em massa de plantações de verão ou quando processar plantas com herbicidas, as pragas estão procurando outras fontes de alimento. Parasitas podem se estabelecer no sistema radicular da planta. O mesmo acontece quando não há precipitação. Este inimigo das plantas tem um alto potencial de propagação. Em particular, em clima quente e seco, dois parasitas no período de vegetação criamaté sete gerações. Consequentemente, o dano torna-se mais pronunciado e aparece no menor tempo possível.
Em condições de estufa, a propagação de um carrapato comum ocorre muito mais rápido, porque as chances de sobrevivência são maiores no calor. Rachaduras e fendas do desenho da estufa são o abrigo ideal para o inverno do parasita, o que complica muito a luta contra ele. O número de ácaros na estufa aumenta mais de 50 vezes (de 10 a 15 gerações) durante 2-4 semanas. As pragas preferem essas plantas: pimenta, berinjela, pepino, cravo, gerbera, rosa, crisântemo, mas na maioria das vezes o parasita afeta a sala favorita de todos. Se você identificou uma fina teia esbranquiçada no tronco da fíca - isso é um sinal de infecção e um sinal de que algo precisa ser feito.
Ácaro de aranha falso
Os falsos ácaros são pragas pequenas e destrutivas. Esta espécie difere de outros representantes da família na medida em que não gira a teia. Além disso, os ácaros falsos são menores em tamanho do que outras espécies. Em um adulto, o corpo plano de uma tonalidade avermelhada tem cerca de 0,25 mm de comprimento, com dois pares de pernas curtas na frente e dois pares de pernas adjacentes ao abdômen estreito. Os ovos são vermelhos, ovais, depositados isoladamente perto das veias principais na parte de trás da folha. A ninfa parece um adulto em forma.
Estes inimigos de plantas pequenas se movem lentamente e às vezes são visíveis na parte de trás das folhas. Eles se alimentam das camadas superior e inferior das folhas, o que leva à morte da planta. Este tipo de carrapatos afeta citros, orquídeas, maracujá, mamão, rambutan, durião e mangostão. A infecção geralmente ocorre em clima quente e seco e causa cicatrizes e descoloração dos frutos em amadurecimento.
Ácaro da aranha atlântica
Ácaros da aranha-do-atlântico (Tetranychus atlanticus) - uma espécie semelhante a um ácaro comum, falso e do Turquestão.O ácaro do Atlântico é capaz de viver e se reproduzir em altíssima umidade do ar e do solo. A cor do bezerro é verde amarelado. O comprimento da fêmea é de 0,43-0,45 mm; O corpúsculo é oblongo-oval, convexo. Feminino geralmente inverno na base de plantas e outras áreas escuras. Durante a temporada, o parasita reproduz 5-6 gerações. O comprimento do macho é de cerca de 0,3 mm. Ovos esféricos, leves.
Como local de assentamento, o parasita escolhe as palmeiras e os cítricos. Carrapatos infectam frutas, vegetais, bagas, plantas técnicas e ornamentais. Ao atacar carrapatos na folhagem, as formações amarelas são notadas. Gradualmente, as manchas cobrem a folha inteira, o que eventualmente leva à sua secagem.
Ácaro da aranha vermelha
Ácaros da aranha vermelha (Tetranychus cinnabarinus) - pragas do jardim, afetando uma variedade de plantas: azáleas, camélias, macieiras, frutas cítricas, cravo. Mas na maioria das vezes esse ácaro pousa em um cacto. Este fato é explicado pelo fato de que esses parasitas preferem um habitat seco. Carrapatos proliferam rapidamente em condições de seca e demonstram resistência a certos pesticidas. Pequenos inimigos de plantas sugam o suco de um jovem cacto, formando em sua superfície manchas brancas.
Após a infecção com esta praga, a planta é continuamente danificada. As folhas adquirem uma aparência doentia. Na parte de baixo da placa foliar, observa-se uma placa pulverizada. Um exame minucioso mostra que essa poeira "se move" e é na verdade uma teia. O ácaro-vermelho é mais ativo no clima frio (na primavera ou no outono).
Os ovos são esféricos rosa-esbranquiçados. A larva é amarelada-esverdeada com três pares de pernas. Ninfa - cinza-amarelada, com manchas escuras, possui quatro pares de pernas. Dependendo da idade, a cor dos ácaros varia de amarelado a vermelho acastanhado. O corpo da fêmea adulta é oval, com 0,4 mm de comprimento. Machos ligeiramente menores - 0,35 mm.
A questão de como controlar o ácaro vermelho e como se livrar dele é complicada pelo fato de que os ovos de ácaros podem permanecer no solo por cerca de cinco anos.
Ácaro de aranha de Cyclamen
Ácaro Aranha Ciclamenóide (Tarsonemus pallidus) causa sérios danos a várias culturas de efeito estufa. Amostra adulta com comprimento inferior a 0,3 mm. Nas pernas são colocados otários microscópicos. Incolor ou marrom, eles têm quatro pares de membros. O comprimento de um ovo liso é de 0,1 mm.
Os ácaros ciclamênicos evitam a luz, eles ocorrem em lugares sombreados escondidos em plantas de interior (nos rins, entre a taça e a coroa). Além disso, os ácaros de ciclâmen preferem alta umidade. Parasitas se alimentam de folhas jovens e brotos de plantas. As folhas contaminadas se curvam para dentro e adquirem uma aparência enrugada. As gemas também parecem enrugadas e descoloridas e, às vezes, podem não abrir. Esta praga tem uma ampla variedade de plantas hospedeiras: violeta, cíclame, dália, crisântemo, gerânio, fúcsia, begônia, petúnia, margarida, azaléia.
Ácaro Aranha do Turquestão
Aracnóide do Turquestão ácaro - praga no tamanho de 0.3-0.6 mm, verde. A cor geral esverdeada é o resultado da ingestão de seiva celular de plantas com alto teor de clorofila.
O comprimento da fêmea é de 0,5-0,6 mm; a forma do corpo é ovóide. As fêmeas hibernam em pequenos assentamentos de ervas daninhas, folhas caídas, rachaduras na casca. A duração da sua vida é de 80 dias. O macho é ligeiramente menor que a fêmea, a forma do bezerro é alongada, a cor é verde claro.
Infectadas com esta praga, as folhas ficam amarelas e ficam cobertas com uma teia grossa.Gradualmente, as lâminas das folhas são marcadamente danificadas. Balanço hídrico violado. A fotossíntese está suspensa. As folhas murcham. O parasita danifica melões e vegetais, bem como feijão e algodão.
Aranha aranha
Alta umidade e altas temperaturas contribuem para o desenvolvimento de ácaros aranhas (Tarsonemus pallidus). Surtos graves podem ocorrer nas estufas nos meses de outono e inverno. O ácaro-aranha é mais frequentemente encontrado no bálsamo (voltaremos à questão de como lidar com isso).
O pôntico desta praga é translúcido, de cor verde clara. As fêmeas podem viver até um mês e multiplicar sem acasalar. Eles colocam 2-3 ovos por dia durante 2-3 semanas. Durante todo o ciclo de vida, uma fêmea deposita até 16 ovos em locais úmidos e escuros nas fendas e na base da planta. Eles são ovais e lisos. Larvas brancas eclodem após 2-3 dias. Indivíduos adultos deixam a fase de pupa após 5-7 dias, tendem a se mover mais rapidamente. Eles podem completar o ciclo de vida em apenas 1 semana.
Através da saliva, os parasitas são pulverizados na planta com uma toxina perigosa. As folhas tornam-se torcidas, endurecidas e distorcidas, uma placa de bronze aparece na superfície inferior da folha.Quando a distribuição da massa do parasita podem morrer jovens brotos da planta. O dano se assemelha às perturbações usuais no desenvolvimento da planta.
Esta praga se alimenta de culturas de flores com mais freqüência. ácaro floral tem uma vasta gama de plantas hospedeiras: violeta, Ageratum, begónia, crisântemo, ciclame, dália, gerbera, gloxínia, hibisco, jasmim, Impatiens, lantânio, malmequer, Anthirrhinum, verbena, Zínia. Às vezes, um ácaro infecta culturas como pimentas, tomates e feijão.
O melhor conselho sobre como combater um ácaro
jardineiros experientes e profissionais envolvidos na luta contra ácaros, levá algumas dicas importantes para prevenir e tratar plantas contra esta praga:
- Evidentemente, a prevenção é a melhor maneira de combater as pragas. Apenas uma planta saudável pode repelir ataques de pragas. O mais fraco é mais suscetível aos parasitas. Os trabalhos sobre o fato de que as plantas são saudáveis, e as áreas ao redor deles estão livres de detritos e poeira. Além disso, certifique-se de que eles são fornecidos com uma quantidade suficiente de água.A pulverização ativa e o aumento da rega ajudam a controlar o nível de infecção. A água mantém parasitas, como eles preferem um ambiente quente e seco. Condições mais frias e úmidas diminuem a taxa de reprodução. Ao ar livre, os ácaros são ativos na primavera, e no inverno eles dormem. O risco de pragas é sempre maior se você mora em uma região com invernos quentes.
- Se contra um ácaro como método de luta, você decide usar pesticidas, siga sempre as instruções nas instruções. Alguns pesticidas não são destinados a culturas alimentares. Certifique-se de que o pesticida não é perigoso para os seres humanos! Especialmente eficazes são os óleos inseticidas. Para recomendações detalhadas sobre controle químico, consulte o serviço fitossanitário local.
- Uma excelente maneira de combater as pragas do jardim é usar predadores de insetos. Os ácaros da aranha têm inimigos naturais, incluindo ácaros predadores, que podem servir como uma forma de controle biológico. Geralmente use joaninhas. Eles comem carrapatos se não houver outros insetos por perto (por exemplo, pulgões). No entanto, não exagere com o número de insetos úteis. Se você plantar milhares de joaninhas em seu jardim, elas comerão tudo ao seu redor, inclusive sua própria espécie.