Tsiperus (syat, citovnik) é um grande gênero de plantas herbáceas da família.que inclui cerca de 5000 espécies em todo o mundo. Osoks, na maioria das vezes, são encontrados em áreas úmidas, como áreas úmidas. Particular atenção é dada a estas plantas em conexão com seu importante papel no ecossistema do mangue. Em instalações fechadas, elas começaram a crescer desde os anos 80 do século passado. A flor de cyperus é amada por muitos cultivadores de flores devido à sua despretensão e bons dados estéticos. Esta planta incomum é capaz de decorar qualquer interior moderno. A característica mais notável é verde brilhante, hastes alongadas, florescendo e folhas em forma de guarda-chuva.
- Condições ótimas para o cultivo de cyperus
- Localização e iluminação
- Condições de temperatura
- Características de cuidados em casa
- Rega
- Humidade do ar
- Alimentação
- Problemas potenciais no cultivo: controle de pragas e doenças
- Regras de transplante: solo e pote
- Métodos de reprodução
- Sementes
- Estacas
- Soquetes
- Propriedades úteis do cyperus
Condições ótimas para o cultivo de cyperus
Cultivar cyperus em casa não é difícil. Adapta-se perfeitamente a qualquer clima. Em casa, as espécies mais comuns são: C. papyrus, C. long-leaved, Ts. Zumula, C. Helfer, C. spreading.
Localização e iluminação
Necessidades Cyperus iluminação brilhante e difusa. Portanto, a localização ideal para o seu cultivo são janelas amplas com acesso ao lado oeste ou leste. Se as janelas estiverem voltadas para o sul, tente criar iluminação difusa para a planta. O sombreamento é necessário apenas nos dias quentes de verão. Para proteger as folhas da planta das queimaduras, o verão quente deve remover a panela da janela.
No inverno, a planta precisa de iluminação adicional fontes de luz artificial (lâmpadas fluorescentes). Deve ser fornecido por 15 horas por dia.
A cidadela pode ser cultivada em condições de pouca luz. No entanto, em áreas escuras, o crescimento e o desenvolvimento estão suspensos.
Condições de temperatura
O regime ótimo de temperatura para o crescimento é a faixa de + 14 ° С a +22 ° С. Na primavera a planta será aconchegante em uma sala com temperatura de +18 ° C a +22 ° C. Para as folhas da cidadela "respirar ar puro" em uma estação quente, é desejável tomar uma panela na rua.
No verão, recomenda-se mover a panela em uma sala bem ventilada. No inverno, tente fornecer à sua planta de interior um regime de temperatura de + 16 ° C a +19 ° C. Na estação fria, a temperatura não deve cair abaixo + 12 ° С. Além disso, tente ventilar o ambiente com mais frequência.
Características de cuidados em casa
Porca - planta para todas as estações. Cuidar dele dentro de casa é bastante simples: a flor é muito resistente e pouco exigente. Ele se desenvolve igualmente bem ao longo do ano, então as regras para cuidar de cyperus em climas quentes e frios são quase idênticas.
Rega
Cyperus precisa de rega abundante.O pote com uma flor recomenda-se a pôr em um suporte com o claydite molhado. Durante o crescimento ativo, o rizoma deve estar debaixo de água. No verão, a panela deve sempre estar cheia de água.
No inverno, recomenda-se drenar o líquido do suporte após a rega. Além disso, as folhas longas do cyperus precisam de pulverização freqüente. Para este propósito, a água morna geralmente usada é resolvida. No frio, a pulverização deve ser cortada ao meio e a panela deve ser afastada das baterias quentes.
Humidade do ar
Cyperus é uma planta que adora umidade. Para manter a umidade ideal no apartamento, é desejável usar um umidificador especial. Procedimento eficaz é pulverização freqüente de folhas Planta do atomizador, realizada durante a estação quente.
Alimentação
Para o sucesso de manutenção e reprodução tsiperusa precisa vestir adequada. Como de costume fertilizante complexo mineral adequado ou fertilizante orgânico rico em azoto. Possível usar curativos tanto líquidos e secos.Jardineiros profissionais não são recomendados para alimentar durante todo o ano. Os fertilizantes devem ser aplicados uma vez em 2 ou 3 semanas na estação quente (do início da primavera ao início do outono).
Problemas potenciais no cultivo: controle de pragas e doenças
Cyperus possui boa imunidade e é suficientemente resistente a várias doenças e pragas. Os problemas geralmente surgem de cuidados inadequados. Se você achar que as folhas do cyperus estão ficando amarelas, descubra imediatamente o que fazer neste caso. Em geral, as pontas e bordas das folhas adquirem uma coloração amarela e desbotam quando a planta sente falta de umidade no solo. A prevenção será rega regular e regular e pulverização.
Se você perceber que o alimento cresce muito devagar - a planta experimenta falta de nutrição. Em caso de iluminação incorreta, novas hastes não aparecem normalmente. Neste caso, você precisa aumentar a saturação da iluminação.
As vezes cyperus pode atacar tripes, escutelo, mosca branca e cochonilha. Se as pragas forem detectadas a tempo e as medidas necessárias forem tomadas, a planta pode ser curada. Como uma proteção contra insetos nocivos, uma solução de sabão ou uma solução inseticida é útil. As composições indicadas são tratadas com hastes e folhas do ciperus.
Regras de transplante: solo e pote
Cypherus desenvolve bem em substrato fértil leve com acidez fraca. O solo para o cyperus pode ser preparado independentemente do solo do jardim, turfa, areia e húmus. Para evitar a saída de água, é necessário organizar uma drenagem confiável.
Um hidrogel especial também pode ser usado. Este polímero absorve e retém bem a umidade e também contém fertilizantes úteis para o bate-papo. No entanto, os materiais sintéticos não são iguais aos componentes naturais.
Com os devidos cuidados, o alimento rapidamente se desenvolve, de modo que a planta precisa obter uma capacidade maior.No entanto, muito grande e espaçoso pote não é adequado, uma vez que a planta começará a dar uma série de recursos para o crescimento do sistema radicular.
Em seguida, considere como transplantar adequadamente cyperus em condições de sala. Uma flor jovem pode ser transplantada anualmente. O ginecologista adulto é transplantado apenas quando necessário. A flor é cuidadosamente removida do vaso e o transplante é realizado com a remoção incompleta do coma terrestre.
O rizoma da planta precisa ser ligeiramente sacudido para sacudir o substrato antigo. Se as raízes estiverem muito danificadas, é necessário remover cuidadosamente as raízes residuais e também limpar o rizoma da antiga terra.
Métodos de reprodução
A cidadela é reproduzida de várias maneiras comuns: sementes, mudas e rosetas. A propagação de cíperos pelo crescimento de sementes é considerada um processo laborioso e demorado, enquanto o método mais ideal é a propagação com a ajuda de estacas.
Sementes
A reprodução por sementes nem sempre garante o resultado esperado pelos floristas. Na variante de sementes, as propriedades da planta mãe frequentemente não persistem na ração. Você pode tentar cultivar cyperus a partir de sementes, mas antes de plantar, você deve estocar o equipamento necessário. Primeiro você precisa comprar sementes de plantas frescas.
Em seguida, prepare um recipiente plano raso. As sementes são semeadas em uma mistura de terra úmida (a mesma composição do transplante). Normalmente, o substrato é usado para coletar areia, turfa e folha de terra. Substrato pronto pode ser encontrado em lojas especializadas. Polvilhe as sementes na superfície e pressione levemente com a palma da sua mão. Cubra a parte superior com um frasco de vidro denso ou envolva-o com filme plástico. A uma temperatura de +18 ° C e assegurando rega abundante e frequente, os primeiros rebentos aparecerão em breve. Quando as mudas são esticadas e fortalecidas, elas são mergulhadas e transplantadas em pequenos vasos (três brotos). Este método é aplicado em qualquer época do ano.
Estacas
A reprodução vegetativa do ciperus é realizada pela propagação da planta apical estacas.A bucha deve ser cortada com cuidado, cortando os cortes com uma faca afiada. Os brotos mortos são separados o máximo possível. Em cada parte, restam cerca de 5 centímetros de brotos.
Novos guarda-chuvas são colocados na água ou na areia molhada com uma alça para cima. Após cerca de duas semanas, as raízes brancas aparecem na base das folhas. Este é um sinal de que a cidadela está pronta para o transplante. Dentro de algumas semanas, jovens brotos verdes crescem na superfície do solo.
Soquetes
E, finalmente, considere como multiplicar as rosetas do cyperus. Para fazer isso, você precisa Corte as rosetas das folhas e abaixe-as com a ponta do caule na água.. A temperatura da água deve ser de +22 ... +25 ° С. Após o enraizamento, transplantamos as rosetas para o solo. A camada superior é polvilhada com areia.
Gradualmente, as raízes brancas aparecem no local de contato da cavidade invertida com o solo. Quando as raízes atingem uma altura de 2-5 cm, a roseta é plantada em um pequeno recipiente e, após o surgimento de novos brotos, a planta deve ser transplantada para um novo recipiente.Este método de reprodução é usado em qualquer época do ano.
Propriedades úteis do cyperus
Cypherus é valioso não apenas por suas propriedades decorativas. Ele também tem algumas qualidades curativas. Às vezes uma flor é usada na medicina. Note-se que esta planta melhora a visão, ajuda com insônia, alivia a dor de cabeça, tem um efeito benéfico sobre a circulação sanguínea. Além disso, é um purificador de ar natural e guardião do conforto da casa. E devido a sua perfeita segurança e inofensividade, a planta muitas vezes serve como um elemento do interior em creches e escolas.