Como se livrar de traças de cera em colmeias ou buracos? Maneiras comprovadas de combater o fogo e medidas preventivas

Pin
Send
Share
Send

A borboleta discreta, chamada de "traça da cera", apesar de seu pequeno tamanho, ganhou fama como um formidável inimigo das abelhas.

Os apicultores estão constantemente combatendo a traça da cera e, de todas as maneiras, protegem suas fazendas de hóspedes indesejados.

Felizmente, para isso existem meios e métodos muito eficazes.

Hoje, consideramos que tal traça da cera? Do que é perigoso e como se livrar da traça da cera na colmeia?

O que sabemos sobre a praga?

mol refere-se a cera molevidnym traças noturnos pertencentes família Ognevok. Este inseto vive apenas nas áreas de apicultura desenvolvido, sendo a praga mais perigosa das colmeias.

Na natureza, é possível satisfazer duas variedades: Galleria mellonella, ou traça abelha, e uma cera mole menor, que também é chamado de traça baixo abelha, de excepção, a traça da cera, motylitsey.

Grande traça de cera é maior em tamanho. O alcance de suas asas pode atingir 35 mm. A coloração das asas dianteiras do fogo da colméia combina tons de amarelo acastanhado e marrom-acinzentado, enquanto as asas traseiras são de cor creme.

Em baixa abelha asas da traça abrangem chegar não mais de 24 mm. Cor de suas asas dianteiras em tons cinza-marrom e traseira - em branco prateado.

Uma mariposa adulta não precisa de comidaporque seus órgãos digestivos praticamente não são desenvolvidos. Ela vive à custa do acumulado durante o desenvolvimento das reservas. A expectativa de vida das mulheres é de cerca de 2 semanas, homens - duas a três semanas.

Borboleta fêmea muito fértil. Quando ela se dirige para a colméia no crepúsculo ou à noite, ela deposita 300 ovos em alvenaria sozinhas em fendas, fendas ou no chão em um lixo ceroso. Por uma curta vida, uma fêmea dessa borboleta em forma de mariposa pode colocar 1.500 ovos.

Após cerca de 10 dias dos ovos aparecem larvas brancas de cerca de 1 mm de tamanho com uma cabeça amarela clara. Ao se alimentarem intensivamente, gradualmente se transformam em lagartas de cor cinza escuro, com até 2-3,5 cm de comprimento.

Após 30 dias do início de seu desenvolvimento, a lagarta forma um casulo, fixando-a em álcalis ou cantos da colméia e em pupas. Após 10-11 dias, uma nova borboleta voa para fora do casulo, pronta para produzir a próxima geração em duas semanas de sua existência.

Da primavera ao outono, dependendo das condições climáticas, muda de duas para três gerações de borboletas. A borboleta hiberna no estágio de pupa.

Como é uma toupeira de cera?

Danificado

Traça de cera é um verdadeiro desastre para os apicultores. Suas larvas vorazes comer apenas produtos de apicultura. Durante o desenvolvimento, eles são capazes de levar a colmeia a tal estado que a família das abelhas não pode suportar um bairro tão prejudicial e deixa sua casa.

No início da existência de alimentos, as larvas são pergaminho e mel. Depois de fortalecidos, eles já começam a comer cera de favo de mel, material de aquecimento, os restos de uma ninhada de abelhas. Lagartas Sem piedade estragar o favo de mel, formando neles numerosos túneis.

Movendo-se ao longo dos movimentos feitos, eles deixam para trás excrementos e teias de aranha finas, selando-o com favo de mel e não permitindo que as abelhas ponham mel.

Uma lagarta traça de cera para o período de seu desenvolvimento pode danificar até 500 células e ainda mais. Com um grande número de pragas, quase todas as células estão cheias de teias de aranha e se tornam podres.

O ar na colméia se torna obsoleto e tem um cheiro desagradável. Como resultado, a família das abelhas enfraquece e deixa a colméia com mais freqüência e, no pior dos casos, morre.

Ajuda! Não há traça de cera nos aposentos, já que não há nada para comer na casa para seus filhos. No entanto, a borboleta pode ser encontrada no porão, onde sotohranilischa são frequentemente equipados.

Os apicultores acumularam uma experiência considerável e inventaram muitas maneiras de se livrar de um hóspede não convidado. Mas vale a pena dizer que a tintura à base de larvas de traça de cera tem muitas propriedades curativas.

Como lidar com a traça da cera?

A luta contra o destruidor de colmeias começa com medidas preventivas. Primeiro de tudo, os apicultores tentam manter apenas as famílias de abelhas saudáveis, criando para eles todas as condições necessárias.

Abelhas fortes são capazes de resistir ativamente a pragas. Os trabalhadores encontram larvas, comem-nas e as pupas são seladas com própolis. Os guardas das abelhas caçam borboletas e, pegando-as, jogam fora.

As seguintes medidas são eficazes para a prevenção:

  • Importante Inspecione regularmente favos de mel tanto nas colmeias como nos esgotos, e destroem imediatamente as pragas detectadas.
  • Colméia, apiário e sotohranilischa devem ser mantidos limpos, no fundo das colmeias não devem permanecer pedaços de cera e outros detritos.
  • As abelhas devem ser mantidas em boas condições, Sem fendas, intervalos ou fendas no eles não devem ser brecha para penetrar pragas perigosas.
  • É necessário fornecer abelhas acesso livre a qualquer parte da colmeia por sua luta independente com a borboleta.
  • Parte das células velhas (cerca de 30%) é recomendado para mudar para o novo e danificou a cada ano - para remover.
  • Para evitar subida larvas em outras colméias em torno deles recomendado cavar sulcos, enchendo-os com água.
  • Cera de matérias-primas devem ser mantidos em recipientes bem fechados. Não é necessário por um longo tempo para manter a cera em colmeia, é desejável para levá-lo imediatamente para processamento.
  • Armazene as células sobressalentes em um local fresco, limpo e seco com boa ventilação. É desejável que eles estavam em um armário fechado ou urticária peças.
  • Ao redor do apiário é útil cultivar grama, que tem medo de uma mariposa de cera. Estes incluem orégano, lúpulo, hortelã, gerânio perfumado, absinto. Os cachos dessas mesmas gramíneas podem ser colocados na colméia - na parte superior e inferior dela.
  • Um excelente impedimento é o alho habitual - um dente de alho é cortado em três partes, que são colocadas em pedaços de tela na parte inferior da colméia ou sob o aquecedor na parte superior.
  • Para eliminar a mariposa de cera do sotohranilischa, ela coloca "buquês" das ervas acima mencionadas, acrescentando-lhes imortelle, ledum e folhas de nogueira.

Eficaz na destruição de animais adultos isca especial, que são feitos de mel e perga com a adição de uma pequena quantidade de água e fermento fresco.

Bait é dispensado em vasos abertos rasas e ao anoitecer são organizados em torno de suas colmeias durante a noite. Borboletas migram para um cheiro atraente para elas, elas entram nos tanques e afundam. Com o início da manhã, a isca é removida até a noite seguinte e as pragas são destruídas.

Se a prole wax moth se instalaram na colméia, os apicultores têm no arsenal de uma variedade de técnicas, sutilezas e os segredos que podem ajudar a se livrar rapidamente desse flagelo. Considere os mais populares e eficazes.

Povoado com cera mariposas abelhas Células são retiradas da colméia e liberadas das lagartas batendo no quadro com um formão ou palma. Pragas rastejam para fora de seus esconderijos e caem. Eles são imediatamente destruídos, e os favos danificados são reaquecidos para encerar as matérias-primas.

As colmeias são então desinfectadas com um maçarico dentro da casa de abelha. Neste caso, é dada especial atenção aos cantos da colmeia.

Eficaz desinfecção das células afetadas com ácido acético a 80% em uma dosagem de 200 ml por 1 metro quadrado de área. Em uma dobra de colmeia solta pilhas de favos de mel, coloque uma camada de pano macio ou algodão embebido em vinagre, cubra o corpo do telhado e envolva tudo com um filme, não deixando lacunas.

Os vapores de vinagre, que são mais pesados ​​que o ar, fluem pelas estruturas de favo de mel, destruindo pragas em seu caminho em qualquer estágio de seu desenvolvimento. As células são mantidas em vapores de ácido acético por 3 dias (a uma temperatura de 16 a 18 ° C), após o que é bem ventilado. O tratamento é repetido após 12 a 13 dias.

Excelentes resultados trazem tratamento de baixa e alta temperatura. No inverno, os quadros são congelados a uma temperatura de -10 ° C e inferior por 2 horas.

No verão, você pode usar um freezer na geladeira para esses fins. Molas de cera também são destruídas por altas temperaturas - de + 50 ° C e acima.

Na primavera nas colmeias descascadas e preparadas são colocados em pequenas caixas naftaleno (por exemplo, jogo), colocando-o à esquerda ou à direita da torneira.No momento da recolha do mel principal, a substância é removida e, após a recolha e a selecção do mel, o naftaleno é novamente colocado nas colmeias.

Aflito, mas ainda em forma favo de mel pode ser tratado com dióxido de enxofre. Para fazer isso, eles são colocados em uma caixa bem fechada, queimando enxofre de combustível em uma dose de 50 gramas por metro cúbico de capacidade. Células fumigam dessa forma mais duas vezes: a segunda vez em 10 e a terceira em 20 dias.

IMPORTANTE! Ao trabalhar com gás de dióxido de enxofre, o apicultor deve ser cuidadoso, deixando imediatamente a sala após a fumigação e depois de ventilá-la completamente.

Ajuda na destruição de pragas tratamento de favos de mel com preparação biológica "Biosafe" - substância em pó com esporos de bacilli turingiensis. O remédio é eficaz apenas contra as lagartas da mariposa.

O conteúdo do frasco é diluído em meio litro de água fria a uma taxa de 30 ml por quadro, e depois pulveriza-os com os favos de mel extraídos da colmeia. Expresso o efeito da droga é alcançado em um dia e pode persistir ao longo do ano.

Os métodos químicos que ajudam a combater eficazmente a traça da cera incluem aplicação de timol. Recheado de bolsas de gaze, a substância é colocada por 5-10 dias na colmeia, colocando-a no quadro.

A dose recomendada do medicamento é de 10 a 15 g por família de abelhas.O procedimento pode ser repetido duas vezes, mas com uma temperatura de ar de 26 ° C ou superior timol imediatamente removido da colmeia.

Ao armazenar células aplique o "antimol" ( "Paradiclorobenzeno") em uma proporção de 150 g por 1 metro cúbico. Em um comprimido "Antimoli" contém 8 g.

A substância é colocada entre as células colocadas em caixas fechadas. Antes de usar o celular, certifique-se de ventilá-los para uma semana ou um pouco mais.

Outra substância química contra traças é "Axomolin". As células foram colocadas numa colmeia por cima de um quadro baseado em meios de armação 10 comprimidos. O corpo da colmeia foi selado envoltório. Após o tratamento, célula ao ar durante 1-2 dias.

Traça da cera moth - um inimigo muito perigoso, no entanto, e pode lidar com ele. Mostrando perseverança e diligência no uso de métodos tradicionais de controle de pragas, é possível ganhar uma vitória esmagadora sobre eles, e medidas preventivas irá ajudar a corrigir o resultado.

Materiais Úteis

  • Descubra como existem outros tipos de traças: roupas, comida e outros. Como lidar com eles?
  • De onde vem esta praga no apartamento e as características da luta com a variedade de alimentos.
  • Quais são os remédios químicos e populares para mariposas?

Pin
Send
Share
Send