Graças à descoberta dos médicos, as bagas de goji ganharam uma popularidade louca no mundo moderno. Eles têm uma cor rosa brilhante e um pouco como a aparência das nossas passas. Seu sabor doce e azedo específico não é apreciado por todos, mas as pessoas que experimentaram este produto interessante, notam suas diferentes variações de sabor. Parece que a bérberis chinesa tem gosto de uma mistura de damascos secos e passas, outras que são framboesas, e outras ainda dizem que estão experimentando a beladona.
- Um pouco sobre propriedades úteis de bagas de goji
- Variedades populares
- "O novo grande" ("Novo Grande")
- "Lhasa"
- "Gigante de açúcar"
- "Doce Âmbar"
- "Superfruit"
- Características de plantio e cuidado de bagas
A fim de entender que tipo de fruta é mais adequado para você comprar ou crescer, este artigo oferece uma visão geral das variedades populares de bagas de goji.
Um pouco sobre propriedades úteis de bagas de goji
As bagas tibetanas são incrivelmente úteis, porque contêm cerca de vinte aminoácidos valiosos, uma enorme quantidade de vitaminas, microelementos e antioxidantes, e o caroteno neles é muito mais do que em uma cenoura rica.
Sendo uma parte dos ácidos graxos de produtos essenciais, incluindo linoleico, promover o metabolismo zapuskaniya correta e queimando o excesso de gordura corporal rápida. Além disso, eles:
- ajudar a superar a depressão;
- melhorar a condição da pele;
- acalma o sistema nervoso;
- rejuvenesça o corpo.
Variedades populares
Até à data, as variedades de bagas goji são surpreendentemente variada, não há muito tempo sobre eles em tudo, ninguém sabia em nossas regiões. Eu me pergunto o que e arbustos, e frutas em variedades diferentes de forma bastante significativa diferentes umas das outras, de modo a sua atenção é convidado para a lista dos mais populares.
"O novo grande" ("Novo Grande")
A variedade goji "New Big" foi criada por criadores polacos. Um belo arbusto perene pode crescer até 3,5 metros de altura. Ele pode facilmente definir a direção do crescimento e crescer como uma linhagem lignificada, se estiver devidamente ligada ao suporte. Frutifica a planta no primeiro ano de plantio, tem uma excelente energia de crescimento e é capaz de adicionar na primeira temporada literalmente um metro inteiro. A resistência ao frio deste arbusto permite que ele cresça no cinturão intermediário, onde tolera geadas de até 30 graus. As primeiras bagas amadurecidas aparecem normalmente no começo (e até o meio) de agosto, e o período da maturação em massa cai nos próximos meses e meio. O peso das bagas doces e azedas é de apenas 1,2 gramas.
Além do fato de que a variedade tem propriedades úteis únicas, "New Big" é considerado um arbusto muito despretensioso. Em um ambiente natural, cresce em declives comuns, e ninguém cuida dela, então pode ser plantada em qualquer lugar do jardim - o principal é que ela não deve ser inundada.
"Goji chinês"
A origem do nome "goji chinês" está diretamente relacionada à sua terra natal oriental. Os criadores russos há muito aprendem a cultivá-lo corretamente em nossa terra. É amplamente cultivada nos vales mongóis, nos Himalaias e na China e frutifica ativamente com bagas redondas curativas. Geralmente arbustos meio-apertados atingem uma altura de cerca de dois metros e suportam este arbusto em quaisquer condições. Resistente a todos os tipos de doenças e pragas, também tolera firmemente geadas severas. Normalmente a melhor polinização de duas arbusto planta em conjunto, a fim de ser crescendo ativamente, eles são colocados em um lugar com sombra e em solos mais pobres.
"Lhasa"
Variedade "Lhasa" é um produto da seleção chinesa. Seu arbusto sobe para 3 metros e tem longos ramos em forma de arco, que estão espalhados com pequenos espinhos. Depois de plantar começando frutificação pertence à segunda estação, mas a produtividade do arbusto varia na gama de 3,5 a 4 kg. Tem flores roxas autopolinizantes, a partir das quais se formam frutos grandes saturados de cor alaranjada. Seu peso, comparado com outras variedades, é bastante grande - 2-3 gramas de comprimento - 2 cm, e a forma é oblongo-ovalada.A polpa da comida é muito saborosa, amarga-doce com um amargor descontraído. A vantagem desta espécie é a maturação antes de outras variedades, e os doces oblongos podem pendurar nos arbustos até as geadas. Resistente à seca e tolera bem a geada severa (-26 ° C). Recomenda-se cultivar arbustos em algum suporte e amarrar brotos frutíferos. Para a localização, é melhor escolher solo bem drenado, prestando atenção à boa luz solar.
"Gigante de açúcar"
Sort "gigante de açúcar" tem o seu nome por uma razão, porque os frutos perfumados deste arbusto na nossa região atingem uma polegada, embora o peso é usado - 1,2 gramas. O arbusto adulto pode subir para 3,5 metros, difere-se espalhando e a formação de uma colheita abundante. Suas bagas de laranja-fogo alongadas têm indicadores de alta qualidade, então uma vez que você as prove, você não vai mais adivinhar que tipo de goji é mais delicioso. Frutificação geralmente em agosto-setembro. Em locais com clima mais moderado, a brotação pode começar em outubro. Apesar de quaisquer características meteorológicas, "Gigante de açúcar" distingue-se pelo alto rendimento: de um arbusto você pode atirar baldes de frutas. Além disso, ele é completamente indiferente a geadas severas, seus galhos não congelam mesmo a -30 ° C. A bérberis tibetana, como ainda é chamada, é capaz de sobreviver a geadas ainda mais severas, mas neste caso precisará de algo para se esconder.
"Doce Âmbar"
A principal característica da variedade "Svit Amber" é o maior teor de vitamina C e mel, uma tintura âmbar muito especial de frutas vermelhas. Foi criado por criadores chineses em 2016, mas, apesar de sua novidade, já conseguiu conquistar o primeiro lugar nas preferências dos jardineiros. O arbusto desta espécie tem uma estrutura ondulada e não se apega aos suportes, mas repousa sobre eles. Sua altura atinge 2,5 metros, um ano rapidamente o suficiente (cerca de um metro) sobe em altura. As bagas de maturação gradualmente tornam-se transparentes, despejadas em carne amarelada e morna. Aparecem geralmente no segundo ou terceiro ano após o plantio, e a floração ocorre principalmente em junho-agosto (o tempo exato depende da zona climática).O arbusto da variedade "Svit Amber" tolera perfeitamente invernos frios, mas ao mesmo tempo gosta de aproveitar o território ensolarado aberto.
"Superfruit"
A pátria do excelente goji "Superfruit" é considerada o Tibete e os Himalaias, mas pode ser facilmente cultivada na nossa região. Plante uma planta melhor em uma área bem iluminada, pois é muito amante do sol. O arbusto exuberante geralmente atinge 2-3 metros de altura e tem ricos frutos vermelhos ou rosa. Arbusto de frutas geralmente três anos após o plantio.
Características de plantio e cuidado de bagas
Para crescer nas condições da sua propriedade tais bagas nutritivas famosas, não é necessário esticar muito, depois de toda esta fábrica:
- bastante desobediente;
- decorativo;
- Não pegue na composição do solo;
- multiplica-se, basicamente, assim como outros, por sementes e estacas.
As sementes são semeadas em caixas especiais e levemente polvilhadas com terra, que devem ser mantidas úmidas antes da germinação. Mas a luz, antes do primeiro tiro, para eles e não é necessária.Após a germinação, ao contrário, a caixa é exposta para onde a iluminação é melhor, e a temperatura do ar é mantida de 10 a 20 ° C.
A remontagem do goji para um local permanente deve ser feita quando as primeiras folhas aparecerem nos arbustos. Para isso, um buraco é cavado, que deve ser preenchido com solo fértil juntamente com o esterco que foi repartido e onde os fertilizantes de potássio-fósforo são adicionados, se desejado, para uma melhor saúde das plantas.
Cuidado inclui manipulações padrão:
- rega;
- afrouxamento;
- capina;
- adubação do solo.
Cultivo da árvore chinesa traz não só prazer, mas também grande benefício, pois ajuda a manter a saúde humana e manter-se em excelente forma. Portanto, não se esqueça de prestar atenção à variedade de bagas de goji, em suas variedades individuais e leia atentamente as descrições detalhadas.