O mel de castanha é uma variedade rara e incomum, raramente encontrada à venda. Ao mesmo tempo, ele merece ser dado devido a suas propriedades úteis únicas. Sendo um produto verdadeiramente curativo, afeta positivamente o corpo humano e sua composição possui características excepcionais.
- Gosto e aparência
- Como obter mel de castanhas
- Composição quimica
- Propriedades úteis
- Aplicação de mel de castanha na medicina popular
- Como distinguir um falso?
- Contra-indicações
O que é tão útil mel de castanha? Como uma tília e um trevo, tem um efeito bactericida. cicatrização de feridas, tonificação e propriedades imunoestimulantes sosudoukreplyayuschie marrom mel colocá-lo em um nível com tratamentos médicos e medicamentos.
O mel de castanha tem indubitáveis propriedades úteis, mas também existem contra-indicações: intolerância a produtos apícolas e reações alérgicas individuais.
Gosto e aparência
O sabor do mel de castanha é memorável, ácido, com um amargor específico - uma característica distintiva dessa variedade. Pelo seu sabor, não pode ser confundida com qualquer outra, tem um sabor doce e agudo e um ligeiro aroma pouco perceptível.
- Uma espécie de árvore de mel, da qual o néctar é coletado.
- A região de localização do apiário.
- Condições climáticas durante a coleta de mel: no tempo ensolarado, é mais concentrado.
- O produto, obtido a partir de castanha, cor transparente, adstringente, gosto adstringente com sabor amargo, líquido, mas cristaliza rapidamente.
- A partir da semente da castanha dar ao produto uma cor escura, uma tonalidade avermelhada, pronunciado amargo, azedo, gosto adstringente, muito fluida e cristalizada muito lentamente - mais de um ano.
Como obter mel de castanhas
É produzido em pequenas quantidades pelas seguintes razões:
- O pequeno número de maciços florestais de castanha.
- Curto período de floração do mel.
- A complexidade do apiário transporte nas montanhas, onde planta de mel cresce - a plantação de castanha.
- É uma alta probabilidade de que as abelhas trazem subornos de outras fontes, diluindo assim o produto puro.
Composição quimica
Apesar da baixa qualidade no sabor e aparência, o mel de castanha tem uma composição química muito valiosa, tornando-se um produto curativo, e consiste em:
- Água - não menos de 21%.
- Carboidratos - glicose, frutose, sacarose, poli e dissacarídeos.
- Substâncias proteicas - enzimas, substâncias nitrogenadas e aminoácidos livres.
- Substâncias minerais: cálcio, potássio, ferro, magnésio, sódio, flúor, cobre, zinco, fósforo - apenas cerca de 30 microelementos.
- Vitaminas - C, K, E, PP, um grupo de vitaminas B.
- Phytoncides, flavonóides, lipídios, alcalóides e outras substâncias aromáticas.
- Composição do solo.
- Condições meteorológicas.
- Produtividade
- Raça de abelhas.
Propriedades úteis
Dentro do néctar de castanha, que tem uma baixa acidez e não irrita as paredes do estômago, o corpo absorve completamente.O pólen em sua composição é pequeno, então em alguns casos pode ser comido até mesmo por pessoas alérgicas e crianças.
- Ação bactericida esta substância anti-séptica natural tem uma ingestão interna (resfriados, dores de garganta, etc.) e com aplicação externa (feridas purulentas).
- Ação anti-inflamatória tem inflamação das membranas mucosas da cavidade oral, todo o trato gastrointestinal, sistema urinário, órgãos respiratórios, áreas da pele.
- Ação imunoestimuladora ajuda a lidar com doenças e fortalecer a saúde como medida preventiva.
- Ação secreta Promove a saída de bile e a eliminação de processos estagnados.
- Ação antioxidante ajuda a remover escórias, metais pesados, toxinas e até radionuclídeos.
- Ação de fortalecimento vascular efeito benéfico sobre os vasos sanguíneos e do coração, o sistema circulatório como um todo.
Aplicação de mel de castanha na medicina popular
Para fins medicinais, o mel de castanha é consumido na quantidade de 100 g por dia durante 3-4 refeições. Desta forma, eles curam resfriados, doenças virais, gripe, úlceras estomacais, gastrite, inflamação do fígado. Dose profilática - 60 g por dia, as crianças são recomendadas para reduzir pela metade.
Doenças dos órgãos digestivos
Ação:
- normalização da digestão;
- aumento do apetite;
- eliminação de náuseas, azia, arrotos, perturbação das fezes, gravidade e dor no estômago;
- estimulação da função secretora.
- úlcera gástrica crônica;
- gastrite com alta acidez;
- doença hepática;
- doença pancreática;
- doença do baço.
Ação:
- anti-inflamatório;
- antitussígeno;
- mucolítico;
- imunoestimulante.
- ARVI;
- amigdalite;
- influenza;
- angina;
- faringite;
- pneumonia.
Ação:
- nutrição de todas as células do sistema nervoso;
- aumentar a adaptação do corpo a situações estressantes;
- remoção de fadiga;
- a adição de força e vigor.
Ação:
- efeito positivo no sistema cardiovascular;
- melhora da circulação sanguínea;
- fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos;
- estimulação da produção de antitrombina.
- varicosidade;
- hemorróidas;
- tromboflebite;
- aterosclerose;
- hipertensão.
Mel de castanha é recomendado para pessoas com diabetes, contém uma grande quantidade de carboidratos e frutose, que representa a maioria, não usa insulina para clivagem.
- fortalece a potência;
- normaliza o processo de circulação;
- alivia a inflamação da próstata;
- ajuda com dor e inchaço.
Para as mulheres mostra-se como um restaurativo geral durante a menopausa e antes dele, além disso, tem um efeito estimulante no metabolismo, beneficia os sistemas nervoso e outros, e tem um efeito normalizador no equilíbrio hormonal.
Para crianças O remédio é indicado para tosse e resfriados, para fortalecer a imunidade e a prevenção. Deve-se dizer que as crianças não gostam muito do sabor e do cheiro do "remédio", por isso aceitam com relutância. Para a pele É útil adicionar o produto às máscaras faciais. Ele fortalece e nutre, exerce um efeito desinfetante e de limpeza, ajuda a aliviar a inflamação na acne. O couro cabeludo também responderá com gratidão à adição desta ferramenta na máscara.
Várias receitas de medicamentos, que incluem mel de castanha:
- De uma tosse. Adicione um copo de leite morno (não quente!) 1 colher de sopa do produto. Beba em pequenos goles.
- De uma tosse com um rabanete.Faça um aprofundamento em um rabanete de tamanho médio, ponha 2 colheres de chá da droga lá. Tome o suco resultante em uma colher de sopa a cada 2 horas.
- Para enxaguar. 10 partes de água misturada com 1 parte de mel, mexa, enxague a boca, garganta.
- Para tratar feridas, use uma solução concentrada de 1: 1.
- Para furúnculos - 1: 2;
- Para queimaduras - 1: 5.
- Para o tratamento de úlceras estomacais. Passou por um moedor de carne 200 g de nozes cuidadosamente misturadas com 200 g de manteiga derretida e mel de castanha. Tome três vezes ao dia por meia hora antes das refeições para 1 colher de sopa.
Como distinguir um falso?
Mel de castanha sem quaisquer impurezas adicionais é muito difícil de encontrar, no entanto, não é leite de pássaro, e não é incomum na venda, apenas como identificar um falso de um medicamento real?
- O amargor específico no presente produto desaparece quando é aquecido a 50 ° C, no falso - permanece, o que indica a presença de açúcar queimado.
- Esta não cristaliza por um ano ou mais.
- Se uma pequena quantidade do produto a escorrer iodo, e em que o precipitado castanho laminados aparece e branco, em seguida, a substância está presente no amido.
- Quando a ignição é falsas luzes se houver uma parte do açúcar.
- lápis indelével vai deixar uma marca sobre uma camada fina de mel, untada sobre a mão se ela está presente na água, isto é, xarope de açúcar com pólen.
Contra-indicações
Não há cura para toda a magia, se alguns meios tem um efeito curativo, então, por uma certa percentagem da sua acção consumidor pode ser revertida.
Isto é especialmente verdadeiro de mel e outros produtos apícolas - muitas pessoas estão sofrendo de todos os tipos de alergias podem reagir negativamente para nivelá-la significa que pelo menos o outro inclui componentes que podem causar uma reação.Portanto, antes de usá-lo, não faz mal realizar um teste alérgico, aplicando uma pequena quantidade de fundos à pele na curva do cotovelo.
Com grande cuidado, com o consentimento do médico e sob sua supervisão, você pode tentar aplicar essa ferramenta para pacientes que sofrem de diabetes. Durante uma exacerbação de doenças do trato gastrointestinal, vale a pena abster-se de usá-lo. Seu efeito sobre mulheres grávidas e lactantes não foi estudado, pois essas categorias não estão sujeitas a nenhuma pesquisa. As crianças devem recebê-lo com cuidado, no entanto, elas próprias não gostam muito de comê-lo.
O mel de castanha é uma ferramenta única criada pela natureza. É um antibiótico natural, um forte antioxidante, um imunoestimulante natural, e tem um efeito positivo em pacientes com úlcera gástrica, gastrite, varicoso, aterosclerose. Possui propriedades que purificam o sangue, fortalecem os vasos, tonificam as veias, curam as queimaduras e feridas.