Levkoy ou Mattioli - planta elegante, ricamente floração com um aroma maravilhoso. Muitas vezes é usado para decorar canteiros e canteiros, mas em uma panela na varanda esta flor parece muito brilhante e apropriada, o que nem sempre é característico de uma planta de jardim. produtores Mattioli sempre apreciados pelos belos e exuberantes cachos bahromistyh cores, bem como um sabor picante que eles exalam.
- Condições para o cultivo de matthiol (levkoy)
- Aterrissar em casa
- Preparação de sementes
- A escolha da capacidade e do solo para o plantio
- Semeando a tecnologia
- Regras de cuidado de mudas
- Pós-embarque em vasos e atendimento
- Molhar gilly na varanda
- Fertilizante e cuidado do solo
- Um pouco sobre as doenças e pragas de uma flor
Condições para o cultivo de matthiol (levkoy)
- O sol
- Rega
- Acesso aéreo
Anteriormente Mattioli vencer apenas uma flor do jardim, e muitos estão interessados em, "se é possível crescer gillyflower na varanda?".
A resposta é - você pode, porque agora existem variedades decorativas, além disso, a planta precisa de troca gasosa ativa e tem medo de umidade excessiva.
É tudo sobre a alta densidade do mato, que precisa de boa ventilação, para evitar o aparecimento de pragas e infecções fúngicas, que gostam tanto de umidade e entupimento. No entanto, em casa em um solo levka estéril comprado é extremamente raramente afetado por quaisquer doenças. Todas as recomendações para prevenção de doenças estão relacionadas principalmente a variedades de hortaliças.
Aterrissar em casa
Levkoy muito rapidamente se tornar uma decoração maravilhosa de sua varanda ou terraço, se você observar os requisitos simples para o plantio e cuidado.
Para começar, é necessário definir-se com um lugar no qual haverá um vaso, logo apanhar a capacidade de uma fábrica do tamanho desejável e um material, e o mais difícil - escolher de toda a variedade a classe desejável.
Preparação de sementes
Mattioli é cultivado a partir de sementes que são colhidas de vagens secas no meio do outono. As folhas de sementes têm uma forma arredondada e achatada 2,5-3 mm. de diâmetro, em torno das bordas tem uma borda branca.
A cor das sementes varia de azeitona escura a marrom, e você pode comprá-las em qualquer loja especializada ou on-line.
Procedimento para preparação de mudas para semeadura inclui duas etapas:
- Imersão. A imersão tem duas funções: estimulação do crescimento e desinfecção. Água bem estimula o crescimento e ajuda a futura planta a penetrar através de uma casca dura. Para as melhores mudas, as sementes são colocadas em água morna por cerca de um dia, por inchaço. Durante a imersão, a desinfecção das sementes é realizada, pois os esporos de fungos e outros patógenos podem ser encontrados não apenas no solo, mas também nas sementes. Para secar sementes, os fungos não são terríveis, pois estes últimos necessitam de condições favoráveis para o seu desenvolvimento, o que, infelizmente, muitas vezes coincide com condições favoráveis para o crescimento de plântulas e sementes. Para desinfecção, você pode usar uma solução fraca de permanganato de potássio (quase rosa) ou refrigerante a uma taxa de 1 colher de sopa. l. refrigerante por litro de água.
- Estratificação. A estratificação é uma imitação artificial das condições de inverno, durante a qual ocorre um crescimento ativo do embrião dentro da casca e a esfera sólida e córnea entra em colapso sob a influência do frio e da umidade. Após a imersão, as sementes são colocadas sobre um substrato úmido (tecido, algodão, substrato de madeira ou vermiculita) e colocadas em geladeira por 4 a 6 dias. Distribua as sementes em uma base úmida, uniformemente, evitando a suculência e a sobreposição de sementes entre si. A partir de 3 dias para futuras mudas, recomenda-se observar, pois existe a possibilidade de germinação e moldagem precoces.
A escolha da capacidade e do solo para o plantio
Capacidade. Sementes germinadas de gillyflower são plantadas em recipientes ou cassetes especiais e bandejas para mudas. Também para estes fins, copos descartáveis são usados às vezes, mas levando em conta as peculiaridades do cuidado de mudas, recipientes e cassetes será mais conveniente. A escolha pode ser feita em favor de mini-estufas. É improvável que isso seja encontrado em um florista iniciante, mas é bastante barato, mas é muito conveniente e é projetado para uso repetido.
O solo. Levkoi se sente bem em solos férteis ricos em húmus, então a melhor escolha para eles será chernozems, também arenoso e solos argilosos.
Mas se você fala sobre mudas, você pode comprar um substrato especial para a germinação de sementes. Solos pesados, muito ácidos e argilosos, não são adequados.
Semeando a tecnologia
Sementes aprofundar preparado no solo húmido, ou um substrato especial para uma profundidade de cerca de 0,5 cm. A distância entre as sementes devem ser, pelo menos, 1,5 cm., Para dispara não interferem uns com os outros.
Não se preocupe com o lado para colocar no chão prokluknuvsheysya planta - vai certamente encontrar uma saída para a superfície.
Depois das sementes no solo quarto, recipiente ou cassete de plântulas cobertos com uma película de polietileno (aqui é útil e mini-Teplička) e colocada num local escuro durante 4-6 dias. Durante esse período, o solo não é umedecido. Basicamente, após um período de mudas previamente mencionados já estão começando a quebrar a casca do ovo através da superfície da terra, mas às vezes o processo leva cerca de 14-15 dias.
Se o período de germinação durou por um período tal, é aconselhável verificar a umidade do solo e regada conforme necessário.
Regras de cuidado de mudas
Idealmente, o final de abril ou o início de maio deve ser neste momento, para que a temperatura na varanda ou varanda, onde o recipiente será entregue não exceda 12-13 ° C. Com mudas, você precisa remover o filme ou abrir a tampa da estufa, dependendo do que você usou. Como as mudas são retiradas ao sol e mergulhadas, devem passar pelo menos duas semanas para que as mudas sejam fortalecidas e seu sistema radicular esteja suficientemente desenvolvido para suportar os danos inevitáveis durante o transplante.
Duas semanas depois as mudas são mergulhadas em recipientes separados, se for um recipiente, e se as mudas estiverem em cassetes especiais, o procedimento não é realizado, em uma semana, você pode transferir para um vaso permanente.
Pós-embarque em vasos e atendimento
Após o jovem Mattioli ficar mais forte, torná-los aptos para as panelas, e quanto mais cuidado para eles será apenas rega sazonal e adubação.
Os cravos jovens e adultos não são exigentes no cuidado. Eles são bem tolerados por flutuações súbitas de temperatura e até pequenas geadas até -5 ° С. O tamanho do vaso pode ser escolhido à vontade e dependendo da quantidade de mudas colhidas. Em média, cada muda de um pequeno cravinho deve ter à sua disposição cerca de 8 cm². A planta pode ser plantada e mais espessa, desde que haja boa circulação de ar.
Após o transplante, a camada superior do solo precisa de um pouco (mas não muito!), Comprimido, pode estar bem para corrigir as partes aéreas Mattioli.
Molhar gilly na varanda
Levkoy gosta de umidade e precisa de rega regular a uma frequência de cerca de duas vezes por semana. É importante ter em conta as condições meteorológicas e a velocidade de secagem do solo - este deve ser o principal indicador da frequência de irrigação. A água deve estar bem à temperatura ambiente.
Fertilizante e cuidado do solo
Mattiol não deve ser fertilizado com desordem. Em diferentes períodos de vegetação, a planta precisa de vários fertilizantes orgânicos e minerais e este fato não pode ser negligenciado.
O solo não pode ser fertilizado antes do plantio, principalmente para esta flor fertilizantes minerais são usados, se você decidir usar o composto, certifique-se de que é maduro o suficiente, caso contrário, pode ter consequências negativas. Durante o período de floração, fertilizantes com alto teor de potássio e fósforo são usados, e no período de crescimento ativo e brotamento, fertilizantes minerais complexos são recomendados.
Um pouco sobre as doenças e pragas de uma flor
O mais perigoso doença de leucorrhea - crucifixcord. A doença provoca um fungo que parasita o rizoma da planta, levando à deterioração de todo o sistema radicular e, consequentemente, à morte da planta. Kila - um flagelo de todos os representantes da família do repolho, razão pela qual não é recomendado o plantio do limão nas áreas anteriormente utilizadas para o plantio com outras espécies crucíferas.
- Sintomas. A doença manifesta-se tanto nas raízes como na parte aérea da planta: nas raízes aparecem protuberâncias de vários tamanhos, e o caule e as folhas da flor são cobertos com bolhas de cor branca. Os sintomas também podem ser observados apenas nas raízes das plantas.
- Tratamento. O melhor tratamento para a quilha prevenção do solo. Para um resultado rápido, fungicidas antifúngicos são usados, por exemplo, "Fundazim". By the way, também é adequado para o tratamento de mudas já afetadas. Os métodos tradicionais de tratamento incluem o plantio em solo afetado das culturas da família Solanaceae, que já na primeira safra retiram os esporos do fungo do solo.Se a flor muito espantado, ele cavou e removido juntamente com um punhado de solo ao redor das raízes. Deve-se notar que em vasos crescentes chances de clubroot infecção praticamente zero.
- Sintomas. Os sintomas de canela preta é difícil não reconhecer - a haste é coberta com podridão negra e a planta morre em breve. Míldios provoca a aparência de cinza, similar à placa floresceu sobre as partes verdes da flor (especialmente no lado de trás da folha).
- Tratamento. Como é o caso com clubroot, o melhor tratamento - prevenção, mas se o problema tem se arrastado para cima, em seguida, tratar o solo com uma destas drogas, como "Bactofit", "fitosporin" ou "Fitoftorin" - o que você pode encontrar. As instruções de uso estarão na embalagem. Existem remédios populares, como a aspersão de cinzas, polvilhar solução fraca (1:10) de vodka, tais métodos são utilizados principalmente para plantas que são usadas como alimento.
Pragas Pulgas crucíferas - Outra doença mais comum de repolho.Estes são pequenos insetos alados que se alimentam da parte verde da planta. Sua comida favorita é a folhagemque às vezes comem até veias. Não é um exemplo de doenças fúngicas parasitas gostam de calor, de modo que será mais provável durante os períodos de seca.
- Sintomas. Em um pote, é fácil ver essas pragas visualmente. Os sintomas iniciais são pequenos buracos na folhagem.
- Lutando. Crucifera não gosta de umidade, portanto, com rega regular, eles não se sentirão confortáveis. Além disso, uma mistura de cinza e pó de tabaco para polvilhar sobre os wallflowers solo e nas folhas. pulverização do solo adequado e solução de vinagre fraco flor em uma proporção de: 1 colher de chá vinagre para 1 litro. de agua.