A inoculação de um pernil de pera é um método de horticultura interessante, com a ajuda de que é possível fazer uma variedade em seu jardim e em sua dieta, para obter a oportunidade de remover frutas varietais de uma pêra comum ou outra árvore. No final, talvez apenas curioso para tentar algo novo. As razões podem ser diferentes, mas não faz mal estudar a teoria antes de iniciar uma ocupação engajadora de criadores - a vacinação.
- Preparação de estacas para enxertia
- Em quais árvores você pode plantar uma pêra
- Métodos e tempo de vacinação
- Vacinação de primavera da pera por casca: treinamento passo a passo
- Ferramentas e materiais necessários
- Preparação de estacas
- Preparando o porta-enxerto
- Protegendo o manípulo
- Mais cuidados para vacinas
- Erros comuns
A vacinação da primavera é mais natural para uma pêra, embora possa ser realizada em outros momentos. Com a ajuda deste procedimento, você pode reviver uma árvore moribunda, corrigir os defeitos da coroa, melhorar as propriedades da planta e a qualidade da fruta e até mesmo trazer uma nova cultura!
Preparação de estacas para enxertia
O pernil de inoculação é colhido a tempo, do outono. Você pode fazer isso na primavera, mas o enxerto de outono é considerado um material melhor, porque é impossível determinar pela primavera na primavera, se ele sobreviveu às geadas do inverno.
O trabalho será em vão se o material para o herdeiro tenha sido danificado. Esperando a folha final queda, rescisão e árvores de ocorrência SAP em uma fase de repouso, corte atira anuais.
Você pode combinar este procedimento com o cultivo de outono. A circuncisão de raminhos cortar as estacas, que são seleccionados para o enxerto.
estacas cortadas formada em feixes de ligação. Feixes estão imersos num recipiente com areia húmida ou serradura e recipiente - no porão.
temperatura de armazenagem deve ser de cerca de 2 ° C. Na ausência de estacas vigas adega pode ser armazenada na geladeira, em uma prateleira na porta, envolvendo-os em um pano úmido e um saco plástico.
Ocasionalmente, o material deve ser inspeccionada para verificar a humidade do substrato e para humidificar-lo conforme necessário. Se os cortes são armazenados na geladeira, quando descongelamento deles deve ter o cuidado de se mover neste momento em um local com temperatura adequada.
Em quais árvores você pode plantar uma pêra
O mais natural é a inoculação da pera da pera em uma árvore de pêra, crescido neste clima.
No entanto, tudo é muito mais complicado ou mais simples, dependendo do ângulo a ser observado. Há uma variedade de opções, incluindo as exóticas, com as quais você pode adicionar novidade ao seu jardim e torná-lo mais duradouro.
O que mais você pode plantar uma pêra para que a vacina tenha raízes e começou a dar frutos?
- A opção ideal é uma vacina peras para pêras selvagens ou macieiras silvestres. A peculiaridade desta variante é que não vale a pena usar uma árvore selvagem pronta - o híbrido não durará muito e sua frutificação não será diferente em abundância.Para plantar o caule em uma árvore cultivada pelas sementes de frutos silvestres, o híbrido será capaz de se desenvolver completamente, viverá por muito tempo e dará frutos abundantemente.
- Inoculação de uma pêra na primavera em uma macieira cultural - Clássicos do gênero: sendo árvores da mesma espécie, eles têm o mesmo tempo de desenvolvimento. Com esta opção, o resultado é consistentemente bem sucedido, o que comprova a presença onipresente nos jardins de criadores amadores "pêra-maçã".
- Aiwa tree Também amplamente utilizado como porta-enxerto, mas aqui há recursos. Como planta do sul, o marmelo não é particularmente resistente ao frio. A frutificação de tal híbrido não será muito longa, mas será cedo. A árvore é pequena, isso pode ser atribuído aos aspectos positivos de tal experimento. Deve-se ter em mente que apenas algumas variedades de peras são picadas em marmelos.
- A pêra vai se sentir bem em uma árvore de dogwood e ao mesmo tempo dará frutos de excelente qualidade. Dois tipos de madeira crescem juntos bem.
- Rowan como o estoque pode ser totalmente considerado, mas há vários recursos. O espessamento de uma árvore de pêra ocorre muito mais rápido que uma sorveira, e o ramo enxertado em poucos anos ficará muito espesso em comparação com o tronco de sua mãe "amamentada". A qualidade da fruta também muda ao longo do tempo, levando à secura, acidez e adstringência das cinzas das montanhas.
- Por causa da diferença nos troncos, os mesmos problemas surgirão com o enxerto no Irgu. Além disso, o tempo de vida de tal híbrido é pequeno.
- Aronia vai dar o mesmo problema com a diferença dos troncos, além disso, as variedades só serão anãs.
Métodos e tempo de vacinação
Sob o nome geral de "vacinação" entende-se o incremento de uma planta para outra. Várias tecnologias são usadas para isso.
Acredita-se que a pêra esteja mais bem plantada na primavera, porque a vacinação de outono com a maciez de uma pereira tem chances de não se acalmar por causa do frio do inverno. Por uma questão de justiça, deve-se notar que as vacinações de outono e até de verão são ativamente praticadas tanto por amadores quanto por profissionais.
Muito importante para a escolha do tempo de vacinação é a tecnologia escolhida:
- Oculação Um fantasma ou um olho adormecido é usado para enxertar. Você pode passar na primavera e no verão, começando em maio e terminando em setembro.
- Cópula Estacas de emenda do mesmo diâmetro. É praticado quando o fluxo de seiva já começou ou está prestes a começar, em março ou abril.
- Cortando na divisão. É possível produzir com diferentes diâmetros de enxerto e estoque. O tempo é o mesmo que para copular.
- Corte na incisão lateral. Usado para enxerto fino e um grande porta-enxerto. É realizado em abril antes da circulação do suco.
- Cortar para a casca. O método mais comum e utilizado, caracterizado por alta taxa de sobrevivência. Faz sentido aplicar-se apenas quando o suco começa a fluir, em abril e maio.
- A ponte. Usado quando é necessário para curar uma ferida - a ausência de casca em uma grande área.É realizado em maio e junho, quando o suco está circulando ativamente.
- Ablação Tecnologia de se aproximar de dois ramos adjacentes. Eficaz durante o fluxo de seiva ativa de maio a setembro ou outubro.
Vacinação de primavera da pera por casca: treinamento passo a passo
Na maioria das vezes, devido à simplicidade de execução, confiabilidade e alta taxa de sobrevivência, tanto amadores quanto jardineiros profissionais usam o método de enxertar as estacas para o córtex. Considere como plantar uma pêra na primavera, passo a passo.
Ferramentas e materiais necessários
Deve observar-se que é possível começar o procedimento de vacinação só quando todo o necessário se preparar.
- estacas, conservadas ou cortadas de acordo com as regras;
- muito afiada, ou melhor - um inóculo especial;
- o melhor e mais afiado serrote de madeira;
- Aguda com uma fina lâmina de machado;
- cola de jardim, plasticina ou tinta a óleo;
- enxerto ou fita isolante;
- saco de celofane e barbante ou fita.
Preparação de estacas
Um dia antes da data de estacas de enxerto deve ser colocado na sala, em seguida, deixe de molho por meia hora no "Appin" ou outros estimulantes, ou apenas água. Lembre-se de que cada um deles deve ter 3 ou 4 rins desenvolvidos.
Em uma ou mais peças, verificar a facilidade de separação da casca da madeira. Cada cadela na junção com o estoque feito oblíqua corte de serra (25-30 °) com uma serra, que necessidade de limpar faca afiada para uma superfície lisa. A fatia de nível superior também deve ser atualizada.
Preparando o porta-enxerto
No estoque, você deve inspecionar cuidadosamente o local da suposta vacinação. A casca deve ser saudável, sem danos. O tamanho do porta-enxerto é de 3,5 cm.
Cortar a parte superior do tronco, coloque a serra para limpar com uma faca afiada.
Corte cuidadosamente a casca ao longo de 4-5 cm para que a sua camada superior seja facilmente separada e a madeira não seja danificada ao mesmo tempo.
Protegendo o manípulo
Com cuidado, afastando a casca com a faca, insira o cortador preparado por trás de tal forma que 2-3 mm do corte são deixados unclipped, pressione com firmeza.
Lubrifique a junta e o corte da gaiola com o verniz do jardim, envolva-a com o enxerto ou com a fita isolante para que não haja lacunas.
Fixar firmemente o pacote de celofane por cima: protege contra o vento e a chuva e mantém o nível desejado de umidade.
Mais cuidados para vacinas
As próximas 2 semanas devem ser inspecionadas regularmente. Este tempo é suficiente para a persistência e inchaço dos rins.
Se isso não acontecer, você pode tentar ser vacinados em outras partes da árvore, se deixada estacas não utilizados, ou para incutir uma maneira diferente em um momento apropriado.
Os brotos que cobrem a comida para os vacinados, bem como as folhas que protegem a luz, devem ser removidos em tempo hábil.
Com o crescimento ativo da brotação enxertada, o curativo é enfraquecido para evitar a constrição, e seu ápice é arrancado.
A cinta é removida no final da estação, no outono, e de preferência na primavera, depois que a planta hibernou e a neve caiu.
Erros comuns
Apesar do fato de que, com treinamento teórico e prático adequado, a vacinação não é uma tarefa tão impossível, mesmo para um iniciante, pode haver erros que podem ser cometidos por jardineiros experientes:
- instrumentos sem corte;
- ferramentas sujas;
- contendo lacunas ou curativo solto;
- aplicação descuidada de cortes em seções;
- uso de estacas foscas, crescidas ou secas;
- rins subdesenvolvidos ou inchados em priovo;
- inoculação de romã em frutas de caroço e vice-versa;
- enxerto de uma variedade tardia em uma árvore de maturação precoce e vice-versa.
No caso da fruticultura, a vacinação é um processo muito importante pelo qual muitos objetivos podem ser alcançados: criar um novo ou preservar uma variedade rara, prolongar a vida de árvores velhas, curar feridas na árvore, mudar e melhorar a qualidade das frutas e muito mais.
O enxerto de pêra na primavera é uma recepção popular para os profissionais, e também é adequado para jardineiros iniciantes interessados em trabalhos de jardim e se esforçando para alcançar o sucesso neste campo.