Tendo plantado espinheiro em sua fazenda, você receberá não apenas um elemento decorativo em jardinagem, mas também um bem de matérias-primas medicinais. Com mudas de qualidade e um local bem escolhido para o plantio, os cuidados com esta planta serão reduzidos a um mínimo elementar.
Onde e como plantar espinheiro, o que você precisa saber para criar um hedge, como colher inflorescências úteis e frutas - discutiremos tudo isso mais adiante no artigo.
- Selecione um local
- Seleção de mudas
- Como plantar espinheiro
- Tempo
- Preparação do site
- Padrões de plantio
- Como cuidar de espinheiro
- Molhar, capinar e afrouxar
- Adubação adicional
- Controle de pragas e doenças
- Colheita e armazenamento de colheitas
Selecione um local
Uma característica desta planta despretensiosa é a capacidade de se adaptar a qualquer condição. A árvore crescerá ao sol e à sombra. Existem muitos híbridos tolerantes à sombra. Você pode encontrá-los pela cor das placas das folhas: quanto mais escuras elas são, mais fácil a cultura tolera a ausência de luz ultravioleta.
Se você planeja decorar seu jardim com flores delicadas, e até mesmo colher a colheita, então a escolha deve ser feita em favor da parcela solar.madeira resistente mudas jovens e maduras não se queimar, mesmo com a exposição prolongada à luz solar direta.
Especialmente benéfico eles afetam variedades pestrolistyh, que nas sombras perdem a cor e tornam-se verde. Longe do sol qualquer tipo de espinheiro só iria mostrar a folhagem e flores e frutas que você não vai ver.
Além disso a iluminação é importante para ter em conta as particularidades da estrutura do solo e a sua reacção ácido. A planta prefere ricos em húmus, neutro ou ligeiramente alcalinas substratos. Embora possa acomodar até loams pesados e arenitos pobres, mas, neste caso, retardo no desenvolvimento é inevitável.
Especialistas dizem que um espinheiro pouso bem-sucedido é uma localidade com excesso de cálcio.Se você não tiver um, terá que fazer seus próprios ajustes. Evite um ambiente ácido, onde durante as chuvas e degelo a água estagna e o ar frio é coletado.
Seleção de mudas
Uma muda saudável é distinguida por um sistema radicular forte bem desenvolvido, um tronco liso e plano com 3-5 ramos esqueléticos. Para determinar a qualidade do espinheiro, examine atentamente, prestando atenção à descrição abaixo:
- As raízes devem ser frescas e bem ramificadas, sem flacidez, galhas, manchas suspeitas, mofo e áreas de putrefação. Para verificá-los, riscar levemente os processos inferiores - em adequado para o plantio de amostras no local do dano aparece madeira fresca.
- O tronco pode ser chamado de qualitativo se não apresentar danos mecânicos e neoplasias incompreensíveis, seu córtex é liso e homogêneo.
- A altura da planta deve flutuar dentro de um metro e meio. Amostras muito grandes não se enraizam bem, ficam doentes e ficam paradas por muito tempo sem crescimento.
- Para enraizamento com excelente material são mudas de 3 anos de idade. As árvores com mais de 4 anos de idade não são recomendadas para transplante, uma vez que o hawthorn tem rizomas muito profundos. Exceções são aquelas cultivadas em grandes recipientes de jardim. Ao plantar, os recipientes são simplesmente quebrados, para não danificar o sistema radicular da planta.
Para o transporte prolongado, a parte da raiz do material de plantio adquirido é envolvida com um pano úmido e polietileno. Alternativamente, você pode adormecer o substrato molhado em um pequeno saco de celofane e colocar uma muda dentro dele. A última opção garantirá a viabilidade da planta por vários dias.
Como plantar espinheiro
Hawthorn é considerado uma planta muito despretensiosa, seu cultivo e cuidado com o prazer até mesmo os mais ocupados e preguiçosos jardineiros. Este é exatamente o caso,Quando você pode plantar uma árvore e lembrá-lo apenas periodicamente, quando é hora de colher a fruta. Vamos descobrir como organizar o plantio corretamente.
Tempo
Muitos preferem implementar o enraizamento de mudas na primavera, quando o clima quente e estável se instalará na rua, e a terra aquecerá o suficiente. Este período ocorre em algum momento na segunda década de abril. Acredita-se que tais espécimes cresçam rapidamente, formem raízes poderosas e criem uma biomassa desenfreada. Estes ingredientes ajudam a árvore ou o arbusto a serem mais duradouros.
Outros argumentam para o maior benefício do plantio de outono, uma vez que uma muda jovem, depois de bater no chão, tem tempo suficiente para se consolidar bem e crescer no solo antes do início do tempo frio. E ainda mais espinheiro, que é famoso por suas raízes longas e poderosas.Com o início do calor, essas amostras vão rapidamente para o crescimento. Neste caso, o pouso deve ser planejado em meados de outubro, algumas semanas antes da primeira geada.
Especialistas compartilham a opinião de ambos. Na opinião deles, para o espinheiro o período de plantio não tem significado especial. O principal é que a terra não é fria e o clima permite que a planta se adapte às novas condições. Também é notado que os plantios de primavera requerem o umedecimento regular dos orifícios próximos ao poço para proteger as plântulas da secagem.
Preparação do site
Estágio preparatório no processo de plantio de espinheiro, talvez, não é menos importante para escolher um local adequado e material de plantio de qualidade. Começa de antemão. Aproximadamente um mês antes do enraizamento.
A primeira coisa que o local onde o hawthorn vai crescer no futuro, é necessário desenterrar.
Em seguida, teste o solo removido da profundidade de 20 cm para acidez. Em casa, isso é perfeitamente possível com o habitual vinagre de mesa.Duas gotas de líquido pingam em um pequeno pedaço de terra. Assobios e espumas indicam um ambiente alcalino.
Se necessário, desoxidar o solo pode ser farinha de dolomita, cal, pó de cimento ou gesso antigo. A quantidade de substância introduzida depende do grau de oxidação. Em média, são necessários 150 a 300 gramas de pó por metro quadrado.
Quando o terreno estiver preparado, você pode cavar um buraco para o plantio. Suas dimensões são mais proporcionalmente dependentes do sistema radicular. A planta no poço não deve ser cheia e muito espaçosa. Em média, a relação entre a largura e a altura do buraco deve estar dentro de 70 cm.
No fundo há uma camada de drenagem, no papel da qual podem aparecer barro, cascalho, migalhas de tijolos ou cerâmica quebrada, um terceiro preenche o entalhe com um substrato fértil.
Após as manipulações, cubra este local com uma película de polietileno, fixando suas bordas. No momento do plantio no poço, a microflora necessária para a fruticultura é formada.
Padrões de plantio
O plantio da planta é realizado nos poços preparados para que o pescoço da raiz esteja no nível do solo. Não se esqueça de espalhar o rizoma antecipadamente, regar e compactar completamente o solo no poço.
Alguns jardineiros para este fim agitam especialmente a plântula, enquanto os vazios formados nas raízes se enchem. No final de todo o trabalho, os poços são novamente umedecidos, cobertos com uma fina camada (até 5 cm) de turfa ou outra cobertura morta.
Ao planejar um pouso, considere os volumes da coroa do espinheiro. Em plantações solitárias, os especialistas aconselham a retirar-se dos troncos das plantas vizinhas para 2 m, e se você planeja criar uma sebe de arbustos espinhosos, então você precisa compactá-los com intervalos de 15 a 20 cm.
Para esses propósitos, os proprietários de terra preferem espécies de espinheiro-alvar de espinhos e espinhos. Para o melhor de suas ramificações, os brotos devem ser tecidos.
Há também uma maneira alternativa de marcar uma cobertura.Consiste em mudas enraizadas a uma distância de meio metro umas das outras em trincheiras especialmente preparadas.
Como cuidar de espinheiro
Cuidado especial e planta de conhecimento especial não requer. Melhorar a sua aparência e frutificação pode ser o tratamento regular e umedecimento do solo, top dressing periódico e poda. Vamos ver mais nos principais segredos dos jardineiros.
Molhar, capinar e afrouxar
Quando as raízes do hawthorn recebem muita água, o risco de desenvolver processos de putrefação aumenta. A cultura não requer rega frequente, pois a maioria das suas espécies tolera bem a seca. Seu sistema radicular se desenvolve o suficiente para alimentar o tronco com substâncias úteis e umidade.
Consequentemente, as árvores maduras não podem ser irrigadas, mas as mudas jovens precisam de atenção adicional. As plantas hidratam apenas durante períodos de falta de chuva, despejando em cada tronco cerca de 2-3 baldes de água parada.
Independentemente da idade do espinheiro, é absolutamente necessário remover as ervas daninhas ao redor do plantio, soltar e cobrir o solo. Em conjunto, estes trabalhos contribuem para uma melhor aeração e nutrição da raiz, não permitem a evaporação da umidade e melhoram a aparência estética do jardim.
Adubação adicional
Francamente, este procedimento para espinheiro-alvar aplica-se apenas aos proprietários que têm tempo livre. A cultura é despretensiosa, por isso pode prescindir de fertilizantes, mas neste caso há sinais óbvios de retardar o crescimento das brotações e a deterioração da decoração.
Nutrição adicional é desejável para todas as grandes variedades de frutificação. Para estimular a colheita, a primeira vez que eles são alimentados no início da primavera, o segundo - quando o hawthorn floresce, e o terceiro - durante o amadurecimento das bagas.
O fertilizante para duas vezes é recomendado para formas decorativas variadas. É realizado na primavera e no outono. Em todos os casos, soluções de substâncias orgânicas são despejadas sob a raiz, para as quais o estrume de galinha, verbasco, humato e composto são ideais. Um pequeno punhado de ureia ou substâncias minerais complexas dissolvidas em um balde de água também não irá interferir. Idealmente, os fertilizantes se alternam.
Controle de pragas e doenças
Em climas temperados, espinheiro ameaçado: borboleta, espinheiro, Traça de folha caduca, traça, otário maçã e pulgões, que estão nas folhas fazem a postura dos ovos e se alimentam de seiva de rebentos.
A planta perde uma aparência saudável, suas placas de folhas murcham e torcem, a queda prematura de folhas começa. Salvar a cultura de um parasita agressivo pode ser feito com qualquer inseticida. Bem estabelecido "Aktara", "Actellik", "Bi - 58. Novo".
No caso de cuidados inadequados com rega excessiva nas raízes da planta pode desenvolver uma infecção fúngica. Não é difícil perceber isso a partir do estado geral do arbusto ou da árvore. Suas folhas começam a desbotar e ficam amarelas.
A única maneira de tratar é parar todos os procedimentos da água e enraizar em qualquer fungicida. Os especialistas recomendam: Acrobat MC, Abiga-Pico, Alirin B, Bordeaux mistura, Gamair, Skor, Topázio, Fundazol.
Colheita e armazenamento de colheitas
A maioria dos fitoterapeutas aplica o mesmo tratamento às inflorescências e bagas de espinheiro, por isso recomenda-se a acumular tempo com matérias-primas.
Procissão de pedúnculos é relevante no início da floração. Então, com uma tesoura, os pincéis de flores são completamente cortados, o que é caracterizado por um aroma desagradável e um sabor amargo. Herbalists aconselham coletar apenas flores totalmente abertas, evitando brotos. O fato é que durante o processo de secagem eles escurecem, o que afeta negativamente a composição química das matérias-primas.
As bagas estouram nas últimas semanas de setembro, quando elas se avermelharam e se suavizaram completamente. Em algumas espécies, os frutos maduros começam imediatamente a desmoronar (por exemplo, a variedade de Arnold).Portanto, fique de olho no estado da colheita e tente removê-la do mato antes do início do tempo frio. Em bagas congeladas, a quantidade de vitamina C diminui, o que afeta suas propriedades curativas.
Adquira a matéria-prima no tempo seco. E se choveu ou orvalho caiu, espere até que a planta tenha secado. Após a colheita, escovas de flores e frutas são secas em algum lugar no sótão, longe da luz solar direta. Para esses fins, aparelhos elétricos podem ser usados, expondo a temperatura a 40 ° C. Com a última opção, a secagem deve ser feita por 2 horas.
Guarde a peça de trabalho em recipientes de vidro bem fechados. Certifique-se de que as tampas estejam bem fechadas, pois o espinheiro absorve muito bem a umidade. A vida útil da inflorescência é de 1 ano e as bagas podem ser guardadas até 2 anos.
Como você pode ver, o principal segredo de cultivar uma planta bonita e prolífica é amar e cuidar dela. E no caso do espinheiro, há um mínimo elementar suficiente para ter uma cerca magnífica ou um único arbusto em seu jardim que irá recompensá-lo com frutas curativas no outono.