Todos os anos, a quantidade de equipamentos utilizados pelos agricultores em suas atividades econômicas aumenta. A automação e a mecanização do trabalho nas fazendas facilitam o trabalho, tornam o bem-estar animal melhor e, em última instância, reduzem o custo de produção. Tais distribuidores incluem distribuidores de ração. Agora foram criados alimentadores, que são usados em todos os tipos de fazendas de criação de gado, incluindo fazendas de porcos e fazendas de gado.
- Finalidade e princípio de operação
- Tipos de distribuidores de ração
- A propósito de se mover
- Por tipo de distribuição
- Por capacidade de carga
- Especificações e descrição de modelos populares
- Estacionário
- Telefones celulares
- Benefícios do uso de distribuidores de ração
Finalidade e princípio de operação
Dispensador de alimentação - um dispositivo especial, cujas tarefas incluem recepção, transporte e distribuição de ração e suas misturas. Os distribuidores podem alimentar forragem verde, silagem, silagem, silagem não tratada e misturas de forragem, tanto em alimentadores em um, e em ambos os lados. Tais requisitos são impostos aos dispositivos de alimentação:
- manutenção de uniformidade, oportunidade e exatidão em distribuição de forragens (tempo de não dar mais de 30 minutos em uma premissa);
- distribuição de dosagem de forragem para cada animal ou seu grupo (permitido desvio da norma para alimentos concentrados - 5% para hastes - 15%);
- nenhuma incrustação é permitida (perdas de retorno não superiores a 1%, não retornáveis não são permitidas);
- não é permitido estratificar a comida nas misturas;
- os dispositivos devem ser seguros para os animais, incluindo a segurança elétrica.
Tipos de distribuidores de ração
Há um grande número de distribuidores, é condicionado pelas condições do seu trabalho, por diferentes tipos e tamanhos de fazendas, por diferentes tipos de animais, com diferentes graus de automação, etc.
Classificação de distribuidores de ração:
- por tipo de movimento - estacionário e móvel;
- pelo método de distribuição - um e dois lados;
- para capacidade de carga - simples e biaxial.
A propósito de se mover
Os distribuidores de ração usados nas fazendas podem ser:
- estacionário - instalados no interior das treliças imediatamente acima ou dentro das calhas, e do doseador ou distribuir forragens a partir da tremonha de alimentação, onde o preparado, ou mistura em recipientes. Distribuidores de ração estacionária diferem no tipo de forragem que transmite a forragem, em alimentadores mecânicos - transportadores, hidráulicos, pneumáticos e gravidade.Transportador - distinguem-se pelo tipo de mecanismo, correia, raspagem ou encadeadas, é geralmente utilizado para accionar o motor;
- móvel - Eles podem ser carregados com comida em qualquer lugar, entregá-lo ao local e distribuí-lo lá pelos cochos de alimentação. Eles são montados em carretas ou carrinhos (mecanismo de distribuição de accionamento é transmitido a partir do tractor) ou auto dispostos sobre um chassis do veículo ou totalmente autónoma, frequentemente em vez eléctrico.
Por tipo de distribuição
Rações que são usadas em explorações de gado, pode servir comida nos alimentadores, por um lado, e em ambos os lados.
Por capacidade de carga
capacidade de carga é usado para a separação de distribuidores móveis e descreve o que um monte de forragem pode transportar este distribuidor. Como regra, isso é determinado pelo número de eixos em reboques de trator e a capacidade de carga do chassi do automóvel no qual o alimentador está instalado. A capacidade de carga média de um dispensador de alimentação de eixo duplo é de 3,5 a 4,2 toneladas, uniaxial de 1,1 a 3,0 toneladas.
Especificações e descrição de modelos populares
Ao escolher um distribuidor de ração, suas características devem ser levadas em conta. Eles são comuns para todos os tipos (produtividade, taxa de alimentação, volume do funil de trabalho) e específicos. Para distribuidores estacionários, esta é a velocidade da correia e o consumo de energia. Para celular - esta é a massa transportada, a velocidade de movimento durante o transporte e a distribuição, o raio da curva e as dimensões gerais. Os modelos de ambos os tipos são populares.
Estacionário
Os dispensadores de alimentação estacionária são usados em grandes fazendas que possuem lojas de ração onde é necessário maximizar a automação e otimizar a alimentação de ração, ou em pequenas, onde é impossível usar distribuidores móveis devido ao tamanho da sala e dos alimentadores.
O acionamento é alimentado do motor elétrico através de um redutor para a corrente, que aciona a correia.A forragem da tremonha de recepção é uniformemente distribuída pela correia ao longo de todo o alimentador, após o que o comutador automático colocado em um dos elementos do circuito é acionado.
Seus parâmetros:
- o comprimento da frente de alimentação é de 74 m;
- produtividade - 38 t / h;
- serviu pecuária - 62;
- a potência do motor elétrico é de 5,5 kW.
KRS-15 - alimentação do raspador estacionária para ração desfiada seca e suculenta, como silagem, feno, massa verde e misturas de ração.
Peça de trabalho - transportador de corrente-raspador, está dentro da cerca, acionada por um motor elétrico. A forragem é servida a partir do bunker ou distribuidor móvel para a cerca e, em seguida, espalhar porranhura A unidade desliga quando o primeiro raspador completa uma volta completa.
Seus parâmetros:
- o comprimento da frente de alimentação é de 40 m;
- produtividade - 15 t / h;
- gado de serviço - 180;
- a potência do motor elétrico é de 5,5 kW.
Existem duas versões deste modelo - para 100 e 200 cabeças com um e dois distribuidores-distribuidores, respectivamente.
Seus principais elementos são um transportador inclinado, um transportador transversal, um - dois distribuidores e uma unidade de controle. Cada transportador tem seu próprio acionamento elétrico.
Transportador-distribuidor - transportador de correia na metade do comprimento do alimentador, que se move ao longo das guias, localizado ao longo da passagem de ré a uma distância de 1600 mm a 2600 mm do chão. A passagem à ré não deve ser maior que 1,4 m, é acionada por um cabo de aço enrolado em tambores. A velocidade de movimento é regulada pela troca de marchas na caixa de transmissão, substituindo cinco posições.
O alimento entra no tanque de recebimento do transportador inclinado, e a partir daí é alimentado para um transportador transversal, localizado horizontalmente no centro acima dos transportadores-distribuidores. Ele direciona a alimentação para o primeiro ou segundo distribuidor do transportador.Usando a bandeja rotativa, ela é enviada para o alimentador à direita ou à esquerda da passagem de popa.
Seus parâmetros:
- o comprimento da frente de alimentação é de 75 m;
- produtividade - 3-30 t / h;
- serviu pecuária - 200;
- a potência do motor elétrico é de 9 kW.
Telefones celulares
Dispensadores de alimentação móveis podem ser usados em todos os tipos de fazendas, onde é possível fazer dimensões dimensionais das instalações. Sua dignidade está na capacidade de combinar a entrega de forragem do armazenamento ou do boleto com a distribuição dos mesmos aos cochos de alimentação. Esses mecanismos também podem ser usados para a colheita como veículos autodescarregáveis. Amplamente utilizado em fazendas e distribuidores móveis - misturadores de ração, em suas lixeiras, mistura de rações e alimentação em alimentadores de gado.
Universal Distribuidor de ração KTU-10 realiza-se na forma de um reboque de trator, projetado para entrega e distribuição de feno, silagem, colheitas de raiz, massa verde moída ou misturas disso.É otimizado para trabalhar com qualquer modelo do trator "Belarus". Distribuir dispositivo consiste de uma cruz, e os dentes da unidade de descarga de transportadores que rodam em chumaceiras montadas sobre as paredes laterais. O mecanismo é ativado por meio de um eixo de transmissão do eixo de tomada de força do trator. Além disso, o accionamento é fornecido para a traseira do chassis, equipado com travões hidráulicos, controlado a partir da cabina do tractor.
- capacidade de carga - 3,5 t;
- volume de bunker - 10 m3;
- produtividade - 50 t / h;
- taxa de alimentação - 3-25 kg / m (número de etapas - 6);
- comprimento - 6175 mm;
- largura - 2300 mm;
- altura - 2440 mm;
- base - 2,7 m;
- a pista é de 1,6 m;
- consumo de energia - 12,5 cv
Características técnicas do PMM 5,0:
- capacidade de carga - 1,75 t;
- volume de bunker - 5 m3;
- produtividade - 3-38 t / h;
- taxa de alimentação - 0,8-16 kg / m (número de etapas - 6);
- comprimento - 5260 mm;
- largura - 1870 mm;
- altura -1920 mm;
- base - 1 eixo;
- a pista é de 1,6 m.
Combina um mixer equipado com um multiplicador de duas velocidades, um mixer de alimentação e um alimentador.Na verdade, é uma loja de forragem móvel, permitindo misturar, preparar e distribuir forragens. Devido à base uniaxial, distância ao solo e dimensões, é manobrável o suficiente e tem boa capacidade de cross-country. Agregados com tratores TC classe 1.4, incluindo os tratores MTZ-82 e MTZ-80.
Características técnicas do AKM-9:
- o volume do bunker é de 9 m3;
- tempo de preparação - até 25 minutos;
- produtividade - 5 - 10 t / h;
- taxa de alimentação - 0,8-16 kg / m (número de etapas - 6);
- comprimento - 4700 mm;
- largura - 2380 mm;
- altura - 2550 mm;
- base - 1 eixo;
- a largura da passagem é de 2,7 m;
- ângulo de rotação - 45 °.
Benefícios do uso de distribuidores de ração
O uso de distribuidores de ração no cuidado do gado oferece tais vantagens:
- reduz o tempo e trabalho para distribuição de alimentos, simplifica e acelera o processo de alimentação;
- o uso de misturadores de ração complexos torna possível otimizar a preparação de alimentos e misturas e alimentá-los imediatamente em alimentadores;
- o uso de distribuidores de ração estacionária permite automatizar a alimentação da ração e, assim, otimizar a dieta diária dos animais, o que afeta positivamente seu crescimento e produtividade;
- o uso de distribuidores móveis permite não apenas distribuir rapidamente o feed, mas também carregá-lo em campos, locais de armazenamento ou produção e entregar em fazendas;
- reduz o custo de produção.
Os fabricantes nacionais de distribuidores de ração cooperam voluntariamente com as fazendas e ajustam o modelo às condições e exigências específicas do cliente, o que possibilita sua utilização de forma ainda mais eficaz.