Com base na norma da nutrição, uma pessoa média deve comer cerca de 290 ovos por ano. As galinhas poedeiras são a única fonte deste produto, portanto a reprodução e o crescimento das galinhas poedeiras tornam-se não apenas populares entre a ocupação dos residentes de verão, mas também uma fonte de lucro para muitos agricultores. Agora, para uma administração mais conveniente e eficaz de tal economia, as células estão sendo cada vez mais usadas, por isso há um interesse crescente nos problemas de manter as aves nelas.
- Leis básicas do conteúdo celular
- Prós e Contras
- Seleção de raça
- Requisitos para células
- Dimensões
- Lugar para alojamento
- Arranjo de uma casa celular
- Como alimentar galinhas em gaiolas?
- Comida friável e água
- Adicionar greens
- Riscos e possíveis doenças
Leis básicas do conteúdo celular
Para começar, é necessário familiarizar-se com as condições padrão de manter galinhas poedeiras em gaiolas:
- Uma galinha deve ter cerca de 10 cm de alimentador.
- A frente de beber - 5 aves por mamilo, ou 2 cm beber taças por frango.
- Em uma hora, o ar no galinheiro deve mudar pelo menos três vezes. Para fazer isso, use ventiladores especiais com a capacidade de ajustar o fornecimento de ar fresco.
- A temperatura é de + 16 ... +18 ° С.
- Uma gaiola deve conter galinhas da mesma idade e da mesma raça.
Prós e Contras
Sabe-se que é possível realizar agricultura intensiva ou extensivamente. No primeiro caso, toda a produção é mecanizada para o rendimento máximo de ovos e carne. Isso requer muito dinheiro, mas vale a pena rapidamente. No segundo caso, os custos de mecanização da produção são mínimos e os retornos são pequenos. Ovos para venda são obtidos apenas com o conteúdo de galinhas.
Entre as vantagens de tal avicultura:
- a capacidade de mecanizar tudo, desde a alimentação até a coleta de ovos;
- não há necessidade de um grande número de funcionários;
- Possibilidade de manter um grande número de aves em uma pequena área;
- controle do consumo de ração;
- a oportunidade de criar condições ótimas para o gado: luz, temperatura certa, etc .;
- facilitar o controle da saúde das aves.
- traumatização de animais, desumanidade;
- essa produção não é ecologicamente correta;
- galinhas, que são regularmente passeadas, e não contêm constantemente em gaiolas, dão carne e ovos de melhor qualidade. A demanda por esses produtos é maior, embora seu preço seja maior.
Se falamos de avicultura doméstica, a melhor opção aqui é o piso ou conteúdo ambulante do gado, uma vez que o conteúdo de camadas nas células, neste caso, tem uma série de outras desvantagens:
- a necessidade de investimento financeiro para a compra de equipamentos;
- custos de manutenção de células, eletricidade, exames veterinários, prevenção de doenças;
- a necessidade de usar alimentos caros (caso contrário, não há sentido no conteúdo celular);
- a queda na imunidade das aves devido à falta de sol e ar, concentração excessiva de galinhas no quarto.
Seleção de raça
Por via de regra, em jaulas mais muitas vezes contêm as raças adaptadas para dar de ovos, menos muitas vezes - isto cresce para a carne. Espécies de galinhas para conteúdo celular e suas características:
- "Loman Brown". Alta produtividade (cerca de 310 ovos por ano), que não cai, se a ave ficar na gaiola o tempo todo. Ovos de tamanho grande. Curto período de maturação (4 meses). Produtividade - um ano e meio.
- "Leggorn." Boa adaptação a qualquer condição de vida. Alta produtividade (250-300 ovos por ano, peso de cada um - cerca de 60 g). A maturação é no 5º mês, mas depois de um tempo a produtividade cai significativamente.
- "Haysex Brown". Eles têm cerca de 80 semanas de idade. Produtividade - até 350 ovos por ano, peso de cada um - cerca de 75 g de colesterol baixo em ovos.
- "Jubileu de Kuchinskaya" frango. Boa adaptabilidade. Produtividade - até 180-250 ovos por ano, dependendo das condições de detenção.
Requisitos para células
Uma gaiola para colocar galinhas poedeiras é um quadro de barras. Barras de material - metal ou árvore. As paredes são feitas de malha metálica (todas ou apenas uma onde haverá bebedouros,as outras três paredes podem ser feitas de outro material). Cada célula também precisa de um sulco para os ovos. A parte inferior da gaiola deve estar com uma inclinação, sob a qual deve ser colocada uma palete retrátil para a cama.
Dimensões
Os parâmetros da célula dependem do número estimado de aves que eles querem colocar nela. Número de aves por um quadrado. m não deve exceder 10 cabeças. Assim, para uma camada, é necessário alocar aproximadamente 0.1 metros quadrados. m) Se você mantiver uma galinha em uma gaiola, deve ser suficiente para 0,5 metros quadrados. Em geral, isso depende da massa do pássaro. O tamanho padrão médio é de 80 * 50 * 120 cm.
Lugar para alojamento
Células devem ser colocadas no galinheiro para que a luz fique nelas uniformemente. Eles podem ser empilhados em vários andares para economizar espaço. No entanto, é melhor que as células formem uma única camada.Alguns hospedeiros colocam células com pássaros, mesmo em varandas.
Arranjo de uma casa celular
Em cada célula deve ser fornecido alimentadores e bebedores, que são geralmente ligados à parte da frente perto da porta. Eles são conectados e mecanizados para não derramar comida ou derramar a água separadamente para cada célula. No inverno, o galinheiro deve ser aquecido e mantido em sua temperatura ideal para as aves, com média de +16 ° C, no verão - cerca de +18 ° C. É importante garantir a correta iluminação uniforme do galinheiro, pois o sol não sente o sol e a iluminação afeta sua saúde e produtividade. Criar áreas muito iluminadas ou muito escuras no galinheiro é perigoso para o gado.
Normalmente, a iluminação uniforme é criada usando reostatos, que gradualmente ligam a luz (para que as aves não tenham estresse a partir do início súbito) e ajustam seu brilho. Acredita-se que a eficiência das galinhas aumenta se a sala alternar um espectro de flores vermelhas, laranjas e amarelas.
Como alimentar galinhas em gaiolas?
Desde que os pássaros nas gaiolas não podem encontrar sua própria comida, eles precisam de uma escolha cuidadosa de comida e dieta.Depende não apenas da saúde das galinhas, mas também da quantidade e qualidade dos ovos que elas derrubaram.
Comida friável e água
Via de regra, a base para a ração de aves em quase todas as fazendas é um alimento especializado para as camadas, que inclui grãos de trigo, farelo de girassol, gorduras vegetais, carbonato de cálcio, vitaminas e sal. Alimentos especiais para aves são introduzidos na dieta, quando começam o período da puberdade.
Adicionar greens
Para o sustento normal das galinhas poedeiras, é necessário provê-las com cobertura de vegetais, grama e frutas. A alimentação verde para as aves deve incluir: grama pré-triturada, restos de comida, peles de vegetais e várias ervas daninhas. A pedido dos proprietários nas camadas de dieta também pode incluir abóbora, repolho, maçãs.
Riscos e possíveis doenças
Aqui estão os principais riscos que carregam o conteúdo celular das aves:
- A falta de vitaminas, devido ao fato de que as aves não passam tempo na rua.
- Fadiga celular e histeria de baixa mobilidade, que cresce em pânico e termina com fraturas das asas.
- Iluminação incorreta pode causar raquitismo, reduzir a produção de ovos e causar outras doenças.
Para que a produção seja produtiva e para que as aves sejam saudáveis, é importante escolher a raça certa, construir células, mecanizar a iluminação, ventilação, alimentação e canto do gado.