Uma planta decorativa espetacular nativa do sudeste da Ásia com o maravilhoso nome "pyracanthus" é cada vez mais usada na criação de paisagismo. Esta planta perene agrada jardineiros no período de primavera com floração abundante, e no outono - saturado com frutas brilhantes.
- Descrição botânica
- Espécies e variedades
- Onde plantar uma piracanta?
- Iluminação e lugar
- Solo para a planta
- Aterragem
- De sementes
- De estacas
- Como cuidar?
- Rega
- Adubação adicional
- Aparar
- Como o inverno da planta?
- Doenças e pragas
- Características de cultivo (em um quarto, bonsai)
Descrição botânica
Perene, e em condições de cultivo em climas quentes - evergreen, tem forma oval folhas verdes escuras e picos atingindo 2,5 cm de comprimento. Floração arbusto na primavera é muito amplo: para as pequenas flores brancas para ser visto não apenas ramos, mas também deixa.
Pyracantha flores têm um aroma extremamente agradável e notáveis qualidades distintas de mel.Durante a frutificação, os arbustos são cobertos com bagas de escarlate amarelo, laranja ou brilhante. Em regiões com um clima moderado e frio de folhas de piracanto não derramam - eles só ficam de cor vermelha. Pyracantha pertence ao gênero Rosaceae e está incluído na subfamília Yablonevy, para que seus frutos possam ser considerados com segurança maçãs pequenas. Na tradução do grego, o nome do mato significa "fogo".
Espécies e variedades
O gênero pyracantha inclui sete espécies de arbustos. O arbusto está na vertical e se espalhando:
- Piracanto de folhas estreitas. Usado ao criar uma sebe, pode atingir uma altura de 4 metros. As hastes da planta são cobertas com folhas estreitas e têm espinhos afiados. Durante a frutificação, as bagas adquirem uma rica cor laranja.
- Pyracantha vermelho brilhante, como mostrado na foto, não difere em altura, e a largura da coroa pode chegar a 5 metros de diâmetro, o que deve ser levado em conta ao plantar. Ele é usado para criar um hedge, pois tolera facilmente a formação e poda profunda, não requer rega freqüente e cuidados especiais. Os frutos desta espécie têm uma cor vermelha brilhante.
- Pirata do galo. Usado para criar uma cobertura em terreno escasso e pedregoso.
- Gorodchataya pyracantha Usado para decorar um jardim de pedra, criando cercas, sebes.
Onde plantar uma piracanta?
O piracanto cresce em terrenos muito diferentes: não exige a composição da terra, mas não gosta de transplantes.
Iluminação e lugar
Ao acender e escolher o local do piracanto é mais exigente, pois na sombra a qualidade ornamental da planta é perdida, e a cor das suas folhas sofre em áreas ensolaradas. Portanto, ao plantar um determinado arbusto, protegido do vento e localizado na penumbra.
Solo para a planta
A fábrica não é absolutamente exata à composição do solo, pode crescer até em terras calcárias.
Aterragem
Buscando obter um belo arbusto de piracanta, ao plantar e cuidar adequadamente, é necessário lembrar que esta planta ama planaltos, mas não planícies.
Plante uma muda no início da primavera, assim que o solo estiver descongelado. A cava é digerida a uma profundidade que é duas vezes maior que o torrão terrestre com o qual a planta é plantada. O fundo é cuidadosamente solto, a terra escavada é misturada com composto e colocada em uma pequena camada. A muda é plantada e coberta com terra restante.
De sementes
Plantação de pyracanthus de sementes é feita no outono, mais perto do inverno. Das sementes, somente podem ser cultivados piracantos, que são encontrados nas variedades de plantas silvestres que podem ser perdidas.
Ao cultivar um arbusto decorativo com a ajuda de sementes, a primeira prioridade é colheita de material de plantio. As sementes estão nas bagas de piracanto, elas precisam dar tempo para amadurecer. O melhor momento para coletar sementes é no meio do outono. As bagas colhidas precisam de estar ligeiramente secas, depois sair das sementes, enxaguar bem e desintegrar-se para secar.
No final do outono, as sementes são semeadas nos canteiros preparados a uma profundidade de 3 cm. As camas são preparadas uma semana antes do plantio proposto. Esta área é escavada a uma profundidade de 30-40 cm, adicione húmus, o solo é bem misturado com fertilizante e igualado por ancinhos.Na primavera há brotos - amigáveis, mas diferentes no crescimento e na cor da folha. Para plantar uma sebe, são selecionadas mudas idênticas.
Na primavera, as sementes também podem ser semeadas, mas para isso é necessário iniciar o processo de estratificação já no início do inverno, o que não é muito conveniente. As sementes são semeadas em uma caixa com turfa úmida, que é colocada na geladeira por um período de três meses. Durante este período é necessário manter a umidade da turfa.
De estacas
Também pyracantha reproduz por estacas. Este método permite cultivar variedades decorativas de plantas de jardim com a preservação de todas as características maternas. Os topos dos galhos que permaneceram após a poda de verão podem ser usados como estacas. Você também pode usar cortes lignificados, mas o primeiro se enraizará mais rápido.
A partir de ramos cortados, hastes saudáveis e fortes são selecionadas até 20 cm de comprimento (as folhas são removidas delas) e colocadas em uma solução que acelera a formação de raízes por um tempo. Depois disso, eles são plantados em areia úmida em uma estufa para o enraizamento. No processo de enraizamento, deve ser lembrado que as estacas precisam de ar fresco e umidade.
Depois de três ou quatro semanas, o processo de enraizamento pode ser considerado completo.Em poucos meses você vai ser capaz de notar o aumento no mato. No ambiente de estufa arbusto é cultivado ao longo do ano - depois de plantadas em terreno aberto.
Como cuidar?
Pyracantha - é um arbusto que Ele requer um mínimo de atenção:
- poda na primavera com remoção simultânea do fruto;
- um curativo para a temporada;
- rega moderada.
Rega
Pyracantha - uma planta resistente à seca. Na natureza, muitas vezes encontrada crescendo em encostas de areia e cascalho.
Adubação adicional
Na primavera alimentados arbusto, fazendo orgânico ou inorgânico fertilizante composto. É possível utilizar a alimentação sob a forma de pelotas - eles são mais longa duração de acção.
Aparar
Pyracantha crescendo muito rápido, de modo a criar um formulário plantas devem ser poda de formação. A cultura principal é realizado no início da primavera, no período, enquanto o Pyracantha não entrar em crescimento. Ao aparar é necessário remover as bagas da colheita anterior.
No final de agosto, poda sanitária é feito com o objetivo de rejuvenescer Pyracantha.
Como o inverno da planta?
O mato não precisa de abrigo. Muitas vezes em nossas latitudes no geadas muito fortes alguns ramos congelar um pouco, mas como regra, eles se recuperou rapidamente. Tem-se observado que mesmo geadas curtas para -20 ° C, sem a presença de neve, não trazer prejuízos tangíveis para a planta.
Doenças e pragas
Este arbusto ornamental é bastante resistente a doenças e pragas, mas se não cumpridas as condições de cultivo, a planta pode ser afetada:
- fungo;
- queima bacteriana;
- pulgões.
Características de cultivo (em um quarto, bonsai)
Peculiaridades do cultivo de piracanto em casa estão limitados às seguintes regras:
- Assegurar o fluxo de ar fresco, caso contrário, a planta será susceptível a doenças e pragas.
- A piracanta reage dolorosamente ao excesso de umidade e à sua falta.A água deve ser regular e abundante, especialmente quando floresce. A água que se acumula na panela deve ser drenada.
- No inverno, é necessário fornecer um período de descanso para o piracanto. Para fazer isso, o arbusto é colocado em uma sala com ar seco e indicadores de temperatura acima de 0 ° C, a rega é minimizada.
- O transplante de piracanto não pode durar mais de 3 anos, uma vez que ela não gosta de ser perturbada pelo seu sistema radicular.
Para o cultivo em uma panela, um piracanto de cação ou gorila é usado, formando uma planta na forma de um caule.
Ao criar bonsai a partir de pyracanthus, são utilizados novos rebentos do mato, uma vez que assumem facilmente a forma desejada. Mas, trabalhando com eles, não se esqueça da precisão, uma vez que os brotos verdes são caracterizados pela maior fragilidade.