Uma das habilidades necessárias na apicultura é retirada de rainhas. Na ciência da apicultura há toda uma indústria que é chamado matkovodstvo. Vejamos quais são os diferentes métodos para a retirada de abelhas rainhas e qual é o mais fácil de aprender para os iniciantes.
- Requisitos básicos para colônias de abelhas
- Inclinando drones
- Métodos para a retirada de rainhas: uma sequência de ações
- Métodos naturais
- Saída artificial
- Outros métodos
- As principais condições para a retirada das rainhas
- Calendário para rainhas reprodutoras
Requisitos básicos para colônias de abelhas
Considere o processo de retirar as rainhas para si ou para realização. Antes de embarcar neste trabalho difícil, é necessário estudar o sistema que foi desenvolvido pelos apicultores para a retirada das rainhas. O processo de criação das rainhas começa com a seleção de famílias que irão dar à luz a elas. É da qualidade dos pais, isto é, do útero e dos drones, que todos os sinais futuros da descendência dependem. A responsabilidade pela produtividade e força das famílias é suportada pelo jovem útero, que é colocado à frente dessas famílias. Assim, a escolha deve ser feita entre as mais fortes, saudáveis e de qualidade. Cientistas que estudam a apicultura, argumentam que a retirada de rainhas jovens pode ser realizada independentemente, mesmo em pequenos apiários.
Seja guiado pelos seguintes critérios:
- o mais importante para o apicultor é a produção de mel da família das abelhas;
- força durante todo o ano da família;
- resistência a resfriados;
- resistência a doenças e boa saúde.
- verificar a qualidade do mel produzido pela família;
- limpe e desinfete a colméia, dê um fertilizante que estimule as abelhas e, assim, proteja a colméia da nematose;
- dê às abelhas um alimento não cristalizado.
Inclinando drones
Este processo apicultores passam os primeiros dias depois de expor as colmeias de invernadas, porque cerca de um mês os insetos são puberdade. Para puxar os drones, você precisa escolha uma das melhores famílias apícolas.
Em tal família é necessário estreitar o ninho para o menor tamanho possível, deixar a estrutura ocupada pela criação (mel, pergus) na colméia. Assim, a rainha não poderá pôr ovos por completo. Então drones de abelha são colocados no centro do ninho. Nos apiários, onde drones e rainhas são sistematicamente removidos, células especiais com isoladores por quadro são usadas.
Métodos para a retirada de rainhas: uma sequência de ações
Começando o apicultor antes de iniciar este processo, você precisa lembrar que ele requer habilidade, conhecimento e siga rigorosamente as instruções:
- Pegue o bloco separado da família principal de insetos pela rede Hahnemanniana. Mova o quadro com a rainha lá.Neste bloco deve haver pelo menos 4 quadros, 2 cobrindo com enfeite superior e 2 com ninhada aberta. A Rainha deve descansar dentro dessa estrutura por uma semana, após o que mais quatro quadros preenchidos com cria de outras famílias devem ser adicionados.
- A família de insetos resultante produzirá um grande número de células-rainha quando abelhas jovens forem liberadas da cria selada. Isso vai acontecer em 9 dias.
- Após 5 dias após o parágrafo anterior, outras famílias devem estar sentadas em duas por uma divisória com uma grade Hahnemanniana. Por 9 dias use este bloco como um divisor, porque nesse momento a cria aberta será selada.
- Em seguida, você precisa fazer um isolante para um quadro. É necessário preparar uma nova secagem por um tempo, mas não a encha de isca, e pendure-a neste quadro. Uma semana depois, a rainha, que havia descansado, foi transplantada para o quadro vazio especificado. Coloque a treliça Hahnemaniana no limite, deixe o útero vazio com a rainha na família da mãe.
- De um lado, serão colocados muitos ovos grandes, que produzirão uma rainha descansada nos próximos dias.
- Da colméia materna na reserva você precisa entregar 4 quadros.Em tal colmeia é necessário transplantar a rainha do isolador. No favo de mel é geralmente adicionado outro 0,5 litros de água e ninhada de abelhas.
- Células são entregues a partir do isolador para uma sala com uma alta temperatura, após o que cortá-lo em tiras. Esmague a cada dois ovos, deixando apenas um em cada três. Isso é feito para diluir a célula da rainha. Tome uma armação de inoculação especial, você precisa anexar tiras pré-cortadas de favo de mel às suas ripas. Distribua esses quadros para que eles alternem na família pai com os quadros usuais.
- Para crescer insetos, coloque três quadros de células da rainha na metade das colmeias previamente separadas. Eles não têm ovos, porque a rainha dos insetos neles é colocada atrás do septo. Em cada metade das colmeias, o quadro de vacinação deve ser colocado. Em seguida, a família de insetos cultivará células-rainha e lhes dará bastante geléia real. Não esqueça de deixar um dos quadros de vacina na família materna.
- No final, você deve ser colocado nas colmeias vazias da camada. Leve-os para o terreno onze dias após a colocação da rainha na prisão. Anexe a cada camada do favo de mel e às últimas células-rainha seladas.Organize as famílias maternas em duas camadas. Deixe as águas-mães nas camadas como material de reposição.
Métodos naturais
- Reprodução natural de abelhas - esta é a maneira mais simples de remover as rainhas das abelhas, dada pela natureza. É necessário que a família de insetos passe para um estado de enxame. Se você criar as condições mais confortáveis para enxamear em uma colmeia, esse processo será bastante acelerado. Três quadros com ninhada devem ser colocados na colmeia, a aba é coberta e não deve haver folgadores. Então espere até que as células da rainha sejam colocadas e, sobre elas e a nova estrutura, forme as camadas. A colocação de células da rainha não pode ser prevista com precisão, o que é um óbvio menos de tal método. A qualidade das células da rainha também não pode ser dita.
- Outra maneira natural é pchelomatki fistuloso. O principal mais - retirada de insetos no momento certo. Este método é atualmente muito popular entre os apicultores. Insetos devem ser forçados a adiar a fístula. Escolha uma família forte, encontre o útero nele e transfira-o e dois quadros com cria para uma nova colméia. Nele, sacuda as abelhas de vários quadros. Você receberá uma ninhada pronta, que deve ser colocada em uma colmeia permanente. As abelhas sem uma rainha de uma antiga colméia devem deixar de lado as células-rainha da fístula, mas você também deve certificar-se de que elas estejam apenas em larvas amadurecidas (ou cortá-las). A qualidade do útero obtido é melhor que no método anterior.
Saída artificial
A conclusão artificial de abelhas é apresentada de duas maneiras simples.
- Na família mais forte, selecione um quadro com uma ninhada jovem e ovos. Corte um buraco no topo com um tamanho de 3 por 4 centímetros. Remova todas as paredes inferiores do corte e deixe 2 larvas. Rama colocou no ninho de uma família bezmatovochnoy, em poucos dias você pode verificar o marcador de células da rainha. Prossiga para cortar a fístula quando as abelhas preencherem a quantidade desejada.Se você não encontrar as células da rainha, então a colméia tem uma rainha, com a qual nem tudo está em ordem. Você receberá este método de material de qualidade, mas use um calendário de saída de insetos.
- O segundo método é usado se você quiser obter 5-10 insetos ao mesmo tempo. Em uma família forte, coloque a rainha em um isolador de estrutura dupla. Coloque aqui o quadro com uma ninhada madura e o quadro com as células para a alvenaria. Feche a estrutura com os quadros no lado superior, as rainhas não poderão escapar. Coloque o isolador de volta na família entre a ninhada e os quadros. Comece a formar um núcleo, que consiste em três quadros (com terra, mel e cria do isolador), em poucos dias. Em seguida, adicione lá os indivíduos de vários quadros, coloque o útero para fora do isolador. Pegue o quadro com uma nova ninhada na casa, corte a borda inferior do início da aparência das larvas. Então você tem a oportunidade de colocar o quadro de volta na família, onde eles levaram a rainha. Alguns dias depois, resta verificar o marcador e remover todas as células-rainha fistulosas. Por alguns dias antes do aparecimento dos indivíduos reais, recorte as células da rainha, depois coloque-as para amadurecerem. Coloque no núcleo dos espécimes maternos após a saída.
Outros métodos
Os métodos mais comumente utilizados e mais simples de criação de abelhas rainhas foram descritos. Eles são os mais populares entre a maioria dos apicultores. Todo o resto é de alguma forma baseado nesses métodos. Os novos métodos ainda não estão muito bem desenvolvidos, por isso os iniciantes não são recomendados a usar apicultores para eles.
As principais condições para a retirada das rainhas
Para a retirada efetiva de rainhas em casa, siga certas regras e crie os pré-requisitos necessários para os insetos.
- Se você quiser um bom útero para reprodução, compre-o apenas de apicultores conhecidos ou apiários tribais bem estabelecidos.
- Antes da reprodução, o útero deve descansar por uma semana, afastando-o das abelhas ativas. Depois do repouso, o útero pode dar ovos maiores.
- Em células-rainha, estabelecidas na estrutura de vacinação, é necessário manter uma temperatura de 32 ° C e uma umidade do ar de pelo menos 75-90%. Para remover as rainhas, use um aerotermostato.
- Distribuir uniformemente as células-rainha entre diferentes colônias de abelhas para crescer e preenchê-las com geléia real. Recomenda-se que este processo de crescimento seja realizado em metade das colmeias, que serão cortes.
Calendário para rainhas reprodutoras
Escolhendo um determinado caminho e criando as condições necessárias, até mesmo um apicultor iniciante poderá retirar o útero de forma independente e com custos mínimos. Além disso, graças ao calendário da saída das rainhas, você pode acompanhar o que e quando fazer, de modo a não interromper a saída.