Lírios são uma verdadeira decoração de qualquer jardim.
Estas magníficas flores são especialmente apreciadas pelos floristas.
O lírio-tigre, que se tornou o ancestral de todo um grupo de variedades, merecidamente reconhecido como uma das "estrelas" da família do lírio.
Família Liliaceae
Essa família de monocotiledôneas também é chamada de Liliaceae. A família inclui mais de 600 espécies de plantas, que são caracterizadas por longas folhas lineares, bulbos, rizomas ou rebentos.
Variedades de lírios de tigre
Na natureza, esta erva perene é encontrada na China e no Japão. Além do tigrado, também tem outro nome - lírio lanceolito. A primeira descrição foi dada pelo famoso botânico sueco Carl Linnaeus em 1753.
Na altura cresce a dois metros, tem uma grande lâmpada esbranquiçada. Folhas estreitas, lanceoladas. Flores penduradas em pedicelos. Eles são laranja ou vermelho-laranja, cobertos com manchas roxas escuras e coletados em inflorescências racemosas. Uma planta selvagem serviu de base para a criação de uma variedade de cultivares.Os jardineiros são variedade muito popular "Splendens" (Splendens), com grandes flores laranja brilhantes. Na variedade "Flor Amarela" (Flaviflorum) flores de cor amarelo-limão, na variedade Flyer noturno - vermelho e vinho, e Tigre-de-rosa - rosa. Grade "Fortune" (Fortunei) difere início mais precoce da floração.
Reprodução e plantação
não reprodutores desta flor não colocam quaisquer dificuldades para o produtor. O método mais fácil de propagação - o uso de Rim-bulbilhos que estão começando a aparecer no segundo ano de plantas de vida nas axilas das folhas superiores. Existe outro método mais laborioso de reprodução desta planta. Para este método, as escalas formadas na cebola são usadas. Estes flocos são separados, cuidadosamente polvilhado com carvão vegetal e germinadas a uma temperatura de 20 ... 25 ° C em areia húmida ou serragem. Este método, embora seja mais problemático, garante uma floração precoce do lírio, no 2º e 3º ano de vida vegetal, em vez dos habituais 3-4 anos.
E, claro, além desses métodos, os bulbos dessa flor são tradicionalmente usados para o plantio.
O melhor lugar
Para o plantio desta flor é geralmente atribuído um nível, protegida dos ventos fortes e uma área com boa drenagem ligeiramente elevada. A planta ama os raios do sol, mas é melhor obscurecer a zona radical. Normalmente, folhagem ornamental densa é usada para sombreamento.
Na primavera ou no outono?
Normalmente as plantas são plantadas no outono, em setembro. No entanto, um clima severo com geadas precoces de transferência de terras na primavera, quando as geadas parar.
Preparação do solo e plantio
Ideal para o lírio de tigre são solos leves e ligeiramente ácidos. Antes do plantio, afrouxar o solo e a profundidade afrouxamento de 30-35 cm. Se o solo é de argila pesado, então ele é feito de areia e cinzas volantes. No caso de ser fertilizado sal de húmus, de superfosfato e de potássio do solo infértil desejável da taxa de 7 kg de húmus, superfosfato, 100 g e 50 g de sal de potássio por metro quadrado.
Lâmpadas são plantadas no tamanho da célula convencional de Profundidade de plantio 20 x 20 cm - .. 10-15 cm Na parte inferior da caixa de areia adicionar areia - este "colchão" necessária para uma melhor drenagem. Antes de plantar as lâmpadas para cerca de meia hora, o banho foi mantida a permangânico (usando 5 g de permanganato de potássio em balde de água).Para os bulbos plantados são garantidos para sobreviver no inverno, os canteiros de flores são embrulhados com lapnik (abeto ou pinho).
Características de cultivo e cuidado
Os lírios-tigre são plantas despretensiosas, mas há vários pontos a considerar quando se trata deles.
Características distintivas
Esta flor pode crescer até 6 anos em um só lugar, mas recomenda-se transplantar o mais tardar a cada 5 anos. A planta pode se multiplicar por auto-semeadura, com a ajuda de cebolas nos rins e, se esse processo não for controlado, os horticultores têm que periodicamente eliminar novos brotos. Folhas secas e caules são cortados, a erva é maconha.
Molhar, vestir superior, cuidado do solo
Depois de plantar o lírio de tigre no campo aberto, cuidados especiais para ele e cobertura não são necessários.No entanto, em clima quente você precisa regar todas as noites, e quando regar, a água não deve cair na folhagem, porque pode causar queimaduras solares na planta. Para reter a umidade, cobertura morta com turfa ou serragem também é usada. Periodicamente afrouxamento do solo.
Combate a doenças e pragas
A planta é bastante resistente a doenças e pragas, mas ainda pode ser afetada por podridão cinzenta, ferrugem, fusariose. Para combatê-los, vários fungicidas são usados. De pragas que podem danificar os lírios, você pode notar a mosca lilás, pulgão, colher, besouro de folha, tripes. Inseticidas são usados contra eles.
Destilação caseira
Uma das propriedades mais úteis dos lírios de tigre é a possibilidade de forçar, isto é, a aceleração artificial do desenvolvimento em casa. Para destilação, são utilizados bulbos de três anos, que são plantados no outono em vasos. Esses potes são colocados por 2-3 meses em um local fresco, enquanto o solo deve permanecer ligeiramente hidratado.Após o surgimento dos germes, a temperatura é gradualmente aumentada para +20 ° C e, em seguida, as plantas são transferidas para uma sala iluminada. O florescimento deste lírio dura cerca de um mês.
Assim, o lírio de tigre é muito atraente para o jardineiro, apesar de algumas deficiências (perigo para os gatos, a fonte da doença do vírus). Esta flor espetacular pode se tornar um ornamento de qualquer jardim de flores.