Ixia: plantar e cuidar de uma flor exótica

Pin
Send
Share
Send

cultivadores profissionais e amadores estão fazendo um grande esforço para criar um brilhante, e mais importante - constantemente florescendo canteiros.

Para fazer isso, todos os tipos de flores cultura combinados, diferentes em termos de florescimento, altura caules e contrastantes brilhante ou harmonizem esquemas de cores de outro.

Toda essa diversidade é plantada para que os habitantes minguantes dos canteiros sejam substituídos por plantas recém-florescidas. E para resolver esta tarefa, um floricultor ajudará uma bela flor, uma nativa das florestas tropicais - Ixia.

É uma perene tropical maravilhosa que pode florescer nas condições dos países do sul durante todo o ano. Neste artigo, veremos como cultivar essa linda flor no meio da Rússia, como cuidar dela e como multiplicá-la.

  • Espécies e variedades
  • Quando plantado em campo aberto (primavera, outono)
  • Preparação de um local de pouso
  • Tecnologia de aterragem
    • Plantar bulbos
    • Cultivo de sementes
  • Cuidados básicos (rega, alimentação)
  • Reprodução
  • Doenças e pragas
  • Preparação para o inverno
  • Use no design da paisagem

Espécies e variedades

Ixia é uma planta perene ornamental da África do Sul, com abundante floração, com uma coloração diversificada.A haste fina de meio metro termina em uma inflorescência na forma de uma orelha, composta de muitas pequenas flores.

As pétalas das flores são pintadas em cores quentes: amarelo, branco, rosa, laranja, areia, todo o espectro do vermelho. O florescimento maciço de Ixia começa mais perto do meio do verão: a segunda década de julho e a totalidade de agosto. A floração continua durante todo o mês, depois as flores desvanecem-se, caem, no seu lugar criam-se caixas de sementes. A planta, como um verdadeiro morador do sul, ama o sol. É no clima quente e ensolarado que o florescimento de plantas perenes tropicais é mais eficaz.

Perene é um bom mel e atrai abelhas e outros insetos polinizadores com um aroma agradável. Em nossas condições climáticas, a planta é cultivada em uma cultura de um ano.

Voce sabe À noite e no tempo chuvoso ou nublado, as flores de Ixia estão fechadas, na ausência do sol a planta é desconfortável.
Atualmente, existem pouco mais de 20 espécies desse perene exótico em seu habitat natural. Com base nessas espécies, dezenas de variedades e híbridos de Ixia foram criados por criadores. Os produtores de flores gostaram dessas variedades:

  • Ixia Hymenocallis festalis - a planta tem uma alta haste (70 cm), flores brancas puras espalhados com pétalas curvadas finas. Uma flor bonita tem um aroma perfumado e levemente adstringente.
  • Ixia greenflower - Este africano exótico floresce muito cedo (na primeira década de julho). Inflorescência consiste em muitas pequenas flores de verde claro e verde claro na forma de asteriscos planas. A inflorescência de espiguetas luxuriantly e efetivamente floresce durante 25-35 dias. A altura do pedúnculo principal é de 45 a 50 centímetros.
  • Ixia hybrid - o mais decorativo de todos os tipos deste perene. Através dos esforços de criadores existem variedades híbridas com flores roxas, azuis - que nunca vai ver na natureza. Mas há muitas espécies novas com uma coloração mais familiar das pétalas: branco, amarelo, laranja e rosa. A altura dessas plantas derivadas artificialmente geralmente varia de 30 a 50 cm.
  • Ixia manchado - exótico ter alongado folhas lanceoladas carnudas que crescem na base da inflorescência ouvido e coloração salpicada incomum de flores, do qual o ponto da flor. Flores se arredondaram pétalas de cor escura com uma luz afiada ao longo da borda. A inflorescência espiculada atinge uma altura de 50-55 cm.
  • Laranja Ixia - quase o menor representante dessa família. A planta-lilliput não cresce acima de 20 centímetros, mas o pequeno crescimento é compensado por uma bela floração abundante. As velas baixas de Ixia são abundantemente cobertas de flores com pétalas laranja brilhantes, o meio da flor é marrom escuro.
  • Ixia o vermelho - uma planta que ganhou popularidade entre jardineiros ao redor do mundo com flores vermelhas brilhantes que ficam bem quando plantadas em mixborders. A altura do trópico que desabrocha atinge 45 cm.
  • Mix Ixia - talvez, a variedade mais decorativa dessa flor, que apenas os representantes do híbrido Ixia podem competir com a beleza. São as inflorescências grandes, pintadas em tons brilhantes e suculentos, criam uma decoração especial para as plantações de flores.

    Misture flores perfumadas amarelo, escarlate, bordô, rosa suave, branco-neve, limão cores. A planta floresce um pouco mais de 20 dias. O florescimento do visitante tropical começa a partir da segunda semana de julho e dura até o primeiro dia de agosto.

Voce sabe O nome da flor Ixia originou-se da palavra grega ixios, que significa "cola de pássaro". A flor foi assim chamada, porque o suco da planta é grosso e muito pegajoso, o que causa muitos problemas para as aves tropicais do beija-flor, que gostam muito dele.

Quando plantado em campo aberto (primavera, outono)

Você pode plantar bulbos de Ixia no solo de canteiros externos e sob o inverno, e na primavera, você só precisa levar em conta a região climática em que vive.

Desde que a planta é um habitante nativo dos trópicos, recomenda-se plantá-lo no campo aberto na zona média da Rússia durante a estação quente.

Na primavera, quando os resfriados de retorno (isto acontece normalmente no final de abril ou na primeira metade de maio), os bulbos de Ixia são plantados no solo aquecido. Ao plantar, você precisa garantir que a temperatura do solo a uma profundidade de 8-10 cm não seja inferior a 15 graus Celsius.

No sul da Rússia, é possível plantar Ixii, como outras plantas bulbosas, no outono. Mas mesmo com invernos tão macios e quentes, é necessário tomar medidas de precaução contra o congelamento de tubérculos de flores invernantes.

Plantio de outono de flores de Ixia sugere aprofundamento cormos no campo aberto a uma profundidade de pelo menos 10-12 cm, uma camada menor de terra não pode proteger os bulbos macios das geadas. Mas isso não é tudo - mais cuidado com futuras plantas é deitar os nódulos de flores plantadas na camada de solo de cobertura isolante (serragem, turfa, palha levemente prensada).

A altura da camada de economia de calor deve ser de pelo menos 10-15 cm. Depois que a neve sai do canteiro de flores, a camada de cobertura morta é removida usando uma vassoura ou um ancinho.

Preparação de um local de pouso

Sendo um africano, o Ixia impõe exigências rigorosas à umidade, temperatura do solo, ar e luz solar suficiente. Portanto, ao determiná-la para residência permanente no jardim ou no canteiro de flores, todos esses fatores devem ser levados em consideração.

Embora a planta seja uma ave aquática, ao plantar seus tubérculos, é preciso prestar atenção ao fato de que o solo onde ele cresce, foi bem drenado e não estagnou a água. A estagnação da umidade no solo pode levar à decomposição dos próprios bulbos ou às raízes de uma flor adulta, em conseqüência da qual a planta apodrece e morre. Se o solo argiloso ou o canteiro de flores estiver no vale (há sempre molhado), você pode corrigir a situação adicionando um pouco de areia durante a escavação do canteiro de flores.

Normalmente, a quantidade necessária de aditivo de areia é calculada da seguinte forma: para cada metro quadrado do canteiro de flores, um balde de areia é adicionado. Isso vai soltar o solo e eliminar a estagnação da umidade

Depois que o lugar é selecionado, o solo no canteiro de flores deve ser fertilizado. Todos os fertilizantes estão uniformemente espalhados pelo solo,após o que a terra cava com o volume de negócios da formação (solto) com a ajuda de uma pá ou de um helicóptero.

Fertilize o solo de várias maneiras:

  • Opção número 1 - sobre a superfície dos canteiros espalhados esterco de gado ou um bom húmus. Para 10 metros quadrados de canteiro de flores, você precisa de um balde desse fertilizante.
  • Opção número 2 - Fertilizar o futuro jardim de flores com substâncias minerais. Para fazer isso, faça uma mistura com base em cada metro quadrado da superfície do solo: 50-70 g de superfosfato; 20 g de magnésio; 1 litro de lata de cinzas de madeira.
Voce sabe Os cientistas de pesquisa mostraram que as plantas respondem à presença de pessoas diferentes não é o mesmo. Os biólogos realizaram um experimento no qual uma pessoa foi instruída a romper as folhas da flor, e outra a soltar o solo nas raízes da flor e a regá-lo. Os instrumentos mostraram uma reação completamente diferente da planta à aproximação dessas pessoas.

Tecnologia de aterragem

Esta planta é cultivada de várias maneiras. Dependendo do método escolhido, a tecnologia de plantio também será diferente.

Plantar bulbos

A tropical Ixia, como outras plantas exóticas, no campo aberto em nosso país, geralmente não hiberna. Portanto, quando a primavera plantar cebolas de maricas tropicais, esta tecnologia é observada:

  • O primeiro passo é calcular o futuro tempo de plantio em campo aberto. Para fazer isso, a partir do tempo estimado de desembarque para o campo aberto, é contado na direção oposta por 14-17 dias. Esta será a data do início do trabalho sobre o despertar e a germinação dos cormos.
  • Os bulbos de flores de três anos para adultos são embebidos por 15 a 20 minutos em uma solução de manganês rosa pálido para desinfetar o material de plantio de doenças fúngicas.
  • Além disso, as cebolas processadas em manganês são lavadas sob uma corrente de água corrente limpa.
  • Corms são empilhados para germinação adicional. Para fazer isso, uma camada de 10 cm de espessura de serragem úmida ou areia grossa de rio é colocada no fundo de um recipiente raso, mas largo (caixa de papelão, caixa de madeira). Sobre esta almofada solta, cebola para a cebola, coloquei o material de plantio. No topo, a caixa de germinação é coberta com um filme plástico e colocada em um peitoril da janela quente ou na janela da varanda.
  • Todos os dias, o filme se eleva acima da caixa, o condensado formado na superfície do polietileno é sacudido, as plantas são ventiladas por 10 minutos e depois cobertas novamente.

Duas semanas depois, um ou mais brotos aparecerão em cada bulbo. Se o clube não cresceu, então não é adequado para o desembarque e é jogado fora. Todas as outras lâmpadas são plantadas em um local ensolarado, pré-preparado e permanente.

Para que o canteiro de flores floresça longa e lindamente, os bulbos com mais de três anos são selecionados para o plantio no canteiro. Em um material de plantio saudável, normalmente desenvolvido, de ixia, os cormos devem ter um diâmetro de pelo menos 4-6 cm, somente então a planta agradará ao cultivador com um período de floração maravilhoso e longo.

Se as flores são plantadas em fileiras, então é observado um tal arranjo de aterrissagem:

  • na linha entre as plantas, resta uma distância de 15 a 20 centímetros;
  • se tais filas são plantadas várias, então entre elas devem ser deixadas entre as fileiras de pelo menos 25-30 cm.

Cultivo de sementes

Um viajante tropical pode ser cultivado a partir de sementes. Este é um método para pessoas que são muito pacientes ou, por exemplo, querem preservar todas as propriedades e multiplicar rapidamente a variedade rara que obtiveram.

Para crescer mudas da flor de Ixia, você precisa:

  • preparar uma mistura especial de solo, que consistirá em uma parte de areia, uma parte de turfa e duas partes de terra de jardim;
  • Preparar o solo preparado em uma caixa de aterrissagem especial, nivelar e umedecer;
  • semear as sementes de flores para mudas é necessário no final de fevereiro. No topo do solo espalhar as sementes de Ixia e polvilhe levemente com terra seca. Mais uma vez, derramar levemente. A camada de solo acima das sementes não deve exceder seu valor em mais de duas vezes;
  • Uma caixa com sementes semeadas é coberta com vidro grosso, que sobe duas vezes por semana para arejar as culturas e irrigação leve e hidratante;
  • quando brotos jovens atingem uma altura de 2-3 cm, as culturas precisam ser eliminadas. Ryadochki excessivamente espesso romper, as plantas são deixadas a uma distância de 2 cm um do outro;
  • em meados de abril, uma caixa com mudas é retirada para o ar livre e temperada a uma temperatura acima de 10 graus Celsius. A caixa de mudas é introduzida na casa somente se a temperatura cair abaixo de 8 graus Celsius.
Em um lugar permanente, as plantas jovens são plantadas no início ou no meio de maio, quando haverá calor constante.
Importante! No primeiro ano de vida, uma planta cultivada a partir de sementes, Ixia, forma nas raízes um pequeno bulbo jovem, que deve ser escavado para o outono.No inverno, as lâmpadas são armazenadas a baixas temperaturas. No segundo ano de vegetação durante o plantio da primavera, o bulbo continuará a ganhar volume, e somente no terceiro ano de vida a planta florescerá.

Cuidados básicos (rega, alimentação)

Para que a experiência de crescimento da Ixia seja bem sucedida e traga a satisfação do jardineiro com o resultado, cuidar da planta no jardim requer rega oportuna e abundante sob a raiz e na folha (rega hidratante).

Para molhar uma fábrica é necessário em tal horário:

  • As primeiras 2 semanas após o plantio das plantas não precisam de rega;
  • assim que os primeiros brotos do solo aparecem, você precisa de rega fraca (solo levemente úmido);
  • plantio de Ixia, entrando no tempo de floração, você precisa regar diariamente, mas gradualmente (não preencha);
  • a uma temperatura do ar acima de 26 graus Celsius, uma chuva é útil para plantas (rega em uma folha);
  • Assim que as plantas florescem - a rega pode ser interrompida.

O solo ao pé do arbusto de flores deve ser solto pelo menos uma vez a cada duas semanas. O afrouxamento satura o solo com oxigênio, promove sua aeração e não permite que a umidade estagnar nas raízes do exótico. Durante todo o período de vegetação, as flores precisam de alimentação regular. Nutrindo com nitrogênio e outras substâncias essenciais um canteiro de flores é possível em tais modos:

  • Opção número 1 - é comprado em lojas de horticultura, qualquer molho mineral para flores de jardim, é diluído de acordo com as instruções e colocado na raiz das plantas.
  • Opção número 2 - Preparar um fertilizante natural fermentado concentrado a partir da ninhada de aves domésticas. Para fazer isso, pegue um balde de aveia fresca ou seca, jogue água quente na borda superior do balde, coberta com uma tampa e colocada em um lugar remoto, em um canto ensolarado do pátio.

    Insiste ninhada por 2 semanas, o conteúdo do tanque periodicamente precisa ser misturado com um poste de madeira. Após 14 dias, o concentrado superior está pronto.

Para usar: Meio litro de concentrado é adicionado a um balde de água fria limpa, mexa cuidadosamente e despeje sob a raiz de plantas vegetativas. Essa fertilização pode ser feita durante toda a temporada de verão com uma pausa entre a fertilização em 10-15 dias.

Para prolongar o período de floração nas plantas, as inflorescências desbotadas são cortadas pelo podador de jardim. Isso aumenta a decoratividade do canteiro de flores e, simultaneamente, contribui para a construção da parte subterrânea da planta (bulbos).

Importante! Quando a fermentação de frango (ave) excrementos do recipiente virá aromas não muito agradáveis, então o local para instalar um recipiente com um fertilizante é melhor escolher longe das pessoas.

Reprodução

No processo de vegetação (durante o verão), um bulbo adulto de três anos constrói pequenos nódulos (bebês) adicionais.

Bulbos jovens são separados dos cormos uterinos, são polvilhados com cinza de madeira para uma boa conservação e dobrados em uma caixa separada para armazenamento no inverno.

Eles serão plantados na primavera, mas não no canteiro de flores, mas em um lugar separado para o cultivo de flores bulbosas jovens. No outono, essas lâmpadas serão escavadas e novamente deixadas para armazenamento no inverno.

E somente pelo terceiro ano os cormos terão idade suficiente para serem plantados para produzir uma floração exuberante e abundante.

Outra planta exótica pode ser multiplicada pela divisão de um bulbo adulto. Para fazer isso, é cortado com uma faca desinfetada em álcool ou uma faca queimada pelo fogo em várias partes transversais. Cortando o tubérculo, observando atentamente que, como resultado de todas as partes cortadas dos rebentos uterinos, havia uma parte do lobo da raiz e um ouvários rins vivos. O material de plantio cortado é polvilhado com cinza de madeira (cinzas) e plantado em viveiro.

profundidade de plantação para jovens, tubérculos e bolbos bienais individuais para as peças cortadas para o solo - 5-6 cm, a distância entre os bulbils plantadas -. 3-5 cm linha em viveiros tornar a largura da lâmina de cutelo cerca de 20 centímetros.

Voce sabe Os primeiros floristas eram os habitantes do antigo Egito. O início da floricultura decorativa foi estabelecido há mais de 4 mil anos.

Doenças e pragas

A ixia é uma planta bastante resistente a pragas e doenças. De insetos que danificam plantações de jardim, às vezes é aborrecido por pulgões. A fim de salvar as cores de pragas suficiente para realizar qualquer tratamento insecticida utilizando um pulverizador de jardim para o tratamento de plantas.

Tal processamento de flores durará 30-35 dias. Se necessário, a polinização de um inseticida pode ser repetida várias vezes por estação.

Uma vez que o principal melhoramento Ixia produzido tubérculos lâmpadas, é necessário tomar medidas para evitar a ocorrência nos bolsos de plantação de doenças fúngicas. doenças fúngicas levar ao fato de que a área afectada expande gradualmente, tubérculo coberta com esporos do fungo (moldes), e os tecidos são suavizadas bulbo podridão.Os tubérculos, ao lado do material de plantio infectado, também adoecem e morrem.

Para evitar doenças fúngicas, os tubérculos florais são tratados com fungicidas, polinizados com cinza de madeira ou embebidos em uma solução leve de manganês.

Preparação para o inverno

Como os nódulos do trópico não podem hibernar em nosso clima, um ótimo algoritmo para cultivar essas flores foi encontrado por jardineiros.

O fim da vegetação, quando os botões florais desbotaram na planta, as cápsulas de sementes foram formadas, as sementes cresceram e a folhagem começou a secar - este é o sinal para o floricultor de que é hora de cavar os cormos.

Para escavações, escolha um dia em clima seco e ensolarado. Depois que o material de plantio é extraído do solo, os nódulos são dispostos e secos ao sol por 5-7 dias. Depois disso, são cinzas polinizadas e dobradas em caixas de papelão para armazenamento no inverno.

As caixas são armazenadas a uma temperatura mais baixa (10 a 15 graus Celsius), ventilam periodicamente e verificam o estado geral.

Importante! Se, durante a verificação de inverno dos tubérculos de flores armazenadas, uma cebola estragada for encontrada, ela é removida imediatamente para não infectar o material de plantio restante.

Use no design da paisagem

Ixia é uma planta muito brilhante e brilhante, com suas densas monoculturas, formando-se manchas de cores muito decorativas. Projetistas de paisagem profissionais e habilidosos com a ajuda de plantações de Ixia sombream o verde discreto de baixas plantas de jardim de coníferas sempre-verdes.

Variado como um pavão, Ixia parece ótimo em ambas as colinas alpinas e como um meio-fio ao longo das largas avenidas do parque. A planta é boa porque não perde suas qualidades decorativas quando examinada de perto em pequenas áreas de jardins e no uso de flores em grandes áreas e distâncias.

Em grandes economias do parque, variedades diferentes deste exot tropical são plantadas e brincam com cores contrastantes e altura de variedades diferentes e híbridos do sulista.

Importante! Um hóspede exótico pode ser plantado em uma cultura de cerâmica: ele irá decorar uma varanda, varanda ou um amplo alpendre de verão.

É assim que você pode decorar o país de verão com lindas plantas tropicais, deixando-as no seu canteiro de flores. Esperamos que o nosso conselho sobre o cuidado e o cultivo de um trópico completamente não-caprichoso o ajude.

Um pouco de trabalho, um pouco de carinho e calor, e a bela Ixia vai agradar o produtor com o aroma e a floração longa e espetacular durante a temporada de verão. Boa sorte, os cultivadores de flores!

Assista ao vídeo: Mondini Plantas: Como cultivar lichia

Pin
Send
Share
Send