variedades sem sementes de uvas passas legitimamente ganhou popularidade entre os consumidores graças ao excelente sabor.
Este tipo de uva de mesa conhecida desde a Idade Média, mas continua a crescer com novas variedades.
Uma dessas variedades modernas é o "radiante Sultana".
- Descrição da variedade
- Vantagens e desvantagens
- Recursos da tecnologia agrícola
- Cuidado
- Rega
- Adubação adicional
- Aparar
- Doenças e pragas
Descrição da variedade
Esta variedade foi Criadores da Moldávia do NIIViV há cerca de trinta anos com base em "Pink Kishmish" e "Cardinal". Acredita-se que estas são as uvas mais deliciosas deste tipo. De acordo com os termos de maturação, ele é o mais antigo, amadurece em cerca de 130 dias. "Kishmish radiant" apresenta longos brotos alastrando. As folhas são de cinco lóbulos, redondos em forma. Os cachos são grandes, atingindo 45 cm de comprimento. Sua massa em média é 700-900 g, mas pode ser formada e cópias de 1,5 kg.
As bagas das uvas "Kishmish Radiant" são alongadas, de forma oval, pesando 4-5 gramas. A cor é rosa-púrpura.A carne é densa e suculenta, tem um gosto agradável, doce com um pouco de acidez. Há um sabor e aroma de moscatel. O teor de açúcar da fruta é entre 17-21%, a acidez é 6-7 g / l. De acordo com inúmeras avaliações, o seu sabor supera o sabor das bagas de outras variedades semelhantes.
Vantagens e desvantagens
Dos méritos de "Kishmish Radiant" deve ser mencionado o seguinte:
- Excelentes qualidades de sabor;
- alta produtividade;
- maturação rápida;
- boa segurança e transportabilidade.
Existem certas desvantagens para esta classe, em particular:
- resistência insuficiente a baixas temperaturas;
- vulnerabilidade ao mofo (míldio) e filoxera da raiz;
- necessidade de cuidados cuidadosos.
Recursos da tecnologia agrícola
Por causa da resistência insuficiente à geada, "Kishmish radiante" deve ser abrigado para o inverno, para o qual você pode usar a terra e as agulhas de pinheiro. Além disso, cachos muito pesados podem quebrar a videira. Este problema é resolvido controlando o número de brotos, bem como suportes adicionais.
Para pouso escolher um bem iluminado e protegido dos lugares do vento. A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 2,5 metros. Esta variedade permite crescer em construções arqueadas.
Cuidado
As uvas "Kishmish radiant" não são fáceis de cultivar, necessitam de cuidados cuidadosos, caso contrário a qualidade das bagas irá deteriorar-se e, em casos extremos, os tratamentos inadequados podem até levar à morte da planta.
Rega
Estas uvas precisam de rega moderada regular. A quantidade de água depende da qualidade do solo. Se "Kishmish Radiant" é cultivado em chernozem fértil, então 5-6 baldes de água por arbusto. Se a qualidade do solo for pior, pode levar até 9 baldes por bush. O intervalo entre a rega é de 3-4 dias. Claro, ele também deve levar em conta as condições meteorológicas, em períodos de chuva não precisa se envolver em regar. O mais adequado para "Kishmish radiant" é a irrigação por gotejamento.
Adubação adicional
A cobertura superior primária é realizada na véspera da floração, após o aparecimento de duas ou três folhas. Os fertilizantes nitrogenados são usados como fertilizante. Para cobertura de folhas antes da floração, aplique preparações de fertilização de folha, como "Plantafol". Após a formação do ovário, o mesmo "Plantafol" é re-tratado.
Para obter as bagas maiores, as uvas são tratadas com preparações relacionadas com giberelinas. É importante considerar que os fertilizantes em excesso são altamente indesejáveis, o que pode levar a um atraso no início da floração e, em última análise, a uma diminuição na qualidade das bagas.
Aparar
Como mencionado acima, uma quantidade excessiva de cachos leva a uma deterioração no sabor dos bagos. Ótimo é a presença de até dois cachos para escapar. No processo de poda, 2-3 ilhós são deixados em brotos jovens, 10-14 olhos são mantidos em brotos antigos. A carga total no arbusto adulto deve ser de 25 a 30 olhos. A poda é realizada durante toda a temporada. Além do excesso de cílios, remova brotos secos e enteados.
Doenças e pragas
A variedade "Kishmish radiant" não possui alta resistência a doenças. O mofo e a filoxera da raiz são especialmente perigosos para ele. Para a prevenção destas e outras doenças são realizadas processamento regular de plantas preparações químicas apropriadas.
Pragas de uvas, como grama, ácaro, traça de mineiro, etc, tendem a ignorar o lado "radiante Kishmish". Mas não há garantia de que eles não irão atacar essa variedade. Em tais casos, os inseticidas são usados para controlar as pragas.
Como você pode ver, "Kishmish radiante" não é fácil de crescer. Ele exigirá cuidados cuidadosos e conformidade com as regras da tecnologia agrícola. Tudo isso é mais do que compensado pelo alto rendimento e excelente sabor das frutas.