Veranistas muitas vezes argumentam sobre os tipos de tomates que crescem melhor em seu jardim. Por exemplo, a descrição de tomates "Lyubasha" nos faz pensar sobre a escolha de variedades para o cultivo ultrarannih. Portanto, vamos considerar com mais detalhes o híbrido.
- Descrição
- Arbustos
- Frutas
- Característica da variedade
- Vantagens e desvantagens
- Cultivo de mudas
- Requisitos de tempo e solo
- Preparação e esquema de plantio de sementes
- Cuidado de mudas
- Cuidado ao ar livre
- Rega
- Fertilizante
- Formação de arbustos
- Colheita
Descrição
Tomate "Lubasha" é um híbrido, e na descrição da variedade, a principal característica é o determinismo. Isso significa que o tomate tem um crescimento limitado. Mas os tomates determinísticos são divididos em dois grupos: amadurecimento médio e estaminado. "Lyubasha" refere-se ao segundo.
Isso significa que a frutificação começa de 75 a 80 dias após a semeadura das sementes. É devido a um período vegetativo tão curto que o tomate é referido como variedades ultra-precoces.
Arbustos
Os arbustos atingem 1 m de altura. A cor das folhas é verde escuro. As hastes são fortes e podem suportar peso pesado durante o amadurecimento da cultura. No mato uma média de 4-5 escovas.
Frutas
As frutas do tomate são de tamanho médio. Sua massa é 120-130 g. Se você quiser levá-los para picles, então "Lubasha" se encaixa perfeitamente em um litro e um jarro de três litros.
A cor da fruta é vermelha saturada. As câmaras seminais são muito grandes, comparadas com outras formas híbridas. Mas para os primeiros tomates este é um bom indicador. A fruta em si é suculenta, a carne é firme, tem uma cor levemente vermelha.
Característica da variedade
Uma característica distintiva do "Lubasha" são interstícios, que inicialmente podem formar duas inflorescências, e então - e dois fertilizantes. Frutas em tais casos não diferem em qualidade e maturação dos outros. A vantagem do tomate "Lubasha" será o seu rendimento. Em terreno aberto com 1 sq. M. m (isto é, com 3-4 arbustos), você pode coletar 8.5-10 kg, enquanto na estufa a produção é muito mais alta e às vezes pode chegar a 15 kg a partir de 1 km2. m.
Vantagens e desvantagens
Vantagens da variedade:
- germinação precoce;
- Um híbrido universal que pode ser cultivado tanto no campo aberto quanto na estufa;
- pode ser usado tanto em saladas como salgadas;
- frutos nos arbustos amadurecem ao mesmo tempo;
- resistência às principais doenças bacterianas e fúngicas dos tomates;
- graças ao fato de que "Lubasha" é uma variedade de tomate, não requer uma liga ou pasynkovaniya.
- adubação regular e afrouxamento do solo é necessário para estar constantemente no local, então "Lubasha" não é adequado para aqueles que raramente visitam o país;
- tomate não tolera baixas temperaturas;
- já que todas as frutas nos arbustos amadurecem simultaneamente, então você não terá a oportunidade de usá-lo para a alimentação durante toda a temporada.
Cultivo de mudas
Sementes de tomate "Lubasha" podem ser compradas em qualquer loja especializada, mas preste atenção à embalagem, onde deve haver uma inscrição "F1". Isso significará que a embalagem contém as sementes de um híbrido, não uma variedade pura.
Devido ao fato de que os tomates estão estampados, eles podem ser cultivados em qualquer recipiente e em qualquer lugar. Mudas não são caprichosas em termos de iluminação, bem como condições de umidade e temperatura. Pode ser cultivado mesmo em um apartamento.
Requisitos de tempo e solo
Para brotos, misturas de turfa são recomendadas, bem como solos com húmus ou solo turfoso. Você pode combinar todas as opções. A capacidade do solo também pode ser qualquer. A principal condição para a escolha é a oportunidade de distribuir as sementes seguidas. A opção clássica - caixas de madeira.
O momento de semear as mudas depende das suas condições climáticas. Em algumas regiões, tem sido realizado desde meados de fevereiro e em outros - apenas no início de março. Você também pode calcular o momento da semeadura a partir do fato de que um transplante para o campo aberto é realizado após 40 a 45 dias após o aparecimento das primeiras brotações. A principal condição para o transplante é a ausência de geadas noturnas.
Preparação e esquema de plantio de sementes
A preparação das sementes é a seguinte: prepare uma solução fraca de permanganato de potássio e coloque as sementes nela por dois a três minutos. Em seguida, enxágüe com água morna e limpa. Isto irá proteger os arbustos de possíveis infecções virais.
Plantio de sementes de tomate é realizado em uma fileira. A distância entre os futuros arbustos deve ser mantida entre 3-4 cm.A profundidade dos furos para semeadura é de 1 cm, após o plantio das mudas, cubra-o com um filme alimentar e deixe em local com boa circulação de ar.
Cuidado de mudas
O cuidado com as mudas deste híbrido não é diferente do padrão. O período de luz deve ser pelo menos 12 horas por dia. É por isso que muitos instalam lâmpadas fluorescentes que complementarão a iluminação natural.
Na primeira semana de crescimento a temperatura na sala não deve ser superior a +23 ... +25 ° С. Para a segunda semana, as plantas podem ser transferidas para um local mais frio, onde a temperatura será mantida em torno de +20 ° C.
A aspersão das mudas é realizada nos primeiros estágios a cada 6-7 dias (conforme o solo seca), após a terceira semana - a cada 4-5 dias (assim como o solo seca). Tome cuidado para que o solo não esteja cheio de água. Caso contrário, os tomates podem morrer em um estágio tão precoce.
Tomate "Lubasha" é digno de nota que durante a muda não pode ser alimentado. Mas se você duvida da qualidade do seu solo escolhido, então na primeira semana, adicione fertilizante de fósforo-potássio, ou um fertilizante complexo contendo magnésio, potássio e fósforo de uma só vez.
Cuidado ao ar livre
Depois de transplantar as mudas para o campo aberto ou estufa, é importante continuar a manter um cuidado de qualidade.
Assim, um elemento importante do cuidado é o número de arbustos corretamente selecionados por 1 km2. m) No caso desta variedade, o seu número não deve exceder 4. Em todos os outros tomates, não difere de outras variedades em termos de cuidados para ela no campo aberto.
Rega
A rega deve ser regular e abundante, especialmente no clima árido do verão. Isso ajudará a evitar a secagem rápida dos arbustos e preservar a colheita. A rega é feita à noite, de modo que a água é absorvida durante a noite e satura a terra. A água é despejada na raiz.
Fertilizante
Se o seu solo é pobre com micro e macro elementos básicos, então recomenda-se adubar uma vez a cada três meses.Como fertilizante, uma ótima opção é o esterco, diluído em água (1:10). Um arbusto precisa de cerca de 200-300 ml de fertilizante. Fertilizante particularmente bem sucedido será durante a formação do ovário.
Formação de arbustos
Quaisquer formas determinísticas de tomate em duas ou três hastes. Para isso, recomenda-se deixar vários stepsons. Um deles está sob o pincel de flores, o outro é o mais forte dos outros. Outros stepons são removidos quando atingem 7 cm de altura. Ao mesmo tempo, você precisa removê-lo, quebrá-lo, você não pode cortá-lo ou retirá-lo.
Colheita
A colheita começa em junho. Além disso, a coleta de tomates dependerá de suas condições climáticas, deixando (em termos de fertilização). Tomates no mato amadurecem ao mesmo tempo, para que você possa coletar todos os frutos de um arbusto de uma só vez.
Então, o tomate "Lubasha" é um excelente híbrido para o seu jardim. Afinal, não requer muito esforço para sair, mas renderá uma boa colheita. Este tipo também é significativo na medida em que é usado em todas as direções: para saladas e para decapagem.