A liana, que cresce rapidamente e tolera a sombra, espalha a terra e sobe em troncos de árvores em moitas quentes e úmidas dos trópicos da Índia para as regiões do norte da Austrália.
Os nomes botânicos desta planta da família dos aróides são bastante diversificados: em diferentes períodos representantes das espécies foram chamados "Rafidóforo", "Scindapsus", "Potos", "Epipremnum".
No entanto, na prática de cultivo de plantas de interior, uma liana elegante é mais frequentemente chamada de "Scindapsus".
Tipos de plantas
"Scindapsus the Golden"
Ele também "Epipremnum Golden" ou "Golden Potos" em casa pode crescer hastes de até 5 metros de comprimento. Suas folhas verdes brilhantes são decoradas com traços e listras amareladas.
A foto mostra a flor "Scindapsus golden" (Potos) com os devidos cuidados em casa:
«Scindapsus Pintado»
Tem uma folhagem verde escura, pontilhada com manchas prateadas e sprays, quando sair em casa não é diferente de "Scindapsus Golden".
A foto mostra a flor "Scindapsus Raspisnoy" (Potos) com os devidos cuidados em casa:
Atendimento domiciliar
Posso manter a casa "Scindapsus" (Potos)?
Portanto, a videira não deve ser colocada onde animais de estimação e crianças pequenas possam alcançá-la.
Além disso, há uma crença em uma origem desconhecida, que relaciona esta planta à categoria de "mujhegons", supostamente sobrevivendo da casa do sexo mais forte.
De fato, é claro, os homens, se quiserem sair, o fazem por razões muito mais completas do que a liana no pote.
"Scindapus", enquanto isso, cresce lindamente em cantos sombreados, sobe suportes verticais, ramifica-se de bom grado, formando magníficas grinaldas de ampola e reproduz-se facilmente de forma vegetativa.
O vídeo apresenta uma descrição geral da liana "Scindapsus" (Potos) e recomendações para o cuidado em casa:
Iluminação
Esta liana nem sequer pertence à sombra tolerante, mas às plantas amantes da sombra. O mais adequado para sua iluminação é as janelas das direções do norte.
"Scindapus" pode fazer sem o sol - eles precisam de uma lâmpada de luz branca, trabalhando 12 horas por dia. No entanto, quando há falta de iluminação, as folhas variegadas desaparecem - listras e manchas pitorescas substituem a cor verde uniforme.
Temperatura
A temperatura ideal para a primavera e o verão é de 22 a 24 ° C, no inverno, a temperatura pode cair para 16-18 graus.
A planta deve ser protegida de correntes de ar e mudanças de temperatura.
Recipiente e solo
O sistema radicular da trepadeira se desenvolve mais em largura do que o interior, então para ela escolher uma baixa capacidade.
Pode ser bastante largo para plantar mudas para a planta mãe e formar uma fileira exuberante de brotos jovens.
A fim de evitar a estagnação da umidade, que é destrutiva para o Scindapus, o fundo deve necessariamente ter um orifício de drenagem.
A planta precisa de um solo neutro ou levemente ácido, bastante fértil e solto.
Solo universal adquirido adequado com adição de perlita ou de uma das misturas:
- três partes de uma relva moída com uma parte de folha e a mesma quantidade de areia;
- quantidades iguais de terra de folha, turfa, húmus e areia, adicionalmente soltos com perlita.
Plantio e Transplante
Na parte inferior do pote deve sempre colocar uma camada de drenagem de pequenas pedras, argila expandida ou batalhas de cerâmica. Em seguida, despeje a camada de solo preparado, coloque as raízes espalhadas da liana em cima dela e, de tempos em tempos, compactando, adicionando capacidade à mistura de terra. Para derramar a planta plantada.
A frequência do transplante depende da idade da trepadeira. Jovens "Scindapus" são transplantados a cada primavera. Cópias maduras - um ano ou dois.
Rega e Humidade
O excesso de umidade no solo é especialmente prejudicial a esta planta.
Portanto, rega regular da temperatura ambiente com água parada é realizada sobre a camada superior seca do solo, e a umidade acumulada na panela se funde.
A frequência média de irrigação na primavera-verão é de duas a três vezes por semana, no inverno - uma ou duas vezes por semana.
As lianas tropicais precisam de alta umidade, que é fornecida pela pulverização com água macia, 1-2 vezes por dia, e também colocando o recipiente com a planta em um palete com seixos úmidos ou argila expandida.
Adubação adicional
O "Scindapsus", que se desenvolve intensamente no período de primavera-verão, precisa ser alimentado com um complexo mineral líquido a cada duas ou três semanas.
No inverno, grandes plantas com hastes longas uma vez por mês também devem ser alimentadas.
Aparar
Em casa, a taxa de crescimento das hastes dessa trepadeira chega a um metro por ano e, sem qualquer poda, rapidamente torna-se pequena qualquer suporte vertical.
Beliscar e podar brotos no período primavera-verão estimula a ramificação, devido a que "Scindapsus" se torna um atraente arbusto de ampola ou forma "paredes" densas e decíduas do tamanho certo.
Resíduos após o corte podem ser usados para propagação vegetativa.
Reprodução
Na prática de melhoramento de plantas domésticas, "Scindapus" é propagado exclusivamente vegetativamente - apical e estacas.
Cortar os topos das plantas com duas ou três folhas ou colher partes da haste com o mesmo número de folhas. Aplique o enraizamento preliminar da água ou imediatamente plante as estacas em uma mistura de quantidades iguais de areia e turfa.
Cubra o plantio com polietileno transparente, ar, spray, mantenha a umidade do substrato do solo e contenha a uma temperatura de 20-22 ° C. O sistema radicular de plântulas se desenvolve dentro de duas a três semanas.
Aplicação
Na cultura interna, os "Scindapus" são paisagens indispensáveis de salas mal iluminadas.
Seu crescimento intensivo pode ser direcionado por suportes verticais e formado pela poda do alvo, produzindo plantas de ampel despretensiosas e viáveis.
Possíveis problemas e soluções
Folhas amarelas e queda, as hastes apodrecem com um excesso de umidade no solo, especialmente no inverno, combinado com uma temperatura mais baixa. É necessário otimizar o regime de temperatura e umidade.
Dicas de folhas são dobradas, fica marrom com umidade insuficiente. A planta precisa de pulverização regular.
Folhas dobradas lentas, as áreas de decadência nas hastes - o efeito do conteúdo a uma temperatura de 12 graus e abaixo. "Scindapsus" precisa de um quarto mais quente ...
Folhas amareladas ou caindo causam alimentação insuficiente, uma diminuição acentuada na iluminação, rascunhos. É necessário otimizar as condições do conteúdo e alimentar a planta.
Manchas marrons nas folhas e nas bordas das placas de folha ocorrem quando há rega insuficiente durante o período de crescimento. O solo não deve ser encharcado, mas, ao mesmo tempo, seu ressecamento é inaceitável.
Desbotamento da cor, a substituição de áreas verdes com luz, "queimado" ocorre em excesso de luz solar.É necessário reorganizar a planta em um lugar mais sombrio.
Pequenas folhas perdendo diversidadebrotos alongados se desenvolvem com falta de luz. Até mesmo o "Scindapus", que adora sombras, precisa de iluminação da intensidade e duração necessárias. Uma permutação ou uma fluorescência é necessária.
Doenças e pragas
Sob condições ótimas, a planta não é praticamente afetada por doenças.
Baixas temperaturas combinadas com alta umidade provocam o desenvolvimento de podridão no caule e raízes.
Se esses processos foram longe, você precisa preparar cortes de áreas saudáveis da trepadeira e enraizá-los.
A partir do resto da planta e do solo deve ser eliminado, e depois desinfectar cuidadosamente a panela
Pragas que se instalam no "Scindapsus" - escudos, ácaros, pulgões e tripes.
Como a primeira medida recorreu à remoção de insetos com algodão embebido em álcool, e ao tratamento da planta com uma solução de sabão.
No entanto, apenas inseticidas sistêmicos, que são aplicados de acordo com as instruções, finalmente destroem as pragas.
"Scindapsus" (Potos) é uma planta de casa despretensiosa, capaz de se desenvolver intensamente sob iluminação fraca e, ao mesmo tempo, absorver impurezas voláteis prejudiciais do ar.Cuidado descomplicado e formulário de poda regular de arbustos de ampolas decíduos decorativos de lianas tropicais ou "tapetes" de jardinagem vertical.