Nos últimos anos, devido a condições ambientais desfavoráveis, uso massivo de drogas quimioterápicas, a lista de doenças infecciosas e sua estrutura etiológica mudaram drasticamente.
Na avicultura, as doenças infecciosas que estão se espalhando devido a distúrbios na criação de aves, uma concentração significativa de aves em uma área limitada, e assim por diante, são um sério perigo.
Uma das doenças que causam danos significativos às fazendas é a pasteurelose.
O que é pasteurelose em galinhas?
A pasteurelose é uma doença infecciosa que pode ocorrer nas formas aguda, subaguda ou crônica.
Para a infecção suscetível e frangos de carne e ovo, bem como gansos, patos, codornas, perus. Particularmente sensíveis à pasteurelose são as galinhas mais jovens.
Contexto Histórico
Como pode ser visto nos registros, a doença é conhecida pelas pessoas há muito tempo, mas sua natureza foi estabelecida apenas no século XIX.
Pela primeira vez a pasteurelose foi descrita em 1877 por D. Rivolt.
Um ano depois, E.M.Semmer descobriu o agente causador da doença de frango.
Muito trabalho em revelar a natureza da pasteurelose foi feito por L. Pasteur.
Em 1880, o cientista identificou o patógeno e foi capaz de obtê-lo em cultura pura. Graças ao seu trabalho, a prevenção específica ativa foi desenvolvida.
Foi em honra de suas descobertas que o nome Pasterella.
A pasterelose é afetada por aves em todo o mundo. Na Rússia, a doença é detectada em todas as regiões, e na faixa média a maior incidência é registrada.
Os focos são fixados anualmente em várias dezenas de lugares. A situação é agravada pelo fato de que não só o pássaro, mas também os animais estão sujeitos a esta doença. O dano econômico é considerável. Frango doente reduz drasticamente sua produtividade.
Patógenos da doença
A pasteurelose surge da patela de P. Haemolytica e P. Multocida, que são bastonetes elipsoidais.
Eles estão localizados em isolamento, não formam uma disputa.Eles são caracterizados por coloração bipolar em esfregaços de sangue e órgãos.
Dada a heterogeneidade da estrutura de P. multocida, é especialmente importante selecionar cepas de vacinas.
Pasteurellis, que causa a pasteurelose, pode viver por um longo tempo em carne congelada (até 1 ano), em cadáveres (até 4 meses), muito menos - em água fria (2-3 semanas) e esterco.
Bem, mate sua luz solar direta. Além disso, o tratamento com uma solução a 5% de ácido carbólico e leite de limão, uma solução de alvejante (1%), também ajuda.
Sintomas e formas da doença
Como regra geral, as galinhas são infectadas através da membrana mucosa da faringe e do trato respiratório superior.
Isso não exclui a infecção através do trato digestivo e da pele danificada.
Outro caminho - transferência de doenças através de parasitas sugadores de sangue.
Uma vez que os micróbios entram no corpo de um pássaro, eles imediatamente começam a se multiplicar.
Primeiro no local da implantação, entrando então no sistema sanguíneo e linfático. Durante o curso da pasteurelose, um certo papel é desempenhado pelos agressores, que aumentam a capacidade infecciosa das bactérias e suprimem as antiogressinas.
O período de incubação pode durar um número diferente de dias. A natureza do curso da doença depende da forma da doença.
Superbright
O pássaro adoece de repente.Parece saudável, não mostra sinais de doença, mas em um ponto cai morto devido à intoxicação.
A doença das aves Pulloroz-Typhus é muito grave. Saiba mais sobre isso a partir deste artigo!
Sharp
Esta forma é a mais comum. O pássaro mostra letargia, parece que ela está deprimida. Sua temperatura sobe para 43 ° C, cianose pronunciada aparece na crista e na barba.
É possível separar do nariz um líquido gelado e amarelado. O pássaro pára de comer, mas bebe muito e come. Para a forma aguda é característico da diarreia mucosa. Com esta forma de frango não vive mais de 1-3 dias.
Crônico
Depois de uma forma aguda, o crônico pode começar.
Após aparente recuperação, as articulações das pernas e asas incham no pássaro, necrose do punho pode se manifestar.
O pássaro está doente por muito tempo, até 21 dias, então - um resultado fatal. Mas se sobrevive, torna-se o portador da infecção.
Na autópsia em galinhas, sofrendo de formas agudas e subagudas, há uma exsanguinação ruim da carcaça.
Eles têm músculos cianóticos, pequenas hemorragias nas membranas serosas do fígado, intestinos, baço, ovários, focos de inflamação nos pulmões.
Diagnóstico
Devido ao fato de que alterações anatomopatológicas e o quadro clínico não são específicos, no diagnóstico da doença o papel principal é desempenhado pelo diagnóstico bacteriológico.
Cadáveres de aves são entregues ao laboratório e examinados. Na forma aguda da doença, um dia após a semeadura do sangue do cadáver, um claro crescimento da cultura é visto.
Do fígado e baço é tomado esfregaço, e com um exame microscópico, você pode ver o colorido bipolar, característica da pasteurelose.
Além disso, os animais infectados são infectados com a cultura isolada para garantir a correção da análise obtida.
Tratamento
O tratamento é reduzido para melhorar as condições de manutenção e alimentação, bem como o uso de drogas sintomáticas.
Para preparações mais modernas para o tratamento da pasteurelose em galinhas são trisulfona, suspensão de cobactan, eritrociclina esquerda.
Medidas de prevenção e controle
A prevenção consiste na observância adequada dos padrões de higiene sanitária, isolamento oportuno e neutralização dos portadores de infecção, bem como vacinas de proteção.
Ao identificar aves doentes é necessário separá-los de saudável, pare o movimento das aves dentro e fora da economia. Aves de capoeira, piquete e todo o inventário estão completamente desinfetados.
Deve superar a morsa crescidaexposto a insolação e arado. Na dieta de aves incluem alimentação de vitaminas e fertilizantes.
A pasteurelose é melhor prevenir do que lutar depois. A doença é perigosa, caracterizada pela morte em massa de galinhas. Os proprietários de aves devem conhecer as informações sobre essa doença a tempo de proteger as camadas de danos.