Nuances da multiplicação de ciclâmen por divisão de tubérculos

Pin
Send
Share
Send

O ciclame é uma planta que difere de outras cores da casa com uma beleza incrível e floração abundante. Não é difícil crescer até mesmo para um floriculturista iniciante.

Reproduzir a flor em casa também não será difícil. No artigo você aprenderá sobre este modo de reprodução do cíclame, como a divisão de tubérculo. Além disso, você pode assistir a um vídeo útil sobre este tópico.

Métodos de reprodução

Existem várias maneiras de reproduzir os cíclames:

  • folha;
  • sementes;
  • rosetas;
  • dividindo o tubérculo.

Usando uma folha

Este método é bastante complicado. Na maioria das vezes, as folhas não grudam, mas pelo contrário apodrecem ou secam. Também não serve para todos os tipos de ciclâmen. Por exemplo, não é adequado para o ciclame persa. Para aumentar as chances de germinação da folha, ela é cortada com uma tesoura ou faca, ou cortada com uma parte do bulbo..

  1. Corte a folha e coloque na água.
  2. Depois que as raízes aparecem, a folha é plantada no solo.
  3. Cubra com uma jarra.
  4. Após 2-3 semanas há uma fuga que pode ser plantada em um recipiente separado.

Sementes

Esse método é mais comum. Pode ser realizado em qualquer época do ano. Antes da semeadura, as sementes são embebidas em solução de crescimento por 12 horas.

  1. Prepare antecipadamente o solo.
  2. O solo é umedecido e as sementes são espalhadas na sua superfície.
  3. Top para encher com solo não mais que 1 cm.
  4. Capacidades com sementes cobertas com um filme e colocadas em um tempo escuro e fresco.
  5. A germinação começará em um mês. Depois disso, mova os recipientes para um local iluminado com luz difusa e uma temperatura de +17 ... +18.
  6. Após 3-4 meses, quando os tubérculos aparecem, as plantas são transplantadas para recipientes separados.

Recomendamos assistir a um vídeo sobre a reprodução do ciclâmen por sementes:

Soquetes

O método mais eficaz. Rosetas são brotos de tubérculos. O chifre é arrancado do tubérculo e plantado em um solo úmido. Em seguida, a planta é colocada em um pacote ou sob um frasco transparente. Em 2-3 semanas, as raízes aparecerão. A temperatura do conteúdo deve ser 20-22o. depois de cuidar de uma planta adulta. Deve ser lembrado que você não pode arrancar todos os chifres de uma só vez.

Como dividir um tubérculo?

Para este método eu recorro, quando a planta se desvaneceu completamente. Consiste em várias etapas. É também o método mais comum de reprodução.

Com este método de reprodução, você precisa escolher lâmpadas saudáveis ​​que tenham uma estrutura holística. Preste atenção que não há danos dentro da lâmpada.

Solo correto

Deve ser leve e nutritivo.Pode ser comprado em uma loja de flores ou você mesmo pode cozinhar. Para isso, é necessário ter partes iguais:

  • folha de terra;
  • areia;
  • terra do sod;
  • húmus

Escolha um pote

O pote deve ser pequeno. Seu tamanho depende da idade do ciclâmen. Para uma planta de 1 a 1,5 anos, um pote de 8 cm de diâmetro é necessário, se mais de 3 anos - um diâmetro de 15 cm. A distância entre o tubérculo e as paredes do vaso não deve ser superior a 3 cm.

Uma panela grande pode levar à estagnação e acidificação da água, da qual a planta morrerá. Se um vaso foi escolhido para o plantio, no qual outras plantas foram plantadas antes, ele deve ser bem desinfetado. Além disso, o fundo do pote deve ter furos para que o excesso de umidade possa drenar através deles.

Como fazer isso?

  1. Nós retiramos a lâmpada do chão.
  2. Seca o tubérculo.
  3. Corte a lâmpada. Divida-o de modo que cada parte do tubérculo tenha um rim e várias raízes.
  4. Colocamos a lâmpada dividida em um lugar sombreado, para secar o corte.
  5. Polvilhe o corte com carvão ativado ou ativado.
  6. Nós preparamos o recipiente para o plantio.
  7. No tanque nós dormimos drenagem e solo pré-preparado, que você pode comprar, ou você pode se preparar.
  8. Plantamos o tubérculo no solo e certificamo-nos de que o solo esteja sempre úmido.

Depois disso, colocamos o recipiente com a planta no lugar com luz difusa. Na mesma temperatura deve ser +14 ... +16 graus. Regularmente ciclâmen de água.

Cuidado da planta em casa após a manipulação

A planta requer cuidados bons e competentes.

Coloque e iluminação

O ciclame não tolera correntes de ar e estagnação do ar. Não é a melhor opção para colocá-lo na janela de abertura, mas a sala deve ser ventilada regularmente. Boa iluminação só é necessária durante o período de brotação e floração, outras vezes não há necessidade.

Temperatura

Uma temperatura ideal é necessária. Para um crescimento saudável e desenvolvimento adequado, o ciclâmen precisa de uma temperatura de +6 a +15 graus. Mas é difícil conseguir em casa. Portanto, você precisa escolher o peitoril direito para crescer. A melhor opção é a direção leste ou oeste.

Rega, ar e fertilizantes

É importante não permitir o encharcamento e a secagem do solo. É melhor fazer água através de uma panela.

No topo da rega, a água pode chegar ao ponto de crescimento, o que levará à decomposição da planta. Pela mesma razão, você não pode pulverizar a planta.Mas neste ciclâmen ama alta umidade. Para criar essa condição, você pode usar um palete com argila seca e colocar o pote lá na flor. Ou basta colocar um recipiente de água ao lado dele.

Dica: Não se esqueça de fertilizantes. Eles precisam ser introduzidos 2 vezes por mês, eliminando o período de descanso. É melhor escolher fertilizantes líquidos para plantas com flores. Não use fertilizantes minerais complexos. A presença de sais neles tem um efeito ruim sobre o ciclâmen.

Transplante

O melhor período para um transplante é um período de descanso. É melhor não tocar na planta desnecessariamente. Transplante apenas quando o tubérculo está apertado em uma panela e não cabe nele. E isso acontece não mais do que uma vez em dois anos.

Recomendamos que você assista a um vídeo sobre o transplante do ciclâmen:

Conclusão

Apesar do fato de que o ciclâmen é muito exigente no cuidado, esta planta fina é completamente adequada para o cultivo em casa. O mais importante é seguir rigorosamente as regras de cuidar dele. Além disso, se você escolher o método correto de reprodução, poderá facilmente aumentar o número dessas plantas em sua casa.

Pin
Send
Share
Send