A orquídea da variedade Kaoda é considerada uma das espécies jovens desta planta. No entanto, apesar de sua curta existência no mundo das orquídeas, Kaoda já tem subespécies suficientes, todos os anos há novas variedades.
Este artigo abordará as peculiaridades da enfermagem, reprodução e também como lidar adequadamente com doenças e pragas em orquídeas.
Curta definição
Em sua origem, o híbrido Kaoda é derivado da longa diligência dos criadores. Por sua natureza, essa planta cresce nos desfiladeiros das montanhas ou nas florestas tropicais.
Descrição detalhada
O segundo nome desta variedade é a "orquídea negra". No entanto, esse nome não corresponde à cor real da planta. Este efeito "preto" é alcançado devido à saturação das cores Borgonha, roxo e beterraba. As pétalas são muito densas, saturadas de cera, por isso parecem brilhar e brilhar à luz.
A altura dessa orquídea é considerada média - o caule pode crescer até 0,2 metro e geralmente esse caule é completamente oculto pelas placas das folhas. As folhas, por sua vez, podem atingir 22 centímetros de comprimento e largura - 8-10 centímetros.O tom das placas de folhas é muito rico, denso, verde escuro. Às vezes as folhas podem ter um tamanho menor, mas geralmente isso acontece em plantas jovens.
A flecha de flor cresce de um soquete de folha. Às vezes o caule da flor é ramificado. Na maioria dos casos, Kaoda tem dois pedúnculos. Em uma tal flecha, até uma dúzia de florzinhas podem florescer, com cuidado competente - os botões podem ser quinze. O diâmetro das flores é de 4-5 centímetros.
Os botões têm pétalas de forma regular, beterraba ou roxo. Em alguns casos, há pétalas com uma borda branca. O lábio é branco, em casos raros - com impregnações violetas. No final, o lábio se divide.
Kaoda difere em sua magnífica fragrância de luz. Mas você pode pegar um cheiro apenas na hora do almoço.
História de ocorrência
Segundo os botânicos, uma orquídea na natureza foi descoberta há vários séculos. Isso foi feito pelo professor Karl Bryum. Então, à noite, essas flores lhe pareciam borboletas.Daí a origem do nome.
Para adaptar uma orquídea ao cultivo em casa, foi possível apenas alguns anos atrás. Por sua vez, é Kaoda não é mais uma variedade natural de orquídeas, mas o resultado de um longo trabalho de criadores no cruzamento de espécies já existentes.
Qual é a diferença de outras espécies?
A característica distintiva mais importante é a coloração das pétalas. Mas as flores também se distinguem pela sua estrutura: densidade, brilho e carnalidade.
Podsorta com fotos
Nós descrevemos as duas espécies mais comuns de orquídeas Kaoda.
Gotas de chocolate
Isso é traduzido como uma gota de chocolate. A planta mereceu a sua popularidade graças a um aroma e tonalidade muito pronunciados. Pétalas têm um tom roxo escuro, a flor atinge o diâmetro de 5-7 centímetros. Um prato de folha não é muito grande - apenas 15 centímetros de comprimento, mas ao mesmo tempo forte e resistente.
Cintilação
De uma língua estrangeira este nome traduz como "flicker". O tom das flores também é muito brilhante e saturado, mas já de uma cor de bardo. A haste pode crescer até 20 centímetros, e as folhas um pouco mais - até 22-25 cm. Este subarticle tem um aroma brilhante.
O vídeo mostra uma visão geral da variedade da orquídea Kaoda Twinkle:
Floração
Período e duração
Como já mencionado, Kaoda pode dissolver botões em qualquer época do ano.E a flor geralmente dura por muito tempo. Muitas vezes, no período da primavera, brotos e hastes de flores crescem.
Condições de detenção
Antes que as primeiras flores apareçam, os cuidados com Kaoda devem ser padronizados (descreveremos abaixo). Mas depois da floração, você precisa cortar as flechas das flores. Isso deve ser feito somente depois que ele tenha secado completamente.
Se necessário, você pode transplantar a planta. E também dar-lhe pelo menos um descanso de meio mês. Neste momento, a rega é reduzida ao mínimo e os fertilizantes não são introduzidos de todo.
E se não houver brotos?
Kaoda é uma planta muito extravagante em relação à temperatura do conteúdo. Isso requer muito calor. No verão, a temperatura do conteúdo deve flutuar dentro de 25-33 graus acima de zero. E no inverno - 16-21 graus de calor. Não se esqueça das mudanças diurnas de temperatura. A diferença deve ser de cerca de 3-5 graus.
Apesar do fato de que esta variedade pode florescer constantemente, é melhor organizar um descanso mensal pelo menos uma vez por ano. Neste momento, Kaoda ganhará força para uma nova floração.
Instruções de cuidados
Selecione um local
Aqui é necessário basear-se em dois princípios: iluminação e arejamento. Quanto à luz, é melhor dar preferência aos lados leste ou oeste da sala. Se falamos de aeração, é importante garantir que o ar fresco não se torne um rascunho. A partir dele, as plantas podem começar a doer.
Preparação de solo e maconha
Pote deve escolher um transparente, com um pequeno diâmetro - cerca de 15 centímetros. A capacidade deve ser transparente para permitir que o sistema radicular participe do processo de fotossíntese. Recomenda-se comprar vasos com paredes lisas. Caso contrário, as raízes crescerão na superfície do vaso.
O solo é melhor para se preparar, projetado especificamente para a família de orquídeas. Mas se o florista quiser preparar o substrato, ele precisará dos seguintes componentes:
- musgo esfagno;
- casca (melhor que pinho);
- areia do rio;
- turfa.
Tudo isso deve ser misturado em proporções iguais.
Temperatura
No verão, é necessário fornecer uma temperatura de 26-31 graus Celsius.e no inverno, os graus podem ser reduzidos para 16-22.
Não tente aquecer a orquídea com aquecedores. Assim, o ar ao redor e a própria planta simplesmente começarão a secar.
Humidade
Desde que o berço desta planta é florestas tropicais, O ar ao redor da flor deve estar bem umedecido. Isso pode ser feito simplesmente pulverizando tanto o próprio Kaoda quanto o espaço ao redor. Mas, pulverizando a planta, é importante garantir que as gotas de água não caiam nos botões e na saída da folha.
Outra maneira de fornecer ar úmido é colocar um recipiente com água perto da flor.
Iluminação
Todos os membros da família das orquídeas adoram muita luz. Isso deve ser cuidado primeiro. Mas nas horas do sol abrasador quente, você precisa esconder os lençóis verdes carnudos dos raios escaldantes. Mas você não pode reorganizar a planta. Você só precisa pendurar a janela com uma folha reflexiva ou apenas um pedaço de papel.
No inverno, provavelmente terá que recorrer à iluminação artificialfornecer à Kaoda pelo menos 10 horas de luz por dia.
Rega
Umidificação do solo depende diretamente das condições de crescimento. Você precisa se concentrar na cor das raízes e nas condições do solo.Sistema radicular em forma seca tem um tom cinza prateado. Um substrato deve permanecer seco por pelo menos alguns dias.
Adubação adicional
Recomenda-se fazer refeições suplementares duas vezes por mês. Mas isso só é permitido no período de crescimento ativo do desenvolvimento das orquídeas. Durante a mesma floração, Kaoda não precisa se alimentar. Uma vez que tal manipulação pode levar à queda de botões e encurtar o período de floração.
Para uma nutrição adicional, é melhor usar fertilizantes complexos projetados especificamente para orquídeas. Em tais complexos, todos os nutrientes são completamente balanceados.
Transplante
Geralmente é feito a cada dois ou três anos. A razão para mudar o pote torna-se entupimento do solo e o tamanho do sistema radicular. Se as raízes se tornaram apertadas na velha "casa", você não precisa pegar o pote muito mais do que antes. É suficiente aumentar o diâmetro da panela em alguns centímetros.
Como se propagar?
A maneira mais fácil de obter outra orquídea em casa é colocar o bebê para dormir.
Para separar o apêndice, é preciso esperar até que ele tenha boas raízes e várias folhas. Cuidar de um bebê é o mesmo que para uma planta adulta.
O equipamento para separar o processo do pedúnculo deve ser bem afiado e desinfetado.
Doenças e pragas
Para Kaoda, o parasita mais perigoso é um ácaro. Para livrar-se disto é possível por meio do tratamento com preparações acaricidas (o fitoverm mais seguro). O tratamento é realizado várias vezes em intervalos de uma semana.
Muitas vezes uma orquídea pode ser apodrecida. E qualquer área pode corromper. plantas. Este processo é devido a muita rega ou ar frio ao redor. Após a detecção do apodrecimento, é necessário transplantar o Kaoda, cortar todas as áreas afetadas e alterar as condições de manutenção para as condições ideais.
A Orquídea Kaoda é uma variedade que já se tornou mais adaptada ao crescimento em nossas condições. Portanto, se você seguir todas as regras, o florista apreciará constantemente a beleza desta planta.