Chagas: tipos, variedades, plantio e cuidados

Pin
Send
Share
Send

Chagas (capuchinho) pertence à família Chagas, há um total de 90 espécies diferentes. Tem raízes sul-americanas, mas em um clima mais severo cresce igualmente.

A chagas ganhou popularidade devido à sua despretensão nos cuidados, à presença de propriedades curativas e ao bom gosto. Possui uma divisão em espécies perenes e anuais.

Descrição e características de chagas

A planta é uma videira com um caule forte, algumas espécies são representadas por arbustos. As folhas da planta são lobadas, as flores são comuns, existem 2 espécies, semi-duplas e duplas. Consistem em 5 pétalas, dependendo da variedade, seu número pode aumentar. As máscaras são representadas por amarelo e vermelho, os brotos são dotados de propriedades curativas.

Tipos e variedades de chagas

Chagas tem uma enorme variedade de espécies e variedades, cada uma delas é única, tem muitas características. Considere o mais popular deles.

Estrangeiro

Os brotos em altura podem crescer até 3,5 m. A floração de duração média, começa no meio do verão, termina com o início da primeira geada, a duração depende da região de cultivo.

Tem flores pequenas, um belo tom amarelo. As folhas dos brotos podem ser 5 ou 7 separadas. Quando cultivadas nas latitudes médias do país, as sementes não têm tempo suficiente para amadurecer.

Grande

As fotos são frágeis, mas muito ramificadas. Eles crescem 2,5 m de comprimento e as variedades são eretas e rastejantes. Ambas as subespécies são perfeitamente usadas na decoração de jardins, gazebos.

A floração começa no primeiro mês do verão (junho) e termina no início do outono. A auto-sementeira é excelente para esta espécie, as sementes são capazes de manter a germinação por 4 anos, sob condições adequadas de armazenamento.

Esta espécie possui várias variedades, cada uma das quais não é semelhante às outras:

GrauFlores
Rei TeodoroDifere na cor vermelha brilhante das pétalas.
Pêssego MelbaUm cartão de visita é a presença de manchas vermelhas nos botões de cor creme.
Bebê SalmãoEstrutura semi-dupla, dotada de uma sombra de salmão.
JoaninhaCor de damasco, dentro da qual existem pequenas manchas cor de vinho.

Cultural

É uma espécie híbrida. Os brotos têm folhagem densa, verde, roxa. Mais reconhecível por se destacar no contexto de outras espécies. As variedades são divididas por altura:

  • Compacto - cresça até 0,5 m de altura.
  • Rastejamento - o mais longo, com até 4 m de comprimento.
  • Anão - pequeno, apenas 20 cm.

Esses critérios incluem variedades:

GrauDescrição do produtoAltura (cm)Flores
Gleming MahaganiBaixoAté 40.Eles têm uma estrutura de terry em vermelho.
Globo de OuroO arbusto cresce em forma de bola. As folhas nos brotos também têm uma forma redonda.25.Matiz amarelo, dourado
MoonlayO mais alto deleso comprimento chega a 200.A cor é de frango.

Pequeno

Os rebentos são finos, bem ramificados, mas de baixa estatura, com um máximo de 35 cm e as folhas crescem em forma de escudo, de formato levemente redondo. As flores são pequenas, de cor amarela com manchas escuras na superfície.

A floração começa em junho e termina em outubro.

GrauDescrição do produto

Altura (cm)

Flores
Veludo pretoAs pessoas chamavam de "Lady's Mobile".

30.

Marrom, cor bonita dos botões, em alguns lugares é muito perto da sombra preta.
Rosa cerejaUm pequeno arbusto.

30.

Dotado de uma estrutura felpuda, vermelho vivo.

Tireóide

Representa arbustos rastejantes, com caules muito frágeis, mas suculentos. Os rebentos são de cor verde escuro, podem atingir uma altura de até 4 m e as folhas também de tom verde escuro. As flores em si têm uma cor vermelha bonita e rica. A floração começa em junho, o fim cai em outubro; no entanto, depende da região; com o início precoce da geada, a floração é reduzida.

A maioria dos cultivadores de flores adora uma variedade chamada Lúcifer. Possui arbustos eretos, cuja altura atinge 25 cm, as hastes são de cor verde, as folhas são grandes e também de tonalidade verde, às vezes têm uma transição fácil para o vermelho escuro.

Os botões são simples, laranja-bordô. Além da variedade Lúcifer, são usadas para decoração variedades como Azure, Múltiplas Folhas, Ciliada, Tricolor e Fina. No entanto, essas variedades não são adequadas para o cultivo nas latitudes médias do nosso país.

Características da chagas crescentes

Os cultivadores de flores experientes distinguem 5 pontos que devem ser perfeitamente observados para alcançar o máximo de resultados ao cultivar chagas:

  • Esta planta tem raízes do sul, como resultado, é termofílica. O tempo de pouso depende diretamente disso. Se você se apressar com esse assunto, há um enorme risco de perder sementes, pois elas simplesmente morrem de frio.
  • Para esverdear algumas instalações domésticas, é necessário produzir mudas por volta de abril. Recomenda-se o cultivo de mudas exclusivamente em xícaras de turfa, ou em vasos especiais com fundo retrátil, pois a chagas tem raízes muito delicadas.
  • Planta fotófila. Com base nisso, é necessário colocar a planta em um espaço bem iluminado pela luz solar ou em uma semi-sombra clara. Negligenciada, devido à falta de luz solar, a planta morre.
  • Na questão do solo, a chagas prefere o solo fértil e drenado. Sob tais condições, a planta crescerá melhor, mas as flores serão pouco desenvolvidas. Em nenhum caso você deve usar esterco fresco. Dos fertilizantes, complexos com fósforo e potássio são recomendados.
  • Para um crescimento favorável, é necessário solo úmido. Os rebentos jovens requerem rega regular, somente neste caso eles terão a oportunidade de crescer bem. Assim que a chagas começa a florescer, a rega é feita apenas no caso de secar o solo; caso contrário, a planta não poderá desenvolver um número suficiente de flores e folhas. Em caso de excesso de umidade, existe o risco de contrair uma doença de podridão.

Métodos de criação de capuchinha

Como em muitas outras plantas, para a chagas, o método mais eficaz de propagação é semear.

Muitas vezes, elas são semeadas imediatamente em campo aberto, por volta do final de maio, assim que as geadas passam. Para fazer isso, primeiro prepare sulcos especiais, cuja profundidade não deve ser superior a 2 cm, com uma distância entre eles de pelo menos 25 cm. Recomenda-se colocar sementes de 2-4 peças juntas, isso é feito para formar uma roseta exuberante.

Depois de plantar as sementes no chão, elas devem ser cobertas com uma camada de terra, mas pequena. No caso de um estalo a frio, o local de pouso é coberto com um filme para se aquecer. As sessões podem ser notadas após 10 dias. As mudas de floração começam um mês depois.

É possível obter floração precoce, pois essa chagas deve ser semeada para as mudas em abril. Para isso, são utilizados vasos de turfa, areia e turfa, com 2-3 sementes. Eles são imersos no solo a uma profundidade não superior a 2 cm e, ao mesmo tempo, são colocados recipientes com mudas em um local favorável ao crescimento.

Esta é uma iluminação suficiente da sala, enquanto a temperatura nela não deve exceder +22 ° C.

Na ausência da quantidade necessária de luz na sala, a planta começa a crescer ativamente, mas ao mesmo tempo começa a doer.

A fim de preservar os sinais de plantas ornamentais, os cultivadores de flores recomendam a propagação por estacas. Este método é melhor usado em condições de estufa. Assim que as flores aparecem, as plantas são plantadas em solo especialmente preparado em vasos ou imediatamente em campo aberto. No entanto, a questão do transplante é muito complexa, pois o sistema radicular da planta é muito delicado.

Outdoor Chagas Cuidado

Para criar condições favoráveis ​​à chagas, você precisa escolher o local mais ensolarado do jardim. Além disso, o solo deve ser drenado. Se houver calcário no solo, a planta não poderá ser plantada lá.

A aterrissagem em solo aberto é feita no primeiro mês do verão.

Para não danificar o frágil sistema radicular da planta, o plantio no solo deve ser realizado em vasos de turfa.

O solo deve ser moderadamente fértil. Um aspecto importante nessa questão é a diferença entre as águas subterrâneas no local, caso contrário as raízes começarão a apodrecer, a doença apodrecerá. Se plantadas com mudas, é necessário manter uma distância de pelo menos 20 cm entre as plantas.

Imediatamente após o plantio, é necessário fazer a cobertura do solo, para que o capim praticamente não apareça.

A rega é necessária com freqüência, sistemática, mas para que a água tenha tempo de absorver nas camadas inferiores do solo, atingindo as camadas inferiores do sistema radicular da planta.

A fim de garantir uma forte floração, recorra ao uso de cobertura com base em potássio e fósforo. Graças a eles, as sementes amadurecem rapidamente e depois caem no chão.

Se a auto-semeadura não for necessária, as flores murchas são imediatamente cortadas. Mais perto do outono, a frequência de irrigação é reduzida, os processos no solo secam, a chagas é completamente destruída.

Coleta de Sementes de Chagas

Para coletar as sementes, resta um chicote; as flores secas nas quais as sementes são formadas não são removidas. Eles são de cor verde, bastante grandes. No momento do recebimento das sementes, elas são verdes. Após 50 dias, amadurecem, adquirem uma tonalidade cinza.


Para obter as sementes, você não precisa esperar até que elas caiam e ocorra a auto-semeadura. Em seguida, as sementes são colocadas em sacos de papel, onde esperam a próxima estação quente do ano.

Doenças e pragas da chagas

Chagas é imune a certas doenças, pragas. No entanto, ainda existem doenças às quais a chagas está sujeita.

O mais comum é a podridão cinzenta. É expressa por manchas marrom-alaranjadas nas folhas. Com a doença, as plantas infectadas são destruídas, queimadas. As plantas vizinhas são pulverizadas com uma solução especial, cuja tarefa é destruir os agentes causadores da doença.

O uso de chagas no paisagismo

Chagas são cobertura do solo, arbustos e escaladas. É importante levar isso em consideração, especialmente ao planejar uma solução específica para paisagismo e decoração. Pode ser perfeitamente usado para criar sombra artificial em gazebos, para criar cercas verdes. Além disso, com sua ajuda, você pode ocultar falhas visíveis nas paredes dos edifícios, para isso é necessário plantar uma planta ao lado deles.

Variedades de arbustos, recomenda-se colocar em vasos grandes, são perfeitas para localização perto da entrada da cozinha de verão.

Chagas crescentes em casa

Esta planta também pode ser usada como decoração para uma varanda ou peitoril da janela. E não apenas como paisagismo no jardim. Crescer em casa praticamente não é diferente de crescer em campo aberto.

A única diferença, a sala em que a planta está localizada, precisará ser exibida com mais frequência, pois precisa de ar fresco. E o resto é o mesmo, rega e cobertura de acordo com o plano.

O Sr. Dachnik recomenda: propriedades curativas da chagas

Chagas é considerada uma planta única. Tem não apenas uma aparência bonita, mas também uma lista de propriedades úteis.

Na composição química da planta existem vitaminas, oligoelementos. As folhas jovens são usadas na culinária, adicionadas a sopas, sanduíches, saladas, doces e marinadas.

O aroma apimentado da chagas dá à carne um sabor picante.

Além das características culinárias, a chagas faz parte dos cosméticos naturais. É usado contra caspa, várias irritações da pele na cabeça de uma pessoa. Além disso, componentes individuais da composição contribuem para o aumento do crescimento do cabelo. A partir das sementes, você pode preparar uma decocção especial que precisa enxaguar o cabelo. Isso lhes dará brilho e força.

Além de tudo isso, esta planta contém óleo essencial, o que ajuda nos problemas digestivos e fortalece a imunidade humana em geral. Os brotos de trepadeira são excelentes para aliviar a inflamação; a chagas faz parte de pomadas e vários analgésicos.

Existem medicamentos baseados nesta flor. Eles são usados ​​para hipertensão, ataques cardíacos e resfriados.

Além dos benefícios para os seres humanos, a flor também beneficia o jardim. Graças ao cheiro exsudativo, afasta alguns insetos de si mesmo e de outras plantas.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: A versatilidade da capuchinha: cultivo, usos culinários e muito mais. . (Pode 2024).