Características do cultivo de cebolas

Pin
Send
Share
Send

Em geral, o cultivo de cebola para bulbos não causa dificuldades, mas para obter uma safra realmente grande - até 300-400 g - a tarefa já é mais difícil. É necessário aderir a certas regras da tecnologia agrícola. No artigo, você aprenderá qual material de plantio é melhor usar e como cuidar de mudas.

Variedade varietal

A família da cebola possui muitas variedades que diferem em sabor, aparência, condições de cultivo, cuidados e prazo de validade:

  • vermelho - você pode comer cru, porque a amargura e o cheiro não são tão pronunciados;
  • cebola doce - usada principalmente para fritar;
  • branco - tem um sabor acentuado, crocante;
  • cebola amarela é o mais comum adicionar à maioria dos pratos.

De acordo com as características do sabor, todas as variedades de cebola são geralmente classificadas em três categorias:

  1. afiado - variedades de baixo rendimento e maturação precoce;
  2. peninsular - alto rendimento, prazo de validade - médio;
  3. doce - distinguem-se pelo excelente sabor, alto rendimento.

As variedades com sabor acentuado são as mais comuns, pois são bem armazenadas por muito tempo. Uma característica distintiva são várias camadas de flocos amarelos. Os melhores são Calcedônia, Bessonovsky, Bamberger, Centurion, Stuttgarterrizen.

Cebolas de variedades doces e semi-afiadas têm um sabor delicado com uma ligeira doçura, o aroma é menos pronunciado e, portanto, é adicionado cru às saladas. Variedades de cebola roxa são recomendadas para pacientes com diabetes, pois normaliza o nível de açúcar no organismo.

O melhor: Agostana, Albion, Belyanka, Barão Vermelho, Carmen, Veselka, Yalta.

Tamanho da lâmpada versus variedade

As cebolas pertencem a plantas de longas horas de luz do dia; portanto, se não houver luz suficiente, as lâmpadas serão pequenas. A característica das cebolas em sua capacidade de tolerar mudanças nas condições climáticas do que a iluminação insuficiente.

Variedades de cebola, comuns nas regiões sul, precisam de uma luz do dia de pelo menos 15 horas. Somente neste caso a lâmpada ganha peso máximo no tempo previsto. Nas regiões do norte, essas variedades não têm tempo para amadurecer, respectivamente, os bulbos permanecem pequenos.

Pelo contrário, as variedades adequadas para as regiões do norte, plantadas no sul, aumentam a massa de penas, mas não formam um bulbo.

Regras para o cultivo de cebola

Apesar de as cebolas serem plantas despretensiosas e cultivadas com bastante facilidade, certos requisitos agrotécnicos devem ser levados em consideração. Primeiro de tudo, as cebolas não têm um sistema radicular, por isso precisam de nutrição adicional.

Jardim Compatibilidade

Recomenda-se que as cebolas de qualquer variedade sejam cultivadas após plantas que receberam uma quantidade suficiente de fertilizantes orgânicos:

  • pepinos
  • batatas;
  • couve-flor;
  • legumes;
  • siderats.

Os neutros incluem:

  • repolho tardio;
  • beterraba:
  • Tomates

Não é recomendado plantar cebolas na área após cenouras e verduras.

Quanto ao bairro, os mais bem-sucedidos são: rabanetes, pimentões, cenouras, tomates. Neste caso, as cebolas são protegidas contra doenças e pragas.

Requisitos do solo

As culturas de cebola são suscetíveis à acidez do solo e não devem exceder 6,5 unidades. Se a acidez for maior do que o permitido, ela pode ser neutralizada com uma mistura de cal e cinza de madeira 300 g por 1 m2 ou farinha de dolomita 200 g por 1 m2. Depois de reduzir a acidez ao nível desejado, as cebolas podem ser plantadas no local somente após alguns anos.

É proibido o uso de esterco fresco (prejudicial para plantas jovens); é melhor fertilizar o local no outono à taxa de 2 kg de húmus amadurecido por 1 m2. Para saturar o solo com substâncias úteis, são utilizadas misturas de fósforo, nitrogênio e potássio. Se o solo de turfa prevalecer na área, não haverá necessidade de alimentação com nitrogênio.

Meio ambiente

Você pode plantar ou semear cebolas no início da primavera, quando o ar aquecer até +5 ° C, enquanto uma camada de solo com 10 cm de espessura deve aquecer até +10 ° C. A uma temperatura de -3 ° C, a cebola continua a crescer e as lâmpadas amadurecem, a morte de plantas jovens ocorre quando a temperatura cai para -5 ° C.

A temperatura ideal para as cebolas é de +20 ° C. Se você observar o regime hídrico e seguir as recomendações sobre temperatura, as mudas poderão ser vistas em 10 a 12 dias.

Cebolas crescentes de sevka

A técnica agrícola de cultivar cebolas a partir de sevka é atender a várias condições.

Solo

O site é preparado com antecedência, nomeadamente no outono. As camas são desenterradas (é necessário virar a terra), fazer húmus de acordo com o esquema acima. Se for necessário enriquecer a terra, é adicionado superfosfato, uréia ou sulfato de potássio.

Na primavera, o terreno é fertilizado com nitroammofos e as camas são regularmente desapertadas. As cebolas não são plantadas no jardim por mais de três anos seguidos.

Material de plantio

No outono, as cebolas destinadas ao plantio são secas por duas semanas e depois separadas. A cebola, ideal para o plantio, tem 2 cm de diâmetro e a menor, 1,5 cm (aveia), é usada para o plantio no inverno. Nas regiões sul, são plantadas no jardim no final do outono e nas regiões norte - no outono na estufa. Para obter uma pena bulbosa, são usadas cabeças de maior diâmetro.

Antes do plantio, é necessário reexaminar o material de plantio, classificá-lo removendo os bulbos secos e infectados.

Imediatamente antes do plantio, é importante desinfetar a cebola, são utilizados fungicidas ou uma solução de manganês. O material de plantio é tratado com uma solução fresca por 1,5 horas e depois seco por três semanas.

Aterragem

O desembarque é realizado de várias maneiras:

  • particulares;
  • fita de duas linhas.

O método mais simples é em linhas.

O comprimento de uma linha é de 45 cm, a distância entre as lâmpadas adjacentes é de 8 cm. Outra técnica - a fita - é mais complexa, mas também produtiva. O esquema é 20/50 cm, entre as lâmpadas você precisa manter uma distância de 8 cm.

A profundidade do conjunto no chão depende do tamanho das lâmpadas. Pequeno o suficiente para aprofundar apenas 3 cm, grande - 5 cm Se a terra no canteiro estiver seca, durante o plantio a terra será regada.

Os brotos aparecem após dez dias, as ervas daninhas devem ser removidas regularmente e não deve ser permitido que uma crosta terrestre apareça na superfície. O bulbuling não requer lâmpadas.

Rega, cobertura, cultivo

O cuidado com as cebolas plantadas também requer conformidade com a tecnologia agrícola.

Modo de água

O cultivo de bulbos grandes requer muita água, antes de tudo, isso se aplica ao primeiro mês. É importante garantir que o solo não seque. Tradicionalmente, as camas são regadas semanalmente, mas com seca severa, a quantidade de rega é dobrada.

O solo deve ser umedecido em umidade a uma profundidade de pelo menos 10 cm e, à medida que os bulbos crescem até 25 cm.Camadas pouco plantadas, necessariamente após cada rega. 30 dias antes da colheita, as cebolas não são mais regadas, no entanto, o número de cultivos é aumentado para liberar a parte superior do bulbo.

Top vestir

O fertilizante é aplicado de acordo com um determinado esquema:

  • duas semanas após o plantio, é utilizada uma solução de uréia, nitrofoski, e o restante do fertilizante deve ser lavado com penas de cebola;
  • depois de algumas semanas, é apropriado aplicar o molho de fósforo-potássio (adicione 15 g de sal de potássio, 30 g de superfosfato a um balde de água limpa);
  • o próximo curativo é realizado conforme necessário, os ingredientes são semelhantes.

Afrouxamento

A cebola é uma planta despretensiosa, mas é sensível ao estado do solo. Consequentemente, os canteiros são afrouxados com cuidado e regularidade, necessariamente manualmente, caso contrário o sistema radicular pode ser danificado, localizado a uma profundidade de 10 a 30 cm.

Capina

As ervas daninhas não permitem que as cebolas se desenvolvam completamente, por isso é importante remover o excesso de plantas em tempo hábil.

Proteção contra doenças e insetos

Mais frequentemente, as cebolas são suscetíveis a doenças fúngicas, como podridão, oídio. Quanto aos insetos, os bulbos são danificados por tripes, a cebola voa.

Ao menor sinal de doença, são tomadas medidas imediatamente. Sintomas - as penas mudam de cor, murcham e enrolam. Produtos químicos não usam, é melhor comprar inseticidas e fungicidas, eles são seguros para plantas e seres humanos.

Possíveis problemas:

  • morte de bulbos - ocorre devido a plantio denso, rega insuficiente ou cobertura;
  • penas amarelas - as razões são semelhantes, também entre as causas estão danos à mosca da cebola ou amadurecimento precoce das lâmpadas;
  • amadurecimento incompleto de bulbos - ocorre devido ao excesso de nitrogênio, pode ser evitado pela introdução de potássio no solo;
  • a aparência das setas - indica material de plantio de baixa qualidade.

Colheita

A colheita é realizada no final do verão em dias ensolarados e claros. Se você coletar as cebolas na chuva, ela começará a apodrecer.

Você pode determinar o grau de amadurecimento do bulbo inclinando as penas. Assim que as penas caírem na cama, você precisa colher imediatamente, caso contrário as plantas voltarão a crescer.

Para puxar as lâmpadas, use uma pá, que desenterra a colheita e puxa-a. Quando o tempo está bom, as lâmpadas são secas diretamente na cama para matar infecções. A secagem é realizada por uma semana a uma temperatura de + 25 ... +30 ° C. Para a prevenção da podridão por 12 horas, as cebolas são secas a uma temperatura de +45 ° C.

No final da secagem, as folhas são cortadas de cada bulbo e as caudas são encurtadas para 3-4 cm. Somente cabeças inteiras podem ser armazenadas sem danos mecânicos e sem vestígios de podridão. Tanques de armazenamento - cestos, redes ou caixas de papelão (de madeira).

Dachnik aconselha: o método chinês de plantar cebolas

A metodologia chinesa visa aumentar a produtividade. A principal condição - a semeadura é plantada nos cumes entre os canteiros. Assim, é possível cultivar bulbos grandes com uma forma achatada característica. A parte superior das plantas é perfeitamente iluminada pelo sol e aquece, esta é uma condição importante para proteger a colheita da podridão. Além disso, com esse método de plantio de canteiros, é fácil regar, soltar e remover ervas daninhas.

Cebolas pequenas são plantadas imediatamente após a neve derreter e a temperatura ter sido ajustada em +5 ° C, e as maiores são deixadas até maio. Esse esquema de operações de plantio permitirá obter uma colheita de dois tipos de materiais de plantio ao mesmo tempo.

Algumas semanas antes do plantio, uma caixa de cebola é colocada perto de uma fonte de calor, por exemplo, perto de uma bateria, para que o sevc aqueça bem. Antes do plantio, a cauda é cortada no bulbo, mas o pescoço do crescimento deve ser deixado intacto; caso contrário, a semente só pode ser jogada fora, porque esse material de plantio não é adequado para o cultivo. No dia anterior ao plantio, as cebolas são necessariamente embebidas em água morna e limpa, isso provocará o crescimento do sistema radicular.

O local para plantio é preparado com antecedência, no outono, na primavera, é desenterrado. A altura de cada cume não ultrapassa 15 cm, a distância entre as fileiras é de 30 cm, o padrão de plantio é a distância entre as cabeças de 10 cm e a semeadura é aprofundada em 3 cm. Em caso de tempo seco, o jardim é regado à medida que o solo seca.

A cobertura é aplicada três vezes:

  • no final da primavera, verbasco é usado;
  • no início do verão, são adicionados sal de potássio, compostos com fósforo, uréia;
  • durante a formação das lâmpadas, você pode fazer uma cobertura superior pela terceira vez.

Outra característica da metodologia chinesa é que os canteiros devem ser removidos como ervas daninhas, mas isso não acontece com tanta frequência.

Pin
Send
Share
Send