Coleus crescente a partir de sementes em casa

Pin
Send
Share
Send

Se você deseja saber como cultivar coleus a partir de sementes em casa e o que precisa fazer isso, leia o artigo. Vamos contar todas as nuances. Para começar, algumas palavras sobre a planta em si.

O Coleus é frequentemente chamado de flor ideal para o jardim: é resistente, despretensioso, fácil de cuidar e ao mesmo tempo muito decorativo. Combinando uma variedade de variedades que diferem na cor das folhas, você pode criar magníficos canteiros ou bordas das quais é impossível desviar o olhar.

Coleus crescente a partir de sementes em casa

A flor pertence à família Yasnotkov, seus parentes mais próximos são hortelã, urtiga. Isso explica seu segundo nome - urtiga. Na Inglaterra, a planta é chamada croton para os pobres, croton é pobre.

Mais de 200 espécies de plantas perenes, incluindo arbustos, crescem no ambiente natural. Os criadores reabasteceram a lista com variedades e híbridos com folhas de cores incomuns, e é muito difícil contá-las. As urtigas mais populares entre jardineiros e profissionais:

  1. Coleus Blume (salinidade de Scutellaria) - uma linha de variedades de diferentes alturas. Representantes brilhantes: Candidum branco-esverdeado, mosaico anão Sabr, assistente do assistente de folhas vermelhas, abacaxi assistente de Scarlett verde-cereja. Esta espécie prefere sombra parcial.
  2. Vershaffelt é uma variedade de Blume com lâminas de folhas muito grandes, de até 20 cm de comprimento, de cor vermelho framboesa, com uma borda de mosaico verde.
  3. Dragão preto em tons de roxos ricos.
  4. Fantasia com um meio rosa pálido das folhas.
  5. Um pôr do sol mágico que combina muitos tons de vermelho.
  6. Chocolate amargo de cor marrom lilás, às vezes com uma fina borda verde.
  7. Sardas com manchas brilhantes amarelo-laranja de forma irregular.
  8. Saturno é um exótico verde esmeralda chamativo com uma borda marrom.
  9. Collins Gold com placas de folhas dissecadas de tons ensolarados e uma faixa verde ao longo da veia central.
  10. Muitos outros tons e intensidades muito variados, com folhas inteiras e dissecadas, eretas e ampelosas, anãs de um metro de altura e 10 centímetros.

A panícula de flores da urtiga é bastante discreta, desbotada, quase perdida no fundo das outras partes luxuosamente pintadas.

O cróton é propagado para o pobre coitado em casa, geralmente por estacas ou sementes. Nos dois casos, o procedimento não causa dificuldades e jardineiros, mesmo que essa seja a primeira planta em sua prática.

Datas de semeadura

Em sua pátria histórica - na África - a planta é uma cultura perene. Em nossas latitudes nos jardins, é cultivada anualmente, pois qualquer método de reprodução produz excelentes resultados. Como perenes, são cultivadas em casa, renovando a flor a cada 2 anos. A característica natural do coleus é a degeneração no terceiro ano de vida.

A primavera é considerada o período ideal; de março a abril, termos específicos são determinados pelas condições climáticas e pelas previsões meteorológicas - a urtiga adora calor. Os brotos que aparecem durante a semeadura durante esse período serão totalmente providos de luz. E para o desligamento sazonal do aquecimento, crítico em muitas regiões, eles ficarão mais fortes o suficiente e a redução da temperatura para + 26 ... +18 ° C será transferida sem perdas.

Para projetar uma cabana de verão, você pode plantar sementes para mudas no inverno ou no outono, mas terá que destacar as mudas e tomar muito cuidado para manter a temperatura necessária. Se o "croton para os pobres" crescer no parapeito da janela ou varanda da casa, a qualquer momento, mas haverá necessidade de iluminação adicional no período de outono-inverno.

Frequentemente, os residentes de verão concordam em um encontro com o calendário lunar, tentando pousar enquanto a estrela da noite está em fase de crescimento.

Seleção de sementes

Jardineiros compram material de plantio em lojas especializadas, colecionam por conta própria, recebem de amigos do país, amigos.

É importante lembrar que as sementes das variedades híbridas são imprevisíveis, a principal característica decorativa do coleus - a coloração das placas das folhas nas plantas jovens será completamente inesperada, as características dos pais serão repetidas em casos isolados.

Uma situação semelhante ocorre ao cultivar sementes que foram coletadas de flores existentes - elas são propensas a polinização excessiva.

Portanto, para obter plantas "de raça pura" usando sementes ou mudas compradas. Os fãs de surpresas usam voluntariamente sementes de origem desconhecida, eles mesmos embarcam em experimentos com polinização cruzada.

Solo necessário

Para a germinação, as formulações adquiridas são adequadas - universais ou para plantas com flores. Às vezes, a mistura do solo é composta independentemente, de acordo com o esquema:

  • 1 colher de chá de terra de jardim;
  • 1 hora de areia do rio;
  • 1 h Solo universal para mudas ou turfa.

Outra variante do substrato nutriente:

  • 1 colher de chá de turfa;
  • 1 h húmus; 1 colher de chá de areia;
  • 1 h Esfagno seco.

Todos os componentes são desinfetados, misture bem. Para evitar a doença da perna preta, os comprimidos triturados de carvão ativado são misturados. O resultado é um substrato fértil exuberante.

Preparação da panela

A semeadura é realizada em um tanque de mudas comum - de madeira ou plástico. Um pré-requisito são os orifícios no fundo para drenar o excesso de umidade. Altura de 5 a 6 cm, para que haja espaço suficiente para uma camada de drenagem de centímetros.

Para proteger os brotos tenros de possíveis doenças, as mudas são pré-lavadas e desinfetadas com vapor ou uma solução fraca de permanganato de potássio.

No futuro, para mudas, serão necessários pequenos recipientes individuais, para os quais geralmente são instalados copos descartáveis, embalagens para produtos com leite azedo e recipientes especiais feitos de papelão prensado. Se o cultivo interno é esperado, uma varredura é realizada imediatamente em vasos permanentes.

Tecnologia de semeadura

Sementes de urtiga decorativas são pequenas, como sementes de papoula, portanto o processo é realizado com cuidado.

Execute as seguintes etapas passo a passo:

  1. As sementes são tratadas com uma solução fraca de manganês ou outro fungicida, caso não tenham sido compradas na loja. Eles são imersos em um líquido por 10 minutos, depois secos, não se esqueça de separar. Para o material de plantio adquirido, o procedimento não é necessário.
  2. A caixa de mudas é preenchida com um substrato, depois de ter previamente derramado a drenagem no fundo com uma camada uniforme - argila expandida ou seixo de uma pequena fração, tijolo quebrado. O solo não é abarrotado para que as sementes não sofram de falta de ar.
  3. Cada semente precisa ser semeada separadamente. É conveniente usar um fósforo comum, umedecendo levemente a ponta.
  4. Não é necessário preencher as colheitas. Mesmo a camada mais fina do solo atrasará o surgimento de mudas.
  5. Umedeça um viveiro a partir de um atomizador finamente disperso. Isso impedirá o enterro indesejado de sementes.
  6. O recipiente é coberto com vidro ou um filme transparente, colocado em um local quente e bem iluminado. A temperatura ideal do conteúdo é +23 ... +25 ° C.

As culturas são exibidas diariamente por 30 minutos, as gotas de água são removidas do filme. Se necessário, é realizada irrigação adicional. Os primeiros brotos aparecem após 10 a 15 dias.

Cuidados com as mudas de Cole

Plantas jovens obtidas a partir de sementes não precisam de cuidados especiais. Regue-os conforme necessário. É exibido 2-3 vezes ao dia, para que eles estejam acostumados a outras condições que não as de efeito estufa.

Quando os brotos formam o primeiro par de folhas verdadeiras, eles colhem. O solo está bem umedecido por dia. Cada broto é cuidadosamente cavado com uma colher de chá e transferido para um copo preparado, onde a drenagem e a mistura nutritiva do solo já foram derramadas. As mudas são colocadas em um novo local, acrescentam terra. A partir deste momento, a urtiga não precisa mais de uma mini-estufa. Mas lembre-se de proteger os brotos delicados dos rascunhos.

Após um mergulho, você precisa:

  • rega - a cada 2-3 dias, para que o solo não seque;
  • cobertura superior - após 2 semanas com fertilizantes complexos para flores ou universais, diluídos três vezes mais fortes.

Deve-se lembrar que caracteres varietais - a forma das lâminas das folhas e sua cor - não aparecem imediatamente, mas apenas em 2 ou 3 pares de folhas reais. Durante esse período, os jovens coleus começam a se acostumar ao ar fresco - eles os temperam.

Ao mesmo tempo, determine quais condições de iluminação os animais jovens precisam. A cor brilhante das folhas sugere a necessidade de iluminação difusa. Manchas ou listras verdes - esta planta precisa de sombreamento, especialmente à tarde.

As mudas são plantadas em campo aberto quando o tempo está finalmente quente. Apesar de toda a sua despretensão, as plantas não gostam do frio noturno. Para eles, eles escolhem áreas bem iluminadas com solo fértil, protegidas do vento norte e correntes de ar.

Se a semeadura foi realizada no inverno, após o primeiro mergulho, as urtigas jovens são transplantadas para vasos maiores a cada 25 a 30 dias. Esse crescimento a longo prazo de mudas requer fertilizante 2 semanas após cada transplante.

Os cultivadores de flores experientes aconselham, antes de plantar as sementes, a familiarizar-se cuidadosamente com as características varietais da planta. Recomenda-se que algumas espécies sejam plantadas em campo aberto somente aos 4-6 meses de idade.

Dachnik recomenda: cultivar coleus a partir de sementes em pastilhas de turfa

Esta é realmente uma grande invenção que facilita o trabalho dos residentes de verão. Mudas não precisam de uma picareta, o pouso também não leva muito tempo.

Ordem de germinação:

  1. São tomados comprimidos de turfa com um diâmetro de 3-5 cm.
  2. Coloque-os em um palete.
  3. A água é despejada na panela em pequenas porções até que a turfa esteja completamente inchada.
  4. Nos cabeços de turfa, pequenos aprofundamentos são feitos com um fósforo e uma semente é colocada.
  5. Cubra o palete com uma tampa transparente.

Cuidados adicionais são realizados como na abordagem tradicional: calor, luz, fornecimento regular de umidade - a cada 3-4 dias.

Se não houver comprimidos pequenos, as sementes são plantadas em comprimidos grandes. Nesse caso, elas são semeadas em 2 a 3 partes e, quando germinarem, corte cuidadosamente as colunas com uma faca afiada para separar as plantas.

Como a turfa contém poucos nutrientes, as mudas se alimentam. Use fertilizantes complexos comuns de baixa concentração, por exemplo, Agricola, Fertik para plantas decíduas ornamentais, diluindo-os em uma concentração de metade a três vezes menor do que o recomendado pelo fabricante. Molhe a composição a cada 10-12 dias.

Eles sugerem o momento de transplantar mudas em vasos: raízes finas começam a romper a malha de comprimidos.

É cuidadosamente cortado com uma tesoura de manicure desinfetada e colocado em um copo. Em seguida, adicione o solo, hidrate. Se a essa altura o tempo estivesse quente.

Os comprimidos de turfa têm a única desvantagem - o alto custo. Seu uso requer custos financeiros suficientes, especialmente se houver um pouso em larga escala. Mas os residentes de verão engenhosos superaram essa dificuldade. O truque é usar o revestimento de celulose de saquinhos de chá regulares. Eles são cuidadosamente abertos, um clipe de metal, se houver, é removido e a mistura de turfa, areia e solo fértil é adicionada. Em seguida, o substrato é umedecido e as sementes são dispostas.

A maioria dos jardineiros que usam essa técnica prefere os restos de chá verde, pois é garantido que não haja corantes que possam prejudicar as mudas.

Pin
Send
Share
Send