Plantar ameixas no outono: instruções passo a passo

Pin
Send
Share
Send

Uma das culturas mais amadas e procuradas em nossos jardins é a ameixa. Natural da Ásia, ela se espalhou rapidamente por toda a Europa, tendo chegado à Rússia. Para que este arbusto despretensioso se enraíze e dê uma colheita rica, são necessários não apenas bons cuidados, mas também o plantio adequado. Na faixa do meio, é preferível plantar uma planta na primavera (abril). Mas o desembarque de outono, feito antes de meados de outubro por todas as regras, também é possível.

Vantagens e desvantagens do plantio de outono

Plantar ameixas no outono tem suas vantagens:

  1. Se a planta não sobreviver ao inverno, na primavera poderá simplesmente ser substituída por outra.
  2. As geadas de retorno não poderão afetar o tempo de plantio - a árvore já está no chão.
  3. Os botões que despertam requerem umidade e nutrição, e o solo compactado nesse ponto fornecerá tudo o que você precisa.
  4. O espécime começará a dar frutos uma estação mais cedo do que durante o plantio da primavera.
  5. As mudas cavadas no outono não são sensíveis a danos ao sistema radicular, pois foram removidas do solo após o término da estação de crescimento.
  6. Não é necessário armazenar a árvore nas trincheiras para o plantio da primavera.
  7. Dose dupla de nutrição (com transplante de outono e cuidados com a primavera).

Existem desvantagens:

  1. É necessário um aquecimento completo para o inverno da planta.
  2. A ameixa deve ser plantada após o final da estação de crescimento, mas não menos que 3-4 semanas antes do início da geada.
  3. Incapacidade de monitorar constantemente o estado das mudas.
  4. O inverno com diferenças de temperatura é muito difícil para a sobrevivência de uma árvore jovem. Muitos espécimes morrem no inverno.

Aterragem ao ar livre

Para que as mudas se enraízem e tenham sucesso no inverno, é necessário observar as seguintes regras na preparação para o plantio:

  • O poço de aterrissagem deve ser desenterrado com antecedência, algumas semanas antes do plantio.
  • O tamanho do poço é 70x70x70, se houver várias mudas ou uma fileira inteira - a distância entre elas não deve ser inferior a 3 m.
  • No fundo do poço para a drenagem da água da nascente é colocada a drenagem do tijolo quebrado, cascalho com areia, pequenas pedras com uma camada de 10-20 cm.
  • A próxima camada é orgânica. Pode ser composto ou húmus amadurecido.
  • É seguido por uma camada de solo comum, com uma espessura de 3-5 cm, para que as tenras raízes imaturas das mudas não sejam queimadas. A temperatura da camada orgânica será muito mais alta que o solo comum, e uma dieta de outono completa provocará o início da estação de crescimento (inchaço e brotação dos brotos) no inverno. Isso não deve ser permitido. Os orgânicos são depositados para uso por suas mudas nas estações subsequentes, porque a árvore cresce neste local por muitos anos.
  • O restante da área de plantio é misturado ao meio com cinzas orgânicas e de madeira (0,5-1 l). Este solo irá preencher o poço ao colocar a planta.

Seleção de mudas

Algumas dicas:

  1. Ao escolher uma muda, foque apenas nas variedades de zonas.
  2. É muito importante considerar o fator de auto-fertilidade: para muitas variedades de ameixas, a polinização é necessária, sem ela os frutos não dão frutos. Variedades auto-férteis produzem frutos melhores quando há uma vizinhança de drenos polinizadores.
  3. Para um pequeno território doméstico, é melhor comprar variedades de ameixa subdimensionadas (até 2 m).

A tabela das melhores variedades para a região de Moscou e a região central ajudará.

TítuloPeríodo de amadurecimentoAutonomiaCor, peso (em gramas) e sabor de acordo com um sistema de pontos (1-5)
CromanCedoCheioAzul escuro; 35; 4.7
YakhontovayaCedoParcialAmarelo; 30; 5)
Vitebsk blueÉpoca médiaCheioAzul; 32; 4)
AlexTardeCheioRoxo escuro; 20; 4,5
Moscow húngaroTardeCheioVermelho escuro; 20; 3.7

Para a variedade Yakhontovaya com auto-fertilidade parcial, os melhores polinizadores serão o vermelho Skorospelka ou Pamyat Timiryazev.

O plantio de ameixas na Sibéria e outros cuidados são realizados da mesma maneira que em toda a Rússia. É importante escolher uma variedade de zonas que possa vegetar e dar frutos nas condições de invernos severos da Sibéria. E outra característica é a formação da planta com um arbusto de caule baixo.

Localização

Nos primeiros anos, a principal função da ameixeira é aumentar a massa vegetativa, ou seja, crescer em largura e altura.

No período de frutificação total, a ameixa virá mais tarde. Mas o correto desenvolvimento e postura da colheita já ocorre ao escolher o local de plantio.

Essa cultura tem medo de correntes de ar, congela no frio das planícies, onde o ar úmido estagna. Realmente não gosta da sombra. Pode chegar a um acordo com sombra parcial, mas trará as melhores colheitas em um local bem iluminado.

Jardineiros experientes plantam ameixas sob a proteção de cercas e casas, mas levando em consideração a iluminação diária.

Solo

A ameixa prefere solos férteis com um nível neutro de acidez. Não importa se o solo é argiloso ou argiloso, a principal condição é o recebimento regular pela árvore de uma quantidade suficiente de nutrientes.

  1. Solo argiloso não é adequado para ameixa. Apesar de sua composição rica, mantém a umidade e a cultura não tolera isso. Além disso, na argila seca, as raízes das árvores não conseguem encontrar água e morrem sem rega constante.
  2. A ameixa não cresce bem em solo ácido, portanto, os proprietários desses locais na cova contribuem com desoxidante. Cal, farinha de dolomita e até cinzas comuns desempenham esse papel.
    A cultura não é de todo adaptada às condições do alagamento. A umidade estagnada é destrutiva.
  3. Áreas úmidas e solos com água subterrânea de alto nível não se assemelham categoricamente. Se o proprietário da seção baixa decidir plantar uma árvore, ela poderá crescer apenas na cordilheira, onde há pelo menos 1,5 m de água.

Instruções passo a passo

Instruções passo a passo detalhadas sobre como plantar uma ameixa no outono:

  1. Um pino de madeira é introduzido no centro de um poço preparado em um mês ou meio mês, que nos primeiros anos de vida servirá de suporte à planta.
  2. Um monte é formado a partir de solo pré-escavado no qual uma muda será colocada.
  3. As raízes são cuidadosamente inspecionadas: as danificadas e as ruins são removidas, por muito tempo são cortadas, secas e embebidas em água. Não sacuda o chão em que a árvore foi comprada.
  4. A planta é colocada no centro do poço de aterrissagem, diretamente no monte. As raízes endireitam as bordas e adormecem suavemente com o chão. O peg está localizado a 5-7 cm do norte. O solo não deve fechar o pescoço da raiz, ele permanece 3-5 cm mais alto.
  5. As raízes da árvore continuam cobertas de terra, compactadas suavemente para que não ocorram vazios no subsolo.
  6. A liga de um rebento a uma estaca só é possível com um cordão grosso ou pedaço de pano, mas não com arame.
  7. O último estágio é a rega abundante (até 2 baldes por planta), depois disso - afrouxando o solo e cobrindo o solo da zona próxima ao tronco.

Essa cultura é fácil de cultivar, até mesmo um iniciante pode lidar com isso, o principal é o plantio adequado e mais cuidados. Nomeadamente, a aplicação de fertilizantes, a remoção de ervas daninhas de troncos de plantas daninhas, a formação e o desbaste da copa, a pulverização de doenças e pragas, a remoção de brotos de raiz, a lavagem do tronco por buracos de geada.

Pin
Send
Share
Send