Sitnik ou junkus: amante de pântanos e chocante e bonito

Pin
Send
Share
Send

Na maioria das vezes, as plantas de interior são valorizadas por flores brilhantes e incomuns; no entanto, em todas as regras sempre há uma exceção. Essa exceção é Sitnik (dzhunkus ou yuntsus). Essa beleza não pode ser negligenciada no interior da sala ou em uma loja de flores. Caules de formas incomuns, torcidos em espirais, à primeira vista, parecem artificiais. O Sitnik não precisa de cores vivas para atrair olhares de admiração.

Como planta ornamental, o chythorn começou a ser criado há relativamente pouco tempo, embora ainda haja referências a ele nos textos da Roma Antiga, na China. Naquela época, essa planta tinha uma aplicação puramente prática: cestas, tapetes e muito mais eram tecidos dela. É daí que o nome da planta veio: em latim, "ungere" significa "atar, tecer".

Em geral, um chintik é um representante de uma família bastante grande. Hoje, os especialistas contam cerca de 400 espécies pertencentes a esse gênero. A zona de distribuição das espécies é bastante ampla, da Sibéria à América e Austrália. Uma coisa é invariável: o amor desta planta por lagoas.

Descrição botânica

Representantes do gênero são rizoma perene e anual. Uma característica comum são bainhas de folhas abertas, geralmente sem orelhas. Propagada por sementes e rizomas, no entanto, uma espécie criada em condições de ambiente só pode ser propagada dividindo o rizoma.

Tipos e variedades para cultivo em casa

Para fins decorativos, várias espécies são cultivadas:

VerDescrição do produto
RastejandoUsado para decoração de aquários, lagoas. Pode crescer completamente submersa em água, quando cultivada sob a água, as folhas se torcem em anéis. É despretensioso em cuidados, não precisa de cobertura adicional. Parece impressionante no contexto de plantas de folhas grandes.
ThreadlikeTambém criado para decorar lagoas. A planta perene, propensa a auto-sementeira, portanto, requer controle cuidadoso da germinação. Ele tolera bem o inverno.
AchatadoPerene, também usado na decoração da zona costeira. Ele tolera bem o inverno.
MealyOriginalmente da América, foi recentemente transportado para o território da Rússia. Perene alastrando resistente ao inverno com cerca de 40 cm de altura.
SapoRelacionam-se com espécies de plantas daninhas, mas também é possível usar áreas baixas e úmidas para decoração.
FrondosoUma característica distintiva são as hastes, torcidas em espiral, completamente desprovidas de folhas. Talvez o mais amado pelos designers e jardineiros seja o representante da família. Perene, hastes cerca de 5 mm de diâmetro. Quatro formas decorativas dessa espécie são comuns:
  1. O já mencionado Spiralis. Planta até 25 cm de altura, com hastes torcidas.
  2. Ambição Loira. Folhas em espiral de cor amarela dourada.
  3. Vittatus, Aureo-striatus. Alto, com hastes amarelo-esverdeadas.
  4. Greve de ouro. Sua característica é alta, hastes retas em uma faixa verde-amarela.
    achatada.

Dificuldades no atendimento domiciliar

Apesar da extravagância da impressão, é bastante despretensioso. Embora a atenção, é claro, exija. A coisa mais importante na criação de chythorn no apartamento é não esquecer que, afinal, toda essa família vem das margens e pântanos e, portanto, ama o solo pantanoso e a umidade.

Localização, iluminação

A iluminação é de grande importância, mas a luz solar direta é prejudicial, geralmente mal tolerada; portanto, ao escolher um local para o pote, é recomendável escolher os lados oeste e norte. Como a planta não tolera qualquer indício de vento, o peitoril da janela também é um local inadequado para sua vida.

Muitos especialistas no cultivo de spiralis (o chamado russet com tanta frequência) inicialmente acostumam a planta a sombra parcial; nesse caso, ela cresce confortavelmente no centro da sala. É isso que os decoradores costumam usar para um zoneamento espetacular do espaço. Esta informação pode ser esclarecida anteriormente na fase de compra em uma loja de flores.

Modo de temperatura

Apesar do fato de a maioria dos membros do gênero tolerar geadas bem, em condições internas o junkus espiral precisa manter uma temperatura constante do ar de +16 a +24 graus. Quando a temperatura cai abaixo de +15 graus, a planta hiberna, seu crescimento pára e os caules começam a secar. Em alguns casos, especialmente se a planta não for mais jovem, os especialistas aconselham a conceder à planta esses períodos de descanso. Mas jovens junkus não precisam descansar. Tipos de chinton frondoso

Molhar, umidade

A principal dificuldade em cuidar dos junkus é a criação de umidade ideal do ar e do solo. Essa planta se desenvolve bem em hidroponia, e a rega automática também é aceitável.

Não tolera a drenagem do solo, o nível da água na panela deve ser sempre constante.

Ao regar, é melhor usar água bem assentada à temperatura ambiente. Muitas vezes, nos fóruns, é aconselhável que os cultivadores de flores experientes criem um “pântano” pessoal, embora, neste caso, haja várias desvantagens domésticas. Além do nível de umidade do substrato, a umidade do ar não é menos importante. Quando a umidade na sala é inferior a 50%, é necessário irrigar o chintel, mas não diretamente para a planta, mas ligeiramente para o lado, criando nevoeiro.

Fertilizantes

A cobertura é necessária apenas durante o período de crescimento ativo (primavera, início do verão). Dzhunkus gosta de fertilizantes universais e orgânicos, não com muita frequência, duas vezes por mês é suficiente.

Durante o período de descanso, os suplementos de cidra não são necessários, também vale a pena limitar a rega.

Poda

Como regra, esta planta não precisa de um procedimento de poda. A exceção são apenas as hastes que cresceram diretamente na espiral e monocromáticas na greve do ouro. Nesse caso, com poda prematura, existe o risco de perder o entusiasmo decorativo da planta, pois é altamente provável que novas hastes subsequentes sejam as mesmas.

Transplante: seleção de vasos, solo

Cerca de uma vez por ano, antes da fase de crescimento ativo, o russet precisa de um transplante. Para garantir que isso seja realmente necessário, vale a pena avaliar os orifícios de drenagem da panela: se o rizoma brotou com uma escova espessa e ramificada, é hora de pegar uma panela maior e transplantar.

Como se trata de uma planta pantanosa, ambos os paludários e os vasos mais comuns com recipientes volumétricos para líquidos ou duplos são perfeitos para ele.

O diâmetro do novo vaso deve ser cerca de 5 cm maior que o anterior.Antes do procedimento em si, vale a pena avaliar cuidadosamente a condição do chythorn: como em qualquer outra planta, o transplante é cancelado se a flor estiver em andamento.

Ao remover o chintel de uma panela velha, vale a pena examinar cuidadosamente seu sistema radicular, se houver suspeita de podridão, a área danificada é removida. A hidroponia é excelente para plantas, mas pode ser substituída por qualquer substrato ácido e leve.

Reprodução

É o momento do transplante que é mais bem sucedido na reprodução. Como esta espécie se reproduz apenas de forma vegetativa, basta dividir o sistema radicular, desde que haja um volume suficiente de rizoma e parte do solo.

Normalmente, o chythorn tolera muito facilmente esse processo e após 7 a 10 dias está novamente em crescimento ativo.

Consequências negativas com cuidados inadequados

SintomasRazões
As hastes parecem pálidas.Falta de iluminação.
Os brotos estão secos.Umidade insuficiente ou baixa temperatura na sala (neste caso, a planta está se preparando para o período de hibernação).
Os brotos secam (com umidade e temperatura normais).A podridão do sistema radicular é possível. Por via de regra, surge devido ao transplante prematuro. Nesse caso, é necessário revisar cuidadosamente o rizoma, remover os danificados e transplantar com uma substituição completa do solo.
Folhas de clareamento.Junkus não tem ar e nutrição suficientes, isso geralmente acontece se o substrato estiver endurecido e o sistema radicular não puder nutrir completamente a planta.

Doenças, pragas

Sitnik não é afetado pela maioria das doenças. Das pragas podem ser afetadas por carrapatos, insetos e pulgões. Detectar infecção é fácil o suficiente.

  1. Em caso de infecção por um ácaro, as hastes são cobertas com uma teia leve e pegajosa.
  2. A sarna pode ser identificada pelo aparecimento de placas escuras e placas na planta.
  3. Os pulgões se reproduzem rapidamente, por isso é muito perceptível nos brotos: são pequenos insetos verdes.

Para o tratamento, são adequados remédios populares, como uma solução de sabão, e inseticidas profissionais. Como regra, um tratamento é suficiente.

Residente do Sr. Summer informa: Sitnik sobre Feng Shui, sinais e superstições, benefícios e malefícios

Na China antiga, acreditava-se que os ramos do chinton, dados aos noivos em um novo lar, garantem um casamento duradouro para a vida toda, fortalecem os laços familiares. E do ponto de vista da ciência, o chytnik afeta muito favoravelmente o microclima da sala.

Esta planta não apenas ama muito a umidade, mas também hidrata e purifica o ar na sala em que está localizada.

Mas o mais óbvio é que não se pode deixar de admirar olhar para este homem bonito! Assim, emoções positivas para os donos dos junkus são fornecidas.

Pin
Send
Share
Send