Tabernemontana (Tabernaemontana) - um arbusto perene da família Kutrov, vivendo em países quentes com clima úmido e atingindo uma altura de vários metros. O berço dos tabernemontanos é o sul da Ásia.
Sob condições de cultivo interno, o arbusto geralmente não cresce mais que 1 metro de altura. Seus inúmeros brotos são altamente ramificados; são cobertos por grandes folhas de couro arranjadas de um tom verde suculento.
Uma planta pode florescer em condições confortáveis o ano todo. Suas inflorescências combinam até 20 flores de tamanho médio com pétalas lisas ou onduladas de sombra branca ou creme, muitas variedades têm um aroma muito delicado.
Veja também como cultivar plumeria interna e diplomacia.
Alta taxa de crescimento. | |
Floresce durante todo o ano. | |
A planta é fácil de cultivar. | |
Planta perene. |
Tabernemontana: atendimento domiciliar. Brevemente
Modo de temperatura | Na estação quente + 22- + 25 ° C, no frio - cerca de + 15 ° C. |
Humidade do ar | Aumento, a uma temperatura acima de + 20 ° C, precisa de pulverização adicional pelo menos 2-3 vezes por semana. |
Iluminação | Brilhante difundido com quantidades moderadas de sol direto pela manhã e sombreado à tarde. |
Rega | No verão, a flor é regada abundantemente 1-2 vezes por semana, no inverno - moderadamente 1 vez por semana. |
Tabernemontana primer | Substrato industrial com alta acidez ou uma mistura de folhas, grama e solo conífero com adição de turfa e areia (todos os componentes em proporções iguais). |
Fertilizantes e fertilizantes | Durante a vegetação ativa, 2-3 vezes ao mês com fertilizante líquido com potássio e fósforo predominante na composição. |
Transplante de Tabernemontana | Conforme necessário: quando a panela velha fica pequena ou o solo perde completamente seu valor nutricional. |
Reprodução | Estacas e sementes semi-lignificadas. |
Recursos crescentes | Tabernemontana em casa não tolera correntes de ar e temperaturas extremas. Plantas saudáveis não precisam de poda, mas é útil beliscar periodicamente seus topos para obter um perfil mais magnífico |
Cuide de tabernemontana em casa. Em detalhe
Tabernemontana de florescência
A planta de Tabernemontan em casa, com os devidos cuidados, é capaz de florescer continuamente ao longo do ano. As inflorescências aparecem no topo de brotos jovens e consistem em 3-20 flores brancas como a neve ou creme com pétalas lisas ou duplas (dependendo da variedade). As flores da maioria das variedades têm um aroma agradável, semelhante ao jasmim.
O que fazer para fazer o tabernemontana florescer no inverno
A fim de admirar a exuberante floração de tabernemontana no inverno, os cuidados devem ser tomados como de costume durante todo o ano. A planta é regada abundantemente, mas com moderação, a temperatura ambiente é mantida a + 22 ° C, a cobertura é realizada a cada 2 semanas.
Se necessário, será necessária iluminação adicional dos arbustos com fontes de luz artificiais.
Modo de temperatura
Durante o período de crescimento ativo, a casa taberne montana se sente mais confortável a uma temperatura do ar de cerca de + 22 ° C, mas no inverno a planta precisa organizar condições mais frias de manutenção, abaixando a temperatura para + 15 ° C.
Pulverização
Para tabernemontana, o aumento da umidade é importante, especialmente se a temperatura do ar na sala onde cresce for maior que + 20 ° C. A planta favorece a pulverização regular da folhagem com água morna e sedimentada. O procedimento é realizado a cada 2-3 dias, cuidando da proteção de flores e brotos da umidade neles.
Iluminação
Para o crescimento ativo e a floração abundante, uma planta precisa de muita luz, mas a luz solar direta é permitida na coroa somente de manhã e à noite. Um pote de tabernemontana é melhor colocado no parapeito da janela oriental ou ocidental.
Uma flor colocada na janela sul deve ser sombreada durante as horas quentes do meio-dia.
Rega
Na estação quente, a planta é regada abundantemente 1-2 vezes por semana, mas entre as irrigações, o solo pode secar cerca de metade da profundidade. A água para irrigação é retirada à temperatura ambiente, sempre limpa e assentada. No inverno, a planta é regada com menos frequência, para que a umidade não fique estagnada no solo pelas raízes.
Tabernemontana pot
A capacidade da planta é selecionada em profundidade e largura, com um orifício de drenagem para remover o excesso de umidade. O vaso deve ser tal que, se necessário, você possa sacudir facilmente as raízes da flor junto com um pedaço de terra. Não vale a pena comprar contêineres em forma de bola, com recessos e recessos na superfície interna para tabernemontana.
Tabernemontana primer
O substrato para tabernemontana deve ser respirável e levemente acidificado. Você pode comprar uma mistura adequada em uma loja de flores ou prepará-la misturando folhas de proporções iguais, grama e terra de coníferas com turfa e areia grossa.
Fertilizantes e fertilizantes
Os cuidados domiciliares com tabernemontana incluem alimentação regular com fertilizantes líquidos de fósforo-potássio que não contêm cal. Os procedimentos são realizados 2-3 vezes por mês durante todo o período de vegetação ativa.
Transplante
Tabernemontana tem um sistema radicular bastante frágil, portanto, qualquer manipulação com ele não é particularmente bem tolerada. A planta é transplantada, conforme necessário, não mais do que uma vez a cada 2-3 anos, quando o vaso fica pequeno ou o solo perde completamente suas propriedades nutricionais.
O transplante de Tabernemontana é realizado por transbordo sem destruir o coma de terra.
Aparar Tabernemontana
Uma bela coroa de tabernemontan em casa forma-se independentemente, sem poda adicional. Você precisa aparar apenas as plantas que, como resultado de cuidados inadequados, esticam ou torcem os brotos, têm uma forma desleixada e crescem “tortas”.
Período de descanso
Os descansos de Tabernemontane são organizados nos meses de inverno, quando não há como fornecer condições completas para o crescimento ativo e a floração. Durante o período de descanso, a planta é transferida para uma sala fria com uma temperatura do ar de cerca de + 15 ° C, a rega é reduzida e a cobertura é temporariamente cancelada completamente.
Tabernemontana crescente a partir de sementes
A semeadura é realizada em um substrato úmido, o recipiente é coberto com vidro ou filme. A uma temperatura de cerca de + 18 ° C, as sementes germinam em cerca de um mês. As mudas se desenvolvem lentamente, geralmente morrem devido a condições inadequadas de crescimento. Uma planta tão jovem pode florescer apenas 2 anos após a semeadura.
Propagação de tabernemontana por estacas
O material de plantio é cortado a partir de brotos semi-lignificados da planta mãe. As estacas devem ter cerca de 10 cm de comprimento e ter 2-3 pares de folhetos desdobrados. O enraizamento pode ser realizado em água ou em uma mistura de turfa e areia. Para acelerar o processo, as seções são pré-tratadas com um estimulador de raízes.
As raízes são formadas lentamente, por isso pode levar até 2 meses para enraizar completamente. Se a muda começar a crescer, poderá ser transplantada para um vaso individual, em condições favoráveis poderá florescer em um ano.
Doenças e Pragas
Tabernemontana exótico tem um caráter não caprichoso. Ela não exige requisitos impraticáveis para as condições de cultivo em ambiente fechado, mas reage a erros no tratamento por mudanças negativas na aparência.
- Folhas de Tabernemontana (clorose) ficam amarelas devido a solo inadequado ou irrigação com água dura muito fria. A planta precisa ser transplantada no substrato correto e estabelecer um regime de rega.
- As folhas de Tabernemontana desaparecem e ficam amarelas em solo muito ácido ou quando apodrecer raízes. Uma inspeção urgente do sistema radicular, a remoção de suas áreas danificadas e o transplante no substrato correto ajudarão a salvar a flor da morte.
- Os brotos são puxados se a iluminação da planta estiver mal organizada. Nesse caso, o tabernemontan precisa ser movido para um local mais brilhante.
- Os botões de Tabernemontana caem não floresce se a sala estiver muito quente e com baixa umidade. A sala deve ser ventilada regularmente (mas mantenha a flor afastada) e a planta deve ser pulverizada com água limpa e morna.
- Tabernemontana folhas caem no processo de atualização da planta. Este é um processo completamente natural, não é um sinal de doença ou erro nos cuidados.
- Folhas de Tabernemontana são estratificadas com rega insuficiente ou falta de nutrientes. A planta precisa organizar o regime ideal de rega e alimentação.
- Gotas brancas aparecem na parte inferior das folhas. com umidade excessiva do solo ou após uma queda acentuada da temperatura. Também é possível que esses sejam traços de parasitas de flores. Uma flor é inspecionada, tratada com um inseticida, se necessário, são arranjadas condições confortáveis para o crescimento.
- A flor não cresce bem, as folhas ficam amarelas, os botões não se formam - Provavelmente as raízes estão apertadas na panela, é necessário um transplante em um recipiente maior.
- As bordas das folhas escurecem e secam com baixa umidade e violações do regime de irrigação. A regulamentação desses componentes do cuidado ajuda a resolver o problema.
- Manchas escuras nas pétalas pode ser devido a rega excessiva. O solo na panela entre as regas deve estar levemente seco.
- Aberturas nas folhas aparecer devido a rega irregular. Mesmo a secagem a curto prazo do solo não deve ser permitida, pois a planta perde rapidamente seu efeito decorativo.
Sarna, pulgões, cochonilhas e ácaros são perigosos para os tabernemontanos. Quando elas aparecem, as plantas são tratadas imediatamente com preparações inseticidas especiais.
Tipos de tabernemontana caseiros com fotos e nomes
Tabernemontana divaricata (lat.Tabernaemontana divaricata)
A variedade mais popular na floricultura de interior, com brotos densamente ramificados e grandes folhas de couro com um tom verde escuro. As inflorescências são muito exuberantes, combinam até 20 peças. flores brancas como a neve com pétalas onduladas e um delicado aroma de jasmim.
Tabernemontana ou elegância elegante (Tabernaemontana elegans)
Variedade despretensiosa com folhas estreitas e alongadas de um tom verde suculento. As flores são grandes, não duplas, de cor branca ou creme, coletadas em inflorescências de guarda-chuva de 3 a 10 peças. Seu aroma é muito fraco ao contrário de outras variedades.
Tabernemontana coroada (lat.Tabernaemontana coronaria)
Um arbusto compacto e altamente ramificado, com folhas ovais em relevo de tom verde escuro. As inflorescências do guarda-chuva aparecem no topo das mudas e combinam até 15 flores de tamanho médio com pétalas não duplas, de um tom branco puro e com um aroma pronunciado.
Tabernemontana Holst (lat.Tabernaemontana holstii)
Uma variedade rara com folhas ovais alongadas em uma cor verde suculenta. As flores são brancas como a neve, grandes o suficiente, com uma forma incomum das pétalas - longas e curvas, semelhantes às pás de uma hélice.
Tabernemontana sanango (lat.Tabernaemontana sananho)
Uma planta espetacular, com folhas grandes e muito densas de um tom verde profundo e flores incomuns, cujas finas pétalas brancas como a neve são intricadamente torcidas ao longo de todo o comprimento.
Agora lendo:
- Quarto Euphorbia
- Heliconia - cultivar e cuidar em casa, espécies fotográficas
- Aptenia - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Cattleya Orchid - atendimento domiciliar, transplante, espécies e variedades fotográficas
- Stefanotis - atendimento domiciliar, foto. É possível ficar em casa