Ceropegia (Ceropegia) - planta arbusto com flores da família Goreceae, com folhas lanceoladas grossas e inflorescências axilares, umbelladas ou racemose com estames fundidos. A pátria da ceropegia são as florestas tropicais da Ásia e da África. Esta é uma flor perene que é cultivada na floricultura de interior como uma ampola, planta ornamental de escalada.
Ele mostra um ritmo acelerado de desenvolvimento - em menos de um ano, as brotações podem atingir até dois metros de comprimento e crescer facilmente. Graças ao sistema radicular tuberoso, possui suas próprias reservas de umidade e é resistente à seca.
Também certifique-se de prestar atenção à planta de guernia e hoya.
Alta taxa de crescimento. até 50 cm por ano de comprimento. Também cresce em largura devido a novos rebentos. | |
Principalmente floresce no verão. | |
A planta é fácil de cultivar dentro de casa. | |
Planta perene. |
Propriedades úteis de ceropegia
Ceropegia de Madeira. FotoTrata-se de uma flor surpreendentemente flexível em forma de liana, que com a ajuda de suportes e estandes decorativos pode receber absolutamente qualquer forma que complemente com sucesso o interior. Além das propriedades de decoração, a ceropegia é um purificador de ar natural que absorve compostos tóxicos nocivos.
Zeropegia de Sanderson. FotoCeropegia: atendimento domiciliar. Brevemente
Ceropegia em casa é uma planta despretensiosa que cresce facilmente mesmo entre os cultivadores iniciantes. Os principais parâmetros do conteúdo das lianas:
Modo de temperatura | A partir de 21 ºС nos dias de verão, inverno - a uma temperatura de 10 ºС. |
Humidade do ar | Moderado, não superior a 50%. |
Iluminação | Ele tolera sombra parcial e local ensolarado. |
Rega | Molhar uma vez por semana é suficiente, mesmo no verão. |
Primário para ceropegia | Solo permeável, não muito fértil. |
Fertilizantes e fertilizantes | As formulações de fertilizantes para suculentas são preferidas. |
Transplante de ceropegia | Somente se necessário, aproximadamente uma vez a cada 4 anos. |
Reprodução | Realizada por estacas, estratificação, sementes ou divisão da planta mãe. |
Recursos crescentes | Os brotos da planta são muito alongados e muitas vezes emaranhados, porque a flor precisa de apoio ou suspensão. Liana não gosta de estagnação, prefere arejar frequentemente e abrir áreas no verão. Adapta-se bem ao ar seco e à rega esparsa. Não suscetível a pragas. |
Ceropegia: atendimento domiciliar. Em detalhe
Floração
Ceropegia traduzido do grego significa "candelabro". A planta recebeu esse nome devido ao formato de suas inflorescências, assemelhando-se a um castiçal, jarro ou pára-quedas com comprimento de 2 a 7 cm, dependendo da espécie. Pétalas de flores têm cílios que podem conter insetos por um curto período de tempo. Na natureza, depois que um inseto sai de uma flor, ocorre uma reprodução natural da liana.
Ceropegia floresce pelo menos duas vezes por ano, abundante e continuamente. Com iluminação suficiente - durante todo o ano. O sistema radicular tuberoso permite que a planta floresça sob quaisquer condições adversas. As inflorescências são formadas em brotos antigos e no lugar de brotos recém-desbotados.
Modo de temperatura
Ceropegia em casa tolera facilmente um clima quente, altas temperaturas, ar seco. Mas, para um desenvolvimento bem-sucedido, é recomendável manter a flor entre 22 e 28 ° C nos meses de verão. E no inverno, limpe o inverno em um local fresco, com uma temperatura de 10 a 15 ° C.
Pulverização
Ceropegia não requer pulverização. Esta flor pertence ao gênero de suculentas e não tolera excesso de umidade. Este é o caso quando é melhor permitir condições áridas do que inundações.
Iluminação
Em um local bem iluminado, a videira não é igual na taxa de crescimento. Durante o verão, seus cílios podem atingir um metro e meio. Mas, ao mesmo tempo, a ceropegia não gosta da exposição prolongada à luz solar direta. Ela precisa de algum sombreamento, mesmo que seja uma cortina de janela comum.
A planta se desenvolverá ativamente em sombra parcial, porque a localização pode ser qualquer - não apenas nas janelas do sul, mas também no oeste do norte.
Rega de ceropegia
Cuidar de ceropegia em casa envolve rega regular, mas moderada. Nas hastes da planta sob as folhas, formam-se pequenos inchaços (nódulos), que contêm uma certa quantidade de umidade. Esse recurso permite que a ceropegia fique muito tempo sem água.
É por isso que, mesmo no período de verão, é recomendável regar a liana não mais que uma vez por semana. No inverno, a rega é reduzida, mas se o tubérculo da planta não tiver mais de um centímetro de tamanho, o umedecimento continuará no modo anterior para evitar a secagem.
Vaso de Ceropegia
Dado o tipo ampélico de crescimento da ceropegia, bem como seu rizoma tuberoso, um recipiente bastante amplo e ao mesmo tempo baixo é selecionado para a planta, que geralmente é colocada em uma plantadeira suspensa.
Você pode levar vasos de flores mais alongados, mas vale a pena considerar as regras gerais para escolher recipientes para flores: das raízes às paredes da panela, neste caso, do tubérculo da flor, a distância não deve exceder mais de 2-3 cm.
Solo
Ceropegia em casa não é exigente em solos. Pode ser um solo leve e permeável, universal e especial para suculentas. Também é usada uma mistura composta de solo de jardim (2 partes), turfa (1 parte) e areia grossa do rio (1 parte). No fundo da louça, é necessariamente colocada uma camada de drenagem de seixos finos ou argila expandida.
Fertilizantes e fertilizantes
É necessário fertilizar apenas uma planta adulta coberta de vegetação. Para fazer isso, use complexos minerais líquidos para cactos e suculentas, que são introduzidos na metade da dose recomendada na embalagem.
Transplante
O transplante de ceropegia é realizado apenas se a planta tiver crescido rapidamente e o vaso estiver apertado. Isso acontece após cerca de 3-5 anos.
Durante o transplante, retire cuidadosamente o solo antigo dos brotos, pois os brotos da planta são bastante finos e quebradiços.
Plantas jovens com tubérculos pequenos são plantadas juntas a uma distância de 4-5 cm em um recipiente plano.
Poda
O ceropegia se ramifica com muita relutância, mesmo depois de beliscar os galhos. Mas a poda planejada da planta é necessária anualmente, uma vez que os brotos das cipós são geralmente feios e esticados e sem a formação de cílios, não será possível envolvê-los esteticamente ao redor da panela ou colocá-los na forma correta.
Período de descanso
A planta de ceropegia em casa pode florescer e se desenvolver o ano todo. Mas em regiões com clima severo durante os meses de inverno, a flor diminui significativamente o crescimento e, nesse caso, é aconselhável arranjar uma liana para um período de descanso.
Para isso, a planta não é mais fertilizada e regada várias vezes durante o inverno, evitando a desidratação e o alagamento.
Ceropegia crescente a partir de sementes
No cultivo em casa, não é possível coletar sementes de ceropegia. Na maioria das vezes, é possível obter apenas material comprado, propenso a deteriorar-se. Prevenir a desinfecção do solo ajudará a evitar esse problema.
Em seguida, as sementes são plantadas no substrato preparado, 3 coisas por copo e germinadas em casa de vegetação com ventilação obrigatória e mergulho subsequente.
Propagação de ceropegia por estacas
Recomenda-se iniciar o chereping de ceropegia antes de março, tendo preparado previamente um solo leve, composto de areia e turfa úmida, tomado em partes iguais. Para o plantio, são selecionadas estacas apicais de 10 cm de comprimento com rins ou, se for uma ceropegia de madeira, com nódulos.
Os brotos são secos, as duas folhas inferiores são removidas, o galho é tratado com um estimulante do crescimento e enraizado em vasos com 7 cm de diâmetro.Três estacas podem ser enraizadas em uma tigela de cada vez. O enraizamento ocorre a uma temperatura de 20 ° C.
Variedades finas de folhas de ceropegia podem ser propagadas na água. Ao torcer no chão para acelerar o processo, é desejável organizar o aquecimento do solo, caso contrário, a formação de raízes se arrastará por um mês e meio.
Propagação de ceropegia por camadas de ar
A maneira mais fácil e rápida de se reproduzir. Os brotos de flores são dispostos horizontalmente na superfície do solo e são levemente pressionados por um seixo, um ou vários, dependendo do tamanho do broto. Em locais de estreito contato com o solo, raízes e tubérculos adventícios se formam muito em breve.
Reprodução de ceropegia por divisão
Com este método, pelo menos três novas trepadeiras podem ser obtidas de uma ceropegia adulta. Para esse fim, a planta mãe é dissecada para que cada parte separada tenha dois ou mais brotos, bem como seu próprio sistema radicular. Fatias da flor são tratadas com carvão vegetal e as plantas são plantadas em vasos em um substrato permeável à luz.
Doenças e Pragas
O cultivo de ceropegia pode estar associado às seguintes dificuldades:
- hastes de ceropegia são esticadas com falta prolongada de iluminação;
- folhas de ceropegia são torcidas depois de colocar a flor em um local escuro;
- folhas ficam vermelho-violeta como resultado da exposição excessiva ao sol;
- raízes podres devido à rega abundante e frequente da planta;
- folhas de ceropegia ficam amarelas e caem devido ao estouro.
Praticamente não há pragas nesta flor. Mas, em casos raros, o aparecimento de um ácaro ou pulgão.
Tipos de ceropegia em casa com fotos e nomes
No total, na natureza, existem mais de 150 espécies de ceropegia. Mas para o cultivo interno, apenas alguns tipos são usados. Os mais comuns são:
Ceropegia Wood (Ceropegia woodii)
Tem um comprimento de até 4 metros. O formato das folhas de uma trepadeira lembra um coração com veias "de mármore", e o verso da folha é pintado de roxo. Para flores de forma incomum, a ceropegia de madeira ganhou seu segundo nome - "marciana".
Ceropegia Sanderson (Ceropegia sandersonii)
Esta é uma planta suculenta com brotos verdes muito densos, carnudos, flexíveis e ricos, com apenas 3-5 folhas em cada um dos ramos. As flores de 7 cm de tamanho se assemelham a pequenos guarda-chuvas com pétalas semelhantes a furador, verde amarelado e cores irregulares.
Agora lendo:
- Hoya - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
- Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Hibisco chinês - plantio, cuidados e reprodução em casa, foto
- Koleria - atendimento domiciliar, espécies fotográficas e variedades