Haworthia (lat. Haworthia) - um gênero de suculentas, flores gramíneas em miniatura. Recentemente, o haworthia tornou-se popular e é usado não apenas no design de jardins, mas também na criação de mini-jardins em estufas, ao decorar uma casa.
Na natureza, a espécie é encontrada nas encostas rochosas e arenosas da América do Sul e África. Os habitantes locais chamam isso de "pedra viva". Por fugir do sol quente, o cacto haworthia se esconde na areia, expondo apenas a parte superior das folhas à superfície.
A textura da folha pode ser lisa, transparente, coberta com as melhores rendas, cravejadas de pérolas, cravejadas de pontos-flocos de neve brancos.
Haworthia: tipos e variedades
Haworthia é uma suculenta perene. Um caule de cerca de 8 cm de comprimento cresce a partir da raiz, a partir do qual folhas carnudas com pontas afiadas, reunidas em uma roseta, batem. As folhas carnudas de cor verde escura são aquosas, o que permite que a planta fique sem água por um longo tempo.
Linda haworthia
Variedades comuns
A família Asphodel é representada por uma grande variedade de suculentas com folhas esculpidas. Cerca de 150 suculentas pertencem à família de Havortia, incluindo os Haworthy de Reinwardt.
Informações adicionais! Os floristas gostam de cultivar espécimes incomuns, tentando criar extensas coleções de suculentas em miniatura. Existem variedades pequenas e bastante grandes. Por exemplo, no Haworthia retuza, o comprimento da folha é de 5 cm.
Recursos distintos por notas são mostrados na tabela.
Vista de Haworthia | Variedades populares | As marcas das folhas |
Com folhas duras (despeje folhas duras, triangulares, coloridas - verde saturado com pontos) | Haworthia listrado | folhas verdes pontiagudas, afiadas, carnudas, por baixo - costelas transversais de prata |
Haworthia pearl | difere em folhas ovais, cuja largura pode atingir 20 cm, a parte superior é curva; as bordas das folhas são prateadas, pontiagudas | |
Haworthia limifolia (folha de limão) | as folhas são apertadas uma à outra; a base é larga, a parte superior é afiada, coberta com listras prateadas que lembram ondas | |
Haworthia do enrolamento | as folhas pequenas são convexas, cobertas de espinhas, dispostas em círculo; sua cor é verde escuro | |
Janela (penetra profundamente no chão, nas pontas das folhas da "janela" através da qual a luz entra) | Haworthia retusa (embotado) | folha adesiva triangular, a parte superior é dobrada; a cor é verde, diferentes tons de vermelho; heterogêneo |
Escavóide haworthia | a cor das folhas é cinza-esverdeada, sua largura é 1; sem crescimentos, janelas suaves e transparentes aparecem na superfície da folha | |
Haworthia Cooper | folhas carnudas com bordas ásperas cobertas por finos pelos ciliados | |
Herbáceo (as folhas são suculentas, divergem por uma roseta diretamente da raiz) | Haworthia aracnóide | uma folha fina, fios de teia de prata se estendem ao longo, a cor é verde-amarela, |
Haworthia líquido | folhas verde-amarelas claras cobertas com uma rede de veias escuras; folhas duras e curvas | |
Xadrez Haworthia | a folha de platina tem uma forma triangular, bordas serrilhadas, a parte superior é coberta com malha branca, a parte inferior é com tubérculos |
Hworthy listrado pode ser confundido com aloe espinhoso. Jardineiros experientes sugerem que o aloe tem "antenas" nas extremidades das folhas, que se quebram à medida que a planta envelhece. Haworthia listrado não tem essas "antenas".
Informações adicionais!Os floristas são distinguidos por variedades suculentas em padrões na superfície das folhas.
O nome da pérola incomum foi dado pelo botânico inglês Hardy Haworth, que dedicou sua vida ao estudo de suculentas. Entre eles estava haworthia. O resultado das observações de Hardy Haworth foi seu trabalho com suculentas. Foi esse fato que levou seus seguidores a chamar um dos clãs de suculentas de nome de naturalista.
Variedade de suculentas
Haworthia Flower: Cuidados Domésticos
A planta é despretensiosa, mas o atendimento domiciliar tem suas próprias sutilezas. Se você não quebrá-las, uma flor incomum pode se tornar um fígado longo. Por exemplo, Haworthia retuza pode viver por cerca de 30 anos, crescendo um ou dois centímetros por ano.
Os principais componentes do atendimento estão listados abaixo.
Temperatura, iluminação
Existem lendas sobre as suculentas haworthia: elas podem suportar uma queda de temperatura de -7 ° C. Se a coluna do termômetro cair abaixo, a planta se estende na primavera e as rosetas mudam de forma.
No verão, o vaso de flores precisa ser exposto do lado de fora. Durante a chuva, não se deve esquecer o animal de estimação: ele precisa ser coberto com algum tipo de recipiente. O calor da espécie não afeta o desenvolvimento da variedade, mas as noites quentes serão fatais. As folhas das tomadas escurecem e começam a apodrecer.
Haworthia, como todas as suculentas, alcança a luz. Se a iluminação for insuficiente, a flor começará a se esticar. A luz do sol ardente é bem tolerada apenas por espécies de folhas duras, e espécies variadas perdem sua cor.
Umidade, rega, cobertura
O cacto haworthia na natureza geralmente crescia em um clima árido, de modo que a natureza o protegia de tais condições. Essa qualidade foi preservada em amostras internas. Portanto, os jardineiros, antes de tomarem um regador, precisam verificar as condições do solo. Se estiver molhado, a planta não deve ser regada. No inverno, a duração entre a rega aumenta, pois o excesso de umidade pode causar cáries.
Atenção! Durante o atendimento domiciliar, a haworthia é regada exclusivamente com água protegida!
As suculentas fertilizantes são combinadas com a rega, uma vez que os fertilizantes são melhor absorvidos se dissolvidos em água. Você pode arrecadar fundos para cactos, mas a concentração da solução deve ser reduzida. A cobertura é feita periodicamente na primavera e no verão. Para algumas plantas, a frequência pode ser maior. Por exemplo, cuidar de um haworthy listrado em casa envolve alimentação todos os meses.
Solo necessário, vaso de plantio
Haworthia é despretensioso. Em condições naturais, pode crescer em solos pedregosos. Portanto, ao plantar uma amostra, é necessário misturar componentes sólidos - cascalho, areia de grão grosso, calcário triturado, argila.
Esse solo passa bem, a haworthia é ótima e fica sem transplante por muitos anos. Para uma planta pedregosa, é melhor usar vasos de cerâmica rasos, cujas paredes repelem a umidade. A forma do vaso não deve ser redonda; as raízes da planta estão espalhadas uniformemente em todas as direções.
Informações adicionais! Em recipientes redondos, as raízes começam a dobrar, o que faz com que apodreçam.
Florescência haworthia
Os amantes de flores iniciantes estão interessados em como a haworthia de pedra floresce em casa? Suculenta raramente floresce, então isso não é esperado. Mas muitos cultivadores de flores cultivam espécimes despretensiosos apenas por causa da beleza das folhas.
Atenção! Uma mistura de haworthia é uma solução interessante no design da sala. A decoração de interiores será muito eficaz.
Se você ainda deseja ver a flor haworthia, precisa criar condições para isso. No início da primavera, uma fuga aparece e, em seguida, flores despreocupadas se abrem nela. Na haworthia lymphifolia, flores rosa pálidas são coletadas em um pincel. Haworthia fasciata produz um pedúnculo longo, coberto por flores brancas tubulares. Em um metro de espiga de flores na pérola haworthia, inflorescências racemose de pequenas corolas verdes claras ostentam.
Importante! Haworthia gasta muita energia na floração; portanto, assim que o caule da flor secar, a planta precisa ser transplantada, caso contrário ela morrerá. Muitos cultivadores de flores, conhecendo esse recurso, cortam o pedúnculo assim que ele aparece.
Como propagar haworthia
Você pode desenvolver uma nova instância de maneiras diferentes, mas, em qualquer caso, é melhor criar haworthia na primavera:
- estacas
Aqueles que cultivam haworthia há anos afirmam que às vezes as folhas caem e crescem, criando raízes. Esta propriedade pode ser usada e com o início da primavera para colher estacas.
Para fazer isso, uma folha é cortada em um ângulo oblíquo na base da planta. A fatia é tratada com fungicida, seca ao ar por vários dias e plantada em um recipiente com solo úmido e arenoso.
As estacas não precisam ser cobertas, elas podem apodrecer. O solo deve estar úmido, mas não molhado. Dentro de um mês, o caule deve se enraizar. Quando as raízes são bem ramificadas, o caule pode ser plantado em um novo local.
- semente
Os floristas que colecionam variedades incomuns geralmente tentam cultivá-la por conta própria. Este método é trabalhoso e nem sempre eficaz. É especialmente decepcionante que os traços varietais nas mudas não possam ser preservados.
É necessário preparar um recipiente raso, preenchê-lo com uma mistura de solo de grama e areia. As sementes compradas em uma loja de flores são distribuídas uniformemente sobre a superfície do recipiente e pressionadas no chão.
Beleza simples
Para a germinação, eles precisam de duas condições: temperatura bastante alta - até + 25 ° C e boa iluminação. Também é necessária ventilação e umidificação regular com uma pistola de pintura.
Com o advento das filmagens, o filme do recipiente deve ser removido. Cuidar de mudas é muito cuidadoso. Levará vários meses até que as mudas possam ser plantadas em vasos.
- propagação por rosetas
A maneira mais fácil é a propagação vegetativa. Todos os anos, pequenas rosetas aparecem nos brotos de cymbiformes adultos, que acabam se enraizando ao lado da planta mãe.
Esta tomada deve ser cuidadosamente cortada. Polvilhe o local do corte com carvão e plante a parte cortada em uma panela separada.
Informações adicionais! Uma flor de pedra cresce lentamente - você não pode transplantá-la por 2 a 3 anos, mas se quiser formar uma grande saída, será necessário separar as novas lojas a cada ano.
Como transplantar haworthia
É melhor se envolver na reprodução e transplante de um hóspede de pedra no início da primavera, porque é nesse momento que as plantas começam a crescer ativamente. Geralmente, as suculentas precisam ser transplantadas se a planta crescer e o vaso de flores se tornar pequeno. Isto é sugerido por pequenas folhas em estabelecimentos jovens.
Um recipiente largo, porém raso, com bordas baixas deve ser selecionado. Em vasos de flores profundos, o hóspede de pedra será muito espaçoso e começará a crescer.
O melhor solo é uma mistura de relva, areia, argila, elementos sólidos (cascalho, tijolo quebrado, concha). O solo não deve ser neutro, caso contrário a planta murcha.
Instruções para transplantar suculentas:
- É necessário extrair a planta do vaso antigo.
- Inspecione cuidadosamente o sistema radicular, verifique se não há pragas nas raízes.
- Retire o solo antigo das raízes, corte as partes secas.
- Prepare a drenagem, solo.
- Uma planta é colocada na drenagem derramada e uma pequena camada de solo, a terra é derramada com a mão livre em um círculo e levemente compactada.
Reprodução de um milagre de pedra
A planta deve ser regada e colocada em um local sombreado. Depois que as pontas das folhas ficam brilhantes, o que indica que o espécime cresceu, o vaso de flores pode ser colocado em um local constante e não se esqueça de cuidar dele.
Problemas dignos de nota
Haworthia quase não é afetado por pragas, mas se você violar as regras de atendimento em casa, a instância perderá o recurso:
Problema na planta | Motivo possível |
as folhas esticadas, sua cor ficou opaca, as pontas dobradas | alta temperatura de inverno |
as extremidades das folhas ficaram secas | a planta não tem umidade suficiente, é quente |
folhas inferiores caem | excesso de umidade no solo |
tomadas são retiradas | luz insuficiente |
as folhas ficam vermelhas | o solo está muito saturado com fertilizantes minerais |
folhas pretas, apodrecidas | temperatura ambiente baixa |
O florista atencioso percebe todas as menores mudanças no estado da planta e tenta encontrar razões para devolver a suculenta à sua atratividade.
Amostra atraente
O visual exótico da haworthia sugere a dificuldade de sair. No entanto, verifica-se que os espécimes não exigem condições de crescimento. Eles se destacam entre outras plantas por sua singularidade - folhas de cor e forma incomuns. Segundo as crenças populares, o milagre da pedra é muito útil e dá energia positiva a outros. Este é um dos incentivos para os plantadores de flores reabastecerem suas coleções com novos tipos de suculentas.